Wikipédia:Recomeço limpo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Green check.svg Esta página documenta uma política da Wikipédia lusófona, uma norma amplamente aceita que todos os editores devem normalmente seguir. Quaisquer alterações devem ser consensuais. Vide aprovação de proposta de novembro de 2015.
Atalho:
WP:RECOMEÇO

Um recomeço limpo dá-se quando um usuário para de utilizar uma conta antiga para recomeçar sua vida wikipedista com uma conta nova. As duas razões mais comuns para desejar um recomeço limpo são: reconhecer erros do passado; e evitar assédio. A conta antiga deve ser claramente descontinuada, e a nova conta deve evitar padrões de edição e comportamento que permitiriam outros usuários a reconhecer e identificar a conta. É esperado que a nova conta seja um "recomeço limpo" real, ou seja, que editará em novas áreas; evitará velhas disputas; e seguirá as normas de comportamento da comunidade.

Um recomeço limpo genuíno não é considerado impróprio. Entretanto, se um editor usar sua nova conta para voltar a editar artigos ou tópicos da mesma maneira que resultou em assédio ou reputação negativa na sua primeira fase (envolvendo-se em disputas, guerras de edição e outras formas de edição disruptiva), o editor será provavelmente reconhecido e conectado à conta antiga. Trocar de contas para evitar as consequências de comportamentos ruins passados é normalmente visto como tática de evasão e pode levar a sanções adicionais. Quer se trate de uma conta de recomeço limpo legítimo ou tentativa desautorizada de evasão, a investigação é determinada pelo comportamento da nova conta. Um recomeço não é limpo se houver banimentos, bloqueios e sanções ativos sobre a conta antiga.

Critérios[editar código-fonte]

Usuários que podem recomeçar limpamente
Quaisquer usuários em boa posição, sem sanções ativas e que não está tendo ou na iminência de ter sua conduta formalmente discutida.
Usuários que não podem recomeçar limpamente
  • Quaisquer usuários que possuam banimentos, bloqueios e sanções ativas;
  • Quaisquer usuários que estejam tendo, ou estejam na iminência de ter, sua conduta discutida;
  • Quaisquer usuários tentando evadir análises.

Como recomeçar limpamente[editar código-fonte]

Se você decidir realizar um recomeço limpo, e não deseja ser conectado à conta anterior, simplesmente pare de usar a antiga e crie uma nova, abandonando para sempre a anterior. Para reduzir as possibilidades de má-interpretação, você deve declarar na página de usuário da conta antiga (enquanto logado em tal conta) que está inativo, usando a etiqueta "usuário inativo", ou deixando alguma outra mensagem. Você não poderá usar, ao mesmo tempo, mais de uma conta de recomeço limpo, ou estará na verdade usando sock puppets; neste caso não é recomeço limpo, é só um simulacro, um recomeço sujo, um abuso do sistema de contas.

Notificação e permissão[editar código-fonte]

Se você não estiver sob sanções, não é necessário notificar ninguém de seu recomeço limpo. Entretanto, poderá ser útil notificar os verificadores e confirmar que não há problemas óbvios em seu processo de recomeço limpo. Isto reduzirá o risco de más-interpretações que poderiam resultar em investigações e discussões "por trás das cenas", e lhe ajudaria em recorrer de uma sanção ou bloqueio equívoco por criar uma conta alternativa. Se estiver sob sanções, é de fato necessário notificar os verificadores.

Atente-se que ninguém pode dar-lhe permissão para um recomeço limpo. O termo "permissão" carrega o sentido de que você não será tido como culpado de suas ações. Se você tentar um recomeço limpo mas for reconhecido, você será responsável pelas ações de ambas as contas - a nova e a antiga. O fato de você ter notificado alguém da mudança não lhe aliviará de nenhuma consequência de suas ações, ou o protegerá de reconhecimento.

Editando após o recomeço limpo[editar código-fonte]

Assume-se que editores que troquem de conta sob os termos de um recomeço limpo estão buscando exatamente isto, um recomeço limpo. Você é responsável por editar de maneira tal que respeite normas de comportamento da comunidade, e evitar associação com disputas e mal-comportamentos com quem pode ter-se envolvido enquanto em sua antiga conta. É preferível que evite completamente artigos e tópicos em que editou anteriormente, especialmente se você esteve envolvido em uma disputa com outro(s) editor(es). Se não fizer mudanças positivas em teu comportamento, é possível que seja reconhecido, e então responsabilizado pelas ações de sua(s) conta(s) anterior(es). Similarmente, se você deseja recomeçar limpamente devido a assédio por outros editores, você deve evitar editar artigos que possam colocá-lo em conflito com os mesmos editores, ou senão eles provavelmente irão reconhecê-lo.

Retornando a artigos e tópicos anteriores[editar código-fonte]

É natural que os editores queiram editar os mesmos tópicos que lhe atraíram para a Wikipédia em primeiro lugar. Porém, há risco substancial de que, assim fazendo, outros editores o reconheçam e conectem a(s) conta(s) antiga(s) com a nova. Isso pode resultar em discussões, mais perda de reputação, e bloqueios e banimentos, mesmo se seu comportamento na nova conta esteja completamente apropriado. Por isto, é melhor evitar completamente tópicos e áreas antigos após um recomeço limpo. Se você tem um tópico favorito que deseja editar, é melhor continuar a usar a conta antiga, limpar seu comportamento, e reconstruir sua reputação da forma mais dura. Alternativamente, tome algum tempo editando outras áreas e construindo uma reputação como "bom contribuidor" antes de retornar aos tópicos de interesse iniciais. Lembre-se que o objetivo de um recomeço limpo é fazer mudanças positivas em seu comportamento, de forma que não seja reconhecível como sua conta anterior.

Temas contenciosos e examinados[editar código-fonte]

Certos artigos e tópicos são particularmente contenciosos, e por isto atraem exames adicionais da comunidade na forma de pedidos de opinião, sanções, ou casos de arbitragem. Estas áreas devem ser completamente evitadas pelo editor que estiver tentando um recomeço limpo. Mesmo que a conta original não esteja sob restrição editorial formal, mudar de contas oculta a relação do editor com grupos em disputa e interfere com a habilidade da comunidade monitorar a disputa. Não é um uso apropriado do recomeço limpo voltar a editar tópicos examinados e contenciosos com uma nova conta. Mudar de contas, e então voltar a editar em uma área contenciosa, carrega um risco substancial de que outros editores te reconhecerão e conectarão sua conta antiga à nova. Você pode ser visto como evasor de análise, o que carrega o risco de bloqueios de longo termo e banimento. Se você está incerto sobre uma situação particular, você pode pedir um conselho a um membro do Conselho de Arbitragem ou à equipe de funcionários.

O princípio-guia é que recomeço limpo não é licença para voltar a editar áreas sob forte exame. Ele é voltado para usuários que desejam ir para novas áreas, tendo aprendido com erros do passado, ou aqueles que desejam deixar de lado velhas disputas e má-conduta.

Candidaturas à administração[editar código-fonte]

Você não é obrigado a revelar contas anteriores; entretanto, é fortemente recomendado que você informe os verificadores (de forma sigilosa, se desejar) da existência de conta(s) anterior(es) antes de buscar o estatuto de administrador ou outras posições funcionais. Falhar em fazê-lo pode ser considerado enganoso, e mal-recebido pela comunidade da Wikipédia.

Buscar ou aceitar uma nomeação para administrador após um recomeço limpo geralmente resulta em controvérsia. Se as razões para seu recomeço limpo não mais se aplicam, então sua melhor opção é simplesmente linkar as duas contas antes de sua candidatura, e resolver quaisquer problemas remanescentes relativos à sua conta que deixou de editar.

Tornar-se um administrador sem admitir que havia uma conta anterior traz o risco de perda da confiança da comunidade, se depois a conta anterior for revelada.

Se você deseja tornar-se administrador sem revelar sua conta anterior, é melhor esperar bem mais do quê você esperaria se deixasse as pessoas checarem sua conta anterior.

Ver também[editar código-fonte]