Wikipédia:Projetos/Literatura/Livro de estilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Este Livro de Estilo oferece diretrizes para criação e desenvolvimento de artigos sobre textos literários em prosa, i.e., romances, contos, cartas, novelas etc. Seus objetivos são padronizar a criação e edição de artigos no âmbito dos textos literários em prosa, auxiliar editores a melhorarem a qualidade dos artigos existentes e servir como instrumento para dirimir controvérsias.[nota 1]

Subsidiariamente a este livro de estilo para literatura em prosa, deve ser observado o livro de estilo geral da Wikipédia, o qual, havendo controvérsia, deve ser preferido nos casos gerais e preterido nos casos específicos sobre textos literários em prosa.

Para o livro de estilo sobre biografias de escritores, ver Wikipédia:Livro de estilo/Biografias.

Título[editar código-fonte]

Desambiguação[editar código-fonte]

Para solucionar problemas de artigos com nomes ambíguos, siga as seguintes regras de desambiguação:

  1. Se a obra literária possuir o mesmo nome de um fenômeno, privilegie o artigo não-artístico, que designa o próprio fenômeno: acrescente o gênero literário da obra entre parênteses (romance, conto, poesia etc.). Exemplo: ao criar um artigo sobre um romance chamado Anjo, o título deste artigo deve ser Anjo (romance), enquanto o título do artigo sobre o fenômeno deve ser Anjo.
  2. Se duas obras literárias possuírem o mesmo nome, elas devem ser diferenciadas através do nome do autor entre parênteses no título do artigo. Exemplo: na existência de dois romances chamados Anjo, os artigos terão os títulos Anjo (romance de João) e Anjo (romance de Maria).
  3. Se houver adaptações de obras literárias com o mesmo nome da obra original (como adaptações para o cinema ou para a banda desenhada), e não haja fenômeno relacionado, as obras originais devem receber o título sem especificação. Exemplos: Lolita e Lolita (filme de 1962) — respectivamente o romance e uma das adaptações cinematográficas. Para mais exemplos, ver Lolita (desambiguação), Moby Dick (desambiguação) e Frankenstein (desambiguação).
  4. O nome do artigo de obra literária existente que coincidir com o nome do artigo novo sem atributo deve ser modificado para atender às indicações acima. Exemplo: o artigo sobre o romance fictício Plutônio foi criado antes que o artigo sobre o elemento. Depois que o artigo sobre o elemento for criado, deve-se modificar o título do artigo sobre o romance para Plutônio (romance).
  5. Verbetes sobre obra estrangeira só devem utilizar o título original na língua em que foi publicada originalmente, quando, ao mesmo tempo: (1) a obra possua traduções para variantes diferentes do português e (2) haja grande divergência entre os títulos das traduções. Caso a língua original não utilize o alfabeto latino, lembre-se de sempre transliterar.

Notoriedade[editar código-fonte]

Nem todos os títulos sobre literatura adequadamente construídos são notórios o suficiente para serem incluídos na Wikipédia. Para um artigo ser notório é necessário que haja referências secundárias suficientes para cobrir todo o conteúdo do artigo de forma imparcial. Esta diretriz é especialmente importante no caso da literatura, porque existe a dificuldade de se determinar o que é literatura em contraposição não só a outras formas de textos, como cartas pessoais, mas também em contraposição a textos com pretensões literárias, como é o caso de um poema escolar. Uma vez que os editores da Wikipédia não devem realizar este julgamento por si mesmos, o parâmetro de julgamento é a notoriedade: apenas os textos notoriamente literários devem ser incluídos na Wikipédia como literatura.

Corpo do artigo[editar código-fonte]

Não se está recomendando que todos os artigos contenham todas as seções abaixo descritas, mas recomenda-se fortemente a inclusão das seções recomendadas. A inclusão de seções facultativas dependerá do artigo e do bom senso do editor.

Seção introdutória (recomendada)[editar código-fonte]

A seção introdutória deve ser curta e objetiva, sintetizando o artigo como um todo. Introduções costumam ter entre dois e quatro parágrafos, dependendo do tamanho do artigo.

Artigos que possuem apenas a introdução são denominados "esboços". Estes artigos não necessitam de infocaixa e devem ser marcados como tal através da prefefinição {{esboço-literatura}}.

Enredo (recomendada)[editar código-fonte]

Nesta seção, deve-se resumir o enredo da obra. Resumos de enredo devem ser concisos: via de regra, três ou quatro parágrafos são suficientes para uma obra completa. Entretanto, obras muito complexas e mais longas podem precisar de mais parágrafos e obras mais curtas de menos. Um resumo de enredo não deve reproduzir a obra discutida, mas resumi-la, devendo descrever resumidamente seu enredo, os personagens indispensáveis, eventos importantes etc. O tamanho do resumo deve ser proporcional ao tamanho do enredo, o qual não é sempre equivalente ao tamanho da obra, uma vez que alguns enredos são complexos e densos, enquanto outros são simples e diretos.

Lembre-se de que a Wikipédia contém revelações de enredo (também conhecidas como spoilers) e estas não devem, sob circunstância nenhuma, ser deletadas ou omitidas.

Personagens (facultativa)[editar código-fonte]

Se necessário, uma seção denominada "Personagens", contendo uma breve descrição dos personágens e não apenas uma lista com seus nomes, pode vir a ser introduzida no artigo. O tamanho da descrição depende, naturalmente, da importância e complexidade do personagem para a narrativa. A maioria dos artigos, entretanto, não precisa desta seção, uma vez que um resumo dos personagens já é realizado na seção "Enredo".

Temas (recomendada)[editar código-fonte]

Em muitos aspectos, esta é a seção mais importante da página, porque detalha o "grosso" da obra. O enredo traz em si os temas e estes, muitas vezes, são a parte mais interessante. Um pequeno exemplo irá ilustrar isso: um resumo da história da Queda pode ser assim:

Citação: "Adão e Eva comeram do fruto proibido e, portanto, Deus os baniu do Paraíso e os amaldiçoou com a mortalidade".

Um dos temas deste pequena história é "o pecado leva à morte". É mais importante que os leitores sejam conscientizados do tema do "pecado" do que todos os detalhes sobre os pedaços da fruta. Este exemplo também ilustra por que um resumo excessivamente detalhado apenas confundirá os leitores: detalhes sobre quem comeu o fruto primeiro ou quem foi tentando por quem são irrelevantes para as questões maiores: pecado e morte.

E isso nos leva a um ponto muito importante: uma seção "Temas" que seja abrangente deve estar alicerçada em pesquisas. Os editores não podem simplesmente apresentar suas próprias opiniões sobre quais são os temas da obra (WP:NPI). Você deve apresentar o consenso de estudiosos e historiadores literários. Para os chamados textos "clássicos", isso é fácil, apesar de demorado (pode envolver meses de pesquisa). Você pode usar o Google Scholar para encontrar citações para essas publicações on-line, mas salientamos tentar sempre privilegiar estudos de autoridades respeitadas na área.

Estilo (recomendada)[editar código-fonte]

Assim como a seção "Temas" e o artigo como um todo, esta seção também deve ser fruto de pesquisas, estando embasada no maior número possível (ao menos uma) de fontes independentes. Deve-se preferir críticos e historiadores literários, mas caso estes não estiverem disponíveis, o editor pode se valer de revisões de livros e comentários de outros escritores.

Esta seção deve incluir os estilos de escrita empregados pelo autor, p.ex., caso se trate de um romance epistolar, deve haver uma explicação desse estilo e de como ele funciona especificamente no romance discutido. Além disso, quaisquer características notáveis do estilo do escritor devem ser explicadas. A seguir, estão listados exemplos dos tipos de elementos estilísticos que foram discutidos extensivamente por estudiosos e devem ser incluídos em qualquer página sobre os romances desses autores: a voz narrativa única de Virginia Woolf, as tendências pós-modernistas de Thomas Pynchon e o uso de discurso indireto livre de Jane Austen.

Desenvolvimento (recomendada)[editar código-fonte]

Esta seção deve conter uma história do desenvolvimento do texto literário em prosa. Por exemplo, o autor usou uma história de "vida real" para moldar a trama? O autor se baseou em uma "pessoa real" para criar um determinado personagem? O autor usou outro texto como modelo? Este texto é uma continuação de um trabalho anterior? Lembrando que todas as informações devem possuir fontes confiáveis.

Publicação (facultativa)[editar código-fonte]

Para esta seção, sempre baseado em pesquisas, o editor deve descrever brevemente o histórico de publicação do romance. Esta seção deve ser incluída apenas se houver informações importantes sobre o tema, como, p.ex., o fato de alguns romances terem sido publicados com duas finalizações diferentes ou terem sido publicados primeiramente em série (revistas) e só posteriormente publicados como livros encadernados, como é o caso de muitos dos romances de Fiódor Dostoiévski e Charles Dickens. Também são exemplos de questões editoriais importantes as alterações posteriores por causa de críticas, censuras governamentais e alterações unilaterais de editores.

Recepção (facultativa)[editar código-fonte]

Nesta seção, deve-se expor tanto críticas à época da publicação original do texto quanto críticas posteriores. Compreender a posição do romance em sua própria época e nas tradições literárias e culturais posteriores é muito importante. Este material deve ser apresentado na seção "Recepção". Certamente, textos literários em prosa mais antigos irão possuir uma história de recepção maior e mais complexa que os textos mais recentes. Nesta seção, deve-se analisar como o romance foi recebido por críticos e não comentários do público em geral: comentários de usuários em sítios virtuais como Amazon e blogs não devem ser utilizados, uma vez que estes são auto-publicados. Aqui também deve ser preferido os estudos por especialistas reconhecidos. Dito isto, também deve-se indicar a reação do público em geral em relação ao texto literário em prosa.

Adaptações (facultativa)[editar código-fonte]

Esta seção deve detalhar qualquer informação notável sobre a adaptação do texto literário em prosa para mídia dramática, incluindo teatro, filmes, minisséries de TV, etc. Se essa informação for extensa, deve-se considerar a criação de um artigo separado. É necessário ter cuidado para que tais seções ou artigos não degenerem em trivialidades, garantindo que cada entrada tenha pelo menos uma fonte confiável que confirme o vínculo entre o texto e a adaptação, de modo que esteja em conformidade com os padrões mínimos de notabilidade.

Notas de rodapé e referências (obrigatória)[editar código-fonte]

De acordo com a política de verificabilidade da Wikipédia, todos os artigos devem citar suas fontes. Para garantir a verificabilidade das fontes, deve-se especificar as páginas dos livros/artigos utilizados (caso impossível, deve-se utilizar outro método de verificação).

Há uma variedade de predefinições para formatar referências, como {{sfn}}, {{rp}} e {{exp}}. O Projeto Literatura recomenda o uso combinado da predefinição {{sfn}} com {{Citar livro}} ou {{Citar periódico}} (v. {{Documentação citação Harvard}}).

Infocaixa[editar código-fonte]

Título da obra
Título da obra em Portugual (PT)
Título da obra no Brasil (BR)
Imagem (prefira a 1ª edição, quando for permitido)
Legenda da imagem
Autor(es) Autor da obra
Idioma Idioma da obra original
País Pais onde a obra foi originalmente publicada
Gênero Gênero literário
Série Nome da série ao qual pertence a obra, caso exista
Ilustrador Ilustrador
Editora Editora (preferencialmente a da 1ª edição)
Editor Editor(es)
Formato Tipo/Formato de lançamento da obra
Lançamento Data de lançamento ou publicação da obra
ISBN Formato: "ISBN 978- - - - " (preferencialmente o da 1ª edição)
Edição portuguesa
Tradução Nome do tradutor em Portugual
Editora Nome da editora em Portugual
Lançamento Data de publicação da obra em Portugual
ISBN ISBN da obra em portugual
Edição brasileira
Tradução Nome do tradutor no Brasil
Editora Nome da editora no Brasil
Lançamento Data de publicação da obra no Brasil
ISBN ISBN da obra no Brasil
Cronologia
Título da obra que o antecede na série
Título da obra que o sucede na série

O uso da infocaixa é aconselhável: inclua uma, se houver informações suficientes. Não é essencial completar todos os seus campos, especialmente se não houver informações disponíveis sobre a obra. A caixa à direita é um modelo abstrato de infocaixa. Siga as instruções em {{Info/Livro}} e {{Info/Série literária}} para saber como preenchê-la corretamente. Abaixo, algumas recomendações adicionais sobre seu preenchimento:

Imagem[editar código-fonte]

A imagem apresentada na infocaixa deve ser a capa mais significativa historicamente da obra literária. Muitas vezes, esta é a primeira edição, mas às vezes não é: por vezes, os autores fazem revisões drásticas nos textos e as edições posteriores são consideradas mais importantes. O fator mais importante na escolha de uma ilustração é a rápida vinculação entre imagem e obra. Lembre-se também que imagens protegidas por direitos autorais só podem ser carregadas como conteúdo restrito.

Tamanho da imagem[editar código-fonte]

No campo |imagem_tamanho=, coloque o tamanho da imagem em px.

O tamanho irá variar de acordo com a imagem, mas o bom senso deve prevalecer: a imagem deve ser grande o suficiente para ser visível, porém não deve deestruturar a página. Recomenda-se o tamanho aproximado de 250px.

Gênero ou Género[editar código-fonte]

Escolha o gênero mais adequado entre aqueles encontrados na Categoria:Gêneros literários para atribuir à obra. Observe, entretanto, que os gêneros são muitas vezes discutíveis. É recomendável deixar este campo em branco se nenhum gênero adequado estiver entre os usuais da Wikipédia na categoria acima citada.

Ilustrador[editar código-fonte]

Neste parâmetro deve-se colocar o nome do ilustrador das ilustrações internas da obra.

Editor[editar código-fonte]

Neste parâmetro deve-se colocar o nome do responsável ou responsáveis pela edição da obra.

Formato[editar código-fonte]

Registre apenas os tipos de mídia nos quais a obra estava originalmente disponível. Por exemplo, romances do século XVIII não foram publicadas em "livros de bolso" ou "audiolivros", sendo esta atribuição inadequada.

Lançamento[editar código-fonte]

  • Em |lançamento=, use a data da publicação da versão mais antiga da obra na língua original. Quando publicada em sequencia (em revistas, por exemplo), use a data da publicação da última parte;
  • Em |lançamento_pt= e |lançamento_br= use a data da publicação da tradução mais antiga em português de Portugual e do Brasil.

ISBN[editar código-fonte]

Neste parâmetro, deve-se colocar o ISBN da obra. Dê preferência ao ISBN-13.

Questões gerais[editar código-fonte]

  • A infocaixa deve conter apenas conteúdo com fontes. Opte por colocar a informação com fonte no corpo do artigo e copiá-la para a infocaixa. Caso isso seja impossível, coloque a fonte na própria infocaixa, mas nunca coloque informação sem fontes.
  • A infocaixa não deve conter bandeirinhas.

Outros[editar código-fonte]

Trivia[editar código-fonte]

Seções de trívia (miscelânea, curiosidades etc.) não são recomendadas.

Tabelas[editar código-fonte]

O uso de tabelas não é recomendado em verbetes de obras literárias.

Categorias[editar código-fonte]

O artigo deve incluir categorias ao final. Deve-se escolher sempre e apenas as categorias mais específicas para a obra.

Prefira [[Categoria:Obras de Fulano]] para incluir todas as publicações de dado escritor: romances, contos, poesias etc. Deste modo, centraliza-se a obra de um escritor e evita-se a pulverização de categorias entre gêneros ("Romances de Fulano", "Contos de Fulano" etc.).

Evite a categorização pelo termo "livro", uma vez que, além de estar ambíguo e muitas vezes errado (obras não precisam estar no formato de livros), o que se categoriza são as obras, sejam em quais meios elas estiverem ou vierem a estar, e não o livro físico. Obra é o conceito que indica o trabalho abstrato, livro é um dentre vários meios físicos que contém a obra.

Veja todas as categorias sobre literatura em Categoria:Literatura.

Notas

  1. Para consultar o consenso para provação deste documento, ver: Wikipédia:Esplanada/propostas/Novo Livro de Estilo/Literatura (27nov2017)