Wikipédia:Wikipedia Zero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Wikipedia Zero é um projecto da Wikimedia Foundation que tem o objectivo de fornecer acesso à Wikipédia de forma gratuita em telefones celulares, especialmente em mercados emergentes. O programa teve início em 2012, ganhando em 2013 o prémio SXSW Interactive Award for activism. O objectivo do programa é reduzir as barreiras do acesso ao conhecimento livre, eliminando o custo do acesso a essa informação.

A Wikipédia em português é um lugar onde pessoas de todo o mundo lusófono se encontram para partilhar

A 24 de Novembro de 2015 foi assinado um acordo entre a Fundação Wikimedia e as operadoras angolanas Movicel e Unitel, possibilitando o acesso gratuito à Wikipédia aos clientes destas operadoras, ambas líderes no mercado de Angola.

Desde 20 de Março de 2017 que a operadora Unitel se encontra globalmente bloqueada nos projectos da Fundação Wikimedia, devido ao nível de abuso extremo em muitos dos projectos da Fundação, sobretudo ligado a grupos de distribuição de conteúdos com violação de direitos autorais operando via Facebook.

Se você é novo no projecto, e teve acesso através do Wikimedia Zero, leia cuidadosamente as seguintes informações:

A Wikipédia é um projecto que visa criar uma enciclopédia de conteúdo educativo, disponível em licença livre, e aberto à contribuição de todos. É um sítio especial, onde se encontram as culturas de todos os pontos do mundo lusófono, para partilhar conhecimento, colaborar em equipa para resolver problemas, e em conjunto contribuir para uma melhoria geral do projecto, partilhando ferramentas, técnicas e experiências. Nem aqui todos falam a sua versão de português - até dentro do português angolano, há variantes que devem ser respeitadas.

Assim, de modo a que a ordem e tranquilidade do projecto sejam respeitadas, é necessário ter uma dose extra de tolerância e compreensão. Leve o tempo que precisar a entender as regras do projecto, explique porque fez aquilo que fez, não fique furioso se outra pessoa lhe pedir para explicar, nem irritado se os outros não perceberem aquilo que quer dizer. Apenas volte a explicar. Seja paciente. Seja extra-cuidadoso em pedir conselhos as outros. Tente por todos os meios chegar a um consenso. Leve o tempo que for necessário para se assegurar que toda a gente fica satisfeita com aquilo que propõe. Aqui não há pressas. E não tenha medo de pedir ajuda!

O que pode fazer enquanto estiver aqui:[editar código-fonte]

  • Antes de mais, relaxe e desfrute de algum do magnifico conteúdo que os seus colegas editores já produziram aqui. É fascinante!
  • Ajude a melhorar o conteúdo da enciclopédia, seja melhorando artigos que já existem, seja criando novos artigos sobre temas que ainda não existem na enciclopédia. Tenha sempre o cuidado de citar fontes fiáveis em qualquer dessas missões.
  • Ajude na manutenção. Há sempre uma infinidade de artigos com problemas para resolver: Colocar fontes, corrigir o texto, inserir imagens, formatar em código wiki, etc.

O que não deve fazer enquanto estiver aqui:[editar código-fonte]

  • Não crie a sua autobiografia como se fosse um artigo de enciclopédia. Os artigos desta enciclopédia obedecem a critérios de notoriedade, os quais geralmente não cobrem as biografias dos editores daqui. Isto não quer dizer que você não seja notável, mas sim que para podermos ter um artigo sobre você aqui, as informações que dele constarem têm de estar cobertas por fonte reputada e fiável. No entanto, pode criar um perfil sobre si próprio na sua página de utilizador, onde pode se apresentar aos outros membros do projecto, desde que essa apresentação não contenha publicidade nem propaganda.
  • Não use a Wikipédia como se fosse uma rede social. Este projecto é uma enciclopédia, e não um fórum ou uma rede como o Twitter ou o Facebook. Se fizer um perfil sobre si próprio, faça-o de uma forma neutra e, do mesmo modo, não inunde o Commons de fotos pessoais suas. Uma ou duas fotos são suficientes para ilustrar o seu perfil.
  • Não use o projecto para se promover nem para promover produtos ou empresas. Essa atitude é extremamente mal recebida aqui, e a insistência nela pode levar ao seu afastamento temporário ou permanente;
  • Não altere a grafia dos artigos para a do português angolano nem para outra variante. A Wikipédia em português é escrita e lida por falantes portugueses, brasileiros, africanos, timorenses e não só. Por isso devemos conviver com todas as variantes da língua e ser tolerantes para com as diferenças.
  • Não use a Wikipédia nem outros projectos da Fundação Wikimédia, como o [1], como plataforma de distribuição de conteúdo protegido ou ilegal. Ao fazer isso estará prejudicando não só o projecto, como toda a comunidade angolana, uma vez que essa actuação resulta no bloqueio de largas faixas de acesso à Internet, impedindo a participação de muitos angolanos na Wikipédia e no Commons.
  • Não tenha medo de dizer o que pensa (dentro das normas de civilidade) nem de pedir ajuda aos outros sobre qualquer coisa que você precise ou não entenda.

Outras informações[editar código-fonte]

  • No topo da sua página de discussão deve estar uma mensagem de boas vindas. Por favor, leia-a com calma, pois ela contém muita informação útil e importante. Pode ver mais aqui: Wikipédia:Boas-vindas.
  • É muito possível que não tenha acesso imediato ao Commons, pois de momento largas faixas de IPs de Angola encontram-se bloqueadas devido a utilização indevida e abusiva. Se deseja colaborar no Commons, pode deixar uma mensagem nas páginas de discussão dos seguintes voluntários: DarwIn - Érico.