Wikipédia:A Wikipédia contém spoilers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:SPOILER)

Um spoiler é uma informação sobre uma obra narrativa (como um livro, filme, programa de TV ou jogo) que revela trechos de seu enredo ou plot twists, reduzindo ou arruinando o prazer de sua apreciação pela primeira vez. Se você ainda não leu/assistiu/jogou/apreciou tal obra, é recomendável fazê-lo antes de ler os spoilers no artigo da Wikipédia. Artigos na Internet podem às vezes ter presente um "aviso de spoiler" para alertar leitores sobre spoilers no texto, que podem então escolher evitar a leitura. A Wikipédia anteriormente incluía tais avisos nalguns de seus artigos, mas já não o faz, conforme consenso, com exceção do aviso de conteúdo e cabeçalhos de secções, como "Enredo", que insinuam a presença de spoilers.

Não é aceitável remover informação de um artigo porque acha que estraga o enredo. Tais preocupações não interferem com imparcialidade, tom enciclopédico, completude ou qualquer outro elemento de qualidade de artigo (ex. a secção introdutória). Ao incluir spoilers, recomenda-se às(aos) editoras(es) que se certifiquem de que os spoilers sirvam um propósito enciclopédico. Espera-se que artigos numa obra de ficção os descrevam primariamente de uma perspetiva de mundo real, ao discutir sua receção, impacto e significado.

Mais que spoilers

Lembre-se de que um bom artigo enciclopédico pode conter spoilers, contudo, idealmente, deve conter muito mais informações, por exemplo, sobre a produção, impacto, números de bilheteira, e outras informações publicadas em fontes fiáveis.

Ver também