Wikipédia:WikiConcurso/WC6.0/Regras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Seções
Seta Introdução
Seta Coordenação
Seta Regras
Seta Inscrições
Seta Avaliação
Seta Medalhas

Como se processa a avaliação?[editar código-fonte]

1. Será avaliada a versão mais recente de cada artigo anterior às 23:59 UTC do dia 31 de Julho.
2. Aqui encontram-se os links para a última versão válida dos artigos a avaliar. A avaliação durará 2 semanas (para que todos os concorrentes tenham tempo de ler os artigos).
3. A avaliação dos artigos será feita com base na atribuição de pontos, pelos próprios concorrentes, aos artigos em cada uma das modalidades/critérios apresentados mais abaixo.
4. Para cada modalidade cada concorrente tem direito a cinco (5) votos traduzidos em pontos de 1 a 5 (sendo 5 o melhor) para atribuir aos 5 artigos que achar melhor (a cada concorrente não é permitido o voto num artigo desenvolvido pelo próprio).
5. Os pontos de cada concorrente devem ser enviados pelo próprio via e-mail a um dos coordenadores através do botão “contactar usuário” existente no menu esquerdo da respectiva página de usuário do coordenador (aqui, aqui ou aqui). A mensagem deverá ser intitulada “WC6” e deverá conter, para cada modalidade, o nome dos 5 artigos pontuados e o respectivo ponto para cada um, assim como o nome de usuário que envia a mensagem. Após o envio da mensagem o concorrente deverá deixar a sua assinatura em pontuações entregues. Aceitam-se alterações até à data limite dada para a avaliação (cada alteração enviada deverá ser seguida de assinatura adicional do usuário na secção indicada anteriormente).
Para o e-mail basta copiar o texto que se encontra no fim desta página e substituir onde se lê Artigo_A, Artigo_B etc, pelo nome do artigo que se deseja pontuar.
6. Os coordenadores somam os pontos que cada artigo obteve a cada modalidade. O melhor artigo de cada modalidade ganha uma medalha temática.
7. No final, são somados, para cada artigo, os resultados de todas as modalidades (Artigo A: Resultado da "Modalidade 1" + Resultado da "Modalidade 2" + etc = X pontos totais). O vencedor é o artigo com a melhor pontuação total.
8. A pontuação para cada artigo permanecerá secreta até ao término da avaliação sendo, no final, colocada pelos coordenadores numa tabela em resultados, dando-se a conhecer os vencedores.

Critérios para avaliação[editar código-fonte]

Modalidades / critérios
Qualidade total, em que se reúnem todas as características que se seguem e mais algumas.
Investigação e abrangência, onde não fica nada (ou quase nada) por dizer (a não esquecer: verificabilidade)
Clareza de discurso, onde não é preciso tirar um curso antes para entender o artigo (a não esquecer: princípio da imparcialidade).
Estética e organização, onde há um desenvolvimento coerente e agradável à vista (atenção que artigos sem imagem podem estar mais bem conseguidos do que artigos com!).
Atenção aos pormenores, onde se faz uso correcto de categorias / interwikis / predefinições / redirects / notas de rodapé / citações / bibliografia / links internos (desambiguações, p.ex.) e imagens (do Commons e com atribuição de licença livre)

Listagem da última versão válida dos artigos a avaliar[editar código-fonte]