Wikipédia:Projetos/Música/Beyoncé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bem-vindo ao Wikiprojeto Beyonce Album Logo.svg!

Este wikiprojeto tem como objectivo melhorar e organizar as páginas relacionadas com a Beyoncé. Esta página e suas subpáginas contêm sugestões, com finalidade de auxiliar os editores sobre o tema principal. Caso queira ajudar, por favor consulte a página de discussão.

Beyoncé

Beyoncé Giselle Knowles-Carter (Houston, 4 de setembro de 1981), mais conhecida como Beyoncé, é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Nascida e criada em Houston, no Texas, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como uma das integrantes do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.

Em 2003, ela lançou seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love. O álbum teve um bom desempenho comercial e os singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte foi premiada com cinco Grammy Awards. Em 2006, lançou seu segundo álbum de estúdio, B'Day, dando continuidade a sua carreira solo depois da separação do grupo Destiny's Child em 2005. B'Day se tornou seu segundo disco consecutivo em primeiro lugar na Billboard 200. O single "Irreplaceable" deste trabalho foi o que mais se destacou por permanecer por dez semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Seu terceiro álbum, I Am... Sasha Fierce, foi lançado em Novembro de 2008. Também teve um desempenho comercial muito favorável, sendo certificado pela ABPD como disco de diamante. A música "Single Ladies (Put a Ring on It)" foi uma das músicas do seu terceiro álbum que mais se destacou, se tornando o seu quinto single em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Nos Grammy Awards de 2010, Beyoncé se tornou a artista feminina que mais foi premiada em apenas uma edição da premiação, por vencer seis das dez categorias em que estava concorrendo. Atualmente Beyoncé já ganhou ao longo de sua carreira 21 Grammys (18 em carreira solo e 3 com o grupo Destiny's Child). Ela é uma dos artistas que mais ganhou esse prêmio.

Sua carreira como atriz teve início em 2001, quando interpretou Carmen Brown no filme Carmen: A Hip Hopera. Beyoncé também atuou em outros filmes, como Austin Powers in Goldmember, Resistindo às Tentações, Dreamgirls e outros. Sua atuação no filme Dreamgirls lhe rendeu duas indicações ao Globo de Ouro nas categorias Melhor atriz em um filme, comédia ou musical e Melhor canção original para a música "Listen". Junto com a sua mãe, Tina Knowles, ela lançou em 2004 uma linha de roupas chamada House of Deréon. A maior inspiração foi sua avó, chamada Agnèz Deréon. Beyoncé já trabalhou para marcas como Pepsi, Tommy Hilfiger, Armani e L'Oréal. Em 2009 a revista Forbes elegeu Beyoncé como a cantora mais rica do mundo com menos de 30 anos de idade, por ter arrecadado mais de 87 milhões de dólares no período de 2008 a 2009.

Beyoncé possui cinco singles que alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100. Ao longo de sua carreira solo ela já vendeu 31 milhões de discos em todo o mundo isso fez dela um dos artistas de música que mais venderam discos de todos os tempos. Beyoncé acumula exatos 22 Grammys. Se juntar as vendas de discos de Beyoncé e do Destiny's Child o resultado irá ultrapassar mais de 75 milhões de discos vendidos. A revista Billboard colocou Beyoncé em quarto lugar na lista dos melhores artistas da década de 2000, aparece também no nono lugar, com o grupo Destiny's Child. Em Fevereiro de 2010 a RIAA listou Beyoncé como a artista que mais recebeu certificações na década. No mesmo ano o VH1 colocou Beyoncé no número 56 em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. Em 2011 durante a premiação do Billboard Music Awards, Beyoncé recebeu o premio de Billboard Millennium Award. Em 2011 a revista Forbes listou as mulheres afro-americanas mais poderosas nos Estados Unidos e colocou Beyoncé em primeiro de sua lista. E, em 2012 o VH1 colocou Beyoncé no número 3 em sua lista das 100 Grandes Mulheres na Música ficando atrás apenas de Madonna e Mariah Carey. A cantora norte-americana é a mulher mais premiada na história da música com 533 prêmios, juntando carreira solo e Destiny's Child.

Objetivo[editar código-fonte]

O objetivo deste projeto engloba todas as páginas relacionadas com a Beyoncé, incluindo sobre a sua carreira e vida. Inclui ainda pessoas ou componentes diretamente relacionados a - ou que tenham obtido uma parte significativa da sua notoriedade através da sua ligação com a artista. Todas estas páginas devem ser incluídas na Categoria:Beyoncé ou numa das suas subcategorias.

Participantes[editar código-fonte]

  1. Lucas Brígido (discussão​ | contribuições​ | registros dos filtros)
  2. Silencio faz bem (discussão​ | contribuições​ | registros dos filtros)

Avaliação[editar código-fonte]

última atualização: 20h58min de 20 de junho de 2013 (UTC)


Conteúdo destacado[editar código-fonte]

Artigos[editar código-fonte]

Anexos[editar código-fonte]

Portal[editar código-fonte]

Sabia que...[editar código-fonte]

Citações e referências[editar código-fonte]

De acordo com as políticas oficiais da Wikipédia, todas as informações colocadas terão de ser referencias e corretamente verificadas. Ver Wikipédia:Verificabilidade.

Utilize a predefinição {{Citar web}} e suas relacionadas, dependendo do tipo de fonte que irá colocar na página.

Leituras[editar código-fonte]

Atalhos[editar código-fonte]

Nome Página de redireccionamento
WP:BEY Esta página (Wikipedia:Projetos/Música/Beyoncé)
WP:BEYONCÉ

É recomendado que os membros do projeto adicionem todas as páginas relacionadas com o mesmo à sua lista de vigiadas.

Predefinições[editar código-fonte]

Todos as predefinições relacionadas com o tema principal deverão ser adicionas à tabela abaixo.

Etiqueta de membro[editar código-fonte]

Os membros do projeto deverão colocar na sua página de utilizador esta etiqueta para que seja mais fácil o possível auxilio a outros contribuidores.

{{Wikipedia:Userbox/Proj:Beyoncé}}

Marca de projeto[editar código-fonte]

Adicione esta predefinição {{Marca de projeto|?|Beyoncé|?}} às páginas relacionadas com a Beyoncé‎. Não se esqueça de classificar e avaliar, caso contrário coloque um ponto de interrogação (?) nos dois parâmetros para que outro editor possa avaliar.

Predefinições de projeto[editar código-fonte]

É recomendado que os membros do projeto adicionem à sua lista de páginas vigiadas todas as predefinições contidas na tabela seguinte.

Código Resultado
{{Marca de projeto|?|Beyoncé‎|?}}
{{Beyoncé}}
{{Singles de Beyoncé}}
{{Portal3|Beyoncé}}
{{Livro|Beyoncé Knowles}}
Livros da Wikipédia
{{Wikipedia:Userbox/Proj:Beyoncé}}
G Este usuário contribui com o WikiProjeto:Beyoncé.


Categorias[editar código-fonte]

Para exibir todas as subcategorias, clicar sobre "►":

Ferramentas[editar código-fonte]

Menu de ferramentas: toolserver.org
  • Reflinks – Edita referências sem formatação - adiciona títulos, datas, etc.
  • Checklinks – Edita e repara ligações externas;
  • Dab solver – Resolve ligações internas ambíguas;
  • Peer reviewer – Oferece dicas e sugestões para melhorar artigos.

Outros projectos Menu de Wikiprojetos

 

Guia Guia de Wikiprojetos

 

Conselho Conselho de Wikiprojetos

 

Recarregar Recarregar o conteúdo