Wikipédia:Vandal Fighter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vandal Fighter
Logótipo do Vandal Fighter.
Logótipo do Vandal Fighter.
Mudanças recentes no Vandal Fighter.
Desenvolvedor Original: Derek Williams
Actual: Finne Boonen e Beren
Lançamento 1.0 (9 de Maio de 2005)
Versão estável 3.3 (10 de Março de 2006)
Versão em teste 3.5b-26 (29 de Novembro de 2006)
Sistema operacional Qualquer S.O. que suporte Java
Gênero(s) Ferramenta para monitorização de mudanças recentes dos projectos Wikimedia
Licença GNU GPL 2.0
Página oficial hekla.rave.org

Vandal Fighter (VF) é um programa open-source que pode ser usado por qualquer pessoa, (seja administrador, usuário registado ou anónimo) para monitorizar as edições na Wikipédia, apresentando uma listagem em tempo real equivalente às mudanças recentes na Wikipédia, mas contendo funcionalidades extras com o objectivo de combater o vandalismo. Entre várias funcionalidades, o Vandal Fighter permite ter uma lista de artigos vigiados personalizada, vigiar edições de IPs, ignorar edições de determinados usuários (ou o inverso), vigiar comentários que contenham determinadas palavras, etc.

É executado em qualquer sistema operativo que suporte Java, mostrando as mudanças recentes de qualquer um dos Projectos Wikimedia (um ou vários em simultâneo), embora algumas das funcionalidades só funcionem nos projectos em língua inglesa.

Como funciona[editar código-fonte]

Vandal Fighter é uma proteção contra o vandalismo.

O programa Vandal Fighter estabelece uma ligação com um servidor de IRC, e retira informação colocada por robôs (bots) presentes em determinados canais (por exemplo o canal #pt.wikipedia). Desta forma não é necessário fazer pedidos constantes à base de dados. Esses robôs colocam nos canais as mudanças recentes ocorridas no projecto a que se refere.

Exemplo das mensagens de um robô, com a alcunha "rc" (recent changes), num canal:

<rc> [[Praga]] https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Praga&diff=4188&oldid=4168&rcid=4335 * 205.142.212.210 * (+16) +interwiki
<rc> [[Pablo Picasso]] https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pablo Picasso&diff=41689&oldid=40560&rcid=43335 * 200.67.0.212 * (-1590) →Branqueio de página
<rc> [[Especial:Log/newusers]] create * CostaRibes * Novo utilizador
<rc> [[Astronomia]] M https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Astronomia&diff=4168236&oldid=3101416&rcid=4333735 * Neves * (+4)

O Vandal Fighter apresenta esta informação, de uma forma mais fácil para o utilizador entender, na janela principal "Live RC" com algumas funções extra para gerir as mudanças recentes. Além disso, no canal são listadas todas as edições, enquanto que no Vandal Fighter, se uma edição for revertida por um usuário da sua Lista Branca (usuários de confiança), a edição vandalizada e a reversão desaparecem das mudanças recentes do Vandal Fighter, para optimizar e direccionar a atenção para outras edições, evitando assim uma lista de mudanças recentes desnecessariamente maior.

Funcionalidades Extras[editar código-fonte]

Para ajudar a distinguir edições válidas de edições vandalizadas, existem as seguintes funcionalidades:

  • Lista negra e lista branca (whitelist and blacklist) - edições de usuários da lista branca não aparecem nas mudanças recentes, enquanto que as da lista negra aparecem destacadas.
  • Lista de artigos vigiados (Article watchlist) - edições em artigos da lista de artigos vigiados aparecem destacadas. As páginas eliminadas e que tenham sido recriadas podem ser incluídas na lista de artigos vigiados de forma automática. Também é possível importar a lista de artigos vigiados da sua conta da Wikipédia.
  • Expressões regulares (Regular expressions) - permite vigiar, colocar na lista negra ou na lista branca, sumários, nomes de usuários ou IPs que equivalem a qualquer expressão regular. Para mais informações como fazer expressões regulares, consulte a página http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/java/util/regex/Pattern.html (em inglês)
  • Acesso rápido a informação de edições ou de usuários a partir da aba Live RC.
  • As colunas da lista de mudanças recentes podem ser deslocadas, ordenadas e redimensionadas de forma a personalizar a visualização.
  • As páginas especiais (Log/block, Log/delete) não são mostradas nas mudanças recentes. No entanto, se uma página que esteja nas mudanças recentes é eliminada (Log/delete), essa página é retirada das mudanças recentes (esta opção pode ser desligada).
  • Edições múltiplas de um artigo são mostradas apenas uma vez nas mudanças recentes, ou seja, se um vândalo fizer edições num artigo e se alguém da lista branca de usuários a reverter, essa edição desaparecerá das mudanças recentes. Esta função pode ser desligada.
  • Todas as listas e opções são gravadas, sem ser necessário introduzir de novo as configurações.

Instalação[editar código-fonte]

Pré-requisitos[editar código-fonte]

Para usar o Vandal Fighter é necessário ter previamente instalado o programa "Java SE Runtime Environment" (conhecido pelo acrónimo J2RE, ou JRE) versão 1.4 ou 1.5. O programa está disponível para os sistemas operativos Linux, Windows e Solaris, em processadores Intel, SPARC e AMD. Se não souber se o tem instalado, pode tentar correr o Vandal Fighter, caso não funcione terá de descarregar o programa a partir da página http://java.com/pt_BR/download/manual.jsp Caso use Macintosh com o sistema operativo Mac OS X, não é necessário instalar o Java Runtime Environment (para actualizações consulte http://developer.apple.com/java/).

Descarregar (download)[editar código-fonte]

O Vandal Fighter está disponível em http://hekla.rave.org/vf/ onde existem várias versões, algumas estáveis, outras em desenvolvimento. Nos directórios com várias versões, quanto maior a letra do alfabeto, mais recente é a versão. Para facilitar a escolha criou-se a tabela seguinte, onde poderá descarregar directamente a versão pretendida. No entanto tenha em conta que as informações da tabela são meramente indicativas e podem não se aplicar a todas as plataformas, sistemas operativos e versões Java. A tabela descreve algumas características e bugs conforme a versão do Vandal Fighter. Caso utilize uma versão que não esteja na tabela acrescente-a para que seja útil a outros usuários.

Versão Data Imp. listas[1] Exp[2] cfg[3] Observações
adm bot vig
3.3-Eng 19.03.06 Não n/a Sim Sim Sim
3.3a 16.03.06 Disponível apenas em neerlandês
3.3b 18.03.06 Disponível apenas em neerlandês
3.4-en-wp 11.04.06 Sim Sim Sim Sim Sim Nova interface.
3.4.1-en-wp 13.04.06 Não Não Sim Sim Sim
3.4.5f 25.04.06 Não Não Não Não Sim As listas aparentemente funcionam mas não são mostradas.
3.5ba 09.05.06 Não Não Não Não Não Importa listas e apesar de funcionarem não são mostradas. Não grava a maioria das configurações.
3.5bl 17.05.06 Sim Sim Sim Não Não Problemas com o Unicode (título dos artigos não aparece correctamente). A maioria das configurações não são gravadas. Nova funcionalidade "collaborations".
3.5-52 18.06.06 Sim Sim Sim Sim Não Grava a maioria das configurações.
3.5b_3 02.08.06 Sim Sim Sim Sim Não Grava a maioria das configurações.
3.5b_17 07.09.06 Sim Sim Sim Sim Não Grava a maioria das configurações.
3.5-beren 29.11.06 Sim Sim Sim Sim Não Grava a maioria das configurações. Skins e reformulação geral da interface.
3.5-beren-pt_v2 13.02.07 Sim Sim Sim Sim Sim Primeira versão traduzida para Português. Baixar apenas se tiver problemas com as versões seguintes.
3.5-beren-pt_v4 15.02.07 Sim Sim Sim Sim Sim Melhoramentos na tradução. Inclui listas pré-definidas de usuários (Lista Branca) e Expressões regulares. Baixar apenas se tiver problemas com a versão seguinte.
3.5-beren-pt_v4.2 21.02.07 Sim Sim Sim Sim Sim Melhoramentos na tradução. Actualização das listas pré-definidas de usuários (Lista Branca), Robôs e Expressões regulares. Inclui também uma lista de artigos vigiados de dias do ano (1 de Janeiro a 31 de dezembro) , alguns anos (1970 a 2009), artigos destacados e melhores artigos. Se tiver problemas com a tradução informar na página Usuário Discussão:Dcolli/VF.
  1. Imp. listas indica se é possível importar os vários tipos de listas da Wikipédia lusófona: administradores, bots e artigos vigiados.
  2. Exp indica se as expressões regulares (RegExp) funcionam.
  3. cfg indica se o Vandal Fighter grava correctamente os dados no ficheiro de configurações. Na maioria das versões, é necessário reconfigurar um pequeno número de opções ao fechar e abrir posteriormente o programa.

Depois de descarregar[editar código-fonte]

  1. execute o arquivo (algo do género "vf35b_3.jar", conforme a versão que descarregar)
  2. clique na aba "Connections"
  3. faça um "visto" em "Connect to a mediawiki IRC Recent Changes"
  4. no campo "Channel" escreva pt.wikipedia
  5. clique na aba "Live RC"
  6. clique no botão "Connect"

O programa começará a apresentar mudanças recentes ocorridas na Wikipédia em português. Antes de fazer outras configurações é aconselhável fazer também os seguintes passos:

  1. clique na aba "configuration"
  2. no campo "default project" escreva pt.wikipedia
  3. clique no botão "Save"

Nota: apesar de poder usar qualquer navegador, é aconselhável usar um que suporte abas múltiplas (por exemplo, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer 7) e configurá-lo de forma a abrir ligações (links) de programas externos numa nova aba:

  • Firefox em Windows: aceda ao menu "Ferramentas" -> "Opções" -> "Abas" -> "Abrir links de outros programas" -> "Em nova aba da janela mais recente".
  • Firefox em Mac OS: aceda ao menu "Firefox" -> "Preferências..." -> "Abas" -> "Abrir links de outros programas" -> "Em nova aba da janela mais recente".
  • Safari em Mac OS: aceda ao menu "Safari" -> "Preferências..." -> "Geral" -> "Abrir link a partir dos aplicativos" -> "Em uma nova aba da janela atual". Confirme se tem activada a opção: "Safari" -> "Preferências..." -> "Abas" -> "Ativar navegação por abas".

Actualização[editar código-fonte]

Antes de fazer uma actualização (upgrade) faça uma cópia de segurança do arquivo "vfdata.dat", "vfdata2.txt" ou "vfdata.xml" presente no mesmo directório do Vandal Fighter (o nome e formato do arquivo depende da versão), pois nesses arquivos estão as configurações do Vandal Fighter, assim como as listas de artigos vigiados, de usuários, etc.

Como configurar[editar código-fonte]

Nota: pode consultar alguns exemplos de listas em Wikipédia:Vandal Fighter/Lista

Para que não tenha de controlar uma lista enorme de mudanças recentes, convém fazer algumas alterações ao programa de forma a mostrar apenas potenciais edições de vandalismo. Seguem-se alguns exemplos:

  • Como importar a Lista de Artigos Vigiados da conta de usuário da Wikipédia:
  1. Tendo efectuado o login, clique em Especial:Watchlist/edit (irá ter à sua página de edição de artigos vigiados)
  2. Grave um arquivo dessa página no seu disco (por exemplo com o nome "vigiados.htm"). Dependendo do browser, isso é possível normalmente através do menu "Arquivo" -> "Salvar como..." ou "File" -> "Save as..."
  3. Abra o programa Vandal Fighter, clique na aba "Article Watchlist", clique no botão "Import Watchlist". Aparece uma janela de diálogo, abra então o ficheiro que acabou de gravar (no exemplo anterior "vigiados.htm"). Os artigos foram adicionados à sua lista de artigos vigiados do Vandal Fighter. Esses artigos aparecem na lista de mudanças recentes na cor azul claro (cor pré-definida, que pode ser alterada nas configurações).
  • Colocar na Lista Branca a página de testes
  1. confirme se tem activada a opção "Apply regexp whitelist to page names" na aba "configuration"
  2. clique na aba "regexp lists:"
  3. no campo "regexp:" escreva: ^Wikipedia:Página de testes
  4. clique no botão "add do whitelist".
  • Colocar na Lista Branca páginas de discussão de usuários
  1. confirme se tem activada a opção "Apply regexp whitelist to page names" na aba "configuration"
  2. clique na aba "regexp lists:"
  3. no campo "regexp:" escreva: ^Usuário Discussão:.*
  4. clique no botão "add do whitelist".
  • Colocar na Lista Negra edições em que no sumário apareça a palavra "merda"
  1. confirme se tem activada a opção "Apply regexp blacklist to edit summaries" na aba "configuration"
  2. clique na aba "regexp lists:"
  3. no campo "regexp:" escreva: .*merda.*
  4. clique no botão "add do Blacklist".
  • Colocar na Lista Branca usuários de confiança
Este procedimento é o mais importante de todos. Não é necessário vigiar edições de outros usuários de confiança (será pouco provável que façam vandalismo). Por isso mesmo deve adicioná-los à lista do Vandal Fighter:
  1. clique na aba "User Lists"
  2. confirme se aparece na caixa editável o texto "pt.wikipedia", caso contrário altere para esse valor
  3. clique em "Import Bots" e depois em "Import Admins". Dentro de alguns segundos deve surgir uma lista no lado esquerdo com os administradores e robôs.
Para acrescentar usuários manualmente:
  1. no campo "Username or IP:" escreva o nome do usuário
  2. clique no botão "Add to Whitelist"
Mesmo tento adicionado os administradores, os robôs e usuários de confiança notará que na aba "Live RC" aparecerão outros usuários registados. Para reduzir a lista, é aconselhável verificar aos poucos, mais usuários. Para isso, ao visualizar a aba "Live RC", estando conectado e a listar as mudanças recentes, clique em "Pause" (para evitar enganos ao clicar na lista), de seguida clique no campo da coluna "T" numa edição de um usuário registado (desloque as colunas conforme preferir). Isso abre uma janela/aba no navegador com a página de discussão desse usuário. Para saber se pode eventualmente ser de confiança verifique os comentários na página e as edições efectuadas por ele. Se achar que ele já tem alguma experiência e não cometeu vandalismos, volte ao Vandal Fighter e na mesma linha da edição do usuário que verificou, clique no campo da coluna "Wlist" (Lista Branca de usuários). A partir desse momento, as edições desse usuário que estejam na lista de mudanças recente desaparecem todas, e as edições posteriores também não aparecem. Caso apareça nas mudanças recentes uma edição de um usuário qualquer, se um usuário da Lista Branca editar essa página, ela desaparece da lista. Esta funcionalidade pressupõe que os usuários de confiança revertam ou corrijam edições, e por serem de confiança não devem surgir nas mudanças recentes, mostrando apenas aquelas que sejam potenciais vandalismos.

Descrição da interface do Vandal Fighter[editar código-fonte]

aba "Live RC"[editar código-fonte]

Aba "Live RC"

Colunas:

  • Project projecto a que se refere a edição (en.wikipedia, pt.wikipedia, pt.wiktionary...) — se clicar: n/a
  • xse clicar: elimina essa edição da lista de mudanças recentes
  • Time hora da edição — se clicar: n/a
  • Article nome da página — se clicar: abre uma janela no navegador mostrando as alterações da edição
  • Editor usuário que editou a página — se clicar: abre uma janela no navegador em que mostra as edições (contribuições) feitas pelo usuário
  • Bse clicar: conforme as preferências na aba "configurations": caso seja administrador, abre no navegador a ferramenta Especial:Blockip para bloquear o usuário/IP; caso não seja administrador abre a página en:Wikipedia:Vandalism in progress para denunciar um vândalo a outros administradores (apenas disponível na Wikipédia inglesa)
  • Tse clicar: abre no navegador a página de discussão do usuário
  • Summary sumário da edição (pode ser um sumário introduzido pelo editor ou um sumário automático) — se clicar: abre uma janela no navegador mostrando as alterações da edição (o mesmo que no campo "Article")
  • Minor edição marcada pelo editor como edição menor — se clicar: n/a
  • New página nova — se clicar: n/a
  • Move página movida — se clicar: n/a
  • +/- quantidade de informação (em bytes?) alterada no artigo, caso o número seja negativo indica que se retirou informação, caso seja positivo indica que se acrescentou — se clicar: n/a
  • Wlistse clicar: adiciona/retira o usuário/IP da lista branca de usuários
  • Blistse clicar: adiciona/retira o usuário/IP da lista negra de usuários
  • Watchse clicar: adiciona/retira o artigo da lista de artigos vigiados
  • T-Wlistse clicar: adiciona/retira o usuário/IP da lista branca temporária de usuários
  • T-Blistse clicar: adiciona/retira o usuário/IP da lista negra temporária de usuários
  • T-Watchse clicar: adiciona/retira o artigo da lista de artigos vigiados temporária
  • highrisk nível de risco, ou potencial de vandalismo da edição, numa escala de 0 (nível baixo) a 4 (nível alto) — se clicar: n/a

Botões:

  • Connect estabelece a ligação IRC para começar a listar as edições recentes
  • Pause (Alt-A) / Unpause (Alt-A) faz uma pausa na listagem de novas edições / retoma às novas edições, caso tenha a opção "Queue edits when paused" activada na aba "configuration", retoma às novas edições incluindo as edições feitas enquanto no modo pausa.
  • Disconnect desliga a ligação IRC
  • Clear lists limpa a lista de mudanças recentes

aba "Configuration"[editar código-fonte]

Aba "Configuration"
  • Automatically remove old edits & deleted pages (disable for less "table jumping") - remove automaticamente edições anteriores. Se um artigo for editado várias vezes, as edições anteriores são retiradas da lista de mudanças recentes, e é mostrada na lista a última edição desse artigo.
  • Single click launches browser on Live RC table activando esta opção basta um clique para abrir uma janela do navegador a partira das mudanças recentes "Live RC"; caso contrário é necessário um clique duplo.
  • Queue edits when paused' - com esta opção activada, coloca em memória as edições quando se faz pausa na aba de mudanças recentes "Live RC", ao retomar a pausa, essas edições que foram efectuadas durante a pausa são mostradas na lista. (nota: o programa pode demorar alguns segundos até apresentar essas edições).
  • Remove edits that you review - remove da lista de mudanças recentes "Live RC", edições que tenha verificado, ou seja, na aba "Live RC" ao clicar nos campos "Article" ou "Summary", abre no navegador a página da edição do artigo e remove essa edição da lista das mudanças recentes "Live RC".
  • Insert rows into table at top - com esta opção activada, as novas edições aparecem no topo das mudanças recentes; com a opção desactivada aparecem no fundo
  • Default project - este campo está preenchido por padrão com o valor "en.wikipedia"; deve alterá-lo para "pt.wikipedia". O valor é utilizado na aba "User Lists" ao acrescentar usuários/IPs na lista branca ou negra de usuários.
  • Lista branca (Whitelist) - conforme o contexto, trata-se de uma lista de usuários de confiança, uma lista de artigos que não pretenda vigiar temporariamente, ou uma lista de expressões regulares no sumário. As edições que correspondam a uma destas listas não são mostradas nas mudanças recentes.
  • Lista negra (Blacklist) - conforme o contexto, é uma lista de usuários vândalos, uma lista de artigos que pretenda vigiar temporariamente, ou uma lista de expressões regulares no sumário. As edições que correspondam a uma destas listas são mostradas em destaque nas mudanças recentes.
  • Expressões Regulares (RegExp) - trata-se de palavras ou caracteres a serem procurados em nomes de usuários, nomes de páginas e sumários de edição (conforme a configuração). Por exemplo, pode-se configurar o Vandal Fighter para destacar edições que contenham a palavra "burros", "hahaha", "porra", etc. no sumário, nomes de páginas e de usuários. Também é possível o inverso, excluindo edições com as palavras "interwiki", "wikificar", etc.