Wikipédia:Semirrobôs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:Semirrobô)
Semirrobôs

Um semi-bot ou semi-robô (AO 1990: semirrobô) é uma ferramenta semiautomática. São diferentes aos robôs em que apenas auxiliam em edições repetitivas, porque a maior parte do trabalho é realizada pelo próprio usuário.

Programas considerados semirrobôs

Requisitos para o pedido de utilização

AWB

  • É necessário submeter um pedido à comunidade (os administradores ativos não necessitam de fazer o pedido);
  • O usuário interessado deve possuir mais de 500 edições no domínio principal e ser autorrevisor[1]
Faça aqui o seu pedido, conforme as instruções apresentadas.

Discussão do pedido

  • A discussão de um pedido de operação de semirrobô dura uma semana. Opiniões após o período podem ser desconsideradas.

Encerrado o período

Após o fim do período de uma semana, um avaliador,[2] que pode ser um administrador, um burocrata ou um membro do grupo de aprovação de robôs irá arquivar o seu pedido. Ele fechará o pedido com Aprovo ou Não aprovo. Os pedidos arquivados podem ser encontrados em Wikipedia:Semirrobôs/pedidos/arquivo.

Se seu pedido for aprovado, um administrador incluirá o seu nome na lista de aprovados para o uso do AWB (Wikipedia:AutoWikiBrowser/CheckPage).

Huggle

  • O usuário deverá ser reversor ou administrador.[3]

Termos de utilização

Em relação às edições realizadas com o semirrobô:

  • Só podem ser gravadas, no mínimo, a cada 20 segundos, a menos que o usuário possua o estatuto de robô, que permite automaticamente a inaplicação dessa limitação;
  • No sumário, deve-se incluir:
    • A função que está a executar (ex: +cat);
    • O semirrobô que está a utilizar (utilizando AWB).

AutoWikiBrowser

Além dos termos anteriores, há três fatores que devem ser considerados antes de qualquer edição utilizando o AWB, na seguinte ordem:

  1. consenso prévio: é necessário ter certeza de que as alterações realizadas em cada edição são consensuais antes de fazê-las. Isso se deve ao fato de a ferramenta permitir milhares de edições em pouco tempo, o que dificulta oposições durante as alterações e reversões posteriores;
  2. importância: edições para alterações de pequena importância devem ser acumuladas, sendo realizadas de uma só vez. Dessa forma, economizam-se esforços dos editores que vigiam as páginas e dos que patrulham as mudanças recentes, histórico das páginas e recursos dos servidores;
  3. não-mecanicidade: as edições realizadas com o AWB não devem ser excessivamente mecânicas. Atividades muito repetitivas, como edições que requerem apenas que o utilizador grave a página, não são apropriadas para semirrobôs, pois inundam as mudanças recentes e as páginas vigiadas com edições de usuários sem o estatuto de robô. Isso atrapalha os editores, que ficam impedidos de ocultar automaticamente estas edições, e então são compelidos a verificar uma a uma.

Penalizações

Após o usuário ser avisado e continuar a utilizar as ferramentas, deverá ser bloqueado temporariamente. Em caso de incumprimento sistemático deverá ser bloqueado infinitamente.

Referências

  1. Wikipédia:Esplanada/propostas/Requisitos para AWB (28jun2012)
  2. Critérios de avaliação e/ou aprovação dos pedidos para obtenção do estatuto de robô e aprovação de semirrobôs definidos em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Extinção do GAB (14fev2016).
  3. Exigência do estatuto de reversor para uso do Huggle definida em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Exigir estatuto de reversor/administrador para utilizar o Huggle (19nov2014)