Wikipédia:Wikipédia na Universidade/UNIRIO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Projeto Wikipédia na Universidade(UNIRIO) consiste em um projeto de extensão realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sob a supervisão da Profa. Dra. Juliana Bastos Marques. Este projeto visa a formação e retenção de novos editores e o aumento da qualidade dos artigos presentes na Wikipédia, através da realização de atividades voltadas à criação e edição de artigos na plataforma em questão.

Inicialmente voltado para o âmbito do ensino superior, o projeto visa a implantação posterior igualmente no ensino básico, abrangendo assim as áreas de formação como um todo. Levando em consideração o uso já disseminado da ferramenta nos diversos âmbitos educacionais, tais atividades acabam por garantir que o conteúdo pesquisado em tal plataforma tenha a garantia de estar baseado em fontes bibliográficas de qualidade e veracidade confirmadas.

Bolsistas[editar código-fonte]

Nome Período
Ricardo de Castro 2011 - 2013
Julio Cesar Marques Dias 2014 -

Atividades Realizadas[editar código-fonte]

Acompanhe o projeto brasileiro pelo portal Wikipédia na Universidade. O blog Wikipédia na Universidade também traz as notícias do desenvolvimento dos cursos ministrados.

Contato: wikipediaunirio@gmail.com

2014[editar código-fonte]

O Mundo Helenístico[editar código-fonte]

Matéria optativa de história realizada no primeiro semestre de 2014, abrangendo o estudo e elaboração de artigos com abrangência no período homônimo. Composta por aulas voltadas à discussão acadêmica dos temas trabalhados no curso em questão e retirada de dúvidas, tendo cada aluno (ou grupo, em artigos maiores e/ou mais complexos) sendo responsável por um artigo dentre os trabalhados.

Primeira atividade realizada com embaixadores de campus selecionados dentre os alunos de atividades anteriores.

2013[editar código-fonte]

2ª Oficina de Edição[editar código-fonte]

Segunda edição da oficina de edição de artigos realizada na UNIRIO na biblioteca desta mesma instituição, em 22 de Outubro de 2013, ocasião em que ocorriam a Semana de Integracão Acadêmica e a Semana de Ciência de Tecnologia. Contou com 17 participantes, que editaram artigos de temática livre durante o evento em questão.

2012[editar código-fonte]

Oficina de Edição[editar código-fonte]

Realizada em 16 de Outubro de 2012, contou com participantes não apenas da universidade aonde estava localizada (UNIRIO), mas também da UFRJ e da comunidade externa. Reuniu 12 participantes, que utilizaram o espaço da biblioteca da universidade para a edição de artigos com temática livre.

Curso de Extensão[editar código-fonte]

Com o título de A edição na Wikipédia como forma de redação, pesquisa e difusão do conhecimento, este curso foi realizado no período compreendido entre 22 de Maio de e 9 de Outubro, na UNIRIO, para alunos da instituição sem restrição de área de conhecimento e/ou atuação, com foco na capacitação de editores e na elaboração de materiais para todas as áreas de formação como ferramenta de aprendizado.

Seminário de Pesquisa em Cultura Histórica e Documento[editar código-fonte]

Realizada no segundo semestre de 2012, este semininário teve suas atividades interrompidas pela greve dos profissionais de educação e só foi concluido no início do semestre seguinte, em março de 2013. Foi o primeiro projeto a ser feito pela plataforma Converge, junto à Coordenação de Ensino a Distância. Teve seu foco em auxiliar o trabalho de pesquisa e sua aplicabilidade no universo da wikipédia, tendo entre a maioria de seus participantes alunos de iniciação científica e concluintes de cursos de graduação.

2011[editar código-fonte]

A História Romana na Wikipédia[editar código-fonte]

Primeira disciplina do projeto realizada na UNIRIO, durante o segundo semestre de 2011, no período compreendido entre os dias 15 de Agosto e 8 de Dezembro de 2011. Composto por aulas introdutórias de funcionamento da Wikipédia,de edição de artigos e de pesquisa acadêmica, além da discussão acadêmica e retirada de dúvidas sobre os temas propostos.

Seguiu-se com a criação de um artigo coletivo (Romanização) para retenção e prática dos princípios passados nas aulas introdutórias, seguidos de aulas voltadas integralmente à edição dos artigos trabalhados.