Wikipédia:Treinamento/Iniciantes/Notoriedade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  Treinamento  
 
  Iniciantes  


          Menu     Recursos     Página 11 de 18

Notoriedade

Centenas de páginas são adicionadas à Wikipédia diariamente. Editores voluntários trabalham duro para revisar cada uma destas páginas para determinar se são apropriadas para uma enciclopédia. A Notoriedade é um critério indispensável para suas decisões.

O requerimento básico para um tópico possuir artigo próprio é: cobertura significativa de fontes fiáveis que são independentes do assunto.

  • Cobertura significativa significa que as fontes tratam do assunto diretamente e em detalhes, portanto nenhuma pesquisa inédita é requerida para extrair o conteúdo. Cobertura significativa é mais do que a menção trivial mas não precisa ser o tópico principal da fonte consultada.
  • Fontes fiáveis, para o propósito de estabelecer a notoriedade, geralmente significa pelo menos duas fontes secundárias independentes de editores reputados. (Estas não precisam ser necessariamente em Português ou disponíveis online.) Múltiplas fontes do mesmo autor ou organização são consideradas como uma fonte para estabelecer a notorieadade.
  • Independente do assunto exclui trabalhos produzidos por aqueles filiados ao assunto ou ao seu criador. Por exemplo, auto-publicações, propaganda, e material publicado pelo assunto, o website do assunto, autobiografias, e comunicados de imprenssa não são considerados independentes.

Informação verificável em tópicos que não se adequam as orientações de notoriedade ainda podem ser incluidos dentro de artigos em tópicos mais amplos.