Wikipédia:Scripts/Twinkle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Twinkle é um conjunto de módulos em código JavaScript para usuários registados que facilita a execução de tarefas comuns de manutenção. Fornece três tipos de reversão de vandalismo, inclui um conjunto de funções para eliminação rápida, avisos a usuários, permite denunciar os vândalos, entre outras funcionalidades.

Foi criado pelo usuário AzaToth e teve origem num script de reversão baseado em ideias do usuário Voice of All, ambos usuários da Wikipédia anglófona. Este conjunto de scripts está ainda numa versão beta na Wikipédia anglófona, e em fase de adaptação e testes na Wikipédia lusófona.

Notas:

  1. Os scripts foram testados apenas em Mozilla Firefox, Opera, e Camino. Podem não funcionar em outros navegadores. No Internet Explorer não funciona.
  2. Caso use a firewall ZoneAlarm em Windows, o script pode não funcionar.
  3. O Norton Internet Security, especialmente o módulo AntiSpam do programa, pode impedir que o script funcione correctamente. Pode contornar o problema desligando o bloqueios de janelas popup no Norton.


Instalação[editar código-fonte]

Antes de utilizar o script na Wikipédia lusófona, precisará realizar algumas adaptações. Ver en:Wikipedia:Twinkle/Localisation para mais informações.

Descrição dos módulos[editar código-fonte]

Módulo de eliminação rápida[editar código-fonte]

No topo da página, aparece uma nova aba, de nome "er"", que permite a funcionalidade de colocação e eliminação (esta última unicamente para sysops) de páginas para/por eliminação rápida.

Ao carregar na aba, aparece uma janela com a listagem das regras de eliminação rápida. Para não sysops existe apenas a funcionalidade de marcação com a predefinição. Escolha a regra correspondente para colocar para eliminação rápida. Para sysops, existe a possibilidade marcação e também de eliminação.

Nota para administradores: por padrão, ao escolher a regra dá-se o processo de eliminação. Portanto, não se esqueça de marcar a opção Colocar apenas para eliminar, não eliminar, se quiser fazer apenas a marcação. Se não o fizer, dá-se a eliminação da página.


Módulo de reversão de edições[editar código-fonte]

Acrescenta 3 tipos de reversão ao comparar duas edições no histórico da página. Permite também reverter a partir da página de contribuições de um usuário. Notar que este módulo só por si não permite avisar usuários, apenas permite abrir automaticamente a página de discussão do usuário com a edição revertida.

Deve-se ter algum cuidado ao usar os botões [reverter (boa-fé)] || [reverter] || [reverter (vândalo)] que aparecem do lado direito ao comparar duas edições do histórico de uma página (diffs). Caso seleccione várias edições feitas por vários editores, ao clicar num desses botões apenas reverterá a edição ou edições feitas pelo último editor. Caso queira reverter para uma edição anterior a edições feitas por vários editores utilize o botão [reverter para esta versão] que aparece do lado esquerdo. Para compreender o funcionamento deste módulo de reversão, experimente fazer reversões na Wikipedia:Página de testes.

Situação dos módulos[editar código-fonte]

Segue-se uma tabela com alguns dados sobre os módulos. Como os scripts originais na Wikipédia anglófona estão na fase beta e em constante atualização, convém verificar de vez em quando as atualizações dos originais.

Módulo Adaptado Última atualização Original
módulo-base não disponível 16 de julho de 2007 ver
reversão de edições não disponível 16 de julho de 2007 ver
eliminação rápida não disponível 16 de julho de 2007 ver
avisos a vândalos não disponível ver
denúncia de vândalos não disponível ver
eliminação de imagens não disponível ver
múltiplas abas de diffs não disponível ver
proteção e pedidos de proteção de páginas não disponível ver
nomear para eliminação por votação não disponível ver
proteção contra recriação (admin) não disponível ver

Notas