Wikipédia:Wikipédia na Universidade/Cursos/Evolução (20122)/Recursos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
   Principal    


   Discussão    


   Recursos        Ajuda      

Guias e tutoriais[editar código-fonte]

Guias do programa[editar código-fonte]

Guias para imprimir[editar código-fonte]

Os seguintes PDFs contêm instruções sobre os princípios básicos da wikipédia.

  • Guia de referência (versão preto e branca): folheto de referência rápida para os elementos mais usados do código wiki (preto e branco para impressão)
  • References (em inglês) – Este folheto explica por que razão é importante usar referências, aquilo que se espera do uso de fontes na wikipédia, onde colocar as referências e noções básicas do uso da tag "ref".
  • Reference formatting (em inglês) – Este documento explica com maior detalhe como criar notas de rodapé para citar as fontes, e como citar a mesma fonte múltiplas vezes.
  • How to get help (em inglês) – Explica de que formas se pode obter ajuda e comentários sobre o trabalho. Inclui ainda um glossário de recursos auxiliares de ajuda de que poderá eventualmente tirar partido.
  • Plagiarism (em inglês) – Explica o que é o plágio na wikipédia, no qual se inclui a paráfrase, e o porquê e como o evitar.

Tutoriais dentro da wiki[editar código-fonte]


Escrever verbetes[editar código-fonte]

Guias para impressão[editar código-fonte]


Vídeos tutoriais[editar código-fonte]

Como criar uma conta Como usar a página de discussão Introdução à formatação
(Clique para ampliar)
(Clique para ampliar)
File:Usando a página de discussão.ogv
(Clique para ampliar)
Como criar uma conta na Wikipédia (33s) Como escrever uma mensagem para um usuário através da página de discussão (2m 34s) Como deixar um texto em negrito, colocar links internos e criar uma seção (4m 33s)


Analisar as suas contribuições[editar código-fonte]

  • Estatísticas de tráfego dos artigos da Wikipédia – ferramenta para obter dados de quantas visitas determinado artigo teve; útil para comparar diferentes tipos de artigos a diferentes horas. Os alunos podem também usá-la para ver quantos leitores visitaram o artigo ao longo do tempo do curso.
  • Edit counter – ferramenta para obter dados de quantas edições fez ao longo do tempo, que tipo de páginas editou e em que páginas mais editou.