Wikipédia:Projetos/Encontrar e ampliar esboços

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gtk-dialog-info.svg Esta página encontra-se inativa e é mantida por motivos históricos. Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo na esplanada.

Objetivo:

Melhorar o conteúdo da Wikipedia como um todo, adicionando conteúdo aos artigos com pouca informação, normalmente marcados com {{Esboço}}.

Método de trabalho:

  1. Localizar as páginas com a marcação {{Esboço}} e completar a informação de modo a compor um artigo informativo.
  2. Localizar páginas com conteúdo insuficiente completar a informação ou assinala-las com a marcação {{Esboço}}.

Progressos: (8 de Novembro de 2004)

  • Artigos marcados como esboço: 3245
  • Artigos com menos de 500 caracteres: 71%

Atualmente a esmagadora maioria dos artigos da Wikipédia podem ser considerados Esboços. Basta navegar pelas páginas ou utilizar o link Página aleatória (na barra da esquerda) que quase sempre se irá deparar com uma página marcada como esboço ou com pouco conteúdo. Pode ser usado também a função:

O objetivo deste projeto é incentivar a comunidade a complementar a informação dos artigos de forma a reduzir a quantidade de esboços presentes na Wikipédia.

Participantes[editar código-fonte]

  1. Eduardo P (discussão) 19h29min de 29 de janeiro de 2010 (UTC)
  2. Jonas_agx (discussão) 21h14min de 10 de fevereiro de 2011 (UTC)
  3. Mestre Oda(discussão) 14h25m de 28 de abril de 2011 (UTC)
  4. =►Metall (discussão) 21h55min de 2 de outubro de 2012 (UTC)

Redeeskilo

  1. Zoldyick (discussão) 22h21min de 17 de janeiro de 2013 (UTC)

Localizar um esboço[editar código-fonte]

Artigos marcados como esboço[editar código-fonte]

Muitas paginas foram já marcadas como esboço. No entanto ao longo da história do projeto foram usadas diferentes marcações para identificar esboços. Atualmente a marcação oficial é {{Esboço}}, pelo que sempre que forem editados artigos com outras marcações de esboço (ver abaixo) devem ser substituidas por esta.


Nota: Existem várias marcações para esboços, para permitir aos utilizadores encontrarem grupos de esboços por tema. Geralmente estas assumem a forma {{esboço-tema}}, ou uma abreviatura do tema. Um exemplo é o esboço para artigos sobre geografia: {{esboço-geo}}.Veja a lista de esboços por tema disponíveis.

Artigos pequenos ou vazios[editar código-fonte]

Muitos artigos são considerados esboços mas não foram marcados como tal. Nestes incluem-se artigos que estão totalmente vazios, ou que foram criados com texto impróprio e devem ser preenchidos, nem que seja com um esboço. Uma forma de localizar estas páginas é procurar por artigos com pouco ou nenhum texto:

Expandir o esboço[editar código-fonte]

Utilize seu conhecimento para editar o artigo, ou recorra aos recursos ao seu dispor para pesquisar a informação. Alguns recursos disponíveis na internet incluem:

  • Se consegue ler outra língua, pode procurar em outras wikipédias
  • Procurar no Google
  • Procurar em outras fontes escritas.

Lembre-se que a Wikipédia, sendo um projeto livre, respeita os direitos de autor que são tradicionalmente restritos. Por isso, sempre que utilizar outras fontes para basear as suas contribuições, tenha o cuidado de não se limitar a copiar os textos.

Faça o máximo que conseguir. Mesmo que o artigo ainda possa receber novas ampliações, se julga que o artigo não é mais um esboço, tire a marcação {{esboço}} e salve.