Wikipédia:WikiGrifo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um WikiGrifo examinando cuidadosamente o Wikipanorama em busca de possíveis sinais de problemas.

WikiGrifo é representado por um grifo, uma criatura mítica com cabeça, garras e asas de águia e corpo de um leão. São wikipedistas conhecidos como os "guardiões dos tesouros, protetores do mal, da bruxaria e da difamação oculta". Assim como os WikiDragões, os WikiGrifos podem ser poderosos ao coletar tesouros e colocá-los adequadamente, e tenaz ao detectar invasores verminando seus ninhos. Em contraste com os dragões, no entanto, os WikiGrifos são muito nobres e corteses e são surpreendentemente pacientes com os recém-chegados, dando-lhes as boas-vindas quando fazem boas edições e repreendendo-lhes gentilmente quando fazem as ruins. Eles também são bastante amigáveis e adoram ajudar novos usuários e se dedicam a orientá-los e colocá-los no caminho certo (se já não estiverem). Por outro lado, devido a seus instintos de proteção, eles não toleram vândalos, WikiTrolls ou outros guerreiros sitiantes, não hesitando em atirar pedras sobre eles. Com efeito, os WikiGrifos regularmente caçam essas criaturas, não importa onde elas estejam, e frequentemente as usam como uma desculpa para viajar para fora de seus ninhos. Além dessas características principais, os WikiGrifos possuem uma mistura comportamental de outros WikiFaunas benevolentes.

Comportamento[editar código-fonte]

Os WikiGrifos geralmente trabalham sozinhos, mas ocasionalmente se unem — algumas vezes uns com os outros, outras vezes com outro WikiFauna — para caçar vândalos e WikiTrolls e melhorar a Wikipedia de qualquer outra maneira. Apesar de suas atitudes aparentemente distantes, os WikiGrifons são muito sociáveis, desde que não sejam provocados e/ou capturem vândalos no ato. Edições e vândalos à parte, eles são bastante descontraídos. Eles são muito tolerantes e aceitam todos os outros WikiFauna de bom humor, incluindo os muito perseguidos WikiDragões. Embora possa haver alguns indivíduos de temperamento brusco, os WikiGrifos geralmente são civilizados e nunca vandalizariam páginas de bom grado.

Os hábitos de edição de um Wikigrifo variam entre indivíduos. Alguns se contentam em corrigir erros de digitação e gramática incorreta em seus espaços e ocasionalmente remover um vandalismo, enquanto outros são caçadores de vandalismo devotados, rondando regularmente o Cânion das Mudanças Recentes e observando cuidadosamente os artigos editados recentemente. Se um WikiGrifo vê vandalismo em um artigo, ele imediatamente o ataca e o reverte para seu estado não-vandalizado. Se o WikiGrifo considerar que a edição é um vandalismo real, em vez de uma edição de boa fé, ele rastreará o vândalo e lançará uma pedra de aviso na página de discussão deste. No entanto, os comportamentos de edição de um WikiGrifo não são definidos em preto e branco e podem ser muito mais variados, conforme a seção abaixo explica.

Mimetismo de espécies[editar código-fonte]

Uma característica distintiva do WikiGrifo é a capacidade de imitar instantaneamente os hábitos de edição de outros WikiFaunas benevolentes. Por exemplo, se um artigo precisar de limpeza, eles mudarão para um comportamento semelhante ao WikiGnomo; se forem necessárias edições ousadas e gigantes, eles podem se tornar tão grandes quanto os WikiDragões para executar a tarefa. Essas são apenas algumas das possibilidades do WikiGrifos, por esse motivo, podem ser descritos como uma espécie de "pau para toda obra".

Auto identificação[editar código-fonte]

Um WikiGrifo pode se identificar simplesmente proclamando-o na página do usuário, podendo também colocar o ícone na página.

É possível também adicionar userbox {{Wikipedia:Userbox/WikiGrifo}} à sua: Página de Usuário.

Este usuário é um WikiGrifo, guardião dos tesouros, protetor do mal, da bruxaria e da difamação oculta.



Se preferir não usar userboxes, pode listar a sua página do usuário na categoria WikiGrifo colocando a seguinte "tag" na parte inferior da página:

[[Categoria:!Wikipedistas WikiGrifo|{{subst:PAGENAME}}]]