Wikipédia:WikiPacifismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

WikiPacifismo é uma filosofia defendida por alguns wikipedistas que consideram as guerras de edições como danosas ao ambiente da Wikipédia, aos outros editores, ao desenvolvimento do artigo, e ao histórico da página. São adeptos da R1R, seguindo as normas de conduta e os métodos de resolução de disputas. Em alguns casos, podem também recorrer ao WikiPausa para evitar problemas. São o oposto do WikiGuerreiro, que acredita que as guerras de edições são um meio válido para se resolver problemas.

Descrição da filosofia[editar código-fonte]

Os WikiPacifistas consideram as guerras de edições infantis, sem sentido e prejudicial ao projeto. Elas poluem o histórico de edições da página e dificultam que outros usuários editem o artigo enquanto há uma guerra de edições, tanto pela dificuldade em se assimilar as edições de terceiros como também quando ocorre a proteção da página. Também causa stress entre os envolvidos, podendo desrespeitar as normas de conduta gerando conflitos, bloqueios, e afastando bons editores.

Assim, fazem o possível para evitar as guerras de edições, através do bom uso do sumário de edição ao fazer grandes mudanças no artigo e principalmente ao reverter edições, ou mesmo explicando na página de discussão. Tudo isso para que outros usuários entendam os seus motivos e discutam as questões antes de reverter sua edição.

Ao ver sua edição revertida, um WikiPacifista não reverterá as edições para manter a sua versão, mesmo enquanto tenta discutir a questão. Ao invés disso, irá procurar outros meios de resolver a disputa, principalmente conversando com o editor em questão através da página de discussão do usuário, ou da discussão do artigo. Caso isso não possa resolver, ainda tentará uma mediação, e possivelmente um pedido a administradores para proteger a página. Nunca fazem um pedido de bloqueio por guerra de edições.

Relação com outras filosofias[editar código-fonte]

  • Eventualismo: Quando não consegue resolver as disputas, mesmo acreditando que sua versão é a mais correta o WikiPacifista prefere se afastar do assunto e deixar outros lidarem com a situação, acreditando que eles saberão decidir qual edição é a mais adequada para a página, independente de quanto tempo vai demorar.
  • Statusquoismo moderado: Por não fazer questão que sua versão seja a usada, eles permitem que o status quo do artigo seja mantido até que o assunto seja resolvido.
  • Proceduralismo: O vandalismo, mesmo que seja feito com boas intenções, atrapalha o processo normal de construção de artigo ao obrigar que se faça uma reversão da edição, que pode levar a reversão pelo outro usuário e mais reversões. Apesar de não ser, por definição, uma guerra de edição (reversão de vandalismo não é considerada GE), as reversões quando em quantidade atrapalham o projeto.
  • Comunitismo: Mesmo quando estão editando com foco nos artigos, consideram que um ambiente calmo e receptivo é mais importante que decidir as questões editoriais.
  • Politicismo: Têm um lado de Reabilismo ao assumir a boa fé dos usuários quando revertidos, porém também acreditam no Sysopismo por vezes ser necessário para evitar mais guerras de edições. No fundo então, ficam com o Politicismo, seguindo a lógica que "Troll" e "usuário problema" são apenas definições e que um editor valioso para uma pessoa é um troll para outro.