Wikipédia Discussão:Ptwikis/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gerenciamento de versões e testes[editar código-fonte]

Temos que definir como faremos a gestão do código. Até agora eu fiz com mercurial, mas como o MediaWiki é gerido com git, talvez seja melhor passarmos para o git para evitar que aqueles que contribuem ou tenham a ideia de contribuir com o MediaWiki precisem lidar com dois sistemas diferentes. O que acham? E também precisamos ver como vamos fazer testes, até agora eu ia fazendo modificações no próprio Tool Labs usando o vim, mas como temos vários usuários com acesso isso talvez dificulte o registro de quem modificou o que. Não conheço muito sobre sistemas de controle de versão. O que sugerem para fazer testes? Danilo.mac(discussão) 18h15min de 1 de julho de 2013 (UTC)

Se fosse possível, gostaria que fosse utilizado o GitHub (onde há réplicas do respositórios da Wikimedia, por exemplo). Helder 18h21min de 1 de julho de 2013 (UTC)
Eu também prefiro usar o git, nada contra o mercurial. --Jonas (WMF) (discussão) 23h11min de 1 de julho de 2013 (UTC)
Eu acho git e mercurial muito parecidos de usar. Se o servidor já tem o git configurado, acho que devemos utilizá-lo. HAndrade (WMF) (discussão) 23h31min de 1 de julho de 2013 (UTC)
  • Modifiquei para git (e estou aprendendo git, ainda não conhecia).
  • Mantive no Bitbucket. Não conheço muito sobre repositórios (estou aprendendo agora para este projeto), mas parece que não tem um modo fácil de manter os repositórios em mais de um site, o que infelizmente força os desenvolvedores a escolherem um site onde devem se cadastrar para receber notificações e poder enviar commits. O Alchimista prefere o Bitbucket e o Henrique também tem repositório lá, então por enquanto vou mantendo no Bitbuckct.
  • Sobre os testes, o Alchimista sugeriu criar um diretório "/dev" com uma cópia de todo código que funcionaria como uma test.ptwikis.
  • Também estou pensado em modificar o código para quando entrar em "/ptwikis/Teste:X" o script procurasse automaticamente um "x.html" na pasta templates para ser exibido, isso facilitaria os testes com html e javascript. Danilo.mac(discussão) 18h36min de 3 de julho de 2013 (UTC)

A Sumana sugeriu em um tópico da lista do Wikidata que quem desenvolve código relacionado aos projetos da WMF poderia usar a própria infraestrutura (git/gerrit) da Wikimedia para isso: mw:Gerrit/New_repositories. O que acham? Helder 00h51min de 10 de julho de 2013 (UTC)

Pessoal, acabamos deixando essa thread se perder no passado, mas acho que ela é importante e gostaria de convocar os amigos para tomar uma decisão. O ptwikis está crescendo, com inclusive com mais de uma pessoa trabalhando nos mesmos arquivos. Assim, é de grande importância que tenhamos nosso controle de versão do projeto, ao invés de cada usuário manter o seu. Ultimamente tenho criado arquivos .bkp quando vou mexer em algumas coisas, mas todos sabemos que está prática está longe de ser a ideal e existem tecnologias para fazer bem essa gestão conforme listamos acima. Além disso, também ganharemos com transparência ao utilizarmos um controle de versão. Hoje fui perguntado por um voluntário como ele poderia ver os códigos que estão rodando no ptwikis, e me pareceu desproporcional recomendar que ele solicitasse acesso ao shell simplesmente para ver o código. Helder, dei uma lida na documentação que você linkou acima, mas ela me parece ser válida apenas para extensions, não? Caso não, sou a favor de utilizarmos essa estrutura. Caso sim, topo usar o github ou bitbucket. HAndrade (discussão) 22h57min de 9 de abril de 2014 (UTC)
está no Bitbucket desde o começo, o link para esse repositório sempre esteve no rodapé do ptwikis. Têm acesso de escrita nesse repositório Alchimista, Henrique e Jonas. Não sei mexer no gerrit, a doc é meio grande, ainda não me animei em ler, mas se for simples de usar por mim tudo bem mudar. Danilo.mac(discussão) 21h00min de 10 de abril de 2014 (UTC)
Atualizei agora o repositório, estava sem atualizar há 4 meses. Não coloquei a linha do tempo pois originalmente estava neste repositório, então tem um .git na pasta, tem que ou remover o .git ou atualizar o repositório e adicioná-lo como submodule. Danilo.mac(discussão) 22h09min de 10 de abril de 2014 (UTC)

Edições e direitos de usuário[editar código-fonte]

Está qualquer coisa mal com a ferramenta. Diz que tenho 3 edições no Wikivoyage e 4 anos de registo, quando o projecto nem existia na altura e apenas tenho uma edição. Além disso, não está lá o Wikispecies, por exemplo. Sugeria também que colocassem pelo menos um contacto na ferramenta. De resto, parece-me bem e útil. Cumprimentos, GoEThe (discussão) 09h52min de 10 de julho de 2013 (UTC)

Isso também acontece comigo Goethe, fui ver que edições eram essas e percebi que são edições que fiz em predefinições da Wikipédia que foram importadas no Wikivoyage (quando uma página é importada o histórico vem junto). Ainda não descobri como retirar isso na consulta do banco de dados (alguém sabe?), assim que descobrir faço a correção. Danilo.mac(discussão) 19h20min de 12 de julho de 2013 (UTC)
Mas porque não aparecem essas duas então em [1]?. Obrigado, GoEThe (discussão) 17h27min de 23 de julho de 2013 (UTC)
As suas edições estão nos históricos 12. Deve ter algum registro em algum lugar do banco de dados que ainda não encontrei dizendo que essas páginas são importadas e isso deve ser usado para não incluí-las nas contribuições. Danilo.mac(discussão) 18h19min de 23 de julho de 2013 (UTC)
v:Special:Log/import? Helder 18h36min de 23 de julho de 2013 (UTC)

Afluentes e Divulgação[editar código-fonte]

Isso aqui precisa de mais divulgação, nem sabia que existia, descobri por coincidência numa mensagem em uma PDU por aí. Soube que existia (ou que ia existir) mas não sabia dessa página. Rjclaudio msg 16h36min de 12 de julho de 2013 (UTC)

Seria possível implementar no gráfico do toolabs a exibição da descrição do filtro ao pousar o mouse em cima do número do filtro? Ficaria semelhante ao texto "47 etiquetas" exibido ao pousar o mouse sobre a barra amarela. Vlw!OTAVIO1981 (discussão) 13h29min de 23 de julho de 2013 (UTC)

Ou talvez não apenas no número, mas sobre as barras também... Helder 13h40min de 23 de julho de 2013 (UTC)
Feito. Danilo.mac(discussão) 16h14min de 23 de julho de 2013 (UTC)
Ótimo! :-) Helder 16h17min de 23 de julho de 2013 (UTC)
Ótimo (2)! Olhando as nossas três ferramentas disponíveis, me ocorreu que seria interessante começar a diferenciar em quais projetos funcionam. O filtro e o patrulhamento de IPs são da wikipédia somente enquanto o edições e grupos de usuários é "universal".OTAVIO1981 (discussão) 16h56min de 23 de julho de 2013 (UTC)
Na verdade, basta mudar uma palavra no código (o nome do banco de dados) para que essas ferramentas funcionem para outros projetos, pretendo colocar em breve uma caixa de seleção para possibilitar essa escolha. Danilo.mac(discussão) 18h24min de 23 de julho de 2013 (UTC)
Então tá beleza.OTAVIO1981 (discussão) 18h30min de 23 de julho de 2013 (UTC)

Patrulhamento de edições[editar código-fonte]

Data dos patrulhamentos[editar código-fonte]

Pelo que eu entendi, a versão atual da ferramenta que gera os gráficos relativos ao patrulhamento de edições anônimas mostra, para cada data:

  1. Em vermelho, a quantidade de edições anônimas feitas naquela data
  2. Em verde, a quantidade de edições anônimas feitas naquela data, que já foram patrulhadas

Acredito que seria interessante incluir mais uma informação:

  1. (Em azul?) a quantidade de edições (feitas no passado) que foram patrulhadas naquela data

A diferença entre o segundo e o terceiro item é que a nova informação permitira observar em que momentos os patrulhadores estão mais ativos. As data em que é realizado cada patrulhamento consta na Especial:Registo/patrol. Helder 14h03min de 31 de julho de 2013 (UTC)

Ferramentas similares[editar código-fonte]

Encontrei duas ferramentas que podem servir de inspiração para novas ferramentas relacionadas ao patrulhamento:

Atualmente elas só funcionam com a Wikipédia em inglês. Helder 17h58min de 15 de agosto de 2013 (UTC)

Proporção de edições que foram patrulhadas[editar código-fonte]

Seria interessante colocar uma outra informação no gráfico de patrulhamentos: uma linha indicando a proporção/porcentagem de edições que foram patrulhadas. Assim, por exemplo, se houve 200 edições anônimas e 100 delas foram patrulhadas, a linha estaria na posição 0.5 (ou 50%). Helder 13h50min de 7 de outubro de 2013 (UTC)

Concordo! comentário não assinado de OTAVIO1981 (discussão • contrib) 14h27min de 7 de outubro de 2013 (UTC)

Suspeito que seja só uma questão de incluir umas linhas extras no script do Patrulhamento_de_IPs.html:

   iphpatrolratio: [],
   // ...
   data.iphpatrolratio.push({x: time, y: 100*data.iphraw[d][2] / data.iphraw[d][1]});
   // ...
   }, {
       name: "Percentual de edições de IPs patrulhadas",
       data: data.iphpatrolratio,
       color: '#47B'

Helder 13h29min de 17 de outubro de 2013 (UTC)

Sim, Helder, exatamente isso, fiz essa mudança adicionando somente um "Math.round(... * 10) / 10" para arredondar para uma casa decimal. Fique a vontade para mexer lá quando quiser, está tudo gravado no git, se fizer algo errado é só dar um 'git checkout' que volta ao que era antes. Danilo.mac(discussão) 03h28min de 18 de outubro de 2013 (UTC)
Hm... talvez fosse melhor multiplicar por outro fator, para que 100% correspondesse ao topo da imagem, ou colocar uma linha horizontal na altura em que estiver o 100%. Helder 10h23min de 18 de outubro de 2013 (UTC)
Coloquei o 100% correspondendo ao topo, adicionei as reversões (baseadas no sumário da edição) e adicionei o gráfico para os últimos 30 dias, contando por dia em vez de por hora. Ficou bom? Agora dá para ver que a grande maioria dos patrulhamentos corresponde mesmo às reversões. Danilo.mac(discussão) 02h14min de 2 de novembro de 2013 (UTC)
Eu gostei, está mais fácil de ver mesmo. TheVulcan (discussão) 03h00min de 2 de novembro de 2013 (UTC)
Além das reversões, algo que quase sempre é patrulhado com frequência são as páginas novas criadas por IPs. Então atualmente quase a totalidade das edições de IP patrulhadas virão da soma (REVERSÕES+PÁGINAS NOVAS). TheVulcan (discussão) 03h32min de 2 de novembro de 2013 (UTC)
Por exemplo contei aqui dia 01/nov foram criadas 25 páginas por IPs que ainda não foram eliminadas, com certeza algumas foram, então deve ser algo em torno de umas 35 ou mais novas por dia e a grande maioria, senão a totalidade delas, são patrulhadas. Se for feito um levantamento das páginas novas por dia criadas por IPs dará para ter um valor mais exato e concluir o óbvio: uma baixíssima porcentagem das edições deles são realmente marcadas como patrulhadas. TheVulcan (discussão) 03h45min de 2 de novembro de 2013 (UTC)
Ideia: se nada conseguir levantar o número de patrulhadas, pode ser feita a experiência de assumir boa-fé em larguíssima escala e habilitar aos IPs a possibilidade de eles também conseguirem marcar como patrulhada. Assim eles ajudariam a vigiar eles próprios, e isso ocorre em algum grau já pois IPs também realizam reversões de vandalismo. TheVulcan (discussão) 03h50min de 2 de novembro de 2013 (UTC)

Na ptwikis não há referências para as licenças usadas, o que pode causar confusões com o reuso do material hospedado. Eu recomendo a herança da licença usada pela Wikipédia para conteúdo e GNU_General_Public_License-v3 para os códigos. --Jonas (WMF) (discussão) 19h19min de 31 de agosto de 2013 (UTC)

Concordo com sua sugestão, Jonas. Helder 20h47min de 31 de agosto de 2013 (UTC)
Eu vi que aplicaram a GPLv3 para todo o conteúdo, foi você Helder.wiki? --Jonas (WMF) (discussão) 22h41min de 1 de setembro de 2013 (UTC)
Não. Helder 10h12min de 2 de setembro de 2013 (UTC)
Escolhi essa licença para o código-fonte quando criei o projeto, sempre esteve lá no rodapé das páginas e no Bitbucket. Quanto a licença diferente para o conteúdo, não sei como fazer essa distinção, onde isso seria colocado? Danilo.mac(discussão) 03h35min de 18 de outubro de 2013 (UTC)

Local para testes[editar código-fonte]

A pasta \dev foi ativada em tools.wmflabs.org/ptwikis/dev/. Quem tem acesso shell pode fazer testes nessa pasta sem nenhum perigo de causar erros nas ferramentas. A pasta fica em /data/project/ptwikis/dev, ou ~/dev se entrar com 'become ptwikis', fiquem a vontade para fazer testes lá. Danilo.mac(discussão) 18h32min de 7 de novembro de 2013 (UTC)

Não sei se alguém está fazendo testes no momento, mas ao acessar http://tools.wmflabs.org/ptwikis/dev/Patrulhamento_de_IPs:Wikip%C3%A9dia vejo o seguinte no console:

GET http://tools.wmflabs.org/ptwikis/cgi-bin/dev.fcgi/static/rickshaw/rickshaw.min.css 404 (NOT FOUND) Patrulhamento_de_IPs:Wikip%C3%A9dia:11
GET http://tools.wmflabs.org/ptwikis/cgi-bin/dev.fcgi/static/rickshaw/vendor/d3.min.js 404 (NOT FOUND) Patrulhamento_de_IPs:Wikip%C3%A9dia:12
GET http://tools.wmflabs.org/ptwikis/cgi-bin/dev.fcgi/static/rickshaw/rickshaw.min.js 404 (NOT FOUND) Patrulhamento_de_IPs:Wikip%C3%A9dia:13
Uncaught ReferenceError: Rickshaw is not defined Patrulhamento_de_IPs:Wikip%C3%A9dia:82
(anonymous function)

Helder 19h54min de 7 de novembro de 2013 (UTC)
A pasta /dev/ ainda não tem o rickshaw instalado, parece-me ser esse o problema. Alchimista Fala comigo! 21h47min de 7 de novembro de 2013 (UTC)
Eu tinha esquecido de instalar o Rickshaw, ele está como submodule no git, agora consegui instalar usando só o comando 'git submodule update --init', já está funcionando agora, fica também como dica para se algum dia reinstalarem a pasta dev ou instalar o ptwikis em outro lugar, é só usar esse comando para pegar o rickshaw. Danilo.mac(discussão) 22h35min de 7 de novembro de 2013 (UTC)

Tabela de artigos curtos[editar código-fonte]

Não sei se é viável, mas talvez seja melhor converter aquela nova lista de artigos curtos para uma tabela ordenável, com algumas colunas a mais:

  • Nome da página
  • Tamanho do código wiki da página
  • Data da última modificação (com link para o dif)
  • Nome do último editor

Helder 10h13min de 8 de novembro de 2013 (UTC)

Possível marcar se a página já foi patrulhada? Aí podiamos ver as páginas pra ER ou a reversão de vandalismo. Rjclaudio msg 11h49min de 8 de novembro de 2013 (UTC)

Fiz isto no diretório de teste, ficou bom? Não consegui descobrir onde está o número do dif no banco de dados, também não consegui fazer a tabela ordenável. Tentei marcar as patrulhadas, mas isso só fica registrado no banco de dados por 30 dias, e a grande maioria das páginas foram editadas a muito mais tempo. Danilo.mac(discussão) 19h46min de 8 de novembro de 2013 (UTC)
Acham que seria útil ter também o nome do criador desses artigos lá? Helder 19h55min de 8 de novembro de 2013 (UTC)
Eu gostaria de uma categoria (ao menos uma). Assim daria para ordenar pela cat e editar os vários artigos de uma mesma categoria que geralmente exigem o mesmo tipo de trabalho. Rjclaudio msg 19h59min de 8 de novembro de 2013 (UTC)
Coloquei uma categoria. Acho que o nome do criador não teria muita utilidade, mas se acharem útil posso colocar. Danilo.mac(discussão) 20h35min de 8 de novembro de 2013 (UTC)

Pessoal, adicionei ao grupo ptwikis o Alvarojusten, que usa o nome Turicas no labs. Ele já havia conversado com alguns de nós no IRC antes e apareceu no hackathon de dados no Rio. Ele já fez alguns trabalhos de PLN usando a Wikipédia e está afim de colaborar tecnicamente com o desenvolvimento de pesquisas. Durante o hackathon trabalhamos num script que está linkado agora na página do projeto para importação automatizada de dados da página de arqueologia para a linha do tempo. Não tivemos tempo de concluí-lo, mas podemos fazer isso agora remotamente e qualquer um pode(deve) ficar a vontade para fazer um fork do código e participar também. HAndrade (WMF) (discussão) 13h23min de 11 de novembro de 2013 (UTC)

Total de usuários com estatutos[editar código-fonte]

Possível fazer um gráfico com o total de usuários com estatutos (para cada um? usuários com algum?) ao longo do tempo?

E um extra, dá para fazer uma ligação disso com a linha do tempo? Por exemplo, gráfico de total de usuários com estatuto de reversor + eventos relacionados aos estatutos / antivandalismo. Aí daria para ver se há algum efeito entre eles.

Rjclaudio msg 17h16min de 13 de novembro de 2013 (UTC)

Oi Claudio, os estatutos são salvos no banco de dados do MediaWiki apenas com seu estado atual, sem dada de início nem de término registradas. Nós poderíamos criar uma forma automatizada de gerar esses dados de hoje em diante, mas para termos dados do passado seria necessário obter os dados em outras fontes. Em uma busca rápida vi que as informações sobre administradores estão bem organizadas e com datas de início e término da atuação de cada um. Será que temos algo assim para outros estatutos (reversores, por exemplo)? HAndrade (WMF) (discussão) 21h27min de 13 de novembro de 2013 (UTC)
COnversei agora com danilo.mac no IRC e ele me alertou que podemos encontrar as mudanças de estatuto na tabela logging do MediaWiki. Porém, percebemos que a forma dos dados serem salvos nela mudou pelo menos 2 vezes com o tempo e as remoções de estatutos não estão no db da ptwiki, mas sim na metawiki. Isso gera uma dificuldade inicial um pouco maior, mas acreditamos que podemos gerar uma tabela auxiliar para onde poderemos exportar essas informações, conferir visualmente sua validade e a partir dai ter uma rotina que a atualize diariamente com dados novos e outra que faça a exibição dos dados. HAndrade (WMF) (discussão) 22h59min de 13 de novembro de 2013 (UTC)
Rjclaudio, HAndrade (WMF), consegui gerar estes números. Não estão batendo alguns números, estou com dificuldade de encontrar e corrigir esses erros, mas os erros são pequenos, acho que dá para usar isso como base para análises. Danilo.mac(discussão) 19h10min de 14 de dezembro de 2013 (UTC)

JSDuck para Gadgets[editar código-fonte]

Sabem me dizer se temos como instalar/configurar JsDuck no Labs para gerar automaticamente a documentação de gadgets a partir do código fonte? Os scripts do MediaWiki são documentados assim: https://doc.wikimedia.org/mediawiki-core/master/js Helder.wiki (discussão) 17h02min de 27 de novembro de 2013 (UTC)

Tecnicamente é possível, como o JSDuck tem sua própria interface e é escrito em ruby teria que ficar em uma pasta separada para funcionar de forma independente, assim como fizemos com o diretório /dev. Só que eu não conheço nada de ruby e lendo a documentação do JSDuck eu ainda não consegui entender como instala e configura, alguém consegue entender? Danilo.mac(discussão) 21h22min de 1 de dezembro de 2013 (UTC)
Os gems são extensões, ou os módulos do python que podem ser instalados. Pelo que sei, é possível usa-los sem os instalar, contudo podem surgir problemas, pois não ficando registado correctamente, alguns componentes podem não funcionar. Se for para usar, pode-se pedir para ser instalado pelos sysops. Entretanto, dependendo do objectivo final, convém ver se será o mais indicado. Preocupa-me especialmente o facto de não termos conhecedores de ruby (salvo erro), o que pode limitar o raio de acção. O Sphinx por exemplo, sendo escrito em python, permite criar extensões, portanto seria relativamente fácil criar um webhoock que fosse despoletado cada vez que uma página de um gadject é editada, actualizando a documentação. Com o JsDuck provavelmente dá para fazer o mesmo, só não sei é se há mão de obra capaz de criar e assegurar a futura manutenção. Helder, podes ser mais específico do propósito? É só para mostrar a documentação, ou há algo em que o JsDuck se destaque? Servem outras opções? Alchimista Fala comigo! 23h31min de 2 de dezembro de 2013 (UTC)
Depois de muito tentar eu consegui instalar o jsduck e fazer ele rodar com o script do fastbuttons: toollabs:ptwikis/gadgets. Só que ele não atualiza sozinho, tem que ter uma pasta com os códigos dos gadgets lá no tool labs e teria que dar um comando sempre que algo fosse atualizado lá para atualizar a documentação. Ele não é um aplicativo web em ruby como eu pensava, ele é um aplicativo que lê os scripts que estão em uma pasta e gera uma documentação em html/js/css e coloca em uma outra pasta. Ainda não entendi como configura. Danilo.mac(discussão) 03h48min de 3 de dezembro de 2013 (UTC)
Legal! Não pude olhar isso ainda, mas se ele precisa que o código esteja em uma pasta, talvez um outro script poderia se encarregar de "baixar" periodicamente a versão atual dos gadgets (via API do MW? banco de dados?) em tal pasta e chamar o JSDuck? Helder.wiki (discussão) 09h44min de 3 de dezembro de 2013 (UTC)
Bom, o que tenho em mente é que se houver como utilizar nos Gadgets a mesma convenção/sintaxe de documentação de scripts adotada no MediaWiki (que no caso é JSDuck), ficará mais fácil transitar entre o "desenvolvimento de ferramentas locais" e o "aprimoramento do próprio MediaWiki" (no que diz respeito ao código em JavaScript). O benefício para as ferramentas locais é que os recursos suportados passarão a ser bem documentados, o que facilitará a reutilização e a criação de forks por editores lusófonos ou de outras wikis. Helder.wiki (discussão) 09h44min de 3 de dezembro de 2013 (UTC)
Consegui fazer um script que atualiza os gadgets, coloquei lá todos os gadgets terminados com .js e que não tem / no nome, pois não é possível ter X.js ao mesmo tempo que X.js/Y.js em um sistema de arquivos, ou X.js é um script ou é uma pasta. Não ficou organizado como nos script do MediaWiki e recebi uma lista grande de avisos do jsduck ao gerar a documentação. Danilo.mac(discussão) 03h12min de 5 de dezembro de 2013 (UTC)
Danilo.mac, quanto aos nomes com "/", daria para trocar por "-"?
Eu imaginei que apareceriam alguns avisos mesmo, pois antes não usávamos essa sintaxe do JSDuck. Mas agora que há como utilizar os comentários para gerar a documentação, eu e o !Silent podemos ir arrumando a sintaxe nos gadgets (por exemplo para declarar os tipos dos parâmetros do jeito que o JSDuck entende), e usá-la de forma mais consistente.
Ainda sobre os erros, alguns são sobre tags não suportadas, mas se eu não me engano há como definir novas tags (é como fazer uma "extensão" da sintaxe padrão), pois tenho a impressão de que vi algo assim ser usado no MediaWiki.
Só para confirmar, não vi esses outros gadgets no link que passou anteriormente (toollabs:ptwikis/gadgets). Foi por causa dos erros? Helder.wiki (discussão) 08h56min de 5 de dezembro de 2013 (UTC)
Confirmando: no MW as tags extras parecem ser definidas em /maintenance/jsduck/MetaTags.rb. Talvez a boa organização no MW tenha a ver com o /maintenance/jsduck/categories.json? Helder.wiki (discussão) 09h09min de 5 de dezembro de 2013 (UTC)
Danilo.mac, poderia postar a lista de avisos novamente só para eu ver como ficou após esta alteração? Helder.wiki (discussão) 10h53min de 5 de dezembro de 2013 (UTC)
Helder.wiki, posso ir fazendo isso sem problema. Só não entendi uma coisa: no FastButtons, porque alguns parâmetros você colocou o nome entre colchetes, e em outros, do mesmo tipo, não? Vide o parâmetro text de fb.notify e o parâmetro code de fb.refreshPage. Um está entre colchetes, e o outro não. Silent (discussão) 13h14min de 5 de dezembro de 2013 (UTC)
Seriam os parâmetros opcionais? Silent (discussão) 13h22min de 5 de dezembro de 2013 (UTC)
Sim. Os parâmetros opcionais devem ser colocados entre colchetes. Vide documentação da tag "@param". Helder.wiki (discussão) 19h01min de 5 de dezembro de 2013 (UTC)
Atualizei agora, estou tentando colocar para atualizar automaticamente mas está dando alguns erros, assim que der vou tentar colocar para atualizar umas 3 vezes por dia para ajudar a visualizar as modificações. Tentei usar o MetaTags.rb do MdiaWiki, mas aquela configuração só funciona em uma versão anterior do jsduck, então ainda não deu para configurar as tags, vou tentar adaptar para a nova versão. Os avisos eu estou colocando em toollabs:ptwikis/gadgets/jsduck.txt. A versão atual não está mostrando os script acho que porque o jsduck não separa por script, creio que ele deve fazer outro tipo de separação, coloquei em toollabs:ptwikis/gadgets2 a documentação de todos gadgets menos o fastbuttons para testar isso, parece que ele pega as variáveis globais de todos scripts e coloca na mesma lista e só separa quando as variáveis tem um '.', as variáveis do fastbuttons que começam por fb. parecem ser as únicas que estão separadas. Danilo.mac(discussão) 22h23min de 5 de dezembro de 2013 (UTC)

Um dúvida: quando em um parâmetro o valor a ser passado precise ser um objeto tipo jQuery.Deferred por exemplo, devo colocar como @param {jQuery.Deferred} ou @param {Object} mesmo? Silent (discussão) 12h56min de 6 de dezembro de 2013 (UTC)

Acredito que seja melhor especificar o tipo de objeto, com @param {jQuery.Deferred} (exemplo com @return, exemplo com @param). Helder.wiki (discussão) 14h34min de 6 de dezembro de 2013 (UTC)

Consegui colocar as tags @source, @context e @see (falta fazer os wikilinks virarem links), e coloquei a data e hora de atualização no jsduck.txt para vocês saberem se as últimas modificações entraram ou não na doc enquanto não consigo colocar o cron para atualizar sozinho. Deve ter um modo de separar os gadgets no menu, mas ainda não descobri como, alguém tem alguma ideia de como faz? Danilo.mac(discussão) 03h21min de 8 de dezembro de 2013 (UTC)

Criei um arquivo "categories.json" e um "external.js" (para evitar erros "Unknown type jQuery") e inclui a opção "--categories" (e também "--footer" e "--builtin-classes") no arquivo "config.json". Fiz também uns ajustes nos gadgets e depois executei "sh atualizar.sh". Helder.wiki (discussão) 15h42min de 8 de dezembro de 2013 (UTC)
O atualizar.sh não funciona, era uma tentativa de fazer a atualização pelo cron mas não funcionou, por enquanto para atualizar tem que usar './atualizar.py'. Ficou bem melhor agora com essas modificações. Estou desconfiando que os gadgets entram no menu com a tag @class ou alguma relacionada, vou tentar fazer alguns testes. Danilo.mac(discussão) 16h07min de 8 de dezembro de 2013 (UTC)
Não consegui, mas parece que algo a ver com a tag @class mesmo. Alteriei o atualizar.sh para atualizar o jsduck sem atualizar os códigos dos gadgets, então para fazer testes na doc sem editar aqui na wiki é só editar os gadgets lá no tool labs e atualizar com o atualizar.sh. Sobre as tags, tem algumas que ainda não são reconhecidas como @help, @version, @update, etc, elas devem ser reconhecidas pelo jsduck? quais? Danilo.mac(discussão) 18h35min de 8 de dezembro de 2013 (UTC)
Seria interessante se "@help [[página]]" gerasse um link para uma página da Wiki em que haja ajuda (para usuários, não programadores) do gadget. A "@version" e "@source" são comum nos Snippets do MediaWiki.org. Fiz mais uns ajustes nos gadgets e atualizei novamente a documentação. Helder.wiki (discussão) 20h06min de 8 de dezembro de 2013 (UTC)
A @source já estava sendo identificada, adicionei agora a @version e a @help e fiz os wikilinks virarem links. Agora o fastbottons ficou melhor dividido. Danilo.mac(discussão) 02h05min de 9 de dezembro de 2013 (UTC)

Depois de muito tentar eu consegui fazer o jsduck ser atualizado pelo cron. Agora ele é atualizado automaticamente três vezes por dia, às 6h, 14h e 22h UTC (4h, 12h e 20h no Brasil). Danilo.mac(discussão) 21h43min de 11 de dezembro de 2013 (UTC)

Danilo parece-me que correria muitas vezes sem ser necessário, estive a pensar, e tenho uma solução utilizando o redis. Podes adaptar o script para ser chamado e actualizar só um script? Tenho já um feed preparado, quando no irc aparecer a edição de um gadjet, arranjo um hook que chame essa função do teu script, e mande o nome do script. Podes tratar das adaptações? Alchimista Fala comigo! 17h39min de 13 de dezembro de 2013 (UTC)
Alchimista, até onde eu sei o jsduck só consegue atualizar tudo de uma vez, pois ele não faz a divisão por arquivos, ele faz a organização de uma forma complexa. Mas acho que isso não impede a implementação da sua ideia, se puder fazer isso vai ser muito bom, além de reduzir o número de atualizações, isso também faria as modificações nos gadgets serem atualizadas instantaneamente na documentação. Danilo.mac(discussão) 04h15min de 14 de dezembro de 2013 (UTC)

Gráfico de edições pelo Editor Visual[editar código-fonte]

Um pedaço da parte de cima do gráfico do Editor Visual não coube na tela. Helder.wiki (discussão) 11h04min de 5 de dezembro de 2013 (UTC)

É que o rickshaw suaviza as linhas, então um ponto baixo seguido de dois altos e um baixo .¨· cria uma curva ao suavizar que sai do gráfico, mas os pontos não saíram. Tentei alterar o limite superior mas não consegui. Danilo.mac(discussão) 03h36min de 8 de dezembro de 2013 (UTC)

Gráfico de todos os filtros[editar código-fonte]

Tem como gerar um gráfico sobrepondo todos os gráficos de filtros de edições no estilo da linha do tempo interativa, que permite ativar/desativar linhas específicas? Helder.wiki (discussão) 09h47min de 13 de dezembro de 2013 (UTC)

Teria umas cem linhas e, consequentemente, uns cem botões para desmarcar as linhas, não tenho certeza se o rickshaw permite tantas, e ficaria difícil saber qual é qual, pois com essa quantidade as linhas teriam uma variação muito sutil de tonalidade de uma para outra. Existe a necessidade de comparar muitos filtros? Se não, eu poderia fazer umas adaptações para permitir até uns 4 ou 5 no mesmo gráfico, chamando por exemplo com "ptwikis/Filtros:7+18+68+70". Danilo.mac(discussão) 03h55min de 14 de dezembro de 2013 (UTC)
O maior interesse é analisar os filtros de ofensas em conjunto e também observar que quando certos filtros passaram a impedir outros tiveram menos detecções. Provavelmente não precisaria de todos mesmo... Helder.wiki (discussão) 10h20min de 14 de dezembro de 2013 (UTC)
Helder, feito para até 4 filtros. Ainda não coloquei algo para selecionar mais de um filtro no mesmo gráfico, por enquanto só pelo url. Danilo.mac(discussão) 00h46min de 1 de maio de 2014 (UTC)
Muito bom! Uma coisa que faz falta é ter o nome de cada filtro em algum lugar (no cabeçalho, no "title" de cada gráfico, ou em uma legenda propriamente dita). Helder.wiki (discussão) 12h35min de 1 de maio de 2014 (UTC)

Linha do tempo da inclusão de referências[editar código-fonte]

Acham que seria viável gerar um gráfico com os seguintes números por mês (por semana? dia?) desde a criação da Wikipédia?

  • Artigos contendo 1 ocorrência de "<ref.+?<\/ref>"
  • Artigos contendo 2 ocorrências de "<ref.+?<\/ref>"
  • ...
  • Artigos contendo N ocorrências de "<ref.+?<\/ref>"
  • Artigos contendo mais de N ocorrências de "<ref.+?<\/ref>" (qual seria um valor N adequado para parar de gerar gráficos individuais para quantidades menores do que N?)
  • Total de artigos (para comparação com os números anteriores)

Imagino que a cada mês poderia ser executado um script (python?) no dump mais recente do projeto, e gravar os resultados em um banco de dados. A primeira execução demoraria mais, pois geraria os dados para todos os meses e anos que já passaram. Helder.wiki (discussão) 21h49min de 14 de dezembro de 2013 (UTC) Editado: Os dados poderiam ser plotados como no gráfico de "Statements per item" do Wikidata.

Infelizmente os dumps não têm o texto de edições anteriores, só das atuais, os dumps com o nome "page-meta-history" têm o texto da edição atual (na hora em que o dump foi gerado) e os metadados do histórico (timestamp, usuário, tamanho, checksum, etc). O Tool Labs mantém os 5 últimos dumps de cada wiki (da ptwiki tem atualmente os 20131005, 20131021, 20131106, 20131119 e 20131202), o que podemos fazer é pegar desses e dos próximos daqui para frente. Contei agora no último dump com essa regex, deu 332743 artigos em 790820, o código que usei está aqui (tem um bug no script, devia contar mais de 800 mil artigos). Danilo.mac(discussão) 23h51min de 14 de dezembro de 2013 (UTC)
A questão do bug na quantidade de artigos não seria porque na contagem estão incluídos também os anexos, e o script não está levando-os em consideração? Silent (discussão) 00h26min de 15 de dezembro de 2013 (UTC)
Verdade, tinha esquecido que os anexos entram na conta dos 800 mil, adicionei os anexos então. Fiz a conta nos 5 dumps, o resultado foi: 331453 de 801692 (41,3%) em 05/10, 333320 de 802994 (41,5%) em 21/10, 335378 de 803681 (41,7%) em 06/11, 336788 de 804471 (41,9%) em 19/11 e 338226 de 805248 (42,0%) em 02/12. Se continuar nesse ritmo de 0,4 p.p./mês vai demorar 12 anos para chegar nos 100%. Uma curiosidade: o script levou 8 minutos para analisar cada dump. Danilo.mac(discussão) 02h36min de 15 de dezembro de 2013 (UTC)
Só por curiosidade, procurar apenas por "<ref" em vez de uma expressão regular reduz significativamente o tempo de execução?
Tem certeza de que o dump "pages-meta-history" não tem o texto das revisões anteriores? Helder.wiki (discussão) 13h00min de 15 de dezembro de 2013 (UTC)
Tem razão, tem os textos das edições anteriores, outro dia estava procurando esses textos e não achei, devo ter olhado no dump errado. Coloquei os primeiros 100kb do dump aqui como exemplo. Rodei com '<ref', sem regex, e demorou 12 min, tem horas que o tool labs está mais lento, isso pode ter interferido. O modo como o script faz a busca também pode ser melhorado, ele está pegando 50.000.000 bytes por vez e separando o título e texto do restante do xml com regex, acho que se fazer o parser linha por linha sem regex pode ser mais rápido, e rodando com o grid engine pode ficar mais rápido ainda. Danilo.mac(discussão) 17h29min de 15 de dezembro de 2013 (UTC)

Ferramentas globais e nova estrutura[editar código-fonte]

Desenvolvi com ajuda do Henrique e por sugestão do Sturm a ferramenta toollabs:ptwikis/common-iw para listar artigos com muitos interwikis na enwiki mas sem artigo em determinada língua (só depois fiquei sabendo que já existiam outras duas ferramentas semelhantes, 1, 2). Já que é uma ferramenta com utilidade para todas as línguas eu criei uma segunda lista de ferramentas para as separar as ferramentas globais das que funcionam só para os projetos lusófonos. Para colocar uma ferramenta nas globais tem que colocar {% extends 'Tools.html' %} em vez de 'base.html' e editar a lista de ferramentas que fica também em Tools.html. E também fiz uma modificação na estrutura das ferramentas que usam banco de dados, em vez de ter um html e uma função dentro do database.py para fazer a query, as ferramentas podem estar inteiramente em um script python dentro da pasta tools, o que melhora a organização das ferramentas. Aos poucos estou passando todas ferramentas para o novo modelo. Danilo.mac(discussão) 19h26min de 17 de dezembro de 2013 (UTC)

Boa ideia! Talvez seja o caso de incluir um "seletor de idioma" em algum lugar (talvez na barra lateral)? Helder.wiki (discussão) 20h38min de 17 de dezembro de 2013 (UTC)
Ótima ferramenta. A propósito, gostaria de sugerir o aumento no tamanho da fonte no ptwikis, pois está muito pequena. Silent (discussão) 23h33min de 17 de dezembro de 2013 (UTC)
Ver também d:Wikidata:Project chat#How do I get a list of Wikipedia articles in language X that are not in language Y?.
A propósito, deve ser fácil permitir que o usuário escolha a wiki de origem, em vez de usar sempre a inglesa, não? Helder.wiki (discussão) 19h42min de 24 de dezembro de 2013 (UTC)
Sobre o seletor de idioma, não entendi bem a ideia, quais páginas teriam mais de uma versão e em quais línguas? Ter línguas além do inglês e português seria complicado. Quanto ao tamanho da fonte, estava com o mesmo tamanho da Wikipédia, aumentei um pouco (de small para .85em) e mudei a altura da linha, cor do link, e outras coisas nessa última ferramenta, acham que ficou bom ou melhor aumentar mais? Sobre escolher a wiki de referência, a nossa ferramenta funciona de modo diferente das outras duas, a lista de páginas está em um banco de dados separado criado no mesmo host da enwiki (s1.labsdb), o qual mantém uma lista dos artigos da enwiki com mais de 30 interwikis que é atualizada uma vez por dia, por isso a nossa ferramenta responde em um segundo enquanto aquela outra que também ordena por número de iw demora mais de um minuto. Então não seria fácil replicar isso para as outras línguas. Danilo.mac(discussão) 17h44min de 25 de dezembro de 2013 (UTC)
Agora o tamanho da fonte está bom. Silent (discussão) 18h59min de 25 de dezembro de 2013 (UTC)

Gráfico de interface móvel com problemas[editar código-fonte]

aqui o gráfico aparece com "um nó" ou loop entre os dias 1 e 3 de fevereiro. Alguém confirma isto, ou será somente o meu navegador?OTAVIO1981 (discussão) 11h37min de 11 de fevereiro de 2014 (UTC)

OTAVIO1981, eu também vejo esse problema no Google Chrome 32 e no Firefox 27. Helder.wiki (discussão) 12h02min de 11 de fevereiro de 2014 (UTC)
Sim Corrigido. É um erro que eu tinha corrigido nos outros gráficos e esqueci de corrigir nesse, no banco de dados os meses vão de 1 a 12 e no javascript de 0 a 11, o "-1" estava no lugar errado. Danilo.mac(discussão) 20h21min de 27 de fevereiro de 2014 (UTC)
Ufa! Helder.wiki (discussão) 20h36min de 27 de fevereiro de 2014 (UTC)

erro ortográfico[editar código-fonte]

aproveitando, na última linha está escrito "utilisando". OTAVIO1981 (discussão) 11h42min de 11 de fevereiro de 2014 (UTC)

Sim Corrigido. Danilo.mac(discussão) 20h22min de 27 de fevereiro de 2014 (UTC)

https://meta.wikimedia.org/wiki/Tech/News/Sandbox

https://meta.wikimedia.org/wiki/Tech/Ambassadors/pt-br

Olha o domínio mestre, ele é legal = http://www.wikipedia.org/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Caf%C3%A9_dos_programadores


Todos vocês programam a mesma coisa, wikis, tem que se comunicar um com o outro, estão sem lógica, sabia? Foi o que eu notei ontem.


Eu estou lá no meio disso, traduzindo de inglês para português, já tem 1 mês. Ana Mercedes Gauna (discussão) 11h54min de 11 de fevereiro de 2014 (UTC)

Tool Labs - Migração de Cluster[editar código-fonte]

As 15 horas (UTC) de segunda é o prazo final para a migração voluntária da ferramentas no labs mudarem do pmpa para o cluster equiad, e apesar de se não migrar-mos nós as ferramentas serão migradas pelos sysops, a fim de evitar alguns contrangimentos convém sermos nós mesmos a mover, até porque não é nada difícil, o cuidado está em verificar depois se tudo está correcto e a funcionar em pleno, e caso contrário, fazer as alterações devidas. O meu projecto já foi movido, e tirando as adaptações ao novo webserver, nada a assinalar, é simples, os maiores contratempos podem advir somente de um módulo que não esteja instalado, ou alguma configuração do sistema que seja diferente e sejam precisas alterações. Alguém quer deitar as mão à massa e fazer a migração, ou posso tentar fazê-la eu? Deixar para os sysops pode levar a downtime não estimado porque o cluster vai sendo desactivado, downtime ampliado por qualquer adaptação que seja necessário fazer, por isso parece-me conveniente migrar antes do prazo final. Alchimista Fala comigo! 19h21min de 14 de março de 2014 (UTC)

Pessoal, eu e o Alchimista estamos trabalhando para adequar o projeto ao novo servidor. No momento ele está no ar mas duas ferramentas não estão funcionando (Acessos e Linha do Tempo). Outro dia tivemos problemas pois os dois estavam mexendo em arquivos de configuração ao mesmo tempo e um sobrescrevia o trabalho do outro. Assim, sugiro que quem for participar desse esforço dê um ping no #wikipedia-ptconectar para coordenarmos as ações e evitarmos atropelos. HAndrade (discussão) 20h09min de 21 de março de 2014 (UTC)
Aproveitando o assunto: vale informar a todos que não acompanham a wikitech-l que com essa mudança o login ao Tool Labs agora deve ser feito em @tools-login-eqiad.wmflabs.org HAndrade (discussão) 21h22min de 21 de março de 2014 (UTC)
Corrigi a Linha do tempo, no main.js os endereços dos dados estavam como "/ptwikis/cgi-bin/index.fcgi/...", após remover o "/cig-bin/index.fcgi" funcionou. O problema em Acessos parece ser o banco de dados que não existe, mas não sei como recuperar o bd antigo. Danilo.mac(discussão) 22h27min de 21 de março de 2014 (UTC)

Consegui colocar os diretórios /dev e /gadgets para funcionar. Uma nota importante é que agora que mudaram o servidor de Apache para Lighttpd, as edições em scripts python só são vistas depois de reiniciar o servidor web, o que é feito com o comando 'webservice restart' estando na conta do ptwikis (feito o 'become ptwikis'), as edições em arquivos .html são vistas na hora, sem precisar reiniciar o servidor web. Danilo.mac(discussão) 21h00min de 8 de abril de 2014 (UTC)

erro em acessos?[editar código-fonte]

Caros, explorando a PtWikis ontem, a página de acessos não está carregando. Vocês estão cientes?--Oona Castro (discussão) 18h46min de 27 de março de 2014 (UTC)

Sim, Oona. Dos serviços rodando no ptwikis esse é o único que utiliza um banco de dados auxiliar que não foi migrado para o novo servidor. Eu já estava pensando em mudar a estrutura dele e vou recriá-lo já com essa nova estrutura no servidor novo. Por hora, editei a página principal do ptwikis para indicar que ele está em manutenção. HAndrade (discussão) 19h01min de 1 de abril de 2014 (UTC)

erro tipográfico[editar código-fonte]

está escrito "Gráfico das edições usando o Editor Visual nos últios 30 dias.".OTAVIO1981 (discussão) 14h40min de 31 de março de 2014 (UTC)

Corrigido HAndrade (discussão) 19h01min de 1 de abril de 2014 (UTC)

Em [2], consta que sou administrador no Wikivoyage e que fiz minha primeira edição por lá pela conta 555 a sete anos, mas por lá eu tenho 0 edições e sou apenas autoconfirmed. Lugusto 05h59min de 21 de abril de 2014 (UTC)

Corrigido (dif). A edição em projetos que nunca editou era um bug antigo, acho que agora foi resolvido. Danilo.mac(discussão) 19h52min de 21 de abril de 2014 (UTC)

Listas que utilizam filtros com erro?[editar código-fonte]

Caros,

Ao listar páginas com esta configuração consta que história do xadrez não tem visitas quando na verdade é bastante visitado.OTAVIO1981 (discussão) 14h09min de 5 de maio de 2014 (UTC)

Esses dados de visitas são de dezembro de 2013 e parecem que têm alguns erros. Estou desenvolvendo um novo banco de dados de acessos que atualiza sozinho todo mês e contém acessos mensais desde dezembro de 2011 (quando os dumps que uso começaram a ser gerados) de todas wikis lusófonas, por enquanto o novo bd só tem dados de dezembro de 2011, onde esse artigo está com 3786 acessos. É um script meio complexo, já estou há alguns dias nele, o Henrique está me dando uma ajuda, em breve o novo bd estará com dados atualizados e sendo usados por essa ferramenta. Danilo.mac(discussão) 19h53min de 5 de maio de 2014 (UTC)
Atualizei para as estatísticas de acessos de março, os dumps que essa ferramenta usa (os arquivos *-totals.bz2) pararam em março, não sei por quê, estou agora dependendo dessa atualização nos dumps para atualizar os dados de acessos. Danilo.mac(discussão) 03h09min de 22 de junho de 2014 (UTC)
Corrigiram os dumps, agora já está exibindo os acessos do último mês. Danilo.mac(discussão) 23h09min de 24 de junho de 2014 (UTC)

erro tipográfico 2[editar código-fonte]

Em artigos curtos, está escrito "Lista dos menores artigos da Wikipédia, desconsiderando as desambigações.". Sds, OTAVIO1981 (discussão) 14h34min de 5 de maio de 2014 (UTC)

Sim Corrigido. Danilo.mac(discussão) 19h57min de 5 de maio de 2014 (UTC)

Patrulhamento de IPs[editar código-fonte]

Informando que a página não funciona mais. OTAVIO1981 (discussão) 10h39min de 8 de maio de 2014 (UTC)

Ops, passei as ferramentas para a nova estrutura na pasta /tools e acabei esquecendo de testar essa. Corrigido. Danilo.mac(discussão) 19h57min de 8 de maio de 2014 (UTC)

Quem conhece o wmcharts?[editar código-fonte]

Encontrei o wmcharts e ele contém vários gráficos que seria interessante pelo menos deixar linkado no ptwikis preferencialmente filtrando a combo-box para somente as opções em pt.OTAVIO1981 (discussão) 12h06min de 3 de junho de 2014 (UTC)

outras ferramentas[editar código-fonte]

Prezados,

Inseri mais duas ferramentas aqui por considerar que sejam úteis ao propósito do ptwikis (nem que seja para inspirar) e depois me dei conta que existem muitas outras que poderiam ser listadas. Daí, fui procurar se havia outro canto com as ferramentas listadas e achei WP:Toolserver que marquei como desatualizado. Este servidor vai sair completamente do ar né? Acho que vale a pena revisarmos esta página e limitar ao que "realmente interessa" deixando um link para o wmflabs como referência. O que acham? sds, OTAVIO1981 (discussão) 19h43min de 3 de junho de 2014 (UTC)

Sim, o Toolserver será desativado dia 30 de junho, e poucas ferramentas ainda funcionam por lá. Faz mesmo falta uma lista das ferramentas do Tool Labs, eu por exemplo fiz a toollabs:ptwikis/common-iw sem saber que já existiam duas semelhantes. Eu estava pensando em fazer uma lista no Meta, lá também só tem lista do toolserver, acho que tanto lá como aqui seria interessante ter uma lista de ferramentas. Danilo.mac(discussão) 20h05min de 3 de junho de 2014 (UTC)
Bem, comecei a atualizar a lista do toolserver porém me ocorreu que pode ser melhor inativar a página junto com o toolserver e começar uma nova mais enxuta para o labs. Concordo com você que o ideal seria ter uma lista completa no meta, e deixaria aqui só o essencial. Mas aí comecei a divagar sobre a redundância de informações e links que temos. Estou envolvido noutra tarefa que é a atualização de regras de ER e até agora identifiquei uns quatro lugares para ajustar e cada uma tem uma lista diferente da oficial. Então, repensando a questão da lista, o ideal é deixar só no meta com uma tradução. Mas gostaria de saber a opinião de todos. Sds OTAVIO1981 (discussão) 11h56min de 4 de junho de 2014 (UTC)
O bugzilla:58865 pode ser útil (vejam a lista de dependências). Helder.wiki (discussão) 14h33min de 4 de junho de 2014 (UTC)
Ontem perguntei no #wikimedia-labs se já existe alguma lista de ferramentas, eles me indicaram uma lista na dewiki (em alemão) e uma lista dos projetos que pode ser ordenada pela coluna 'equiad webservice' para ver os projetos que são acessíveis via web, onde provavelmente tem ferramentas. Estou passando a lista da dewiki para um formato de tabela com as descrições e o status da ferramenta, assim que completar salvo no meta. Danilo.mac(discussão) 19h50min de 4 de junho de 2014 (UTC)
Terminei de passar a lista da dewiki para o meta: m:Tool Labs. Coloquei algumas ferramentas do ptwikis, falta colocar outras ferramentas que não estavam na lista da dewiki. Divulguei no irc do labs, talvez eles deem uma ajuda. Danilo.mac(discussão) 23h34min de 13 de junho de 2014 (UTC)

Gameficação[editar código-fonte]

O que acham de fazer um jogo semelhante ao wikidata-game, usando gameficação para tarefas de manutenção da Wikipédia e outros projetos lusófonos? Um jogo poderia ser para desambiguar ligações internas, indicando a qual assunto de uma desambiguação uma ligação interna se refere. Podemos fazer vários jogos, no estilo do wikidata-game. Alguém teria interesse em desenvolver essa ferramenta? Ando meio sem tempo para novos projetos e quero ajudar outros desenvolvedores a criar ferramentas também. Danilo.mac(discussão) 01h40min de 13 de junho de 2014 (UTC)

Sobre as desambiguações, apesar de não ter sido pensado como um jogo, já existe o DisamAssist.js que o Lijealso traduziu, e que pode servir de inspiração. O recurso é bem conveniente. Helder.wiki (discussão) 12h26min de 13 de junho de 2014 (UTC)
Acho a ideia excelente. O que puder tornar nosso trabalho mais divertido deve ser incentivado. José Luiz disc 00h07min de 14 de junho de 2014 (UTC)
Acho que seria bom desenvolver essa ferramenta de um modo diferente das outras: desenvolver o esboço aqui na wiki antes de levar para o Labs. Acho que isso pode trazer uma maior colaboração no desenvolvimento, e dessa forma também seria melhor para essa ferramenta pois é uma ferramenta onde a interface de utilização tem um peso maior. Antes de criar uma subpágina para o desenvolvimento dela temos que dar um nome, que nome sugerem? 'ptgame', 'jogo', 'gamepédia', 'wikigame', outro? Danilo.mac(discussão) 01h11min de 14 de junho de 2014 (UTC)
Pode ser ptgame. Helder.wiki (discussão) 12h46min de 22 de junho de 2014 (UTC)

@Danilo.mac, Jbribeiro1, HAndrade (WMF) e OTAVIO1981: Vejam meta:Grants:IdeaLab/Gamified Microcontributions on Wikipedia. Helder 14h53min de 3 de setembro de 2014 (UTC)

@Danilo.mac, HAndrade (WMF) e Crang115: não sei se é de interesse, mas em janeiro terá um curso de gamificação no Coursera. Helder 13h25min de 24 de outubro de 2014 (UTC)

!Silent: ^ . Helder 13h27min de 24 de outubro de 2014 (UTC)

Danilo.mac, notei que só você tem permissão para editar alguns arquivos:

tools.ptwikis@tools-login:~/ptwikis/tools$ ls -l
total 152
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis  1903 Mai  5 19:55 Artigos_curtos.py
-rw-rw-r-- 1 tools.ptwikis tools.ptwikis  1240 Dez 18  2013 common-iw.py
-rw-rw-r-- 1 tools.ptwikis tools.ptwikis 11000 Mai 28 03:39 Filters.py
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis 10622 Mai 27 22:26 Filtros2.py
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis 10372 Mai 28 03:38 Filtros.py
-rw-rw-r-- 1 tools.ptwikis tools.ptwikis 11153 Jun 30 19:56 Listas.py
-rw-rw-r-- 1 tools.ptwikis tools.ptwikis  2044 Jan  9 15:19 marcas-sem-fontes.py
-rw-rw-r-- 1 tools.ptwikis tools.ptwikis 13224 Jul  3 19:10 Matriz.py
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis  2022 Jun 24 22:32 mesmos_interesses.py
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis  7099 Jun 29 17:12 Patrulhamento_de_IPs.py
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis   661 Jun 15 23:39 query.py
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis  1882 Jul  3 03:54 Transclusões2.py
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis  2480 Jul  4 04:04 Transclusões3.py
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis  1897 Jul  3 03:03 Transclusões.py
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis 14726 Jun  5 20:16 Usuário.py
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis  8928 Jun  3 02:07 WLE2.py
-rw-r--r-- 1 tools.ptwikis tools.ptwikis  5845 Jul  2 19:23 WLE_Melhores_Contribuições.py
-rw-r--r-- 1 danilo        tools.ptwikis  9071 Jun 29 17:10 WLE.py

Poderia mudar isso? Helder.wiki (discussão) 09h54min de 7 de julho de 2014 (UTC)

Isso acontece porque criei esses arquivos na minha conta em vez de na conta do ptwikis, para mudar é só entrar na conta do ptwikis (become ptwikis) e dar o comando 'take nome_do_arquivo'. Danilo.mac(discussão) 14h07min de 7 de julho de 2014 (UTC)

Disponibilizar "toolinfo.json"[editar código-fonte]

Ao ver o anúncio de uma ferramenta que coletará arquivos "toolinfo.json" das ferramentas do Labs para gerar um diretório de ferramentas pesquisável, eu criei um esboço em ~/ptwikis/tools/toolinfo.json, mas ainda não sei como torná-lo visível em https://tools.wmflabs.org/ptwikis/toolinfo.json para que seja adicionado à lista utilizada pela ferramenta.

Alguém sabe fazer isso? Helder 03h36min de 16 de agosto de 2014 (UTC)

A pasta tools serve para adicionar apenas scripts python, o que estiver nessa pasta e não for python não é exibido nem executado. Coloquei na pasta static, toollabs:ptwikis/static/toolinfo.json, e adicionei à lista. Tudo que está na pasta static é acessível via web. Danilo.mac(discussão) 18h12min de 16 de agosto de 2014 (UTC)

Gerar dados Dinamicos[editar código-fonte]

Na ferramenta "Gerar dados Dinamicos" além do erro ortográfico ocorre que ao clicar no botão N vezes ele vai adicionando ao gráfico e a legenda N linhas mesmo que seja o mesmo dado. Acho que uma melhoria simples seria limitar N e a partir daí remover a última quando o usuário tentar adicionar uma nova.OTAVIO1981 (discussão) 10h55min de 3 de setembro de 2014 (UTC)

Corrigi o typo no arquivo "ptwikis/static/timeline/src/js/main.js". Helder 17h50min de 3 de setembro de 2014 (UTC)