Wikipédia:VRT/Exemplos de pedidos de permissão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página é destinada a modelos de texto de pedidos de autorização para a reutilização de conteúdos protegidos com direitos de autor na Wikipédia, mas antes de utilizar leia atentamente o Wikipedia:VRT. Para tanto, eles devem estar sob a licença CC BY-SA 4.0 ou uma licença compatível com a CC BY-SA 4.0.

Para mais informações consultar Direitos de autor da Wikipédia. Algumas licenças Creative Commons (como CC-BY e CC-SA) podem proporcionar uma maior segurança de atribuição, em particular para as imagens. Veja o site CC.)

Se você tiver trabalhado em uma carta para a solicitação da permissão, adicione-o nesta página, ou um texto que você acha que será eficaz numa futura cartas solicitação da permissão.

Uma explicação

A principal questão legal que é importante explicar aos potenciais contribuintes: eles estariam concordando que a sua obra (imagem ou texto) pode ser usados livremente, isso é para qualquer fim, pela Wikipédia E seus utilizadores a jusante, e que essa utilização pode incluir o uso comercial, para a qual o contribuinte não teria direito a royalties ou compensação. A Wikimedia em si é uma organização sem fins lucrativos, bem como qualquer capital arrecadado a partir da reutilização de conteúdos pela Wikimedia iria para promover os nossos objetivos de comprar novos servidores para manter os sites funcionando eficientemente, produzindo tiragem, tornando a Wikipédia disponível em CD / DVD para escolas e países em desenvolvimento. No entanto, nem todos aqueles que reutilizarem nosso conteúdo têm ideais tão elevados como esses.

Isto significa que o trabalho de um contribuinte poderá aparecer nas versões impressa ou digital desta enciclopédia que possam ser vendidos nas lojas. Ela poderá aparecer em subconjuntos de pacotes de texto educativo, em revistas publicitárias, ou outros usos que ainda não tenhamos de pensamento. Certamente será utilizado por outros sites que legalmente copiam nosso conteúdo. Embora muitos dos nossos clones atuais não se preocupam com imagens, isso irá mudar ao longo do tempo, quando se tornam mais sofisticados. Contribuição de imagens poderiam até conseguir ser legalmente reutilizadas em calendários, canecas ou coleções de clip-art (embora, na prática, o requisito para citar no mínimo a licença CC BY-SA 4.0 e a origem, com a imagem utilizada possa limitar um pouco).

Parece que cerca de metade das pessoas que pediram uma contribuição receberam um não, devido ao desconforto a cerca da perda do controle criativo, ou a ideia de que alguém possa ganhar dinheiro com o seu trabalho, ou que há pouco o que podemos fazer para garantir que cada utilizador a jusante terá o mesmo esforço como o que fazemos para fornecer adequada crédito CC BY-SA 4.0 do autor. Esse é certamente o cerne dos seus direitos legais, e é uma resposta perfeitamente razoável, especialmente para aqueles que ganham a vida a partir de seu trabalho criativo. No entanto, cerca de metade dessas pessoas têm dado um entusiasmado sim, felizes por estarem contribuindo para uma verdadeira fonte de conhecimento livre, e sabendo que seu trabalho vai continuar a ser utilizados e propagado.

Um apelo que faz a diferença e que o licenciamento que é um pequeno número de imagens para a Wikipédia não colocará todos os seus trabalhos sob esta licença. Mesmo um fotógrafo profissional pode contribuir com apenas uma fotografia de um monumento ou uma pessoa famosa, sem reduzir o valor do resto do seu trabalho. Pode ainda dar ao seu trabalho uma maior visibilidade, visto que essa exposição da imagem pode ser usada para qualquer projeto e geralmente escolhem fotos livres em detrimento àquelas que requerem pagamento, e ao longo do tempo as imagens aqui licenciadas serão mais susceptíveis a se tornarem as imagens "definitivas" para um determinado assunto.

O que não é um pedido de permissão

Por favor, não peça ao detentor dos direitos autorais simplesmente a "permissão para utilizar o conteúdo na Wikipédia". Embora anteriormente esta tenha sido a norma na Wikipédia e muitos tenham concedido tal autorização, desde então isto foi proibido pela Wikimedia Foundation.[1][2]

Agora o autor tem que liberar o material sob licença, tal como a CC BY-SA 4.0. Sem isso, o conteúdo deve ser apagado, uma vez que o proprietário não tenha autorizado com o licenciamento, o que faria a sua utilização admissível na Wikipédia.

Modelo de resposta para autorizações do uso de texto

Devido ao grande número de respostas ambíguas às solicitações concernentes à permissão de reutilização de imagem, texto ou similar (do tipo "Eu autorizo a Wikipédia a reutilizar as minhas fotografias") é recomendado anexar à sua solicitação de autorização via e-mail um modelo de declaração de consentimento (e mencione isto no e-mail), que deve ser devolvido pelo autor/detentor dos direitos autorais junto com a resposta ao seu e-mail. O modelo abaixo deverá ser alterado apenas nas partes indicadas a negrito.

Eu afirmo por este meio que sou o criador e/ou o único detentor dos direitos autorais de [inserir link do trabalho original caso se encontre na internet, caso contrário os dados da obra] [inserir link para a página na Wikipédia caso exista] (de ora em diante referido apenas como a "OBRA").

Concordo em publicar a OBRA sob a Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) disponível em http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt

Declaro saber que, por meio desta licença, passo a conceder a qualquer pessoa o direito de usar a OBRA em um produto comercial, e de modificá-la de acordo com suas necessidades.

Estou ciente de que continuarei a deter os direitos autorais da OBRA assim como o direito de ser reconhecido como o autor desta, conforme os termos da licença e outras leis aplicáveis.

Estou ciente de que a licença livre apenas concede direitos autorais, e me reservo a opção de entrar com ação legal contra qualquer pessoa que use a OBRA em violação a quaisquer outras leis, tais como restrições a marcas registradas, difamação, ou restrições geograficamente específicas.

Tenho conhecimento de que não poderei revogar este consentimento, e de que a OBRA poderá ou não ser mantida permanentemente em um projeto Wikimedia.

[inserir DATA], [inserir NOME DO DETENTOR DO DIREITO AUTORAL].

Exemplos em inglês

Como a licença concedida vale para todas os projetos e pode ser feito para autores que não falem português exemplos podem ser úteis podem ser encontrados em Exemplos de pedidos de permissão em inglês.

Exemplo de cartas

Esse é o espaço para destinada aos modelos de textos de pedidos de autorização. Sinta-se livre para colocar novos exemplos e alterar os que aqui estão, também pode colocar textos que você já tenha feito para pedir de autorização e teve um bom resultado e que você simplesmente acha que é uma boa forma de fazer esse pedido. Mas peça que a resposta seja preferencialmente no Modelo de resposta para autorizações do uso de texto.

Exemplos utilizadas por outros editores

Estilo casual

Exemplo 1

<AUTOR|WEBMASTER>,

Eu realmente gostei de seu artigo em <URL DE ORIGEM>! Achei muito informativo e útil. Gostaria de usá-lo em um projeto que estou envolvido, chamado Wikipédia, por isso estou pedindo sua permissão. A Wikipédia (http://www.wikipedia.org) é uma enciclopédia livre que é editada colaborativamente por voluntários de todo o mundo.

Eu gostaria de incluir as informações que você disponibilizou na página http://pt.wikipedia.org/wiki/<PAGINA_DA_WIKIPÉDIA>. Para que tenha uma noção da liberdade de Wikipédia, mesmo sem ser registrado formalmente, você mesmo poderia editar este artigo neste exato momento.

Entretanto, só podemos utilizar o seu material se você conceder a permissão para isto, sob os termos da licença Creative Commons BY-SA-4.0. Isto significa que qualquer pessoa terá o direito de compartilhar, de usar para qualquer fim e, se for caso disso, de atualizar o seu material no artigo da Wikipédia. Você poderá ler esta licença na íntegra em:
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/legalcode

A licença expressamente protege o autor original "de ser considerado responsável pelas modificações feitas por outras pessoas", garantindo simultaneamente que o autor original obtenha o crédito por seu trabalho. Para mais informações sobre a política de direitos autorais na Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Direitos_de_autor

Se você concordar, lhe daremos os créditos por seu trabalho no artigo resultante, na secção "Referências", afirmando que o artigo tem informações baseadas em seu trabalho, é utilizado com a sua permissão e fornecendo um link para sua página <URL DE ORIGEM> dentro do artigo.

Obrigado por seu tempo, aguardo com expectativa a sua resposta.

Gentilmente, <EDITOR DA WIKIPÉDIA>

Estilo formal

Prezados senhores,

Este documento tem o propósito de apresentar-lhes a Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Página_principal, uma enciclopédia livre e gratuita, feita por colaboradores em mais de 200 idiomas! A Wikipédia está baseada no conceito Wiki, o que significa que qualquer um pode editar o conteúdo de qualquer artigo acionando o link "Editar esta página" que é mostrado em quase a totalidade das páginas do site.

A Wikipédia foi iniciada em janeiro de 2001 e atualmente já foram criados mais de 2 milhões de artigos em centenas de línguas. A versão em língua portuguesa, falada em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas em todo o mundo, no momento em que escrevo este ofício conta com 1 123 211 artigos e certamente quando os senhores estiverem lendo estas linhas o número já deverá ser maior, porque todos os dias centenas de colaboradores de todas as partes do mundo criam, editam, expandem e revisam artigos.

O objectivo da Wikipédia é criar uma fonte de informação em formato enciclopédico que esteja disponível livremente. A licença que usamos dá livre acesso aos nossos conteúdos no mesmo sentido em que o software livre é livre. Ou seja, o conteúdo da Wikipédia pode ser copiado, modificado e redistribuído desde que a nova versão garanta as mesmas liberdades a terceiros e atribua crédito aos autores do artigo da Wikipédia que foi usado. Os artigos da Wikipédia irão, portanto, permanecer livres para sempre e podem ser usados por qualquer pessoa desde que sejam satisfeitas algumas restrições, a maioria das quais serve para assegurar essa liberdade.

Para garantir que este conhecimento que circula nesta Enciclopédia seja livre e para que a própria Wikipédia continue livre, todo e qualquer texto presente no nosso site é licenciado ao público sob a licença "Creative Commons BY-SA-4.0" (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/legalcode). Por esta razão respeitamos de pleno os direitos de autor e de terceiros e adotamos a política de não publicar textos copiados de quaisquer que sejam as fontes, a não ser que os próprios criadores dos textos e/ou detentores dos direitos deem permissão para publicação dos mesmos na Wikipédia.

E foi por esta razão que entramos em contato com os Senhores. Vimos portanto, por meio deste, pedir autorização para publicar na Wikipédia sob licença "Creative Commons BY-SA-4.0" os textos constantes em "seu texto aqui, explicando onde está a origem dos textos que deseja inserir na Wikipédia", a fim de que possamos dispor estas informações para consulta das comunidades que falam o idioma português e que acessam a Wikipédia. Estaremos prestando um grande serviço ao conhecimento humano, porque "feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" (Cora Coralina).

Em havendo concordância com a publicação dos textos supra citados na Wikipédia, pedimos que nos enviem uma resposta por escrito no endereço e-mail assinalado em baixo, fazendo constar no corpo do texto uma autorização de acordo com o modelo que segue ao final deste documento. Caso a resposta seja negativa, da mesma forma pedimos que nos comuniquem, para nosso controle.

Para finalizar, destacamos que na Wikipédia todos podem editar e convidamos os senhores para que venham também participar deste projeto, para que venham nos ajudar a fazer da Wikipédia a maior e melhor Enciclopédia em língua portuguesa, criando, editando, expandindo e revisando artigos.

Atenciosamente,

"seu nome aqui"

"seu e-mail aqui"

"seu telefone aqui"

"o endereço da sua página pessoal na Wikipédia aqui (opcional)"


Informal (imagens)

Para quem possa interessar:

Achei sua página <nome da página ou URL> enquanto fazia pesquisas para a enciclopédia livre online Wikipédia, e achei que sua imagem poderia ser [a respeito de <tópico>] apropriada para inclusão em nossos artigos sobre <assunto>.

Estou procurando especificamente sua permissão para usar esta imagem:

<URL's>

Eu gostaria de incluir sua imagem nesses artigos:

<URL's dos artigos>

A Wikipédia (http://www.wikipedia.org/) é uma enciclopédia livre que é editada colaborativamente por voluntários de todo o mundo. Nosso objetivo é criar uma base de conhecimento abrangente, que pode ser distribuído gratuitamente e está disponível sem nenhum custo.

Normalmente, pedimos permissão para o material ser utilizado nos termos da Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0). Isto significa que, embora que você mantenha os direitos autorais e de autoria de seu próprio trabalho, você concede permissão para que todos os outros (e não apenas Wikipedia) possam usar, copiar e compartilhar livremente os seus materiais — e até mesmo potencialmente usá-los comercialmente — desde que eles não tentam reivindicar os direitos autorais próprios, nem impedir que outros usem ou os copie livremente.

Você pode ler esta licença na íntegra em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Text_of_Creative_Commons_Attribution-ShareAlike_4.0_International_License (em inglês)

Esta licença expressamente protege os criadores de serem considerados responsáveis pelas modificações feitas por outros, assegurando que os criadores são creditados para o seu trabalho. Há mais informações sobre nossa política de direitos de autor em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Direitos_de_autor

Nós escolhemos a Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) porque consideramos que é a melhor ferramenta disponível para garantir que a nossa enciclopédia poderá permanecer livre para que todos possam usar, oferecendo créditos a todos que doam textos e imagens. Isso pode ou não ser compatível com seus objetivos na criação de materiais disponíveis em seu site. Tenha certeza de que se a permissão não seja concedida, o seu material não será usada na Wikipedia - temos uma política muito rigorosa contra as violações de direitos autorais.

Aceitamos também licenciamento de imagens sob outras licenças de conteúdo livre. Ver:

http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Image_copyright_tags (em inglês)

Com sua permissão, nós creditaremos você para seu trabalho na página de descrição permanente da imagem, observando que é o seu trabalho e é usado com a sua permissão, e iremos fornecer um link para o seu site. Por favor, indique explicitamente sob qual licença você deseja conceder a permissão.

Nós convidamos a sua colaboração na escrita e edição de artigos sobre o assunto e quaisquer outros que possam lhe interessar. Por favor, consulte o seguinte artigo para obter mais informações.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Introdu%C3%A7%C3%A3o

Obrigado pelo seu tempo.

Gentilmente,

<seu nome>

AUTORIZAÇÃO

Autorizamos a "Wikipédia, a enciclopédia livre" a utilizar no seu site e sob licença "Creative Commons BY-SA-4.0" os textos e informações constantes em "seu texto aqui, explicando onde está a origem dos textos que deseja inserir na Wikipédia".

Atenciosamente,

- - -

Pessoa Responsável

Setor responsável

Endereço, E-mail e telefone

Formal

Preciso de algo muito profissional, adequados para ser enviado a grandes organizações (organizações de notícias, partidos políticos, etc.), talvez com um formulário assinado e enviado por correio para enviar de volta?

Carta enviada ao Departamento de Informações Públicas do Reino Unido

Do usuário da Wikipédia anglófona The Epopt para o Departamento de Informações Públicas, setor do Escritório de Sua Majestade (Her Majesty's Stationery Office ou HMSO) do Governo Britânico:

Ao Controlador e Escriba da Rainha
HMSO
St.Clements House
2-16 Colegate
Norwich
NR3 1BQ

Caro Sr. Tullo

Eu sou um editor da Wikipédia, um projeto multilíngue para criar uma completa e precisa enciclopédia de conteúdo aberto. A versão em língua inglesa pode ser visualizada na Web em http://en.wikipedia.org/. Recolhemos informações de várias fontes e os Web sites do governo são muitas vezes particularmente úteis. Como projeto único e de grande visibilidade, nós livremente e publicamente disponibilizamos o nosso trabalho, para que isso possa beneficiar a humanidade. Para este fim, nós respeitosamente respeitamos o direito autoral e estudamos os termos dos Direitos da Coroa cuidadosamente.

Nós entendemos que o uso do material é "livre de sanções em qualquer formato ou mídia usadas, quando garantida a reprodução precisa e não usada de forma enganosa", desde que "a origem da informação é identificada e os direitos autorais reconhecidos". Nossa dúvida se refere à relação entre os Direitos da Coroa e os direitos autorais em uso da Wikipédia. Nós mantemos os direitos sobre o material criado na Wikipédia, porém o licenciamos sob a Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) disponível em http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt para trabalhos sob uma licença livre. O texto legal e integral da licença (em inglês) pode ser encontrado em http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/legalcode sendo a Wikipédia o maior projeto de documentação a usar esta licença.

Esta licença estipula que qualquer cópia de material, mesmo que modificada, deve manter a mesma licença. Consequentemente, não se herdariam as restrições explícitas nos Direitos da Coroa. Por exemplo, embora eu possa copiar precisa e fielmente um artigo protegido sob os Direitos da Coroa, sob a licença CC BY-SA 4.0 deve ser permitido a qualquer terceiro a criação de artigos derivados, mesmo que possam ser alterados enganosamente.

Nós gostaríamos de copiar artigos dos sites do Governo de Sua Majestade e publicá-los sob a licença CC BY-SA 4.0. Nós seríamos gratos se pudesse nos informar a posição oficial do Escritório de Sua Majestade relativo a este assunto.

Eu posso ser contatado através do e-mail <E-MAIL>, através do telefone <TELEFONE> (Estou no fuso horário UTC-7 -- podem me contatar ao final da tarde), e através de carta no endereço:

[nome]
[endereço]
[cidade], [estado/província] [cep/código postal]
[código do país]

Agradeço seu tempo e consideração.

Sinceramente, <NOME COMPLETO>