Wikipédia:WikiPacifismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Filosofias wikis
Domínio principal
Notoriedade a curto prazo
Qualidade do conteúdo
Notoriedade a longo prazo
Conteúdo indevido
Assuntos similares
Neutralidade
  • Habilidades básicas
  • Absoluto inatingível
Outros
Processo de edição
Statu quo
Guerra de edições
Autor dos artigos
Objetivos
Processos internos
Conteúdo ou comunidade
Perspectivas

WikiPacifismo é uma filosofia defendida por alguns wikipedistas que consideram as guerras de edições como danosas ao ambiente da Wikipédia, aos outros editores, ao desenvolvimento do artigo, e ao histórico da página. São adeptos da R1R, seguindo as normas de conduta e os métodos de resolução de disputas. Em alguns casos, podem também recorrer ao WikiPausa para evitar problemas. São o oposto do WikiGuerreiro, que acredita que as guerras de edições são um meio válido para se resolver problemas.

Descrição da filosofia[editar código-fonte]

Os WikiPacifistas consideram as guerras de edições infantis, sem sentido e prejudicial ao projeto. Elas poluem o histórico de edições da página e dificultam que outros usuários editem o artigo enquanto há uma guerra de edições, tanto pela dificuldade em se assimilar as edições de terceiros como também quando ocorre a proteção da página. Também causa stress entre os envolvidos, podendo desrespeitar as normas de conduta gerando conflitos, bloqueios, e afastando bons editores.

Assim, fazem o possível para evitar as guerras de edições, através do bom uso do sumário de edição ao fazer grandes mudanças no artigo e principalmente ao reverter edições, ou mesmo explicando na página de discussão. Tudo isso para que outros usuários entendam os seus motivos e discutam as questões antes de reverter sua edição.

Ao ver sua edição revertida, um WikiPacifista não reverterá as edições para manter a sua versão, mesmo enquanto tenta discutir a questão. Ao invés disso, irá procurar outros meios de resolver a disputa, principalmente conversando com o editor em questão através da página de discussão do usuário, ou da discussão do artigo. Caso isso não possa resolver, ainda tentará uma mediação, e possivelmente um pedido a administradores para proteger a página. Nunca fazem um pedido de bloqueio por guerra de edições.

Relação com outras filosofias[editar código-fonte]

  • Eventualismo: Quando não consegue resolver as disputas, mesmo acreditando que sua versão é a mais correta o WikiPacifista prefere se afastar do assunto e deixar outros lidarem com a situação, acreditando que eles saberão decidir qual edição é a mais adequada para a página, independente de quanto tempo vai demorar.
  • Statusquoismo moderado: Por não fazer questão que sua versão seja a usada, eles permitem que o status quo do artigo seja mantido até que o assunto seja resolvido.
  • Proceduralismo: O vandalismo, mesmo que seja feito com boas intenções, atrapalha o processo normal de construção de artigo ao obrigar que se faça uma reversão da edição, que pode levar a reversão pelo outro usuário e mais reversões. Apesar de não ser, por definição, uma guerra de edição (reversão de vandalismo não é considerada GE), as reversões quando em quantidade atrapalham o projeto.
  • Comunitismo: Mesmo quando estão editando com foco nos artigos, consideram que um ambiente calmo e receptivo é mais importante que decidir as questões editoriais.
  • Politicismo: Têm um lado de Reabilismo ao assumir a boa fé dos usuários quando revertidos, porém também acreditam no Sysopismo por vezes ser necessário para evitar mais guerras de edições. No fundo então, ficam com o Politicismo, seguindo a lógica que "Troll" e "usuário problema" são apenas definições e que um editor valioso para uma pessoa é um troll para outro.