Wikipédia:Reversor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.
Wikipedia Rollbacker.svg

A função de reversão (em inglês: rollback) é uma ferramenta disponível aos administradores e aos reversores (rollbacker), que possibilita reverter edições rapidamente, sejam elas edições próprias — autorreversões — ou edições de outros usuários, e também bloquear vândalos.

Há atualmente 169 reversores, que, juntamente com os administradores, constituem um total de 243 usuários com esta permissão.

Uso das ferramentas[editar código-fonte]

O botão de reversão visto do histórico de um artigo.
O botão de reversão visto de um diferencial de edições.
O botão de reversão visto da página de contribuições de um usuário.
Uma reversão bem sucedida.
Uma reversão mal sucedida.

Ferramenta de reversão[editar código-fonte]

O enlace para uso desta ferramenta pode ser encontrado no histórico de cada página, em um diferencial de edição, na lista de páginas vigiadas, nas mudanças recentes e na página de contribuições de um usuário. Para efetuar a reversão, basta clicar no botão [reverter].

Ao usar a função de reversão, gera-se um sumário automático: Foram revertidas as edições de Y para a última revisão de X, de data (UTC) e a edição é marcada como edição menor. Ao utilizar a ferramenta, o usuário reverte todas as edições consecutivas do último usuário que editou a página.

Não se deve utilizar esta ferramenta para efetuar reversões de edições que não são claramente vandalismos ou spam; se for necessária uma explicação para que a reversão seja compreendida, então é preferível fazer um sumário de edição específico.

É importante não confundir esta ferramenta com a função do link desfazer e com as ferramentas manuais de reversão. Fazer uso destas últimas requer mais tempo e trabalho. Por outro lado, as reversões feitas com ajuda de scripts, como o Monobook-Suite e o Twinkle, são automatizações das reversões manuais, razão pela qual também necessitam de mais tempo para serem efetuadas.

A função reverter está reservada para editores experientes na manutenção e guarda das mudanças recentes, já que, com somente um clique, permite reverter uma edição, e é exatamente por isso que deve ser usada com precaução.

Ferramenta de bloqueio[editar código-fonte]

Adicionalmente, a partir do dia 10 de outubro de 2012 foi concedido ao grupo dos reversores o uso da ferramenta de bloqueio de usuários para uso exclusivo no combate aos vandalismos. O uso é permitido somente para bloqueio de usuários anônimos ou com contas não-confirmadas que realizaram vandalismo leve ou destrutivo, conforme itens 3.9 e 3.10 da política de bloqueio, não podendo ser por um período superior a 24 horas.[1] Reversores não podem efetuar bloqueio de faixa de IPs.[2]

Outras permissões[editar código-fonte]

Os reversores também têm acesso à página especial de artigos não vigiados e permissão de validar edições alheias.

Acesso e permissão de uso[editar código-fonte]

Os editores que desejarem ser incluídos no grupo deverão fazer uma solicitação em Wikipédia:Pedidos/Reversor. Uma vez feito, o pedido necessita do aval de um administrador, que analisará os argumentos apresentados e o perfil do usuário.

O pedido só deve ser aceito no caso de usuários confiáveis, capazes de discernir as edições que representam vandalismo explícito daquelas em que se deve fazer um sumário de edição mais explicativo (sem o uso da ferramenta), que não tenham um histórico significativo de envolvimento em guerras de edições e aos quais a ferramenta seria útil, levando-se também em conta o seu desempenho nas tarefas usuais e manutenção da Wikipédia, tempo de contribuição, uso das ferramentas de reversões, entre outros critérios.

Se o administrador considerar que o editor está apto, deverá aprovar o pedido de reversor, inserindo a predefinição {{Aprovo}} acompanhada de uma justificativa adequada e inequívoca e, a seguir, incluindo-o no grupo. Todas as ações de outorga da ferramenta ficam disponíveis automaticamente na página de registros.

Se o primeiro administrador negar o pedido, dever-se-á aguardar pela avaliação de um segundo administrador. Se este também for contrário à atribuição, deverá encerrar o pedido como reprovado. Caso apoie o pedido, a decisão final ficará a critério de um terceiro administrador.

Sendo o pedido negado, o usuário poderá fazer uma nova solicitação após um tempo prudente, quando se considerarem que as razões para a rejeição do pedido foram sanadas.

Alternativamente, qualquer administrador poderá atribuir esta permissão a usuários confiáveis que revertem vandalismos com frequência e demonstram conhecer as políticas e recomendações da Wikipédia exigidas, sem necessidade de um pedido de aprovação. O estatuto será atribuído a critério do administrador apenas se este tiver certeza de que o usuário cumpre todos os requisitos.

Perda da ferramenta[editar código-fonte]

A ferramenta de reversão é um método rápido de desfazer edições problemáticas, mas tem a desvantagem de gerar somente um sumário de edição genérico, sem qualquer explicação sobre a razão da mudança. Por este motivo, considera-se inapropriado o uso desta ferramenta em situações onde seja usual a colocação de um sumário de edição explicativo.

O uso da ferramenta é permitido nas seguintes situações:

  1. Para reverter vandalismos óbvios e outras edições onde a razão da reversão seja perfeitamente clara;
  2. Para reverter edições nas suas próprias páginas de usuário;
  3. Para reverter as suas próprias edições (por exemplo, edições feitas de forma acidental);
  4. Para reverter edições feitas por usuários bloqueados ou banidos, desafiando o seu bloqueio (mas esteja preparado para explicar este uso da ferramenta, caso lhe seja solicitado).
  5. Para reverter edições em massa (por um editor equivocado ou por um robô defeituoso) que se julguem ser prejudiciais para a enciclopédia, assumindo que possa ser fornecida uma explicação no local apropriado, tal como numa página de discussão relevante.
O abuso reiterado da ferramenta pode ter como consequência a perda temporária ou permanente do acesso.

O uso da ferramenta para outros propósitos, tais como a reversão de edições de boa fé com as quais não se concorda, tem toda a probabilidade de ser considerado abuso da ferramenta. Quando em dúvida, use outro método de reversão, e coloque um sumário de edição que explique os motivos da reversão.

Tal como acontece com outros métodos de reversão, quando utilizar a ferramenta de reversão para restaurar texto numa página assegure-se de que esse texto restaurado não viola regras da Wikipédia.

Os administradores podem remover o estatuto de reversor, ou mesmo bloquear um editor como resposta a uma incapacidade persistente de explicar reversões, independentemente de serem feitas com a ferramenta ou não. No entanto, deve ser garantida ao editor a oportunidade de se explicar sobre o modo como foi feita a reversão antes de ser tomada qualquer atitude. Poderão existir motivos dos quais um administrador não está a par, tais como as reversões de editores banidos. Do mesmo modo, editores que incorram em guerra de edição podem perder a ferramenta, independentemente dos meios usados para levar a cabo a guerra de edição.

Adicionalmente, considera-se abuso da ferramenta de bloqueio, no caso dos reversores:

  • Bloqueio de contas confirmadas, por um período superior a 24 horas, ou por outros motivos além de vandalismo leve ou destrutivo.
  • Bloqueio de usuário envolvido em um conflito editorial (guerra de edições, por exemplo).

A revogação da permissão pode ser realizada por qualquer dos administradores, sem qualquer empecilho no caso de abuso constatado. Mesmo assim, qualquer usuário pode reportar um possível abuso da ferramenta nos pedidos a administradores.

Ao usuário que teve seu acesso a ferramenta revogado é reservado o direito de realizar uma nova solicitação tão logo o problema que resultou na perda da permissão tenha sido sanado.

O absenteísmo também é motivo legítimo para remoção do acesso a todos os reversores que se encontrem editorialmente inativos há, pelo menos, seis meses.

Identificação[editar código-fonte]

Os usuários com permissão de reversor podem incluir em suas páginas de usuário a userbox {{Wikipedia:Userbox/Reversor}}. A lista de todos os usuários com acesso à ferramenta se encontra aqui.

A predefinição {{subst:novo reversor}}, que contém um breve resumo sobre a ferramenta, também pode ser utilizada pelos administradores para notificarem os usuários, em suas páginas de diálogo, a respeito da atribuição do estatuto.

Referências

Ver também[editar código-fonte]

Páginas de ajuda
Documentação
Página especial

Ligações externas[editar código-fonte]