Wikipédia:Projetos/Aeroportos do Brasil/Livro de estilo/Geral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Política Proposta Esta página é uma política proposta para o projeto Aeroportos do Brasil. Seu conteúdo está em desenvolvimento e/ou sob discussão e não deve ser tomado como norma ou usado amplamente. Evite efetuar grandes alterações antes de discuti-las.


Linhas gerais[editar código-fonte]

Nome[editar código-fonte]

Veja a política Wikipedia:Projetos/Aeroportos do Brasil/Políticas/TítuloDoArtigo

Estrutura[editar código-fonte]

Veja o modelo Wikipedia:Projetos/Aeroportos do Brasil/Artigo modelo

Esta lista não está completa, mas considere incluir as seguintes seções em cada artigo:

Independente do título do artigo, na primeira linha do primeiro parágrafo da introdução deverá estar em negrito o nome oficial do aeroporto, de acordo com a política citada acima, seguindo por seu código IATA/ICAO, fazendo uso da predefinição Predefinição:Códigos aeroporto. Podem ser citados em negrito outros nomes pelo qual o aeroporto é conhecido.
  • História

Pequena história sobre o aeroporto. Poderá se alongar, criando novas sub-secções para organização do conteúdo.

  • Companhias aéreas e destinos caso existir somente um terminal ou Terminais e destinos, caso existir vários terminais. Deverá ser criada uma sub-secção para cada terminal.
  1. Deve-se incluir a bandeira da companhia aérea em artigos de aeroportos internacionais, fazendo uso da predefinoção Predefinição:flagicon, antes de incluir a ligação interna para mesma.
  2. Não listar vôos secundários operados sob regime de code share (em inglês). Por exemplo, se OceanAir opera um vôo doméstico sob seu próprio número e adicionalmente a TAM por meio de code share opera o mesmo vôo com o mesmo número, este último não deverá ser listado.
  3. Listar os destinos com os nomes das cidades, mas sem criar ligações internas para elas.
  4. Para diferenciar aeroportos em uma mesma cidade, usar "-" (Ex.: São Paulo-Guarulhos e São Paulo-Congonhas)
  5. Listar somente vôos sem parada (non-stop) ou diretos. Isso significa que o número do vôo e a aeronave começam no referido aeroporto e continuam para um ou mais aeroportos. Evite o uso da descrição "via", visto que é melhor relacioná-los como outros destinos. Se os passageiros não podem desembarcar numa escala num vôo direto, então não o relacione como destino ou como "via". Vôos diretos não são sempre sem parada (non-stop). Porém, evite relacionar vôos diretos que contém escala num hub doméstico, na prática todos estes são simples vôos da referida cidade para um hub, com o plano de continuar de um hub para a segunda referida cidade. Além disto, estes vôos muitas vezes envolvem planos de mudança, apesar de serem destinos diretos. Incluindo estes vôos, você estará aumentado drasticamente o tamanho da lista de destinos, artificialmente aumentado a presença da companhia aérea em uma localidade e exigindo constantes atualizações, enquanto os destinos diretos tem um pequeno ritmo ou razão para talvez serem alterados.
  6. Para vôos que não operam durante o ano todo, adicione - [sazonal] - após o destino. Ex.: (Bariloche [sazonal])
  7. Para futuros destinos e destinos com datas de término anunciadas (exceto vôos sazonais), adicione [inicia em <dia do mês do ano>] ou [termina <dia do mês do ano], respectivamente. Não crie ligações internas para das datas. Ex.: [inicia em 23 de abril de 2008] or [termina en 23 de abril de 2008].

Categorização[editar código-fonte]

O artigo do aeroporto deve ser categorizado essencialmente:

  1. Categoria da locaidade onde o aeroporto se situa. Ex.: São Paulo.
  2. Categoria geográfica onde se localiza o aeroporto: Aeroportos de São Paulo.