Wikipédia:Wikipédia na Universidade/Cursos/Direito Sanitário (Felipe Asensi)/Ajuda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
   Principal    


   Discussão    


   Recursos        Ajuda      

Café dos novatos[editar código-fonte]

Fig. 1 Entrando no Café dos novatos

O primeiro local onde você irá tirar suas dúvidas sobre edições da Wikipédia e formato dos verbetes será no Café dos Novatos. Na primeira aula envolvendo atividades na Wikipédia, o embaixador de campus responsável pela disciplina o ensinará como você pode tirar uma dúvida através desse canal. Esse é o primeiro lugar onde você deve pedir ajuda. Após entrar na Wikipédia com seu nome de usuário e senha, na barra superior direita (Fig. 1 ao lado), digite WP:Café dos novatos (note que o nome será sugerido na medida que você digita), e pressione Enter.

Fig. 2 Clique no local indicado para criar um tópico

Colocando sua pergunta: Após entrar no Café dos novatos, clique no local indicado para criar um tópico. Você irá para uma tela onde precisa inserir um assunto sobre suas dúvidas e o texto, como na figura 2 ao lado. Tente ser o mais claro qual é sua dúvida ou dificuldade que está encontrando para editar um artigo na Wikipédia.

Não esqueça de, no final de sua pergunta, colocar os quatro tiles (~~~~) para que você possa ser identifica e um embaixador online, caso necessário, entre em contato para auxiliá-lo. Uma conversa poderá surgir abaixo de sua pergunta, comm vários voluntários. Veja nas figuras 3 e 4 as etapas da sua pergunta sendo criada e uma resposta dada por um wikipedista.

Fig. 3 Coloque um assunto sobre sua dúvida e não esqueça de assinar sua mensagem com os quatro tiles no final ~~~~.
Fig. 4 Aguarde para um voluntário ajudá-lo, como ocorreu nesse exemplo.
  1. Vá até à sua página de curso, cerregue na aba "Discussão" e coloque numa nova secção a sua questão ou pedido. Não se esqueça nunca de assinar com quatros tis ~~~~ e de escrever um breve sumário de edição antes de enviar.
  2. Se não receber uma resposta no prazo de um dia ou dois, pergunte directamente a um embaixador.

Ajuda imediata[editar código-fonte]

Precisa de ajuda urgente de um embaixador? Carregue aqui.

Insira o seu nome de usuário da wikipédia, preencha o CAPTCHA e carregue em "Connect" para entrar no chat. Exponha então o assunto para o qual precisa de ajuda.

Se ninguém responder em 3-5 minutos, contate o embaixador de campus responsável pela disciplina

Outros problemas[editar código-fonte]

  • Se entrar em conflito com um embaixador ou outro editor e não queira fazer desse caso público, fale com outro embaixador ou com o seu professor.
  • Para assuntos específicos de questões relacionadas com a sua disciplina, fale com o seu professor, assistentes, ou colegas de turma.

Glossário de locais onde pode obter ajuda[editar código-fonte]

  • Página de discussão do artigo – As páginas de discussão dos artigos são normalmente os locais onde decorrem as discussões sobre o conteúdo do artigo. Também é lá que os outros editores colocam mensagens sobre o seu trabalho no artigo. Se alguém reverter as alterações que tenha feito no artigo, é na página de discussão que deve começar uma discussão. Não se esqueça de garantir que tem a página na sua lista de "páginas vigiadas".
  • Embaixadores – O seu embaixador de campus está disponível na sua instituição para contacto pessoal. Os embaixadores online estão igualmente disponíveis para o esclarecer sobre qualquer assunto, podendo-os contactar na sua página de discussão ou por e-mail.
  • Café dos novatos – Trata-se de uma página de discussão geral onde pode tirar dúvidas com wikipedistas mais experientes.
  • Página de discussão do curso – O principal local de discussão das suas tarefas, colocar questões ou problemas que possam eventualmente surgir, e prestar e receber comentários sobre os seus artigos. Tenha-a sempre na sua lista de páinas vigiadas!
  • Canais de IRC – Salas de chat onde wikipedistas experientes podem prestar ajuda ou conselhos em tempo real.