Wikipédia Discussão:Página principal/PP-10

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta proposta é baseada largamente na actual página da it:. Achei-a simplesmente bombástica. Infelizmente, não me parece que o layout de nenhuma componente desta proposta se adeque aos layouts apresentados até agora, mas pode-se tentar juntar. Segue-se uma lista das principais alterações:

  • Predefinição:Línguas wikipédia - como já havia comentado com colegas, a nossa lista tem artigos demais. Já há uma lista completa, espalhada por todas as wikipédias, não há porque apresentar uma lista de WPs com 10,000 artigos! Isso pouco mais é que os artigos dos anos...
  • As efemérides: também já manifestei a minha preocupação com o trabalho que isso dará, pelo menos durante o primeiro ano. Será que haverá mão de obra?
  • Realmente acho a estrutura (layout) óptimo: o primeiro impacto é levar o leitor para onde ele quer: o Índice. Se o leitor estiver aqui para passear, então ele vai ver que mais há por aqui: os artigos de destaque. O paralelo com os assuntos de responsabilidade (Comunidade) parece-me bom também - nem tudo são rosas, há que trabalhar e respeitar regras para crescer.
  • O famoso Sabia que... - eu acho curioso, se se lá colocarem curiosidades :) Apresenta o mesmo problema das Efemérides e a tempo indefinido (pois as efemérides tendem a repetir-se anualmente) - porém não impõe a questão do prazo: não será necessário editá-la todos os dias.
  • A secção Comunidade terá que ser adaptada. Não fica mal assim, mas precisa compatibilizar-se com o layout.

No fim, creio que passámos de vários blocos aparentemente não relacionados (página actual) para três grandes blocos, de utilidade distinta e devida sequência de utilização. Também houve a tal limpeza que tanto se esperava.

Mais do que para ter uma cópia da página italiana (que realmente gostei), este é um alerta para a inovação e o desprendimento da actual página. Esqueçam que ela existe - restruturem o site como se o fossem fazer pela primeira vez. -- Nuno Tavares 03:04, 21 Jun 2005 (UTC)

Nuno,

  • Os italianos melhoram bem o quadro destinado às enciclopédias em outros idiomas, seria bom seguir o exemplo?
  • Tutorial · FAQ · Portal comunitário | "Portais temáticos" | Esplanada | Donativos . Esta barra não poderia ser destacada um pouco mais?
  • O quadro intitulado "Comunidade", já não está quase que inteiramente contido no Portal Comunitário, e bem melhor? E, já não há o link na barra citada anteriormente, também? E, haveria possibilidade técnica de se fazer botões? E, tendo que ser mantido, os "outros projetos" não caberiam em pares abaixo deste quadro?
  • Os campos dos artigos em destaques - que penso deveria ser apenas um - não poderiam ser um pouquinho menor, acrescentando-se um "leia na íntegra"; "continua"; algo assim, no rodapé?
  • Ótima a barra "Colabore". Poderia comtemplar, inclusive, outros projetos comuns. Não?

SR

Txi, Série, eu não faço intenções de continuar a desenvolver a página... ela foi apenas uma meta-proposta, para indagar as tendências na época. Se quiseres desenvolvê-la, tudo bem! -- Nuno Tavares 03:58, 15 Fevereiro 2006 (UTC)
Txi, Nuno, não tenho esta competência. hehehe SR

Categorias ao invés dos artigos seria bem melhor. abraço, FML oi? 11:26, 15 Fevereiro 2006 (UTC)