Wikipédia:Tentativa de consenso/Mandato para administradores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Proposta 1

A proposta inicial era criar um mandato para os administradores, em que após um determinado tempo (2 anos) passariam por uma votação para verificar se ainda possuem a confiança da comunidade.

Proposta 2

Durante a discussão surgiu uma proposta intermediária, que permite que qualquer usuário peça uma moção de confiança. Este modelo permite alcançar os objetivos da proposta do mandato (avaliar administradores) sem ter necessariamente que avaliar todos obrigatoriamente, incluindo os que claramente mantém a confiança da comunidade.

Proposta 1 - Mandatos[editar código-fonte]

  • Regras de votação

Texto a ser aprovado[editar código-fonte]

Os administradores terão 2 anos de mandato. Administradores atuais que receberam o cargo há mais de 2 anos passarão por uma revalidação durante este ano. Os outros administradores atuais, os novos administradores, e os administradores que passarem por revalidação este ano, passarão por revalidação a cada 2 anos contados a partir da data do recebimento das ferramentas.

Proposta 2 - Moção de confiança[editar código-fonte]

  • Intervalo mínimo entre moções para um mesmo adm
  • Votações simultâneas

Proposta atual[editar código-fonte]

  1. Simplesmente se estende a possibilidade de propor uma moção de confiança a qualquer editor com direito a voto, que sinta necessidade de reavaliar a confiança da comunidade em um administrador.
  2. Para evitar abusos (obviamente previsíveis), estabelece-se um intervalo mínimo de seis meses entre moções de confiança para um mesmo administrador (até porque outras sanções continuarão existindo de modo independente, para casos realmente graves).
  3. O número máximo de moções simultâneas fica sendo três. Assim, uma nova moção só pode ser proposta após o término de uma das três existentes na ocasião. Isso serve para que a comunidade não se perca em inúmeras avaliações em tão pouco tempo.
  4. O tempo de duração de cada moção segue a mesma regra atual para votação de nomeação de administradores.

Comparação[editar código-fonte]

  • Problemas relacionados à votação, como a possibilidade de manipulação, juntar um grupo de usuários/socks para votar contra todos os adms chatos, ter a votação sem precisar de motivo, etc, ocorrem nas duas propostas.
Ainda assim todos esses problemas (tirando a "justificativa" da votação) já ocorrem atualmente nos pedidos de administração/desnomeação
  • A proposta 1 criará votações para todos os adms. Se tivermos 50 serão 25 votações por ano, se tivermos 200 serão 100 por ano. Já a proposta 2 tenta evitar que moções de adms que claramente possuem a confiança da comunidade não passem por esta votação, reduzindo o número de votações.
  • No mandato a abertura da votação é automática, na moção é um usuário que pede. A moção possui uma intenção, alguém afirmando que o adm pode não ter mais a confiança da comunidade, o que não acontece com o mandato.