Wikipédia:Transclusão/Como a transclusão funciona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Como a transclusão funciona[editar código-fonte]

Transclusion-simple.png
Nota: A sintaxe de tranclusão varia de acordo com o domínio fonte, por isto, leia o quadro ao lado para saber a sintaxe correta para o domínio fonte.

Para transcluir qualquer página fonte (dentro de um mesmo projeto MediaWiki, como a pt:Wikipedia), inclua o seguinte código na página alvo:

{{:ALGUMAPÁGINA}}

Onde a página alvo A com este código é apresentada, o motor vai incluir naquele local não o código em si, mas o conteúdo/resultado completo da página fonte B, no caso ALGUMAPÁGINA (a sintaxe completa da transclusão pode ser vista no quadro ao lado).

Transclusion-multiple-foo.png
Transclusion-multiple-twit.png

Por exemplo, criar uma caixa de navegação sobre eventos ocorridos nas ilhas do pacífico. A tranclusão cria uma ligação "viva" entre a página da predefinição e a(s) página(s) alvo, através da qual as mensagens apareceriam. Quando a predefinição fosse editada, todas páginas alvo seriam editadas também.

Outro exemplo seria a criação de uma predefinição na Wikipédia com os locais onde ocorreram os jogos olímpicos, e depois transcluí-la nas páginas sobre cada evento. Conforme novos jogos forem realizados, basta atualizar uma única lista, uma única vez, e a ligação será consultada na próxima vez que o artigo for apresentado, mostrando as alterações.