Wikipédia:Votações/Mudança de textos em relação a PEs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Política
Política
Atenção: esta página é uma proposta para modificação de uma política da Wikipédia lusófona. Por favor, comente sobre esta página na página de discussão
Mudanças de textos relativos a PEs.
  • Fase atual: Implementação
  • Fase seguinte: ----

Ver também

Esta votação começou como uma tentativa de consenso, onde após longa discussão, surgiram duas propostas antagônicas, o que resultou num impasse. Ambas estão sendo propostas aqui, além de uma terceira opção, que implica em manter tudo como está atualmente, para os que discordarem de ambas as soluções apontadas.

Explicações gerais


Introdução[editar código-fonte]

Atualmente, as opções de voto nas PEs (Páginas para Eliminar) são oficialmente três, definidas por Ajuda:Guia de eliminação/Tutorial de votação#Votações de artigos: Apagar, Manter e Redirect. A terceira opção não é criada automaticamente com a votação, tem que ser incluída manualmente. Algumas PEs realizadas ultimamente mostram que o leque de opções na prática já se expandiu. As regras em relação às soluções intermediárias são de difícil interpretação ("Fundir" conta como "Manter" ou "Apagar"? - perceba que "Fundir" não está explicitamente entre as opções definidas anteriormente). Uma interpretação dessas regras, feita por Yanguas D​ C​ E​ F (que costuma encerrar PEs) foi contestada por alguns usuários, que levaram o caso à Esplanada e sugeriram a desnomeação do administrador (essa interpretação foi um dos motivos do pedido, não o único - aqui não está sendo julgado o mérito do pedido; o plural "sugeriram" refere-se à quantidade de votos a favor da desnomeação até o presente momento, que é maior que um).

Na discussão da Esplanada, surgiu uma explicação do GoEThe D​ C​ E​ F (diff) em relação às opções comumente usada nas PEs atuais:

  1. Manter = Manter tudo.
  2. Fusão + redirect = Manter o título como redireccionamento + Manter conteúdo como parte do outro artigo.
  3. Fusão sem redirect = Eliminação do título + Manter conteúdo.
  4. Redirect sem fusão = Manter título + Eliminação do conteúdo. (Caso seja VDA, julgo que o melhor era apagar a página e depois recriar o artigo como redireccionamento).
  5. Eliminar = Eliminar tudo.

A partir daí, sugiro a mudança dos textos de duas páginas:

Filipe RibeiroMsg 17h26min de 27 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Proposta 1[editar código-fonte]

O item "Votações de artigos" da página Ajuda:Guia de eliminação/Tutorial de votação muda sua redação de

Nas votações de páginas, o editor tem três opções de voto:

  • Apagar: a favor da eliminação, a página deve ser apagada
  • Manter: contra a eliminação, a página deve ser mantida
  • Redirect para X: deve ser feito um redirecionamento. O conteúdo atual deve ser aproveitado na página X e o artigo deve permanecer na Wikipédia apenas como um redirect para X.

para

Nas votações de páginas, o editor tem cinco opções de voto:

  1. Apagar: a favor da eliminação, a página deve ser apagada
  2. Manter: contra a eliminação, a página deve ser mantida
  3. Fusão com redirect: mantém o título como redirecionamento e mantém o conteúdo como parte do outro artigo.
  4. Fusão sem redirect: eliminação do título e manutenção do conteúdo como parte do outro artigo.
  5. Redirect sem fusão: manutenção do título e eliminação do conteúdo (caso o artigo da PE seja VDA, o administrador que encerrar a votação deve apagá-lo e depois recriá-lo como redirecionamento).
As votações serão iniciadas apenas com as opções 1 e 2. O editor que quiser incluir alguma das outras opções deve indicar o artigo para fusão ou redirecionamento.

O item 9 ("Eliminação de páginas") das Regras Formais da página Wikipedia:Eliminação por votação muda sua redação de

9. Findo o prazo estabelecido, o destino da página é decidido do seguinte modo:

9.1. Eliminação: a página deve ser eliminada desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam a favor da eliminação e que haja um mínimo de 4 votos a favor.
9.2. Manutenção: a página deve ser mantida desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam contra a eliminação e que haja um mínimo de 4 votos contra.
9.3. Solução intermediária: deve ser seguida uma solução intermediária entre eliminar e manter desde que pelo menos 2/3 dos votos sejam contra a eliminação e que haja um mínimo de 4 votos contra, bem como que a maioria dos votos seja para esta solução, comparando-se com os votos recebidos pela manutenção da página. Exemplos de solução intermediária: tornar a página um Redirect para outro artigo, fundir com outro artigo, mudança de título.
9.4. Inconclusiva: se nenhuma das situações anteriores for atingida (a favor ou contra a eliminação), o administrador deverá prorrogar o prazo de votação nas WP:PE por mais uma semana, deixando uma nota específica no local da votação a referir o facto.
9.5. Após prazo de inconclusão: se, após o término do prazo da prorrogação, não for atingida a condição necessária para eliminação, a página será mantida ou será seguida a solução intermediária.

para

9. Findo o prazo estabelecido, o destino da página é decidido do seguinte modo:

9.1. Eliminação: a página deve ser eliminada desde que a opção "Apagar" tenha pelo menos 2/3 do total de votos e que haja um mínimo de 4 votos na opção "Apagar".
9.2. Manutenção: a página deve ser mantida desde que a opção "Manter" tenha pelo menos 2/3 do total de votos e que haja um mínimo de 4 votos na opção "Manter".
9.3. Solução intermediária: deve ser seguida uma solução intermediária entre eliminar e manter sempre que nem a opção "Apagar" nem a opção "Manter" consigam 2/3 do total de votos, desde que a maioria dos votos seja para esta solução, comparando-se com os votos recebidos pela manutenção da página. As soluções intermediárias são definidas pelas opções 3, 4 e 5 de Ajuda:Guia de eliminação/Tutorial de votação#Votações de artigos ("fusão + redirect", "fusão sem redirect" e "redirect sem fusão").
9.4. Inconclusiva: se nenhuma das situações anteriores for atingida, o administrador deverá prorrogar o prazo de votação nas WP:PE por mais uma semana, deixando uma nota específica no local da votação a referir o fato.
9.5. Após prazo de inconclusão: se, após o término do prazo da prorrogação, não for atingida a condição necessária para eliminação, a página será mantida ou será seguida a solução intermediária, nos termos do item 9.3.

Proposta 2[editar código-fonte]

O assunto de votações com múltiplas escolhas pode ser bastante paradoxal, ver paradoxo de Condorcet. Sem entrar muito na teoria do voto, uma proposta mais simples e mais geral (se aplica a casos com maior número de opções) é:

H1: As opções disponíveis aos votantes em uma PE podem ser organizadas em uma escala, indo da opção mais delecionista até a opção mais manutencionista.

É natural que esta escala tenha a seguinte ordem:

  • Apagar, a mais eliminacionista das opções.
  • Redirecionar (sem fusão).
  • Redirecionar com fusão.
  • Manter sem determinada seção.
  • Manter tudo, a mais manutencionista das opções.
Obs: Como podem ver, há muitas opções possíveis nas PEs. Algumas eu nem citei.

A escala a que se refere a hipótese H1 significa, naturalmente, que o votante pela opção apagar fica mais satisfeito com um redirecionamento do que com manter. Já o votante por manter fica mais satisfeito com redirect do que com apagar.

Agora vamos aplicar um método de votação ordenado, levando em consideração o critério dos 2/3. Para simplificar a apresentação, vou colocar uma tabela:

Opção Numero de votos Acumulada
Apagar 10 15
Redirecionamento 5 20
Manter 10 30

A ideia do método, agora, é escolher a opção mais delecionista que acumule pelo menos 2/3 dos votos (20). Neste caso a decisão ficaria por redirecionamento.

Obs: Acumulado significa soma dos votos da opção com os das opções mais delecionistas. O princípio de funcionamento aí é que os votos por apagar não chegam ao 2/3, logo vão pesar junto com os de redirect na balança redirect x manter.

Um caso com quatro opções:

Opção Numero de votos Acumulada
Apagar 10 15
Redirecionamento 5 20
Fusão + redirect 9 29
Manter 10 39

Agora, a primeira opção a atingir os 2/3 (23 votos) é fusão + redirect.

Comparando as propostas[editar código-fonte]

Caso Apagar Redirecionamento Fusão Manter Método atual Proposta 1 Proposta 2
1 20 0 0 10 eliminado eliminado eliminado
2 20 5 0 10 mantido mantido redirecionamento
3 20 10 10 10 mantido ?? fusão
4 20 10 9 9 redirecionamento redirecionamento fusão
5 20 10 10 9 fusão ?? fusão
6 20 10 0 0 eliminado eliminado eliminado
7 20 7 0 8 mantido mantido redirecionamento

Uma observação sobre a opção redirect sem fusão:

  • A rigor, ela é inválida, pois constitui violação da GFDL. O editor que contribuiu para a Wikipédia tem o direito de ter seu nome de usuário ou IP na lista de autores. Copiar a contribuição do colaborador para uma página e eliminar o histórico do artigo onde ele editou constitui violação de direitos autorais. Pode-se burlar essa restrição, movendo o artigo para outro nome antes de efetuar a fusão e manter o histórico ou fazer fusão de históricos (o que torna a leitura do histórico caótica).
  • Uma PE não deve decidir sobre o que acontece em outra página. Ou seja. Se você elimine o artigo sobre um persogem de um pokemon, nada impede que outro artigo cite o tal personagem (na verdade, isso é muito comum). Logo, fusão sem redirect na prática é o mesmo que eliminar.
  • Outra coisa que pode acontecer é o conteúdo de uma página ser movido para outra, mas o editores da outra página simplesmente suprimirem isso.

Votação[editar código-fonte]

Qual deve ser o método de avaliar o resultado das páginas para eliminar?'


Método atual


Proposta 1
  1. Missionary (discussão) 09h52min de 15 de julho de 2009 (UTC)[responder]


Proposta 2
  1. => Rjclaudio msg 12h47min de 15 de julho de 2009 (UTC)[responder]
  2. --HTPF (discussão) 16h10min de 18 de julho de 2009 (UTC)[responder]
  3. Onjacktallcuca? (discussão) 15h29min de 20 de julho de 2009 (UTC)[responder]
  4. --Nice msg 22h34min de 20 de julho de 2009 (UTC)[responder]
  5. Quark 17h15min de 22 de julho de 2009 (UTC) o melhor mesmo é o consenso, mas como nunca daria certo....[responder]
  6. Lechatjaune msg 15h15min de 29 de julho de 2009 (UTC), eu vou apoiar esta proposta pois considerá-la uma versão levemente melhor que o método atual na contabilização dos votos apagar e redirect. Deve-se estar consciente que todo sistema de votação escolhido aqui terá suas incongruências.[responder]