Wikipédia:WikiVida/WikiVida II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Símbolo do concurso.
Símbolo do concurso.

O WikiVida é um concurso organizado pelo Projeto Árvore da Vida para todos os usuários regist(r)ados na Wikipédia, para promover o aumento da qualidade dos artigos ligados à temática do projeto.

WikiVida II
Inscrições Avaliações Resultados
  • Período do concurso: 1/10/2009 - 30/10/2009
  • Avaliação (1ª fase): 1/11/2009 - 7/11/2009
  • Avaliação (2ª fase): 8/11/2009 - 14/11/2009
  • Anúncio dos resultados: 15/11/2009 - 21/11/2009

O WikiVida II abre três possibilidades de temas para os concorrentes. Aproveitando que 2009 é o Ano Internacional do Gorila (designação dada pelas Nações Unidas) e o Ano de Darwin (designação dada pela União Internacional das Ciências Biológicasen:), os artigos que podem concorrer na segunda edição devem ser:

  • Darwin: grupos taxonômicos ou espécies estudadas por ele ou ainda que tenham alguma outra ligação com o naturalista, tal como uma homenagem a ele.
  • Primatas: grupos taxonômicos ou espécies incluídas nessa ordem.
  • Espécies em perigo: espécies de qualquer tipo de ser vivo ameaçados de extinção.

Nesta edição, cada um dos temas dispostos representa uma categoria de competição. Cada categoria funcionam independente, assim, um mesmo usuário pode increver artigos nas três ao mesmo tempo. Para cada categoria, haverá uma premiação individual.

Serão atribuídas medalhas de primeiro, segundo e terceiro em cada categoria. E, ao final da premiação por categoria, será feito o quadro geral de medalhas. Figurará em primeiro lugar quem obtiver mais medalhas de ouro, seguidas pela quantidade de medalhas de prata, medalhas de bronze e medalhas de mérito. Caso ocorra o empate, ele se manterá.

Medalhas de mérito[editar código-fonte]

As medalhas de mérito serão conseguidas com a realização de pequenas tarefas de manutenção. São três tarefas premiáveis: inserção da caixa taxonômica nos artigos que delas necessitam e ainda não as têm; inserção de categorias ou recategorização de artigos; e inserção de interwikis.

As medalhas de mérito seguirão uma determinada proporção entre a quantidades de tarefas feitas e medalhas recebidas.

  • Caixa taxonômica: a cada 3 (três) tarefas desse tipo feitas, o usuário ganhará uma medalha de mérito.
  • Categoria: a cada 8 (oito) tarefas desse tipo feitas, o usuário ganhará uma medalha de mérito.
  • Interwiki: a cada 5 (cinco) tarefas desse tipo feitas, o usuário ganhará uma medalha de mérito.

Os artigos capazes de receber uma medalha de mérito podem ser qualquer artigo protegido pelo WikiProjeto Árvore da Vida como um todo e não devem estar concorrendo às outras medalhas deste concurso.

Coordenação[editar código-fonte]

Coordenadores[editar código-fonte]

Funções[editar código-fonte]

1. Confirmar escolha adequada dos artigos (mínimos, esboços, temática)
2. Avaliar (se possível) sobre violação dos direitos de autor.
3. Após o encerramento das contribuições: colocar os links para a última versão válida de cada artigo concorrente para avaliação.
4. Zelar pela correta atribuição de pontos.
5. Esclarecimento de dúvidas.
6. Dar a conhecer os vencedores e atribuir os prêmios.
7. Decidir sobre questões não presentes nas regras e instruções.
8. Nomear os jurados e atribuir suas respectivas funções.

Quanto aos artigos[editar código-fonte]

O Concurso WikiVida tem como principal objetivo melhorar a qualidade dos artigos relacionados à temática do projeto que podem, porventura, se tornar artigos destacados. Os artigos que participarão do concurso são esboços ou mínimos, mesmo não estando marcado com as respectivas predefinições. Serão aceitos artigos com cerca de 250 palavras, que devem ser colocados em aprovação para os coordenadores na seção Inscrições.

  • Sugestões de artigos considerados esboços/mínimos podem ser encontradas na seção Estatísticas presente em projetos-filhos, onde estão marcados com a cor vermelha.
  • Deve-se inserir a predefinição {{WikiVida/Marca}} no alto do artigo participante da seguinte maneira: {{WikiVida/Marca|1=~~~~|edição=II}}
  • As edições contabilizadas para o concurso, serão aquelas feitas após a inserção da predefinição {{WikiVida/Marca}}. Serão permitidas no máximo dez edições no artigo participante desde a inserção da tag de participação. Passando desse limite o artigo é desclassificado automaticamente.

Como se processa a avaliação?[editar código-fonte]

O processo de avaliação será feito em duas etapas, na primeira todos os participantes votarão nos artigos de sua respectiva modalidade, exceto o seu próprio, e na segunda apenas os jurados avaliarão os 5 artigos mais votados na primeira fase de cada modalidade.

Avaliação pelos Concorrentes[editar código-fonte]

1. Será avaliada a versão mais recente de cada artigo anterior às 23:59 UTC do dia 31 de Outubro.
2. AQUI encontram-se as ligações para a última versão válida dos artigos a avaliar. A avaliação durará UMA semana (para que todos os concorrentes tenham tempo de analisar os artigos).
3. A avaliação dos artigos será feita com base na atribuição de pontos, pelos próprios concorrentes, aos artigos em cada uma das modalidades/critérios apresentados mais abaixo.
Obs.1: Os participantes que candidatarem mais de um artigo em uma modalidade têm direito a avaliar somente uma vez.
Obs.2: Os participantes de duas ou três categorias têm direito a uma avaliação em cada uma delas.
4. Para cada modalidade o concorrente tem direito a cinco (5) votos traduzidos nas colocações de 1 a 5 (sendo 1 o melhor e 5 o pior) para ordenar os cinco artigos que achar melhor (a cada concorrente não é permitido o voto num artigo desenvolvido pelo próprio).
Exemplo:
1. Artigo Αα (o melhor)
2. Artigo Ββ
3. Artigo Γγ
4. Artigo Δδ
5. Artigo Εε (o pior)
5. Os pontos de cada concorrente devem ser enviados pelo próprio via e-mail a um dos coordenadores através do botão "contactar usuário" existente na barra de ferramentas à esquerda da respectiva página de usuário do coordenador (Luan D​ C​ E​ F, ou GoEThe D​ C​ E​ F. A mensagem deverá ser intitulada "WikiVida II" e deverá conter, o nome dos 5 artigos pontuados, de preferência com uma pequena justificativa sobre o motivo da escolha, assim como o nome do usuário que envia a mensagem. Após o envio da mensagem o concorrente deverá deixar a sua assinatura em "pontuações entregues". Aceitam-se alterações até a data limite estabelecida para a avaliação (cada alteração enviada deverá ser seguida de assinatura adicional do usuário na seção indicada anteriormente).
Para o e-mail basta copiar o texto que se encontra no tópico 4 desta seção e substituir onde se lê Artigo Αα, Artigo Ββ etc., pelo nome do artigo que se deseja pontuar. Será útil que indiquem também os pontos fortes e/ou fracos dos artigos.
6. Os coordenadores identificam os 15 mais votados (5 de cada categoria) e encaminham para que os jurados os avaliem separadamente.

Avaliação pelos Jurados[editar código-fonte]

Foram convidados três usuários para fazer o papel de jurados, cada qual numa área específica:

  1. Leonardorejorge D​ C​ E​ F (conteúdo)
  2. LiaC D​ C​ E​ F (estilo)
  3. Sway_2 D​ C​ E​ F (texto)

Os jurados terão a responsabilidade de avaliar os artigos vencedores da primeira fase baseados em critérios mais específicos, indicando as falhas que porventura os artigo avaliados possam ter.

A cada jurado caberá a avaliação segundo um único critério a ser designado pelos coordenadores, que são três: Análise de Conteúdo, do Estilo e do Texto, abaixo explicados. Sua avaliação deverá ser enviada a um dos coordenadores do seguinte modo:

Categoria Primatas
Artigo_Αα: 1
Artigo_Ββ: 2
Artigo_Γγ: 3
Artigo_Δδ: 4
Artigo_Εε: 5
Categoria Ameaçados
Artigo_Ζζ: 1
Artigo_Ηη: 2
Artigo_Θθ: 3
Artigo_Ιι: 4
Artigo_Κκ: 5
Categoria Darwin
Artigo_Λλ: 1
Artigo_Μμ: 2
Artigo_Νν: 3
Artigo_Ξξ: 4
Artigo_Οο: 5

Pede-se, também, aos jurados que justifiquem seus votos para ajudar os editores dos artigos a melhorá-los após o concurso.

Critérios
Análise de conteúdo - onde será avaliado o contexto do assunto presente no artigo, a abordagem do tema, a abrangência da pesquisa (caso seja apenas uma tradução de artigos de outras wikis) e bibliografia.
Análise do estilo - onde será avaliada a wikificação, posicionamento de imagens e tabelas, assim como sua distribuição no texto.
Análise do texto - onde será avaliado a concordância, ortografia e outros quesitos referentes ao bom uso da língua.