Wikipédia Discussão:Projetos/Ferrovipédia/2008

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atenção! Esta página é um arquivo. Deixe sua mensagem nesta página.


Boas-vindas à página de discussão do Wikiprojeto 2008!
  • Esta página destina-se à discussão sobre páginas da Wikipédia relacionadas a 2008. Comentários sobre outros temas poderão ser apagados ou movidos.
  • Dúvidas gerais de edição wiki devem ser expostas em Tire suas dúvidas.
  • Por favor, acrescente novas seções no fim da página.
Arquivo
2010  • 2009  • 2008


Estações ferroviárias[editar código-fonte]

O conteúdo desse tópico foi movido para a seguinte página:
Wikipedia:Projetos/Ferrovipédia/Discussões/Estações ferroviárias.
Toda discussão pertinente a esse assunto deve ser adicionada nessa página.


Metrô de Curitiba[editar código-fonte]

Pessoal temos outro problema, o quê fazer com artigo do Metrô de Curitiba, este sistema ainda não existe e nem ao menos foram iniciadas suas obras. De tempos em tempos ele é recriado. Acho que devemos criar outra discussão sobre isso. Atorriani (discussão) 16h12min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Atorriani, poderia fizer como Metrô de Curitiba - Projeto, mudando seu status quando iniciadas as obras, o que achas?
Não sei se seria o mais interessante pois os projetos costumam ser alterados e algumas vezes nem sair do papel. Acredito que o mais correto seria fazer um redirect para a página da cidade e lá criar um tópico com o projeto. O Metrô de Curitiba é um bom exemplo pois se fala em sua construção desde do início dos anos 1990. Atorriani (discussão) 18h53min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)
O artigo já existe, inclusive com as informações que a construção foi confirmada em 2008, e o inicio das obras acontecerá em 2009. Em minha opinião deveriamos manter o item vivo e atualizado com a evolução do projeto. Estariamos assim preservando a História do sistema metroviário brasileiro. As alterações de projetos fazem parte da evolução de uma grande obra como é o caso do Metrô de Curitiba. --HTPF (discussão) 21h10min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Analisando os artigos sobre metrôs, metropolitanos e VLT, creio que estajem suficientemente organizados, com grande coordenação entre si… meu voto é pela manutenção da atual organização, mesmo para projetos em andamento (Metrô de Curitiba) ou para sistemas existentes (Metrô de São Paulo)… Concordo --Meloaraujo (discussão) 10h43min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Também concordo para que se mantenha a organização atual, só acho que deveríamos formalizar este padrão e criar uma espécie de manual para ser seguido em possíveis novos artigos. Concordo Atorriani (discussão) 14h55min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Também concordo para que seja mantida a organização atual, e como consequência estariamos adotando para as Estações de Metrô do Brasil o padrão Estação Marechal Deodoro (Metrô de São Paulo) Concordo --HTPF (discussão) 15h28min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Nesse caso eu faz como os Franceses para coisas em projeto ou não existentes e escribe FUTURO METRO DE CURITIBA. Usuário: Samuel

Apenas para avisar aos que não sabem: está correndo uma votação para eliminar este artigo até 24 de Julho. Wikipedia:Páginas para eliminar/Metrô de Curitiba Biuick mande! 09h57min de 19 de Julho de 2008 (UTC)

ARTIGOS[editar código-fonte]

Prezados… outra definição se faz importante… quais os temas iremos trabalhar? até agora falamos em

  • Concessionárias Ferroviárias, inclusive as defuntas
  • Estações Brasileiras
  • Transporte de Passageiros
    • Longa distância
    • Metropolitano ou metro
  • Locomotivas Brasileiras

faltaria alguma coisa? --Meloaraujo (discussão) 22h06min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Faltou o mais importante: melhorar o artigo Transporte ferroviário do Brasil e talvez criar um outro falando sobre a história… História do transporte ferroviário do Brasil? --Felipe1219859 (Msg | Contrib | C.S.) 02h31min de 13 de Fevereiro de 2008 (UTC)
entao seria:
  • Concessionárias Ferroviárias, inclusive as defuntas
  • Estações Brasileiras
  • Transporte de Passageiros
    • Longa distância
    • Metropolitano ou metro
  • Locomotivas Brasileiras
  • Transporte ferroviário do Brasil
  • História do transporte ferroviário do Brasil
O tópico sobre Locomotivas, poderia estar dividido em Locomotivas fabricadas no Brasil e Locomotivas produzidas no exterior, utilizadas por Ferrovias no Brasil. Talvez fosse interessante um sub-item sobre Material metro-ferroviário e seus fabricantes (Cobrasma, trem espanhol, vagão de metrô, etc) --HTPF (discussão) 22h43min de 13 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Hemogenes…

ai ficaria muito difícil cadastrar, em função do local da fabricação, pois teríamos uma mistura considerável… p. ex. a Villares, fabricou locomotivas GM sob licença, até a união com a GE, e grupo Safra, formando a GEVISA… tbm teve outras, como a EMAQ que deveria ter fabricando as locomotiva eletricas com as peças da ALSTRON francesa, mas que nao fez nada… já os materiais metroviarios (TUE, TUED, etc) caberiam em um artigo independente… --Meloaraujo (discussão) 00h26min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Foi um erro de leitura/interpretação de minha parte, eu entendi que Locomotivas Brasileiras seriam aquelas que foram fabricadas no Brasil. --HTPF (discussão) 00h34min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Acho desnecessário a criação de artigo sobre a história do transporte ferroviário do Brasil. O artigo transporte ferroviário do Brasil serve justamente para isso. Não só isso, claro, mas expor a história e a atualidade, bem como as tendências e projetos. A criação de mais um artigo poderia causar duplicidade de informações. A própria Wiki anglófona fez isso, mas voltou atrás, ao menos no artigo sobre o assunto nos Estados Unidos. (vide redirecionamento History of rail transport in the United States) Felipe P discussão 00h51min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

E se nomear produtores de material rodante, por favor não inventar novos. Ou qué es a "ALSTRON" mencionada, você fala da antiga ALSTHOM, hoje ALSTOM de França. São exactamente tais coisas qué fazem problemas depois, porqué cada um va copiar essos errores e na fim nenhum sabe do qué foi falado. Outra coisa qué pode ser interessante: Material ferroviário brasileiro em uso fora do Brasil, como as locomotivas Villares no Peru, os carros de passageiros nos Estados Unidos etc. Usuário:Samuel

Prezado Samuel… simplesmente escrevi o nome da Cia errado, não seria escrito artigo assim… quanto ao material ferroviario brasileiro vendido ao exterior, basicamente são os mesmos modelos que foram vendidos no Brasil… verifique nos artigos sobre as Locomotivas GE… eventuais diferenças podem e devem ser tratadas nos artigos dos fabricantes de locomotivas, como no futuro artigos sobre a VILLARES e as JT26 do Peru…, como listado no respectivo anexo.

--Meloaraujo (discussão) 10h28min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Fotografias & Imagens - Categorização[editar código-fonte]

Dei uma navegada pela Wikipedia Commons, e constatei que o tema do nosso grupo é carente de fotografias e imagens. No devido tempo devemos buscar caminhos para melhor ilustrar os trabalhos. Encontrei as seguintes categorias e subcategorias, entre outras, que podem ser de interesse para aqueles que querem carregar e/ou buscar imagens:

  • Category: Rapid transit in South America
    • Sub-category: Rio de Janeiro Metro
    • Sub-category: São Paulo Metro
  • Category: Rail transport in Brasil
    • Sub-category: Train stations in Brazil
  • Category: Locomotives fo Brazil
    • Sub-category: Diesel locomotives of Brazil
    • Sub-category: Electric locomotives of Brazil
    • Sub-category: Steam locomotives of Brazil

Talvez, não seja interessante nos preocuparmos com a criação de outras categorias, até que a quantidade de fotos e imagens justifique o trabalho. --HTPF (discussão) 00h56min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Hermogenes… interessante as suas colocações, um amigo que possuim grande acervo de imagens antigas, vou pedir para cadastra-las no commons… dentro destas categorias--Meloaraujo (discussão) 13h48min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Hermogenes… veja essa imagem, embrião sobre a Estação de Curitiba'. --Meloaraujo (discussão) 18h50min de 15 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Pedido de Imagens. Coloquei na Esplanada do Commons o seguinte pedido, extensivo aos companheiros do Projeto.

"Estamos precisando de fotos do Metrô de São Paulo para um Projeto em andamento. Na "Category:São Paulo Metro" podem ser vistos as imagens disponíveis que não são muitas. A idéia é ilustrar o artigo de cada Estação com uma ou mais fotografias. A imagem pode ser da entrada da estação, plataforma, hall de distribuição, trens, escadarias ou outro ponto de interesse. Serão bem vindas também as fotos das obras de arte (esculturas, murais, etc) instalada nas estações ou praças de acesso. Agradeço e Boas fotos --HTPF (discussão) 02h56min de 6 de Abril de 2008 (UTC) '""

Prezados… procurem pelas categorias abaixo: Diesel_locomotives_of_Brazil Rail_transport_in_Brasil Train_stations_in_Brazil --Meloaraujo (discussão) 23h20min de 16 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Fusão de Artigos - Simples Mudança de Nome[editar código-fonte]

Amigos.

Surge uma dúvida: vamnos escrever artigos sobre companhias ferroviárias extintas no Brasil, mas há que se considerar que algumas apenas mudaram de nome. Por exemplo: a Estrada de Ferro Sorocabana já se chamou Sorocabana Railway no início do Século XX. A Estrada de Ferro Dom Pedro II virou Estrada de Ferro Central do Brasil e assim vai. Há algum tempo, vi que haviam dois artigos falando sobre a conhecida Santos a Jundiaí: São Paulo Railway e Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, ambos, com inúmeros erros e imprecisões. Fundi os dois artigos em um, eliminando esses dois e redirecionando-os para o artigo Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (o nome correto da empresa, e não Santos-Jundiaí). Porém, fui censurado pelo administrador OS2Warp (leiam na minha página de discussão) que inclusive me suspendeu por 24 horas por vandalismo. Ele chegou a apagaro artigo (Santos a Jundiaí) que havia escrito com base nos dois, ma que apresentava os dados corretos, só o recuperando após uma bela bronca minha. Disse que não poderia apagar o São Paulo Railway pois o nome tinha um significado especial, e, além disso, o Museu de Paranapiacaba falava apenas sobre a SPR.

Não corrigi os artigos que o administrador preferiu manter. Aguardo a manifestação de vocês sobre o assunto. Um grande abraço a todos. --Rafael-CDHT (discussão) 0h27min de 25 de Fevereiro de 2008 (UTC)

A História das Ferrovias do Brasil é bastante rica para não dizer embrulhada, do ponto de vista de fusões, incorporações, desmembramentos, privatizações, estatizações,encampações, cisões, mudanças de nome e outras complicações. Parece ser mais prudente a criação de um artigo para cada Companhia Ferroviária/Estrada de Ferro. Nada impede de no próprio artigo ser mencionado o "antecessor e/ou sucessor", ou ainda relacionar as ligações no sub-item "Ver também". Me parece lógico também que os apelidos como por exemplo:Mogiana, Paulista, Sorocabana, Santos-Jundiaí, Central do Brasil, e por aí a fora, merecem um "redirect" para o nome oficial da Ferrovia.

Só para dar uma idéia do que nos espera abaixo estão relacionadas algumas das ferrovias que fazem parte do Plano Ferroviário/Orçamento de 1916:

    • Estradas de ferro não custeadas pela União:
  • Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
  • Estrada de Ferro do Tocantins
  • Estrada de Ferro S. Luiz a Caxias
  • Estrada de Ferro de Caxias a Cajazeiras
  • Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte
  • Rêde de Viação Ferrea dos Estados do Rio Grande do Norte, Parahyba,

Pernambuco e Alagôas (The Great Western of Brazil Railway Company, Limited)

    • Rêde Norte:
  • Estradas de Ferro de Natal a Independencia, Conde d'Eu, Recife a Limoeiro e

Timbaúba

    • Rêde Central:
  • Estrada de Ferro Central de Pernambuco
    • Rêde Sul:
  • Estradas de Ferro Recife ao S. Francisco, Ribeirão a Bonito, Ribeirão a

Barreiros, Sul de Pernambuco e Central de Alagôas

  • Estrada de Ferro de Paulo Affonso
  • Estrada de Ferro Colonial Barreiros a Sertãosinho no Estado de

Pernambuco

  • Viação Geral do Estado da Bahia (Compagnie des Chemins de Fer Fédéraux

de l'Est Brésilien)

  • Estrada de Ferro Central da Bahia e ramaes
    • Linhas em construcção
  • Estrada de Ferro Bahia e Minas (Prolongamento)
  • Companhia Estrada de Ferro de Victoria a Minas
  • The Leopoldina Railway Company, Limited
  • Estrada de Ferro do Norte (Linha de Porto Novo a Saúde e ramal de Leopoldina - Ramal de Sumidouro)
  • Estrada de Ferro de Carangola e seus dois ramaes de Itabapoana e Poço Fundo
  • Estrada de Ferro Central do Macahé
  • Estrada de Ferro Barão de Araruama Prolongamento)
  • E. de F. de Santo Eduardo ao Cachoeiro do Itapemirim
  • Estrada de Ferro Sul do Espirito Santo
  • Estrada de Ferro de Maricá
  • Companhia Viação Ferrea de Itabapoana
  • Estrada de Ferro de Theresopolis
  • Estrada de Ferro do Corcovado
  • Estrada de Ferro do Bananal
  • Estrada de Ferro Rezende a Bocaina
  • Rede Sul Mineira:(Parte geral -Linhas Minas e Rio e Sapucahy -Linha de Tres Corações a Lavras)
  • Estrada de Ferro de Goyaz:(Parte geral - Linha em trafego de Formiga a Catiára -Linha em trafego entre Araguary e Roncador e ramal de Goyandira a Catalão)
    • Viação de concessão federal do Estado de S. Paulo:
  • São Paulo Railway Company
  • Sorocabana Railway Company (Linha do Tibagy - Linha de Itararé - Linha do Salto Grande ao Porto de Tibiriçá, em construcção)
  • Companhia Paulista de Estradas de Ferro (Rectificação Rio Claro-Ityrapina e seu prolongamento a S. Carlos, em construcção)
  • Companhia Mogyana de Estradas de Ferro e Navegação (Linha de Catalão (Jaguára a Araguary) Linha do Rio Grande e ramal de Caldas-Linha de Igarapava-Uberaba -Linhas Coloniaes:
  • Estrada de Ferro Funilense (Prolongamento) Mogy das Cruzes a Fazenda do Rio Claro,Tabatinga a Novo Horizonte e ligação de Bocaina a ,Bariry á estação de Ayrosa Galvão, passando por Jahú,Taubaté a Natividade,Guaratinguetá ao Municipio de Pindamonhangaba,Monte Azul ás margens do Rio Grande
  • Companhia de Estradas de Ferro Noroeste do Brasil:Linha de Baurú a Itapura
  • Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio-Grande:
  • Estrada de Ferro do Paraná (Linha de Itararé-Uruguay Linha de Serrinha Ramal de Paranapanema)Linha de S. Francisco
  • Estrada de Ferro D. Thereza Christina
  • Estrada de Ferro Santa Catharina
  • Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer au Brésil
  • Estrada de Ferro de Quarahim a Itaquy
  • Estrada de Ferro de Itaquy a S. Borja

Para enfatizar um pouco mais a dificuldade, a tabela cronológica abaixo (fonte: material de divulgação da "Companhia Ferroviária do Nordeste"), fala um pouco das idas e vindas das Ferrovias no Nordeste do Brasil, tenho a sensação que nas demais regiões não deve ter sido diferente:

  • 1853: Organização em Londres da Recife and São Francisco Railway Company, para construir e operar

a Estrada de Ferro Recife a São Francisco;

  • 1855: Início da construção da Estrada de Ferro Recife a São Francisco, em bitola larga, no dia 7 de

setembro;

  • 1858: Inauguração do trecho inicial da Estrada de Ferro Recife a São Francisco entre Cinco Pontas e

Cabo, no dia 8 de fevereiro;

  • 1862: Chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Recife a São Francisco a Una, atual Palmares;
  • 1872: Inauguração do trecho inicial da Estrada de Ferro de Baturité, no Ceará, no dia 20 de janeiro; :

Organização em Londres da The Great Western of Brazil Railway Company Ltd., para construir e operar a Estrada de Ferro Recife a Limoeiro, no dia 21 de dezembro;

  • 1878: Encampação da Estrada de Ferro de Baturité pelo governo imperial; Início da contrução da

Estrada de Ferro de Sobral, em setembro;

  • 1879: Início da construção da Estrada de Ferro Recife a Limoeiro;
  • 1880: Início da construção Estrada de Ferro de Natal a Nova Cruz, no dia 27 de fevereiro;
  • 1881: Inauguração do trecho inicial da Estrada de Ferro Recife a Limoeiro entre Brum e Carpina, no dia

24 de outubro; Início da construção da Estrada de Ferro Central de Pernambuco;

  • 1882: Chegada dos trilhos da Estrada de Ferro de Barurité a Baturité, em fevereiro; Chegada dos trilhos

da Estrada de Ferro de Sobral a Sobral;

  • 1887: Chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Sul de Pernambuco a Garanhuns, no dia 28 de setembro;
  • 1895: Inauguração da Estrada de Ferro de Caxias a Cajazeiras, no Maranhão, no dia 9 de junho;
  • 1897: Arrendamento da Estrada de Ferro de Sobral aos engenheiros João Tomé de Saboia e Silva e

Vicente Saboia de Albuquerque;

  • 1898: Arrendamento da Estrada de Ferro de Baturité pelo engenheiro Alfredo Novis;
  • 1901: Acordo entre a da The Great Western of Brazil Railway Company Ltd. e o governo federal para

incorporar diversas ferrovias isoladas, abrindo mão da garantia de juros;

  • 1904: Encampação da Estrada de Ferro Central de Pernambuco pela GWBR;
  • 1905: Alteração da bitola da Recife a São Francisco de larga para métrica;
  • 1907: Início da construção da Estrada de Ferro São Luis a Caxias;
  • 1910: Transferência das concessões das E. F. de Baturité e E. F. de Sobral, constituindo a Rede de

Viação Cearense, para a The South American Construction Company Ltd.;

  • 1916: Início da construção da ferrovia entre Amarração, atual Luis Correa, e Campo Maior, no Piauí,

futura E. F. Central do Piauí; Início do controle da Rede de Viação Cearense pelo governo federal;

  • 1917: Início da construção da ligação Fortaleza - Sobral entre as duas ferrovias da RVC;
  • 1920: Encampação pela E. F. São Luis a Caxias da E. F. Senador Furtado , ex. Caxias a Cajazeiras,

alterando a denominação para Estrada de Ferro São Luis - Teresina; Início da administração das ferrovias da RVC pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, em abril;

  • 1921: Efetivação da ligação ferroviária entre São Luis e Teresina, no dia 14 de março;
  • 1924. Retorno da administração das ferrovias da RVC ao Ministério da Viação e Obras Públicas;
  • 1937: Chegada da linha da E. F. Central do Piauí a Periperi, no dia 11 de fevereiro;
  • 1942: Vinculação administrativa da E. F. Central do Piauí à EFSLT, no dia 15 de abril;
  • 1946: Desvinculação administrativa da E. F. Central do Piauí da EFSLT, no dia 6 de setembro;
  • 1950: Conclusão da ligação Fortaleza - Sobral entre as duas ferrovias da RVC, unificando a malha;
  • 1951: Encampação da GWBR pelo governo federal, passando a denominar-se oficialmente Rede

Ferroviária do Nordeste, no dia 10 de janeiro;

  • 1957: Fundação da RFFSA - Rede Ferroviária Federal S. A., no dia 30 de setembro, sendo a ela

incorporadas diversas ferrovias;

  • 1969: Agrupamento das ferrovias da RFFSA em sistemas regionais, sendo a EFSLT renomeada como

1ª Divisão Maranhão-Piauí, a RVC como 2ª Divisão Cearense, e a RFN como 3ª Divisão Nordeste;

  • 1972: Interligação entre as 1ª Divisão Maranhão-Piauí e a 2ª Divisão Cearense, com a inauguração da

linha Oiticica - Altos;

  • 1976: Reorganização da RFFSA, sendo as três Divisões transformadas em SR 1 - Superintendência

Regional Recife, incluindo a 4ª Divisão Leste Brasileiro (posteriormente todas desmembradas como SR 11 Superintendência Regional Fortaleza, SR 12 - Superintendência Regional São Luis, e SR 7 - Superintendência Regional Salvador);

  • 1997: Leilão de desestatização da Malha Nordeste pela RFFSA no dia 18 de julho;
  • 1998: Início de operação da Companhia Ferroviária do Nordeste, vencedora do leilão, no dia 1 de

janeiro.

Como eu escrevi no início a descrição de varias Ferrovias em um unico artigo pode criar uma confusão generalizada. --HTPF (discussão) 01h07min de 26 de Fevereiro de 2008 (UTC)


Rafael, sou da opinião do Hermogenes, melhor ampliar o número de artigos, contemplar melhor os assuntos… só pra ilustrar, São Paulo Railway Company, existiu até 1946… depois veio a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, depois a RFFSA, todas possuem particularidades independentes… e devem ser tratadas de maneira independentes… já o caso de simples troca de nome, ou de traduções de nomes… isso nao deveria se aplicar… mas te digo uma coisa… numa hora que um moderador aparecer, chame a Policia Ferroviaria da FERROVIPÉDIA… --Meloaraujo (discussão) 01h21min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Estrada de Ferro Campos do Jordão[editar código-fonte]

Tomei a liberdade de incluir neste projeto um artigo sobre a Estrada de Ferro Campos do Jordão, pois notei que a mesma apresentava várias ligações em artigos diferentes sem um para ela. Sintam-se a vontade para ampliar/corrigir/melhorar.

Interessante as notas no banner, para "qualidade" e "importância". Acredito entretanto que de difícil aplicação pois, a escala de pontuação é subjetiva. Em outras palavras, se eu encontro um artigo, que é "2", e mudo para "3", outro editor pode ter uma visão diferente ou critérios outros de avaliação para "qualidade" e "importância" e a sua pontuação pode ser outra. Gerando dai um discussão sem pé nem cabeça e de nenhuma utilidade. O tema deveria ser melhor discutido pelo grupo, antes da alteração do banner de identificação do Projeto. --HTPF (discussão) 22h58min de 6 de Abril de 2008 (UTC)

A idéia é o projeto em si fazer as discussões e definir os critérios de importancia e qualidade. Foi uma idéia, se não forem usar só reverter e tirar isso.
Discussões terão de início, mas é que nem os Artigos Destacados, depois de ter as regras (mesmo a maioria não sendo escrita), as únicas discussões são pra avisar que o artigo não cumpre a regra tal, precisa de mais isso, e etc.
Eu acho importante, seria um modo de no futuro avaliar se é melhor criar novos artigos ou expandir os já existentes, quais artigos tem mais chance de virar artigo destacado (e assim pode-se fazer um trabalho extra nele e tentar destacar), dividir os trabalhos de acordo com a importancia, e etc.
Talvez agora não precise, mas depois seria bom usar.
Rjclaudio msg 23h44min de 6 de Abril de 2008 (UTC)
Hermógenes… tbm estou sem critérios para a predefinição… será que vale a pena sair classificando? ou discutiriamos os critérios, se via de regra, são muito subjetivos… mas, acho que antes de sairmos classificando temos que criar e melhorar muitos artigos… depois se classifica…--Meloaraujo (discussão) 23h00min de 9 de Abril de 2008 (UTC)
Concordo com a posição do Melo Araujo. Deveríamos avançar, criando os artigos para os títulos em aberto e melhorando os existentes, antes de partirmos para qualificarmos os textos pela sua qualidade e importância. --HTPF (discussão) 01h16min de 10 de Abril de 2008 (UTC)

Então melhor reverter a minha edição e esquecer essa parte de qualificação por enquanto. Quem sabe no futuro. ⇒ Rjclaudio msg 01h18min de 10 de Abril de 2008 (UTC)


Metrô de São Paulo[editar código-fonte]

O nome das estações foram ajustados de acordo com a decisão do Projeto. As "fusões", "redirects" e "mover" foram concluídas. Criei uma nova página para a Estação Consolação (Metrô de São Paulo) e reeditei Estação Liberdade (Metrô de São Paulo). Foi criada também a pré-definição: (MetrôSP-estações). Como faltam aproximadamente 30 artigos para estações (incluso neste nº as estações em contrução/obras) e um bom nº de estações com edição mínima, talvez seja interessante partirmos desta tentativa de padrão para as futuras edições. É evidente que como tudo na Wikipédia pode ser melhorado e ampliado, as alterações são bem-vindas e necessárias. O artigo principal e o das Linhas precisam de revisões e ampliações, poderíamos deixar para uma segunda etapa esta tarefa.

--HTPF (discussão) 15h52min de 12 de Abril de 2008 (UTC)

Hermogenes…
PARABENS… estou meio afasta mas sempre procuro ver as melhorias criadas pelos amigos…
Meloaraujo (discussão) 02h17min de 15 de Abril de 2008 (UTC)

Lista das Estações editadas no novo padrão:

Com o Gamatrom editamos a página da Estação Tamanduateí (CPTM - Metrô) que parece ser um bom modelo, para as estações interligadas CPTM e Metrô. --HTPF (discussão) 16h47min de 29 de Abril de 2008 (UTC)


Class I, Class II ou Regional, Short Line[editar código-fonte]

qual o criterio que podemos adotar para definição das nossas ferrovias baseados em critérios similares aos adotados pelos americanos.

vejam en:Class I, Class II ou Regional, Short Line, aqui estão os critérios americanos…

proponho, fazer de acordo com a predefinição a seguir…

será que cabe uma votação?

Meloaraujo (discussão) 16h48min de 6 de Junho de 2008 (UTC)

Gostei da iniciativa, mas acho que antes de classificar segundo os critérios da AAR, deveríamos buscar algum critério da ANTF ou similares. Por exemplo, a classificação americana se baseia em inflação (as faixas de classificação são atualizadas ano a ano nessa base), o que torna as faixas inadequadas para o mercado brasileiro. Os próprios canadenses adotam faixas diferentes, ainda que sigam os mesmos critérios.
Se a idéia é adotar o critério similar, precisamos de um critério definido fora da Wikipédia, como na ANTT ou ANTF, para poder dizer quem é grande ou pequeno. Caso contrário, podemos simplesmente classificar segundo critérios objetivos. Nessa predefinição, o que se entende por "grande"? Alguma autoridade, agência ou associação já definiu o critério de "grande operadora"? Caso contrário, o mais honesto da nossa parte seria, a meu ver, classificar segundo algum critério objetivo, do tipo "operadoras com faturamento maior que 500 cazilhões de reais", ou "operadoras com extensão de linhas maior que 100 milhões de km". Alguém sabe se existe algum critério brasileiro ou internacional que podemos trazer pra wiki? Biuick mande! 11h01min de 7 de Junho de 2008 (UTC)
Biuick, na Predefinição, separei basicamente pelo faturamento, se for ver, é gritante a diferença… na verdade tirando as grandes, as outras poderiam ser classificadas como Short line, tamanha a diferença e tão baixo o volume transportado… vou verificar a ANTT e ser se existe algo…Meloaraujo (discussão) 16h29min de 7 de Junho de 2008 (UTC)
Meloaraujo, entendi o seu conceito. De fato, para nós que temos mais conhecimento do assunto, de fato salta aos olhos a diferença. Mas para quem não conhece e entra na Wikipédia, esse parâmetro não é tão claro. Por isso defendo ou o uso de critério de classificação adotado por alguém do setor no Brasil, ou então adotarmos um critério explícito criado por nós (faturamento, malha - desde que dito explicitamente e não subjetivamente como o grande-pequeno). Tudo isso pensando no leitor não-técnico. Biuick mande! 17h29min de 7 de Junho de 2008 (UTC)


OK, conversamos sobre isso durante a semana pra definirmos, baseados ANTT (pouco provavel), ou na ARR ou outra entidade similar…Meloaraujo (discussão) 22h32min de 7 de Junho de 2008 (UTC)

Questão pertinente[editar código-fonte]

Se este portal ou projeto é uma ferrovipédia, não é suposto ser abrangente a tudo o que seja ferrovia no mundo, em vez de ser ferrovipédia do brasil, e os outros que se encaixem se quiserem?

Proponho que este projeto altere o seu nome para "Ferrovipédia do Brasil". Desta forma há lugar para que quem pretenda fazer uma ferrovipédia geral ou outra mais específica, não tenha de necessariamente misturar com a ferrovia do brasil e misturar assuntos.

cumpzo comentário precedente não foi assinado por 89.181.82.213 (discussão • contrib.) --OS2Warp msg 23h42min de 6 de Julho de 2008 (UTC)

Concordo com a argumentação do IP. Mas não sei se o caminho é renomear o projeto. Creio eu que simplesmente ele abrir sua abrangência a qualquer tema ferroviário seria suficiente. E os artigos ligados à ferrovia no Brasil mantido por task force específica, que seria na prática toda a atividade atual do projeto. Artigos de outros países, ou sem nacionalidade (como artigos técnicos sobre material rodante, locomotivas, sinalização, etc) ficariam diretamente sob o Wikiprojeto, até que fosse criada alguma task force para cuidar de um ou mais sub-temas. Acho que podíamos olhar o WP:Manual CWP com calma e refletirmos sobre qual seria a melhor solução… Biuick mande! 08h51min de 8 de Julho de 2008 (UTC)
concordo com o IP em ampliar o projeto, haja vista as caracteristicas plurais dos sistemas ferroviarios… Meloaraujo (discussão) 11h20min de 8 de Julho de 2008 (UTC)
Lamentavelmente parece que tudo fica na mesma.
Cumpz
213.228.155.16 (discussão) 22h40min de 31 de Julho de 2008 (UTC)
Caro IP, não vejo tudo como "na mesma". De fato, passados mais de 20 dias sem manifestações contrárias, pode-se assumir que foi atingido consenso. Se estou correto no que disse, o projeto já abrange de fato todas as ferrovias, embora ainda não tenha as páginas atualizadas. É questão de alguém com tempo atualizar o conteúdo das páginas do projeto. Biuick mande! 23h29min de 31 de Julho de 2008 (UTC)
Biuick, suas observações estão corretas. A abragencia do projeto pode bem contemplar tds os assuntos ferroviarios. Meloaraujo (discussão) 03h13min de 2 de Agosto de 2008 (UTC)

Caros, dando prosseguimento ao assunto, começo pela atualização da página oficial do projeto. A grande alteração é basicamente no texto introdutório, que proponho venha a ser como o seguinte:

Este projeto visa padronizar, categorizar e produzir artigos com melhor qualidade sobre os artigos relacionados ao [[transporte ferroviário]]. Nossos objetivos específicos são os seguintes:
* Criação e melhoramento de artigos sobre todas as concessionárias de transporte ferroviário;
* Desenvolvimento de artigos sobre ferrovias atuais e extintas, sejam elas de transporte comercial ou turístico;
* Criação de artigos sobre locomotivas;
* Novos projetos de expansão da malha;
* Desenvolvimento de artigos sobre linhas, ramais ferroviários e estações sobre transporte de passageiros interestadual e metropolitano.

Comparem com a página principal do projeto. Alguma sugestão?

Biuick mande! 16h21min de 8 de Agosto de 2008 (UTC)

Sugestões[editar código-fonte]

Artigos encontrados em outras Wikipédias pertinentes às ferrovias brasileiras.

Mafersa Coaches

Carros de passageiros Mafersa fabricados e exportados para os Estados Unidos em época remota (anos 1990?) para a Virginia Railway Express. Foram vendidos em 2004 para a Shore Line East.

O artigo em inglês poderia ser expandido e incluído dentro de um artigo geral em inglês sobre a Mafersa. en:Mafersa_coaches


Lokomotivbau Elektrotechnische Werke

Artigo sobre a empresa conhecida pela sigla LEW sediada na então República Democrática da Alemanha, tendo exportado locomotivas para o governo de São Paulo em troca de café na metade da década de 1960. de:Lokomotivbau_Elektrotechnische_Werke

Feito - Lokomotivbau Elektrotechnische Werke por Meloaraujo (discussão) 00h19min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)


Pullman Company

Artigo da companhia americana responsável pela construção de alguns trens para São Paulo, com destaque para os carros fabricados para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro. en:Pullman_Company o comentário precedente não foi assinado por 189.68.237.232 (discussão • contrib.)

Olá IP,
obrigado pela sua contribuição! De fato, no momento estou fazendo um levantamento de todos os artigos na Wikipédia em português que se relacionam ao projeto, e você me deu a boa idéia de, posteriormente, correlacioná-los com artigos de outras wikis para tradução/incorporação de conteúdo.
Já considerou se registrar na wikipédia? Contribuindo com um nome de usuário registrado, além de ter suas contribuições devidamente atribuídas a você, ainda torna mais fácil entrarmos em contato com você, para discutir assuntos relacionados à Ferrovipédia, bem como qualquer outro assunto da Wikipédia! Biuick mande! 16h29min de 8 de Agosto de 2008 (UTC)

Pedido de verificação[editar código-fonte]

Olá, Projeto! Peço por uma verificação das criações/edições do IP 189.62.227.54. Obrigado. --Gunnex msg contrib 17h04min de 14 de Outubro de 2008 (UTC)

Feito por Joaopchagas2 D​ C​ E​ F. --Gunnex msg contrib 07h04min de 15 de Outubro de 2008 (UTC)

Nova categoria[editar código-fonte]

Criei uma nova categoria-mãe para estações ferroviárias. Trata-se da Categoria:Estações ferroviárias desativadas do Brasil. É sabido que o Brasil possui inúmeras estações desativadas, ao contrário de outros países, daí a importância da categoria. As que encontram-se ativas continuam sendo classificadas na Categoria:Estações ferroviárias do Brasil. Felipe P discussão 23h33min de 15 de Novembro de 2008 (UTC)

Ações em Prol da Ferrovipédia[editar código-fonte]

Prezados, o que tem feito em prol da Ferrovipedia?

1[editar código-fonte]

  • Revisão Prefefinição - Info Locomotiva
  • Locomotivas Brasileiras (GE, EMD, ALCo, Etc)
  • Fabricantes de Locomotivas (LEW, GE, etc)

Meloaraujo (discussão) 22h12min de 8 de Dezembro de 2008 (UTC)

2[editar código-fonte]

Felipe P discussão 17h46min de 14 de Dezembro de 2008 (UTC)


Pedido de Verificação[editar código-fonte]

Verifiquem as contribuições do usuário Usuário:Bruno Golz Guimarães especialmente em relação a Linha 6 do Metrô de São Paulo. [1]

Sorocabano 32 18h24min de 28 de dezembro de 2008 (UTC)[responder]

Eu coloquei este usuário na página de pedido de observação aos administradores no dia 27. Junto com outros IPs ele está modificando várias páginas sobre o Metrô, algumas parece que com "intenções sérias" apesar de suas fontes estarem em parte erradas. Outras ele vandaliza mesmo, como a página sobre a linha Vila Maria-São Judas (esta eu desfiz a alteração dele), outras ele apaga, além de alterações em páginas como Merda, etc. Tem outros IPs dele por aí. Lcsantos29 (discussão) 04h35min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Confusão em nome de linha do Metrô de São Paulo[editar código-fonte]

Confundiram linhas na página Linha Vila Maria São Judas do Metrô de São_Paulo, colocaram um redirecionamento pra Linha 9 da CPTM. Já existe uma outra página sobre a Vila Maria-São Judas. Como eu não sei o procedimento para eliminação de páginas estou colocando aqui. Lcsantos29 (discussão) 04h42min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)