Wikipédia Discussão:Projetos/Wikipédia audível

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Esta é uma versão em áudio do artigo. Clique aqui para ouvi-lo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Café falante

Acessem também um projeto irmão!! Café sonoro wiksource textos audíveis

Acessem também Café sonoro local de discussão de um projeto irmão!!!Wikisource textos audíveis


Este projeto pretende transformar artigos em arquivos de áudio, possibilitando o acesso de deficientes visuais e afins à Wikipédia. --Slade Clique na imagem para ir à minha discussão 13:48, 4 Fevereiro 2006 (UTC)

Semelhante ao http://emacspeak.sourceforge.net/ ? jic recado 16:16, 29 Março 2006 (UTC)

Queria algumas sugestões sobre o projeto Wikipedia audível. Antes de começa-lo precisamos decidir alguns pontos como:

  1. O áudio será somente um para o mesmo artigo?
Se o artigo for muito grande será um tédio ouví-lo, então proponho a criação de áudios para cada seção (seções com == ==), e organiza todos os áudios em uma subpágina do artigo.
  1. Áudio da página principal.
Seria o primeiro a ser feito, apresentação da wikipédia e como ele se organiza (votações, divisão de namespaces, etc.)
  1. Áudios dos artigos em destaque.
Próximo passo depois da página principal, artigos já sólidos e com conteúdo bom darão ótimos áudios.

Espero sugestões. LeonardoG 13:45, 28 Março 2006 (UTC)

Yuhu!!! Até que enfim alguém sugere este projecto!!! Eu estive para sugeri-lo, mas não ousei!... afinal, somos tão pouquinhos :))) Parabéns ao grande Leo pela iniciativa! Vamos às respostas:
  1. É uma ideia, não vejo porque não, e facilita o download.
  2. Acho que é bom, como test bed. Eu até aconselhava áudio e vídeo (com programas de captura de ecrã) :)
  3. Perfeitamente. A minha única sugestão é que se apoie o áudio de apenas artigos com algum género de classificação - actualmente, a única forma que temos são as votações para destaque. É que nunca se sabe *que* disparates poderemos estar a verbalizar eheheh -- Nuno Tavares 21:21, 28 Março 2006 (UTC)

Que tal fazer uma votação permanente, como a dos artigos para destaque? Assim poderiam debater-se conteúdos, antes de verbalizar. Mais, podia ser, inclusivé, coordenado com o futuro (e inevitável) esquema de revisão que está em discussão algures! -- Nuno Tavares 21:22, 28 Março 2006 (UTC)

Também precisamos de uma categoria para dizer qual áudio já está ultrapassado, ou seja, o artigo ficou melhor e maior e o áudio ficou em uma versão pra trás. LeonardoG 21:54, 28 Março 2006 (UTC)
Isso poderia constar ou no nome do ficheiro (com a data ou número da revisão) ou mesmo na descrição, um link para a revisão. Mas sim, também é pertinente algo que assinale "este áudio está obsoleto (comparativamente ao artigo)". -- Nuno Tavares 22:21, 28 Março 2006 (UTC)
Eu nen sabia que estava em "discussão" o projeto, mas já tinha feito uma reformulação dele, não sei se coloco o que tinha feito na página do projeto... Melhor esperar né?
--Thiago90ap Msg 18:35, 1 Abril 2006 (UTC)
LOLÃO! Eu vou sincero: parti-me a rir com a leitura do Loco085! Mas o mais engraçado é que fui logo ver a figurinha que eu faria e pronto, parti-me a rir com a minha leitura. Meu deus, eu apoio no que quiserem, mas não me façam ler os textos ahahahah!!! Não, sem pelo menos instalar o Cool Edit ou qualquer coisa que ME valha!! LOL -- Nuno Tavares 02:24, 12 Abril 2006 (UTC)

você só não citou quando o "loco" ficou com sono e abriu a boca de sono no meio do texto heheheehh leonardo 02:40, 12 Abril 2006 (UTC)

Eu não ouvi tudo!!! Ainda!!!!!! LOL Ó Loco, tu não fiques ofendido!!! Haha Vais ver quando for eu ahahahah -- Nuno Tavares 03:00, 12 Abril 2006 (UTC)
Não fique ofendido não, pelo contrário, foi o primeiro áudio e não é nada fácil. leonardo 10:56, 12 Abril 2006 (UTC)

Eu queira ler um texto, mas minha voz é muito feia. Quem me conhece sabe qual artigo que eu iria ler heheheh. —Thiago90ap Msg 15:35, 10 Maio 2006 (UTC)

Artigos destacados[editar código-fonte]

Por que o projeto agrega apenas artigos "destacados"? Creio que qualquer artigo possa ter sua versão verbal, mas é preciso deixar claro em sua introdução, por parte do narrador, de que aquele arquivo corresponde a uma dada versão do artigo. Na introdução de cada artigo, também se poderia resumir em poucas palavras o Wikipedia:Aviso geral.--g a f msg 18:36, 29 Dezembro 2006 (UTC)

Acho que deveriamos fazer primeiro versões audíveis para cada um dos artigos destacados, e só depois, passar para os outros.Faunas (discussão) 17h02min de 3 de Junho de 2008 (UTC)

entrando de cabeça[editar código-fonte]

é isso aí estou mergulhando de cabeça nesse projeto , meu micro já esta redondinho com o audacity, minhas idéias:

  • 1 gravar todos os tutoriais e todo tipo de suporte aos novatos pois precisamos de ajuda e de mais e mais voluntários.
  • 2 pegar firmes nos artigos, principalmente os destacados por não haver muitas mudanças
  • 3 vou deixar bem limpo mas não com qualidade total quero deixar bem leve, para conexões discadas e computadores antigos.
  • 4 estou disponível para tratar arquivos se precisarem.
  • 5 conte com minha ajuda para o que precisar!!!!!Que 2008 seja revolucionário!!rautopia (discussão) 13h58min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

um artigo de Química[editar código-fonte]

Estou começando a produção do artigo sonoro de mol. Encontrei mtas dificuldades em como proceder a leitura do artigo, uma vez que o artigo deverá ser compreendido por um deficiente visual. Fiquei em dúvida, por exemplo, como eu leria H2 (símbolo da molécula de hidrogênio) ou PbO (fórmula molecular do óxido de chumbo). Tenho utilizado o Nero Wave Editor, que permite eu gravar várias sessões de audio e juntá-las depois e um único arquivo pois, imagine só uma gagueira na última linha narrada. Ela praticamente inviabilizaria todo o documento, estragando ele. Bom... aproveito para perguntar, como vocês tem feito? Quanto ao Hardware específico, eu utilizo uma Sound Blaster 5.1 Live. A qualidade de gravação é semi-profissional. Postarei minha primeira gravação em breve. Abraços a todos --Mago® (discussão) 03h30min de 10 de Julho de 2008 (UTC)

Um comentário engraçado: Melhor gravar em partes pois, se a cada gagueira tivermos de pedir desculpas, ninguém terá paciência para ouvir. Nunca imaginei que fosse tão difícil gravar a própria voz e manter uma leitura correta, precisa, de boa dicção e ainda PAUSADA, o que permite um bom entendimento. --Mago® (discussão) 12h56min de 10 de Julho de 2008 (UTC)
Comecei a testar um artigo aqui também e posso dizer igualmente que: "Nunca imaginei que fosse tão difícil gravar a própria voz e manter uma leitura correta, precisa, de boa diccção e ainda PAUSADA, o que permite um bom entendimento". Hahaha, apesar de não entender nada de gravação de som, estou utilizando o Audacity, que o projeto indica mesmo! E também estou fazendo por partes, quase parágrafo por parágrafo, pra não correr riscos de pronunciar errado uma palavra ou gaguejar no meio do caminho. Ouvi um pouco do seu áudio sobre o mol, realmente a qualidade do som e nitidez da voz ficou ótima Haha, agora quanto aos nomes dos elementos químicos não sei como proceder (acredito que falaria somente Hidrogênio e Óxido de Chumbo) Abraços — Delemon bão tamém! 15h54min de 12 de Julho de 2008 (UTC)
Boa sorte meu caro. Vamos tentar incentivar outros a fazerem isso com artigos em destaque que estejam sofrendo poucas modificações. Artigos muito modificados deixarão as edições sempre desatualzadas. Eu não conheço este programa utilizado por você. Vou pesquisar a respeito. O NeroWave Editor contém muitos recursos. Abraços --Mago® (discussão) 02h03min de 13 de Julho de 2008 (UTC)
Prezados, recentemente revisitei este artigo (mol), um dos meus filhos prodígios, após ele ser posto em revalidação e estou tentando refazê-lo. O artigo mudou muito ao longo dos anos, em grande parte devida às minhas edições. Eu nunca o abandonei. Porém, no quesito AUDIO, ele foi cruelmente abandonado, assim como este projeto. Hoje percebi que minhas exigências de qualidade são maiores que as de antes. Se Delemon ainda estiver por ai, gostaria de dizer que estou usando o Audacity também. Antes eu usava um programa (falávamos programas e não aplicativos) que tinha se tornado gratuito, chamado Nero Wave Editor. Porém, os filtros de ruído para o Audacity de hoje são surpreendentemente melhores. Naquela época, há 12 anos (já estou sendo chamado de relíquia da Wikipédia) tudo era muito diferente. Eu tinha uma Creative Labs e tinha um quarto preparado com aterramento da rede elétrica para evitar o característico ruído de 60 Hz. Hoje as placas de som, mesmo sendo onboard, como as famigeradas Realteks, são excelentes. Os microfones pouco evoluíram de lá para cá mas percebi que precisamos evoluir. Estou mais centrado no ruído de fundo e no tratamento de ruídos. Percebendo que a via Software poderia suprimir importantes características da minha "linda voz" caipira e cheia de sotaques, comprei (e está a caminho) um microfone de lapela para tal finalidade muito usado por Youtubers (Boya M1) por ser barato e minimamente adequado (a questão custo pega). Em breve estarei retornando para refazer aquele trabalho iniciado, ou melhor, refazê-lo. Na época eram poucos os artigos audíveis e não me empolguei com o projeto tendo em vista o trabalho era muito intenso para tal atividade. Nestes tempos de pandemia, penso em retornar agora e... gostaria de saber se há ainda gente animada neste projeto. Minha ideia seria narrar os principais artigos em destaque. Eu conseguiria talvez narrar um ou outro artigo. Abraços... da relíquia Wikipediana... --Mago® (discussão) 16h35min de 21 de junho de 2020 (UTC)[responder]

Nome para os arquivos de áudio[editar código-fonte]

Descobri que ao criar um arquivo com o caracter "underline", tem horas que o arquivo de áudio não carrega. Ao eliminar o caracter underline dos arquivos do commons tudo agiu corretamente com a utilização do plugin JAVA nativo daqui. Desta forma, recomendo que os nomes dos arquivos de áudio não tenha o caracter underline. Abraços --Mago® (discussão) 21h30min de 11 de Julho de 2008 (UTC)

Arquivos leves[editar código-fonte]

A qualidade do arquivo digitalmente se resume a dois pontos:

E claro com a acústica e dicção do narrador e tratamento do som, inserir silêncio e retirar ruídos ajuda bastante.rautopia (discussão) 19h07min de 27 de Novembro de 2008 (UTC) en:Wikipedia:WikiProject Spoken Wikipedia

Escala comum de qualidade[editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h21min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Sugestão de artigo para ser audível[editar código-fonte]

Admins, eu sugiro que vocês façam audível o artigo Bleach. Conheço muitos fãs cegos.

Kazuki (discussão) 16h06min de 27 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]

Fãs do álbum do Nirvana ou do manga/anime? Kleiner msg 21h27min de 27 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]

Fãs do manga/anime.

Kazuki NYA WATASHI

Wikipedia audível[editar código-fonte]

Eu discordo com o que alguém disse. Ia ser bom se todos os artigos muito bons da pt.wiki, fossem audíveis. Ou seja os artigos destacados, muito bons e bons. Sucesso na wikipedia audível! Eduardo P (discussão) 00h19min de 30 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]

Ia ser bom se todos os artigos e listas da pt.wikipedia, fossem audíveis. Eduardo P (discussão)

Eu adorei a ideia da Wikipedia audível! Tudo de bom! Suani 13 (discussão) 03h51min de 20 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

Concordo com Eduardo P, a Wikipédia tem que ser ouvida também, mas daria muito trabalho. A página principal, então? Acho que não pode dar certo.

Mas quem sabe, dê.

--Kazuki NYA WATASHI

Seria muito bom alguém melhorar o layout do WikiProjeto:Wikipédia audível (da wiki em português). Se compararmos com outras wikis, a wikipédia em alemão, a em espanhol e a em holandês; essas têm melhor layout do que a nossa. Eduardo P (discussão) 19h37min de 6 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Se vocês acharem um projeto wiki (áudio) melhor que esse wikisource textos audíveis eu me mato!, o Delemon fez um trampo incrível, vocês podem copiar o modelo só tem que se decidir se vai se duplicar o conteúdo ou não ou mover o conteúdo qu7e vale para projetos paralelos para uma outra página como a página no meta wikisound ou no commons mesmo.rautopia (discussão) 16h24min de 7 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Como faço para carregar um arquivo para a Wikipedia?[editar código-fonte]

Precisa escrever mais alguma coisa? comofas? VPent D C 02h25min de 3 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Já consegui. Digam-me o que acharam: [1]
Você está com muito ruido de fundo. Recomendo fechar as portas e tudo mais. Você deve falar um pouco mais alto pra ficar bom. Veja como fiz aqui: aqui. Abraços --Mago® (discussão) 10h00min de 3 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Entrando no Projeto[editar código-fonte]

Me interessei bastante por este projeto, Estarei Narrando alguns Artigos, Meu primeiro será o artigo Tam Linhas aéreas. logo após narrarei os artigos Destacados! Se alguem quiser me enviar sugestões fiquem a vontade. --Daniel Vitor Carvalho (discussão) 21h59min de 15 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Erro no Commons[editar código-fonte]

Adeus as minhas sonorizações. Não consigo carregar arquivos em ogg no site. Eduardo Pazos (discussão) 14h22min de 26 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Ouça o artigo (info)

noicon
Este áudio foi criado a partir da revisão datada de 8 de novembro de 2009 e pode não refletir mudanças posteriores ao artigo (ajuda).

Não sei o que aconteceu com o arquivo. Eu sonorizei tão bem. Está dando erro, o Commons só consegue reproduzí-lo até 1 min 47 seg. E o ficheiro tem 4 minutos de duração. Não entendi. Na área de trabalho do meu laptop, ele reproduz o ficheiro inteiro. Agora, na Internet, o Commons só reproduz uma parte. Eduardo Pazos (discussão) 17h45min de 26 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Está funcionando. Eu mudei de navegador e agora voltou a funcionar o áudio inteiro. Às vezes é difícil lidar com tecnologia. Mas todo dia nós aprendemos um pouco. Eduardo Pazos (discussão) 18h08min de 26 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Artigos audíveis[editar código-fonte]

Estou sonorizando muitos artigos, meu trabalho vai ser de benefício para pessoas analfabetas ou semi. E pessoas cegas. Com algum instrutor, que auxilie as pessoas cegas a ouvir os artigos da Wikipédia. Eduardo Pazos (discussão) 20h02min de 16 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Uso esse site e o gravador de voz, do acessórios, do menu Iniciar - para gravar artigos da Wikipédia. Penso em comprar o Loquendo. Eduardo Pazos (discussão) 20h08min de 16 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Também estou gravando diversos artigos, após minha volta à Wikipédia lusófona. Eu utilizo o Vocaroo e também, o gravador de voz. Boas gravações! Guilherme Kath s2 20h53min de 16 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Lista de artigos audíveis[editar código-fonte]

Se fizesse uma lista de todos os artigos audíveis, não caberia espaço em tantos bytes na página. Por isso, existe a categoria no Commons. Na wiki-pt a lista de artigos audíveis está ficando muito grande, e sobrecarregando um pouco a página. Penso, que é bom termos uma lista assim - para ficar fácil na hora de escolha do artigo. Eduardo Pazos (discussão) 03h38min de 20 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Sonorização[editar código-fonte]

Sonorizo artigos com três vozes femininas, voz da Gabriela, Fernanda e a do Google Tradutor. Não vejo problema em usar o Google Tradutor para sonorizar artigos. Não gosto de gravar com minha voz, porque acho ela um pouco feia. Parabéns a todos que estão contribuindo! Eduardo Pazos (discussão) 03h38min de 20 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Sou a favor dos usuários que quiserem utilizar o Google Tradutor, desde que não haja problemas de sonoros. Guilherme Kath s2 14h23min de 20 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]
Parabéns, Guilherme seus artigos audíveis estão ficando bons. Tirou-se os ruídos. Eduardo Pazos (discussão) 13h24min de 4 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]

Seria interessante sonorizar a página Ajuda:Guia de consulta e reprodução/Reproduzindo Ogg. Eduardo Pazos (discussão) 13h24min de 4 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]

Não teria problema sonorizar um artigo sobre um tema português interessante, como exemplo o Império Português, Guerra de Independência Angolana e Guerra de Independência Moçambicana em um síntese de voz com sotaque brasileiro? Acho que não teria problema. É compreensível para todos os lusófonos. Quem sabe, um dia, mais portuguese usem o síntese de voz... Eduardo Pazos (discussão) 02h21min de 4 de março de 2013 (UTC)[responder]

Não vejo qual seria a vantagem de fazer uma versão com um sintetizador de voz em relação a usar um leitor de telas diretamente (que sempre consultaria a versão mais atual). Helder 17h54min de 4 de março de 2013 (UTC)[responder]

Parece bem acessível. Os cegos vão agradecer. Mas também pode se usar um leitor de telas. Eduardo Pazos (discussão) 23h55min de 4 de março de 2013 (UTC)[responder]

É possível gravar um verbete à 2 ou 3 vozes? Existem verbetes muito longos e a gravação em pares pode dinamizar e dar mais vida ao texto.

Narração de artigo em português do Brasil[editar código-fonte]

Olá pessoal, Estou interessada em fazer parte do projeto de narração dos artigos da Wikipedia, e gostaria de saber se há interesse, sendo que meu português é do Brasil. [Elizabeth]16:00 de 07 de junho de 2013

Pedido(permissão para colaborar com o projeto wiki audível[editar código-fonte]

Quero ajudar ou colaborar com o projeto..

Salviano D.V. Jacinto (discussão) 01h03min de 15 de setembro de 2016 (UTC) Salviano D.V. Jacinto (discussão) 01h03min de 15 de setembro de 2016 (UTC)[responder]

Salviano D.V. Jacinto , tudo bom? Sobre qual temática você gostaria de contribuir. Estamos trabalhando verbetes que contribuam com temas básicos para o ensino fundamental e médio. Te interessa? --Joalpe (discussão) 14h08min de 20 de outubro de 2016 (UTC)[responder]

Liz truss renúnciar o cargo[editar código-fonte]

Acho normal. Clark0928 (discussão) 23h40min de 20 de outubro de 2022 (UTC)[responder]