Wikipédia:Projetos/Ferrovipédia/Discussões/Barras de navegação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Para visualizar a página de discussões arquivada desse tópico, clique aqui. Para retornar à página de discussões do projeto, clique aqui. Para retornar à página inicial do projeto, clique aqui.

Sequência da discussão[editar código-fonte]

Caros colegas editores: chegamos a um denominador comum com relação às predefinições sobre o transporte ferroviário de passageiros no Brasil e sobre a classificação de ferrovias por UF do país, como pode ser visto nos arquivos desse tópico. A partir de agora é só aperfeiçoá-las e mantê-las atualizadas.

A meta agora é a definição concreta com relação às seguintes barras (transcrição literal das propostas). Acredito que, com base nas discussões realizadas até o presente momento também possamos definir e oficializar a ambas. Felipe P discussão 23h39min de 16 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Transporte ferroviário de cargas no Brasil[editar código-fonte]

Seria aplicada a todas as Cia Ferroviárias em operação, quer elas sejam empresas independentes, p. ex. ALL ou MRS, quer sejam vinculadas a alguma empresa, como a Estrada de Ferro Juruti (Alcoa), haja vista que todas devem apresentar informações detalhas ao DNIT e a ANTT.

  • Grandes operadores - Foram classificados conforme o volume transportado no ano de 2007, baseado no relatório da ANTT EVOLUÇÃO RECENTE DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO, sendo classificado com Grande Operador, Concessionaria com volume transportado igual ou superior a 5,0 bilhões de t x km úteis, conforme tabela (Produção de Transporte) apresentada na pagina 5, do referido relatório.
  • Pequenos operadores ou indústriais - Idem analise acima, mas com volume transportado inferior a 5,0 bilhões de t x km úteis, conforme tabela (Produção de Transporte) apresentada na pagina 5, do referido relatório.

As empresas listadas nesta predefinição de Cia Ferroviária usa-se como referencia ANTT (Concessões Ferroviárias - Transporte de Cargas) ou o Ministério do Transporte [http://www.transportes.gov.br/bit/inferro.htm INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE FERROVIÁRIO.

Linhas ferroviárias do Brasil[editar código-fonte]

Conforme definição apresentada anteriormente, Linha Férrea, deve ser incluído somente artigos sobre as linhas, com enfoque especifico, devendo os artigos referentes as Ferrovias ou Cia Ferroviária serem contemplados pela predefinição Carga ou Passageiros.

A criação de predefinição Ferrovias brasileiras - Linhas-férreas, contemplam linhas, variantes, ramais, etc pertencentes as Cias Ferroviárias, conforme os descritos na Categoria:Linhas ferroviárias do Brasil. Como exemplo temos a Predefinição:FerroviasPTvias referente as linhas ferroviárias portuguesas, muito bem desenvolvido.

Inclusão dos projetos de novas ferrovias de carga, desde que seja possível confirmação em algum órgão oficial (Ministério do Transporte, Secretárias de Estados, D.O., etc.), não cabendo a inclusão de projetos com caráter exclusivamente político eleitoreiro. Como referencia pode-se adotar a LEI 5917/73 e seu Anexo, ou suas substitutas, que trata do Plano Nacional de Viação (PNV).

Sua organização deve contemplar as divisões geográficas do Brasil.



Comentários[editar código-fonte]

O comentário do Bruno Campos (discussão) foi transferido para a discussão sobre a Predefinição Discussão:Linhas ferroviárias do Brasil. Meloaraujo (discussão) 02h34min de 18 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Os códigos das linhas ferroviárias brasileiras estão disponível no link: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/667415.pdf Bruno Campos (discussão) 11h17min de 17 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Concordo com a proposta do Bruno Campos das linhas ferreas terem igual padronização das BR´s.
Concordo com a alteração do nome da Predefinição de:Ferrovias Brasileiras para:Linhas ferroviárias do Brasil, conforme realizado pelo Usuário:Felipe P. Cabe ressaltar que o nome Predefinição: Ferrovias Brasileiras pertencia originalmente a Predefinição:Transporte ferroviário de cargas no Brasil.
Meloaraujo (discussão) 11h17min de 18 de junho de 2009 (UTC)[responder]


Situação atual (23/01/2010)[editar código-fonte]

Algumas pré-definições:

Sobre o transporte de cargas e passageiros[editar código-fonte]


Sobre as linhas férreas[editar código-fonte]

Temos duas pré-definições distintas, uma conforme Sistema Nacional de Viação:

E outras por região e trechos históricos:

ABPF[editar código-fonte]

Zimeose (discussão) 14h04min de 23 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Proposta de organização[editar código-fonte]

Olá pessoal! Não faço parte do projeto, mas há algum tempo venho percebendo certas coisas em relação ao tema. Há uma grande confusão entre os artigos, predefinições e outras páginas, em dizer o que é uma ferrovia e o que é uma empresa/concessionária ferroviária. Isso fica bem evidente na proposta de fusão de Lista de empresas ferroviárias do Brasil com Lista de ferrovias do Brasil. Não sou um estudioso do assunto, apenas um curioso por aqui. Então, pelo o que eu entendi sobre o transporte ferroviário no Brasil, sugiro o seguinte:

O que acham? Łυαη fala! 17h14min de 26 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]