Wikipédia Discussão:Projetos/Música/Álbuns

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boas-vindas à página de discussão do Wikiprojeto Álbuns!
  • Esta página destina-se à discussão sobre páginas da Wikipédia relacionadas a Álbuns. Comentários sobre outros temas poderão ser apagados ou movidos.
  • Dúvidas gerais de edição wiki devem ser expostas em Tire suas dúvidas.
  • Por favor, acrescente novas seções no fim da página.

Avaliações dos críticos em secções próprias[editar código-fonte]

Estado: HILLBLU orologio.png Em progresso

Chamo a atenção de todos os membros do projecto para Wikipédia:Projetos/Música/Álbuns/Corrigir opiniões da crítica na caixa de informação. Esta página serve para auxiliar na depreciação de avaliações de críticos nas caixas de informação, como discutido aqui. A categoria tem muitas páginas mesmo, mas com o esforço de todos poderemos padronizar esta questão.

Álbuns de regravações/Tributo[editar código-fonte]

Estado: Concluído

Estes dois tipos de álbuns foram depreciados na Wikipédia anglófona, e até agora não tinha percebido a razão. Mas depois de pesquisar por uma resposta, percebi que os nossos colegas têm razão. Ora, um álbum de regravações e de tributo não deixam de ser álbuns de estúdio, podem muito bem ser fundidos. Caso contrário, e em condição de tipos conceptuais, era também incluído um parâmetro para os "álbuns de Natal", "álbuns de Páscoa", etc. Opiniões? Que acham de fundir estes dois parâmetros com os de estúdio? VítoR™  • (D) 13h45min de 30 de outubro de 2012 (UTC)

Mas nem todo álbum de tributo é de estúdio. E regravação seria compilação? Tiago Abreu 14h47min de 30 de outubro de 2012 (UTC)
Não? Os artistas, inclusive para as regravações, têm de gravar em estúdio as suas próprias versões da canção. É um álbum de estúdio na mesma. VítoR™  • (D) 18h17min de 30 de outubro de 2012 (UTC)
Então se fosse assim todo álbum ao vivo inédito, por exemplo seria de estúdio também. Tributo a Janires é um exemplo de álbum de tributo gravado ao vivo. Tiago Abreu 21h24min de 20 de junho de 2013 (UTC)
Os álbuns ao vivo normalmente não recebem nenhuma edição de maior em estúdio, maior parte das vezes apenas reduzir o ruído do público ou o eco da arena. Mas lá está, esse álbum de tributo não deixa de ser ao vivo, basicamente, um de regravações também não deixa de ser de estúdio. Estamos a tratar de formatos, e como a anglófona mostrou, "tributo" e "regravações" não são propriamente formatos de discos. VítoR™  • (D) 21h38min de 20 de junho de 2013 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio a proposta. Eu estive acompanhando os álbuns da Christina Aguilera e notei que os My Kind of Christmas e Mi reflejo foram incluídos apenas como "de estúdio", sem apontar que são "de Natal" e "em espanhol", respectivamente, e sim com a denominação do formato. Sobre o caso em que o Tiago falou acima, quando um álbum de tributo for gravado ao vivo, pode ser classificado como "ao vivo", já que o fato de ser em homenagem a outro artista é mais subjetivo e não estar relacionado ao formato. Saudações! Lucas Disc. 22h49min de 20 de junho de 2013 (UTC)

  • Dado a que não houve grandes oposições, tratei de agrupar estes dois "formatos" no principal; álbum de estúdio. Os álbuns de tributo e regravações (cover) continuam a ser assinalados pelas categorias respectivas, e agora encontram-se correctamente assinalados. Obrigado pelos comentários dos utilizadores participantes. VítoR™  • (D) 22h38min de 21 de junho de 2013 (UTC)

Tabela de certificações[editar código-fonte]

Estado: HILLBLU orologio.png Em progresso

Caros colegas, que acham de criarmos uma espécie de en:Template:Certification Table Top na Wikipédia lusófona? Basicamente, pouparia muito tempo e esforço a procurar as referências certas, o número de vendas das obras, enfim iria ser uma grande ajuda. Que acham? VítoR™  • (D) 19h56min de 8 de dezembro de 2012 (UTC)

Blz, mas quais países irá ser colocados? E viste que há países que trabalhos internacionais, diferem em relação aos nacionais, aka ABPD. Vitor MazucoMsg 01h32min de 9 de dezembro de 2012 (UTC)

Acho a proposta boa, mas as certificações devem ser atualizadas, pois são várias associações e uma delas pode mudar os critérios de certificação antes de notarmos isso. O comentário do Vitor Mazuco é válido e acredito que colocando um parâmetro do tipo "nac" ou "int" para diferenciar ajuda nesse caso. Cumprimentos! — Lucas Rossi Discussão 02h26min de 9 de dezembro de 2012 (UTC)
Quanto mais ferramentas melhor! Se isso já existisse com certeza economizaria horas de trabalho editando e referenciando uma tabela extensa como Metallica (álbum)#Certificações. Melhor ainda, se não for fixa a uma única lista específica, visto que há países que divulgam em mais de uma lista (ex: nos EUA, Billboard 200 e RIAA). Um bom exemplo de lista de parâmetros, a princípio, seria a mesma de en:Template:Certification Table Entry#Supported regions, incluindo principalmente os países lusófonos (que possuírem listas). Outro problema também é sobre a quantidade de discos vendidos (não me lembro o país exatamente, mas até determinada data, a contagem de unidades vendidas para obter determinada certificação era feita de outra forma (a predefinição pede um parâmetro específico para estes casos?)). Metall Msg-Contrib 02h45min de 9 de dezembro de 2012 (UTC)
Sim, a própria anglófona também tem essa atenção em relação ao critério das vendas nacionais serem diferentes das internacionais. Mas claro, os países lusófonos têm sempre prioridade aqui. O número de vendas é um pouco mais polémico, por certos países utilizam um número real e outros a distribuiçãopelas editoras (gravadoras). Por isso, é opcional utilizar a entrada do número de vendas na predefinição. Bem mas uma vez que concordam que é útil, vou criar em teste e depois tratamos das eventuais melhorias. VítoR™  • (D) 14h22min de 9 de dezembro de 2012 (UTC)

Reforma em Info/Canção, Single e Álbum[editar código-fonte]

Aos interessados do projecto, foi aberta uma proposta para reformar as caixas de informação relacionadas com artigos sobre canções, singles e álbuns. Mais informações aqui e participem com a vossa opinião. VítoR™  • (D) 17h12min de 8 de setembro de 2013 (UTC)

Discussão sobre nomenclatura das categorias de álbuns por gravadora[editar código-fonte]

Olá, há uma discussão ocorrendo aqui que deve interessar aos membros deste projeto. Sintam-se livres para opinar. Victão Lopes Diga! 19h54min de 20 de dezembro de 2013 (UTC)

Contagem de álbuns de estúdio[editar código-fonte]

Suponhamos que uma banda qualquer tenha lançado cinco álbuns gravados em estúdio: A, B, C, D, e E. O álbum D é um álbum que contém apenas covers, sem nenhum material original. Nesse contexto, o álbum E deveria ser, portanto, considerado o quarto ou o quinto álbum de estúdio desta hipotética banda? Victão Lopes Diga! 16h01min de 22 de novembro de 2014 (UTC)

Sei que a questão já foi colocada há bastante tempo, e peço perdão de não ter respondido antes, mas deve ter-me escapado na lista de vigiadas. Segundo o que foi discutido e aplicado, seguindo claro o modelo da anglófona, afirma que um álbum de covers é considerado álbum de estúdio (daí essa classificação ter sido fundida recentemente na categoria "estúdio" na {{Info/Álbum}}). Logo, o "E" é o quinto álbum de estúdio da banda. Espero ter ajudado na dúvida. VítoR™ (♪) 19h44min de 9 de janeiro de 2015 (UTC)
Sem problemas, o que importa é que agora tenho um norte. A dúvida era especificamente pra discografia do Helloween, mas evidentemente já posso aplicar em outras bandas. Boas edições, Victão Lopes Diga! 23h19min de 9 de janeiro de 2015 (UTC)
E isso vale também para álbuns gravados em estúdio em que o repertório é basicamente composto por regravações... (também perdão por não ter respondido, mas eu estava inativo na época). Fronteira 23h23min de 9 de janeiro de 2015 (UTC)

Proposta de padronização de nomenclatura para álbuns, canções, etc.[editar código-fonte]

Olá, abri uma discussão na esplanada que pode interessar aos membros deste projeto. Comentários construtivos serão bem-vindos. Victão Lopes Diga! 18h40min de 8 de janeiro de 2015 (UTC)