Wikipédia:Transclusão/Como a transclusão funciona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como a transclusão funciona[editar código-fonte]

Nota: A sintaxe de tranclusão varia de acordo com o domínio fonte, por isto, leia o quadro ao lado para saber a sintaxe correta para o domínio fonte.

Para transcluir qualquer página fonte (dentro de um mesmo projeto MediaWiki, como a pt:Wikipedia), inclua o seguinte código na página alvo:

{{:ALGUMAPÁGINA}}

Onde a página alvo A com este código é apresentada, o motor vai incluir naquele local não o código em si, mas o conteúdo/resultado completo da página fonte B, no caso ALGUMAPÁGINA (a sintaxe completa da transclusão pode ser vista no quadro ao lado).

Por exemplo, criar uma caixa de navegação sobre eventos ocorridos nas ilhas do pacífico. A tranclusão cria uma ligação "viva" entre a página da predefinição e a(s) página(s) alvo, através da qual as mensagens apareceriam. Quando a predefinição fosse editada, todas páginas alvo seriam editadas também.

Outro exemplo seria a criação de uma predefinição na Wikipédia com os locais onde ocorreram os jogos olímpicos, e depois transcluí-la nas páginas sobre cada evento. Conforme novos jogos forem realizados, basta atualizar uma única lista, uma única vez, e a ligação será consultada na próxima vez que o artigo for apresentado, mostrando as alterações.