Wikipédia Discussão:Projectos/Países/Portugal/Mapas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Script gerador de imagens[editar código-fonte]

Rei-artur, não sei como geraste as imagens dos municípios (e restantes), mas espero bem que não tenha sido manual. A ideia do script que conversámos iria precisar de uma lista que relacionasse o nome dos objectos a destacar com o nome dos ficheiros. Isto para cada layer, cada ficheiro. Do tipo, o ficheiro municipios.txt iria ter algo do género (id do objecto, nome do ficheiro):

Castelo_x0020_Branco, LocalCasteloBranco 

O formato SVG, em XML, especifica o preenchimento de cada objecto através de um parâmetro, o fill (abre o ficheiro no notepad). O algoritmo do script é bastante simples:

Para cada objecto do layer X
  Alterar a sua propriedade fill para a cor de destaque
  Gravar o ficheiro com a extensão especificada na tal lista

Entretanto o script pode ser alterado para correr layer por layer:

Para cada layer X 
  Para cada objecto O do layer X
    Alterar a propriedade O.fill para a cor de destaque
    Gravar o ficheiro com a extensão especificada na tal lista

E tantas outras possibilidades de expandir o script. Ou seja, com um simples comando do tipo:

script.exe layer cor-destaque

, podem-se gerar as centenas de imagens em poucos minutos. A conversão svg/png é opcional (tu preferiste manter em SVG, não sei se foi para facilitar o trabalho), mas pode ser feita por um programita (o mesmo que se usa na wikipédia). Digo isto porque não há necessidade de carregar o ficheiro todo várias vezes, onde só muda um pequeno objecto.

Em relação ao upload das imagens, existe um bot para isso. Notei que as imagens não tinham grande página descritiva, espero que também não o tenhas feito manualmente.

Em suma, os mapas estão excelentes (tirando as cores, mas isso é outra história), mas podemos reflectir minúsculas alterações em poucos minutos (+tempo de upload das imagens).

-- Nuno Tavares 04:39, 9 Janeiro 2006 (UTC)

problemas do Mapa de Portugal[editar código-fonte]

  • Cores: tem que usar cores mais suaves, como cinzentos para não se destacar nos artigos.
  • Fronteira: Nâo existe fronteira numa zona do Guadiana
  • Ilhas: A Ilha da Madeira deve estar por baixo dos Açores e não o contrário (já que está mais a sul, e~além disso há mais espaço no Mapa onde colocar as ilhas, e gostava de saber se as dimensões das ilhas são mesmo aquelas. --Pedro 15:51, 9 Janeiro 2006 (UTC)

Escala comum de qualidade[editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h28min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]