Wikipédia:Votações/Regras para nomes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Regras para nomes
  • Fase atual: Cancelada
  • Fase seguinte: -

Ver também

Propostas: Melhorar o texto para que seja aprovado pela comunidade.

Esta proposta é baseada numa votação rejeitada ocorrida em 2005 Wikipedia:Votações/Nomes de usuários. Naquela época aparentemente havia uma preocupação muito grande com a liberdade de escolha do nome. Parece que não existia maneira de se criar uma norma justa.

Porém para quem não está acompanhando a página Wikipedia:Pedidos a administradores, estão aparecendo alguns nomes impróprios que estão sendo bloqueados e gostaríamos de fazer este bloqueio, baseado em um texto oficial.

Mas além, para colocar um link na página do usuário bloqueado para que ele saiba que o bloqueio é devido a uma decisão da comunidade e não por mero capricho de um administrador.

Várias das regras aqui catalogadas já foram criadas em Ajuda:Guia de edição/Como criar uma conta


  • Abertura da discussão: 14 de Maio de 2007
  • Fecho da discussão: data a definir
Recomendação
Recomendação
Atenção: esta página é uma proposta para recomendação da Wikipédia lusófona. Por favor, comente sobre esta página na página de discussão

Esta página destina-se a regulamentar a escolha do nome de usuário que os participantes da Wikipédia criam ao se registrarem com um login, ou seja, o nome com que editam a Wikipédia após se logarem no site com um nome e com uma senha. Também visa impôr algumas regras no uso de nomes e de assinaturas que não são impróprias.

Também estão incluídos nesta regulamentação os limites para a personalização da assinatura de um usuário. O conteúdo artístico (aspeto visual propriamente dito), será tratado em uma norma à parte.

Daqui em diante, o termo nome será atribuido tanto ao nome de login do usuário, como ao nome escolhido para a sua assinatura pessoal.

A Wikipédia é constituída por uma grande comunidade heterogênea de usuários, entre os quais deverá sempre existir um relacionamento de respeito.

Para a manutenção de um clima de cordialidade, a comunidade sentiu-se obrigada a estabelecer um conjunto de regras, que limitem o tipo de nome que o usuário escolheu para participar da Wikipédia.

Não existe uma regra geral que indique quais sejam os nomes aceitos. Entende-se que o bom senso e a experiência dos usuários de maior tempo na internet, já adquirida em participações de fóruns, de lista de e-mails, de comunidades virtuais e assemelhados, prevaleça.

Sobre o nome de usuário[editar código-fonte]

Quando um usuário cria uma conta, ele escolhe o seu nome de usuário e pode também, a qualquer momento, alterar o nome da sua assinatura, acessando as suas configurações pessoais e editando o item Seu cognome. Poderá inclusive usar na assinatura um nome bastante diferente do nome de usuário. Porém para o registro de suas contribuições, no histórico das páginas da Wikipédia, o software MediaWiki utilizará sempre o nome de usuário (com que o usuário se loga na Wikipédia).

Se determinado usuário possuir um nome de usuário impróprio, não será suficiente alterar a sua assinatura nas configurações pessoais para um nome aceitável, já que o nome de usuário impróprio permanecerá sempre como tal no histórico das páginas.

Sobre a assinatura[editar código-fonte]

As regras a seguir também se aplicam a um usuário que tenha se logado na Wikipédia com um nome de usuário não considerado impróprio, mas que tenha alterado a sua assinatura para um nome impróprio que viole alguma das regras indicadas abaixo. Este nome impróprio será visível ao assinar as suas mensagens pessoais ou a postar os seus votos nas páginas de votação.

As assinaturas (cognome) do usuário podem ser editadas nas configurações pessoais do usuário (neste caso não há sentido fazer o uso do Wikipedia:Pedidos a burocratas). O usuário deverá corrigir a sua assinatura e, caso tenha sido bloqueado, terá que fazer um pedido de desbloqueio em Wikipedia:Pedidos a administradores, de forma anônima ou criando uma nova conta.

As assinaturas podem apresentar diferentes aspetos visuais consoante o gosto pessoal de cada usuário. A regulamentação das variantes formais permitidas (cor, tamanho, uso de imagens, etc) pode ser vista "aqui". Porém, independente da sua elaboração formal, as assinaturas deverão obedecer às normas de nomenclatura estabelecidas nesta página.

Procedimentos para aviso de usuário e bloqueio da conta[editar código-fonte]

Nesta secção são indicados os motivos e formas de bloqueio de uma conta com um nome considerado impróprio.

  • Qualquer usuário, inclusive anônimo, poderá enviar um aviso de nome impróprio a um usuário que se enquadre nas regras abaixo. O bloqueio e desbloqueio da conta apenas poderá ser efetuado por um administrador.
  • O fato de não ter recebido um aviso de mudança de nome não implica que o seu nome tenha sido automaticamente aceito pela comunidade. Não existe tempo de expiração para o envio de avisos ou para a aplicação de sanção ao quebrar alguma destas normas.
  • Os usuários burocratas ou oversights não constituem um instância superior para a resolução sobre regras de nomes. Entende-se que este problema deva ser aqui totalmente solucionado.
  • Caso um usuário tenha criado um nome impróprio, ele poderá ser bloqueado a qualquer momento por um administrador, passando a estar impossibilitado de editar. Um aviso será colocado em sua página de discussão, alertando sobre a natureza imprópria de seu nome.
  • Por vezes, dependendo da decisão do administrador, o usuário poderá ser inicialmente alertado para que escolha um outro nome e abandone o atual nome. O bloqueio imediato ou não dependerá da avaliação pelo administrador da gravidade do nome adotado pelo usuário. Esta última medida visa apenas estabelecer um maior contato com um usuário novato, com a finalidade de manter um clima de cordialidade.
  • Um administrador poderá optar apenas por alertar um usuário em sua página de discussão, mas um outro administrador poderá efetuar de imediato o bloqueio se assim o considerar necessário, face por exemplo, a reclamos da comunidade.
  • Recomenda-se que o usuário novato opte por criar uma nova conta, com a qual terá de novo acesso imediato à Wikipedia, e abandone a conta antiga.
  • O usuário poderá também, em vez disso, optar por mudar o nome da sua conta para um outro nome aceitável. Para isso basta entrar com um pedido em Wikipedia:Pedidos a burocratas. No entanto, se o usuário não fez nenhuma edição ou fez apenas algumas edições menores, não é necessário solicitar mudança de conta em Wikipedia:Pedidos a burocratas. Se optar por fazer o pedido, deverá aguardar uma resposta dos burocratas, pois apenas eles podem mover uma conta. Isso pode demorar mais ou menos tempo consoante a disponibilidade dos burocratas. O usuário deverá preferencialmente, e antes de fazer o pedido, acessar a esta página e verificar se o novo nome escolhido ainda está vago, preenchendo o campo em branco com o novo nome e clicando em Ver.
  • O usuário, que tenha sido advertido para o uso de nome impróprio, não deverá efetuar mais nenhuma edição na Wikipédia, salvo se a edição for feita na página Wikipedia:Pedidos a burocratas. Após a sua conta ter sido movida para a conta com o novo nome poderá retomar as suas edições naturalmente.

Nomes impróprios já registrados anteriormente[editar código-fonte]

Usuários com um número significativo de edições na Wikipédia, e que possuam um nome de usuário impróprio registrado antes da entrada em vigor destas normas, deverão entrar com um pedido de mudança de seus nomes em Wikipedia:Pedidos a burocratas. As contribuições efetuadas com a conta anterior, assim como a página de usuário e a respectiva página de discussão, serão preservadas e passarão automaticamente para a conta renomeada.

Até que a movimentação da conta seja efectuada, o usuário não deverá voltar a editar a Wikipédia, salvo se a edição for feita na página Wikipedia:Pedidos a burocratas. Eventualmente serão toleradas edições com a conta de nome impróprio, como por exemplo, para o retorno de mensagens pessoais ou para terminar a edição de algum um artigo ou mesmo para participar de votações.

O bloqueio da conta poderá ser feito a qualquer momento, de acordo com as normas em vigor, e mesmo que tenha sido feito um pedido de mudança de nome, se se verificar que somente esta medida poderá garantir um ambiente de tranquilidade na Wikipédia.

Neste caso o administrador deverá apenas fazer o bloqueio da conta, em uma situação extrema, a fim de não impedir o direito de voto do usuário.

Caso seja identificado um usuário com nome impróprio, será postado em sua página de discussão um aviso pedindo-lhe para que solicite o mais rapidamente possível uma mudança de nome em Wikipedia:Pedidos a burocratas. Caso se verifique que o usuário continua a editar após ter recebido o aviso, e que ainda não fez o pedido de mudança de nome, o bloqueio poderá ser efetuado de imediato.

Relação de nomes considerados impróprios[editar código-fonte]

Abaixo uma relação de nomes nomeadamente como impróprios.

  • 1. Palavrões

Não serão aceites nomes de usuários que incluam palavrões nas principais línguas. Estão aqui incluídas todas as expressões regionais, mesmo aquelas que sejam ditas aceitáveis em certas regiões de um país. Estão também incluidas siglas ou acrônimos que signifiquem palavrões.

Exemplos: Usuário:Merda; Usuário:Motherfucker; Usuário:V.T.N.C.

  • 2. Ofensas

Não serão aceites nomes de usuários com menções ofensivas. Qualquer tipo de ofensa, mesmo que subjetiva ou oculta. As ofensas não estão restritas apenas ao âmbito pessoal, estendendo-se a qualquer objetivo

Exemplos: Usuário:Fulano é corno

  • 2.1. De teor étnico

Mesmo que uma raça não exista e que seja considerada popularmente como tal.

Exemplo: Usuário:Raça Branca

  • 2.2. De teor sexual

Por exemplo, que visem a liberdade de orientação sexual de cada um. Estão incluídas todas as expressões populares ou regionais e que venham a sugerir sexo e que alguns não considerem como palavrões.

  • 2.3. De teor desportivo

Expressões que sejam contra um clube esportivo, seja futebol, voleibol, etc. Contra um dirigente exportivo, contra uma torcida esportiva, ou contra uma universidade, contra um país, etc.

Exemplo: Usuário:antipalmeiras.

  • 2.4. De teor religioso

Que incluam ofensas a religiões, costumes ou figuras religiosas, mas também mensagens de proselitismo como por exemplo: Usuário:A salvação está na IURD.

  • 2.5. De teor cultural

Estão proibidas expressões que sejam contra aspectos comuns da sociedade. Poderão existir nomes de protesto, como Usuário:antiglobalização, mas que não atinjam a honra das pessoas, de um povo ou de uma nação.

Exemplo: Usuário:Antiargentina; Usuário:Antipolicial; Usuário:Nazista.

  • 2.6. De teor político

Sejam elas contra ou a favor de um partido ou de um político, ou desabafos momentâneos ou slogans de qualquer espécie. Exemplos: Usuário:Vota PSD; Usuário:Fora com o Lula; Usuário:O governo não presta.

  • 3. Princípios

Não serão aceites nomes de usuários que ponham em causa os princípios da Wikipédia, tais como se encontram definidos. Exemplos: Usuário:Sou Parcial; Usuário:Não gosto do Português do Brasil; Usuário:Uso fair use; Usuário:Copy-Paste é o que rende; Usuário:Nas minhas contribuições ninguém mexe

  • 4. Violentos e criminais

Não serão aceites nomes de usuários com mensagens violentas ou menções a crimes. Exemplo: Usuário:Bato na minha mulher; Usuário:Pedófilo; Usuário:Tiro nos cornos

  • 5. Termos relacionados a expressões de controle e catalogação dos artigos da Wikipedia

Expressões de uso geral pela comunidade, relacionados com a própria Wikipédia como: VDA, impróprio, sem-fontes, em tradução, esboço, etc. Utilizados na catalogação de artigos, categorias, predefinições, portais, etc.

Ex: "Zelador da moral", "Controlador de VDA", "Verificador de fontes".

  • 6. Termos técnicos da Wikipedia

Expressões do interface ou relativos a processos/estatutos: Admininstrador, Sysop, Admin, Burocrata, Oversight, Steward, Anónimo, Eliminar, Bloquear, etc. Incluido termos relacionados com o software MediaWiki e que possam causar algum tipo de confusão aos usuários menos experientes.

  • 7. Nome de marcas, instituições, empresas, grupos sociais, políticos.

Exemplos: Nome de empresas de informática, de livrarias, de escolas, etc

  • 8. Camuflagem de nome com o uso de Leet

Não será permitido o uso de Leet com a finalidade de tentar burlar alguma das regras aqui indicadas.

Exemplo:Usuário:Antiw1k1p3d1a

  • 9. Uso de nome muito extenso ou de uma frase

Não será admitido o uso de nomes muito extensos, ou de nomes que sejam frases com ou sem sentido.

Apesar de ser possível a sua criação pelo software MediaWiki, tais nomes prejudicam a organização das páginas de discussões e de votações da Wikipédia.

  • 10. Uso de sinais

Serão permitido nomes que contenham apenas caracteres que não sejam letras ou consoantes do alfabeto latino. Caso se constate dificuldade em enxergar uma assinatura, ou ela se confunda com o texto já existente, o usuário será solicitado a alterar a sua assinatura. Alguns navegadores (browser) podem apresentar problemas na exibição destes caracteres .

  • 11. Nome semelhante ao já existente de usuário ativo da Wikipédia

Não serão admitidos nomes de usuários que sejam semelhantes aos já existentes, em particular de usuários ativos ou conhecidos da Wikipedia. Principalmente de administradores e de burocratas da Wikipédia e futuramente de oversight. Para este último caso, o bloqueio deverá ser feito de forma imediata, a fim de preservar a tranquilidade da comunidade.

Esta norma também se aplica a ex-administradores ou administradores inativos da Wikipédia. Usuários banidos da Wikipédia ou que estejam ausentes devido a longos períodos de sanções.

Exemplos: Usuario:Sock, Usuário:Barão.

Para as outras situações, poderá ser feito um estudo de cada caso. Onde as partes poderão ser consultadas para ver quem deva mudar de nome, face aos argumentos que vierem a ser apresentados. Outra opção aceitável seria a personalização da assinatura.

  • 12. Nome com endereço web

Não será permitido o uso de nomes com endereços web, mesmo que os sites não existam, ou que sejam sites de ONGs, de ajuda, humanitários, etc.

Exemplos: www.qualquercoisa.br, usuáriox.com, website.pt

  • 13. Nome composto por um conjunto de caracteres repetidos ou uma sequência de caracteres aleatórios, como "aaaaaaaaaaaa" ou "ghfjkghdfjgkdhfjkg";
  • 14. Nome composto por elementos identificativos, como o número de telefone, endereço, etc.
  • 15. Nome que corresponda a um endereço IP, pois poderá confundir outros usuários como sendo um usuário anónimo em votações e diversas páginas de discussão.
  • 16. Redirecionamentos

16.1 Não será permitido que uma assinatura aponte para uma outra conta de usuário, mesmo que ela também pertença ao usuário em questão. Toda a assinatura deverá necessariamente apontar para a página do seu usuário, seja pessoal ou de discussão.

16.2 Não será permitido que a segunda parte de uma assinatura aponte para uma ligação externa. Entende-se como segunda parte de uma assinatura, o segundo link da mesma.

  • Ex: (1ªparte->)[[Usuário:Mono|Mono]] (2ªparte->) <sup>[[Usuário Discussão:Mono|discussão]]</sup>

A segunda parte da assinatura não necessita apontar para a página de discussão do usuário em questão. Se existir o link, deverá apontar para a página do usuário, seja para a sua página pessoal ou para a sua página de discussão. Também não poderá apontar para uma determinada secção da página do usuário.

Não é necessária a existência da segunda parte de uma assinatura.


17.Nomes não-latinos

Evitar o uso de nomes que não estejam em línguas derivadas do latim. Nomes árabes, chineses e japoneses (entre outros) não serão aceitos.

Ex.:Usuário:Husayn al-Musayyab, Usuário:Abdul-Rahman ibn `Uyaynah

18.Números de telefones Nomes de usuário com números de telefones comerciais ou residenciais não serão aceitos. Também não serão aceitos números de telefone acompanhados por mensagens.

Ex.:Usuário:Liga para mim 6666-6666, Usuário:3336-3336.

Outros casos[editar código-fonte]

Mesmo que um nome ou uma assinatura seja aceita na comunidade, existem porém mais algumas normas a considerar.

1. Constantes mudanças da assinatura Não será permitido que o usuário faça constantes alterações em sua assinatura, seja na côr ou nos dígitos, e principalmente em páginas de votações de múltiplas escolhas. A utilização de diferentes assinaturas numa mesma votação poderá dificultar a avaliação da votação, seja na contagem do número de votos, seja na verificação se o usuário possui o direito ao voto. A violação desta norma também poderá constituir razão para bloqueio por parte de um administrador.

2. Edições de sua assinatura Com a finalidade de clarificar uma votação, um usuário comum poderá editar um nome ou uma assinatura, caso ela dificulte a leitura ou a organização dos votos dessa página.

3. Assinatura muito curta Uma assinatura deverá ter no mínimo dois caracteres. No entanto, caso ela seja de difícil visualização, ela deverá ser alterada. Se colocada em uma página de votação, um usuário comum poderá editá-la a fim de torná-la mais visível. O usuário poderá ser solicitado a mudar a sua assinatura.

4. Nomes impróprios não classificados nas normas Um administrador poderá a seu critério pessoal, efetuar o bloqueio de uma conta cujo nome seja considerado impróprio e que não se enquadre nas classificações acima indicadas. Neste caso, o usuário também deverá ser notificado para alterar o seu nome e apenas deverá ser bloqueado em caso extremo.

O usuário bloqueado poderá questionar a suspensão da conta, criando uma outra conta ou editando anônimamente, apresentando o seu caso em Wikipedia:Pedidos a administradores.

Páginas de votações[editar código-fonte]

Os votos realizados com o uso de assinaturas impróprias não serão anulados, desde que o votante tenha adquirido o direito a voto. Esses votos poderão ser editados por um usuário comum a fim de remover o texto impróprio ou para evitar que uma página de votação apresente problemas de formatação do texto.