Wikipédia:Temas recorrentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.


Desde que a Wikipédia lusófona foi criada, em 2001, à custa de inúmeras discussões foram-se alcançando consensos que resultaram na criação das muitas políticas, recomendações e normas que regem esta comunidade.

No entanto, como todos os dias mais e mais wikipedistas aderem ao projecto, há questões de fundo que ciclicamente voltam a ser levantadas, por regra por recém-chegados desconhecedores do longo e aturado processo de discussão que precedeu cada tomada de decisões.

O objectivo destas páginas é reunir e preservar o largo espólio de discussões já efectuadas, para memória presente e futura, e não abrir novos debates sobre velhos temas. Como é evidente, não se pretende desencorajar o confronto de novas ideias, mas apenas facilitar o acesso de todos às discussões já efectuadas, para que não se continue a questionar ad nauseam os assuntos sobre o quais já se reuniram os consensos necessários.

Temas recorrentes[editar código-fonte]

/Absenteísmo[editar código-fonte]

Uma série de discussões envolvendo a remoção de ferramentas à usuários inactivos, principalmente administradores. Se devem ser removidas, se sim qual o tempo de inactividade, o que constituiu inactividade e se há necessidade de um novo pedido para a atribuição das ferramentas após retorno do usuário.

/Bloqueio prévio às edições de IP[editar código-fonte]

Admitir apenas usuários registados, bloqueando edições de "IPs", usuários identificados apenas pelo seu endereço IP. Questionamentos se as edições anônimas são realmente benéficas ao projecto, compensando o número maior de vandalismos, se devem ser apenas impedidos de criar artigos, se vai contra o "espírito wiki" e se a necessidade de registo afastaria usuários bem intencionados ou vândalos.

/Consenso ou votação[editar código-fonte]

Utilização de consenso ou votação em decisões da comunidade, como pedidos de administração, eliminação de páginas ou escolha dos artigos em destaque

/Convenção de nomenclatura[editar código-fonte]

/Critérios de notoriedade[editar código-fonte]

Essa página lista não só discussões acerca da implementação dos vários critérios específicos mas também discussões acerca da relação entre WP:Verificabilidade e os Critérios e se estes últimos constituiriam evasão ao critério geral.

/Eventos recentes[editar código-fonte]

Seção Eventos recentes que é exibida na página principal. O que deveria conter, quem poderia editá-la ou se deveria existir em primeiro lugar.

/Necessidade de marcação prévia à eliminação[editar código-fonte]

/Mensagens automáticas a novos usuários[editar código-fonte]

/Micro-mínimos[editar código-fonte]

/VDA em históricos[editar código-fonte]

Necessidade de ocultação de edições que violam direitos de autor.

/Política de bloqueio[editar código-fonte]

/Proteção[editar código-fonte]

/Transliteração[editar código-fonte]

Temas já não tão recorrentes[editar código-fonte]

/Cisão da Wikipédia lusófona[editar código-fonte]

Cisão da Wikipédia Lusófona conforme as variantes nacionais da língua portuguesa. Após três pedidos formais de separação malsucedidos à Wikimedia ao longo dos anos, essa questão foi discutida seriamente pela última vez em 2009.

/Fair-use na Wikipédia lusófona[editar código-fonte]

Uso de imagens sob o conceito de fair use segundo a legislação norte-americana. Talvez o assunto mais extensamente discutido na história da pt.wiki, com gigantescas discussões na explanada. Contudo, extinguiu-se após sua implementação em 2009.

/Nomes de usuário impróprios[editar código-fonte]

Acerca do que constitui nome impróprio e qual o tempo do bloqueio para tais contas. Principalmente sobre nomes de cunho propagandístico e sobre as diferenças entre a prática consagrada e o previsto na documentação. Concluída após mudança na Política de bloqueio em 2012.