Wikipédia Discussão:Wikipédia na Universidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Divulgação para a comunidade[editar código-fonte]

Movido para o meta para uma seção de comunicação. --everton137 (discussão) 17h33min de 27 de março de 2012 (UTC)

Relatos dos encontros presenciais e online relacionados ao projeto[editar código-fonte]

Estou colocando todos relatos em português dos encontros relacionados ao projeto embaixadores da Wikipédia aqui. --everton137 (discussão) 05h33min de 27 de fevereiro de 2012 (UTC)

Sugestão de mudança de nome[editar código-fonte]

Caros, o Otavio criou um tópico na explanada sugerindo a mudança de nome do projeto, de modo e englobar outros países da língua portuguesa, vejam Mudança do nome do projeto piloto de educação da WMF. Abraços, --everton137 (discussão) 21h04min de 28 de fevereiro de 2012 (UTC)

Acho bom decidir, porque o gráfico diz uma coisa e o título da página diz outra. Domusaurea (discussão) 13h01min de 13 de março de 2012 (UTC)
Juliana, o nome do programa, que engloba o projeto Wikipédia na Universidade, é Wikipédia no Ensino. Então eu pensei assim: temos uma programa geral voltado ao uso da Wikipédia no ensino ("Wikipedia Education Programa" -> "Programa Wikipédia no Ensino"), que pode ter vários projetos como parte dele. No presente caso, temos o projeto "Wikipédia na Universidade", mas poderemos ter num futuro um projeto "Wikipédia na Escola", que englobe escolas de 2º grau, por exemplo (só uma idéia, não sei se um projeto desse faria parte do programa de educação da Wikimedia Foundation no Brasil).
Se entrarmos, por exemplo, na página do projeto ocorrendo na Índia, temos o nome "Wikipedia Education Program" com o nome Índia ao seu lado. Como eu não acho que faz sentido uma separação por país agora, poderíamos colocar no lugar da palavra Índia, a palavra "Universidade". O que acha? --everton137 (discussão) 13h43min de 13 de março de 2012 (UTC)
Algo assim (fiz na correria, então não sei porque o final da palavra "universidade" ficou comido)
Programa Wikipédia no Ensino: Universidade
Se alguém puder arrumar, agradeço. --everton137 (discussão) 14h09min de 13 de março de 2012 (UTC)
Depois de muito apanhar do inkscape, acho que arrumei. --everton137 (discussão) 19h55min de 13 de março de 2012 (UTC)

Userbox[editar código-fonte]

Acho que seria o caso também de atualizar o userbox:

Map of Brazil with flag.svg Este(a) editor(a) colabora para o Wikimedia Brasil Educação.

(alguém salva a tia Ju e endenta isso pra esquerda?)

- Domusaurea (discussão) 02h21min de 25 de março de 2012 (UTC)

Oi, professora Juliana. Veja o tópico na página de discussão dos embaixadores. --everton137 (discussão) 17h35min de 27 de março de 2012 (UTC)

Objetivo[editar código-fonte]

Ao dizer "O objetivo do projeto Wikipédia na Universidade é..." acho que falta explicitar o que as universidades (alunos e professores) ganham com isso, pois atualmente só aparecem o que a Wikipédia ganha, e deveria ser uma troca em que todos se beneficiam mutuamente. Helder 12h48min de 26 de maio de 2012 (UTC)

If Google translate is working correctly, I think this is a really important point too :) Thank you for brining it up, Helder! Jessie Wild (discussão) 18h48min de 25 de junho de 2012 (UTC)
Por estar fazendo o curso pelo segundo semestre, tenho boa convivência com os vários aspectos da relação da Wikipédia e a Universidade. O curso é importante para fazer com que o que aprendemos durante a graduação melhore a Wikipédia, em português principalmente, com informações científicas atuais, o que é um dos objetivos da Wikipédia enquanto enciclopédia, que é sempre estar crescendo em conteúdo dos seus artigos, tendo informações confiáveis e atualizadas. É claro que um editor que não é especialista no assunto pode contribuir tão bem quanto um que é especializado, mas aquele que estuda a área que edita tem mais chances de saber avaliar criticamente o que está sendo posto online, aumentando a qualidade dos artigos. Isso ajuda retroativamente os alunos e professores, que podem passar a usar a Wikipédia para pesquisar dados, datas, informações, bibliografias etc., além de ser o objetivo da universidade a divulgação do conhecimento produzido dentro dela, portanto, cumprindo um dos seus papéis sociais.

Ricardo de Castro (discussão) 18h13min de 19 de março de 2013 (UTC)

Da pré-história do projeto Wikipédia na Universidade, no Brasil[editar código-fonte]

Mil vivas à iniciativa de trazer o Wikipedia Education Program formalmente ao Brasil. Desejamos que a "parceria acadêmica"[nota 1] da Wikimedia Foundation anunciada na imprensa seja frutífera e tenha longa vida.

Parece interessante registrar aqui iniciativas semelhantes já coordenadas no Brasil bem antes do Projeto Wikipédia na Universidade ser iniciado. Na área de Lógica, por exemplo, a supervisão de professores da área de Computação da UFRN e da UFPE deu origem a algo em torno de 200 verbetes, contribuindo intencionalmente à formação de algumas gerações de wikipedistas universitários: ver [1], [2], [3], [4] e [5]. (Mesmo assim, a maior parte dos verbetes da área ainda deixa bastante a desejar, e mais colaboração é sempre bem-vinda.)

Notas[editar código-fonte]

  1. Sbarai, Rafael (2 de Junho de 2012). Com parceria acadêmica, Wikipédia quer mais brasileiros. Vida Digital, VEJA.
O projeto que está sendo desenvolvido pela profª drª Juliana Bastos Marques na Unirio vem sendo muito bom principalmente por alguns alunos de cursos anteriores terem continuado a editar após o fim do semestre que cursaram a disciplina e a tendência parece que vai continuar nesse semestre.Ricardo de Castro (discussão) 19h19min de 19 de março de 2013 (UTC)

Material didático e pesquisa inédita[editar código-fonte]

Um dos modelos de atividade sugeridos na página foi este:

é possível tentar expor de forma didática e num formato enciclopédico o tema de sua pesquisa e outros modelos que você poderá criar.

No entanto considero-o relativamente problemático já que pode induzir à produção de dois tipos de conteúdos para os quais a Wikipédia não é o lugar mais adequado:

  • Material didático
  • Pesquisa inédita

O primeiro tipo seria mais adequado ao Wikilivros (ou mesmo a Wikiversidade), o segundo seria mais difícil de adequar a uma das wikis da WMF.

Há um bom acervo de sugestões na Wikipédia:Projetos escolares e universitários. Helder 18h01min de 25 de junho de 2012 (UTC)

De fato, Helder. Pode confundir. Meu objetivo foi o docente e pesquisador explicar a teoria já consolidada por trás se sua área de pesquisa. Me parece bastante natural alguém conseguir melhorar artigos relacionados a sua área, pois a pessoa precisa lidar com e pensar sobre a teoria quase que diariamente. Como poderíamos melhorar essa parte? Talvez

expor no formatato de verbetes enciclopédicos a teoria relacionada a sua área de pesquisa e ensino...

O que acha? --Ezalvarenga (discussão) 18h28min de 25 de junho de 2012 (UTC)
Melhorou! O objetivo estava claro (pelo menos para quem já tem ideia do que pode e o que não pode por aqui), mas acho que a versão que sugeriu agora diminui o risco de confusão para quem não conhece o projeto. Helder 19h03min de 25 de junho de 2012 (UTC)
Se bem que o primeiro e o quarto itens poderíam ser fundidos em um só, não?

melhorar ou criar verbetes enciclopédicos relacionados ao assunto da disciplina ou a sua área de pesquisa;

Helder 19h58min de 25 de junho de 2012 (UTC)
Então, pensei nisso, mas tentei deixar separado para distinguir as possibilidades que podem ser trabalhadas de maneiras diferentes. Por exemplo, um professor de física que pesquisa partículas elementares pode dar um curso sobre mecânica clássica e propor aos estudantes melhorar esse tema de conhecimento comum a qualquer físico. Ao mesmo tempo, ele pode desenvolver uma atividade voltada a alunos de iniciação científica para melhorar artigos relacionados a teoria das partículas elementares. Talvez colocando dois tópicos possa suscitar isso... --Ezalvarenga (discussão) 20h10min de 25 de junho de 2012 (UTC)

Mudanças da seção "Como participar"[editar código-fonte]

O texto está bem informativo, só achei um pouco confuso na parte voltada aos estudantes e wikipedistas. Tentei separar um pouco mais as explicações sobre embaixador online e de campus, pois achei que não estava muito claro. Aqui está:

"Nesse caso, você pode participar atuando como um embaixador da Wikipédia. Os embaixadores podem ser de campus e online. Os primeiros acompanham mais de perto os cursos, planejam junto com os professores as atividades envolvendo a Wikipédia e interagem com os estudantes apresentando sobre o projeto. Já os embaixadores online são responsáveis por dar o suporte via páginas de discussão, emails e outras formas de contato. Em geral, seu papel como embaixador é orientar sobre o formato de um verbete enciclopédico, ensinar a editar e apresentar os pilares e principais regras de edição, bem como normas e boas práticas comuns na Wikipédia. Para participar do projeto como embaixador da Wikipédia, preencha seu nome conforme o modelo na página dos embaixadores, especificando se será de campus ou online. Caso decida ser de campus, você precisará participar do treinamento presencial que ocorrerá no começo do semestre letivo para alinhar com o professor e outros embaixadores como será seu trabalho ao longo do curso. Se optar por ser embaixador online, o ideal é que também participe desta etapa, mas se não houver possibilidade, haverá uma discussão via IRC.

Se você é um estudante interessado em ajudar, mas ainda não tem experiência como contribuidor da Wikipédia, entre em contato com os embaixadores responsáveis pelo recrutamento de novos embaixadores através do email embaixadores-wikipedia at googlegroups.com informando em quais universidades pode atuar ou se pretende apenas ser um embaixador online. É muito importante que você faça o programa de tutoria durante julho, antes do treinamento para embaixadores e professores que servirá para planejar o semestre junto aos professores e entre os embaixadores de campus e online, que ocorrerá no começo do semestre letivo."

Uma mudança sutil no segundo parágrafo foi substituir "recomendamos que você faça o programa..." para "é muito importante que você faça...". Creio que se o estudante não chegar nem um pouco familiarizado com a Wikipédia no início do semestre, ele não terá condições de ajudar. Vitorcg (discussão) 17h43min de 9 de julho de 2012 (UTC)

Valeu, Vitor. Alterei para suas sugestões. --Ezalvarenga (discussão) 22h58min de 9 de julho de 2012 (UTC)

Novo tópico a ser adicionado? Em treinamento[editar código-fonte]

Estamos no treinamento da PUC - podem reverter depois ;-)--OTAVIO1982 (discussão) 14h01min de 22 de setembro de 2012 (UTC)

Mas não apaguem agora, pois ainda estamos mostrando como discutir--OTAVIO1982 (discussão) 14h02min de 22 de setembro de 2012 (UTC)
presente

--Pompeuesilva (discussão) 14h04min de 22 de setembro de 2012 (UTC)

Param de transmitir no tube... (/watch?v=o5iOgruHJo4&feature=plcp)? Helder 14h04min de 22 de setembro de 2012 (UTC)

Aula na FGV[editar código-fonte]

Pessoal, nesta segunda, dia 24, entre 11h e 12h40, haverá uma aula na Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro para os estudantes aprenderem a editar a Wiki. Em todos os treinamentos até agora, solicitamos que os embaixadores de campus criem suas conta antecipadamente, para não termos problemas. Mas neste caso acho que não terão criado (é uma sala inteira, cerca de 20, 30 alunos). Estou sem o IP da FGV aqui comigo. Alguma chance de conseguirmos resolver isso e autorizar a criação de mais contas nesta manhã? Desculpem-me. Falha minha não pedir isso antes. --Oona (WMF) (discussão) 04h13min de 24 de setembro de 2012 (UTC)

Da última vez demorou três dias para fazer a solicitação e ser atendida. A melhor solução é entrar no IRC e contactar o Alchimista que é administrador e pode criar as contas para os alunos, enviando a senha por e-mail. Abs, OTAVIO1981 (discussão) 12h05min de 24 de setembro de 2012 (UTC)

Wikiversidade[editar código-fonte]

Viram isso?--Oona (WMF) (discussão) 02h54min de 22 de outubro de 2012 (UTC)

Bem legal. A wikiversidade é um bom espaço para integrar as metodologias eficientes de utilização das wikis em sala de aula principalmente porque pode envolver os projetos de Portugal.OTAVIO1981 (discussão) 10h17min de 22 de outubro de 2012 (UTC)
Interessante. Deve haver mãozinha do Ariel, do Cidades Sustentáveis. Acho que os colaboradores fazem parte desse Grupo de Estudos em Agroecologia - vi o perfil do Julio.avanzo. Seria o uso da Wikiversidade o caminho para atrair uma massa crítica de pessoas especializadas em algum assunto interessante para fins educacionais, para depois atraí-las para a Wikipédia? (Vou levantar isso nas discussões abertas sobre o Programa Wikipédia/Wikimedia no Ensino) --ezalvarenga (discussão) 11h48min de 22 de outubro de 2012 (UTC)
Eu vejo a wikiversidade como espaço principal sim para facilitar a articulação entre outros projetos, professores e grupos mas não o espaço inicial para adquirir massa crítica de voluntários. Pelo menos seria na contramão da lógica do que tem sido desde sempre: a grande maioria dos editores começa pela wikipédia, e depois de se aborrecer vai para outros projetos. Não estou dizendo que não funciona começar pela wikiversidade. É até possível mas seria necessário articular melhor todo o processo. Há também de se considerar que alguns professores não vão querer usar a wikiversidade então, sendo todos voluntários, temos que manter todos os canais de utilização e conversa ativos.OTAVIO1981 (discussão) 12h33min de 22 de outubro de 2012 (UTC)
Se aborrecer... ou ser aborrecido! Helder 13h37min de 22 de outubro de 2012 (UTC)
Wikiversidade e outros projetos têm a vantagem de serem mais flexíveis com erros, mas também tem menos membros ativos para dar apoio. Precisaríamos envolver mais usuários experientes lá também?--Oona (WMF) (discussão) 21h12min de 22 de outubro de 2012 (UTC)
Com certeza. Não é uma tarefa fácil mas também não é impossível.OTAVIO1981 (discussão) 21h32min de 22 de outubro de 2012 (UTC)

Oficina de edição no último dia 16/10 na Unirio[editar código-fonte]

Pessoal, na semana passada a Juliana e eu fizemos uma oficina com 4h durante a Semana de Introdução Acadêmica na Unirio para explicar como editar a wikipédia. Foi um evento pequeno para somente 12 alunos em um laboratório de informática e várias coisas funcionaram muito bem e outras ainda precisam ser melhoradas. Vou listar aqui na expectativa que outros melhorem, façam novas experiências e compartilhem os resultados para conseguirmos alcançar um modelo que seja prático a todos. Não é de nenhum modo um modelo fixo até porque isto seria impossível mas um relato para ser analisado e melhorado.

  1. Deu certo Por experiência própria, explicar a wiki resume-se aos WP:5P e quase nada precisa ser aprofundado em políticas e recomendações. A primeira pergunta que choca os alunos é "o que é uma enciclopédia?" e daqui derivou-se outras como "ela pode incluir exercícios? ela inclui trabalhos acadêmicos, poesias e redações?". A discussão mais importante é o papel de uma enciclopédia como fonte terciária, isto é, resumindo informações que já foram publicadas e reconhecidas por pares. Também tem um pouco de discussão sobre relevância e notoriedade. Nada de pesquisa inédita e verificabilidade são desdobramentos naturais. Um bom exemplo que gosto de citar para a verificabilidade é o relato do Albmont. O segundo pilar é facilmente explicado pelo artigo Jesus e as visões religiosas diferentes sobre ele e não foram necessários mais exemplos embora o Campeonato Brasileiro de 1987 e sua gigante discussão seja digno de nota (rsrs). O terceiro pilar foi uma explicação do CC-BY-SA-3.0 com enfase no plágio acadêmico. O quarto e o quinto funcionaram quase juntos com ênfase na netiqueta para o quarto e o significado real do quinto para que não se traduza em um anarquia e sim algo como "Pode errar, não vamos brigar e ainda vamos te ensinar do jeito certo." Desta parte, fomos para a atividade.
  2. Deu errado. É muito importante um suporte online seja pelo IRC ou página de discussão, nem que seja para participar das dinâmicas de página de discussão.
  3. Deu certo. Levar um exemplo familiar aos alunos para criar na página de testes um artigo e colocar no domínio principal. Optei por 4 esboços que traduzi da anglófona mas funciona do mesmo jeito 1 só artigo da anglófona que vai para o domínio principal e N artigos aqui. O importante é entregar o texto sem qualquer formatação para eles fazerem (pois a oficina foi para isto) e penso em melhorias futuras uma biografia de um famoso com uma informação falsa para realçar a importância de V e da análise crítica do que eles leem por aqui.
  4. Deu errado. Não deixar tudo preparado em uma PU ou outro espaço daqui. A preparação anterior é fundamental para ser bem sucedido se você não estiver acostumado com oficinas. Felizmente conseguimos nos recuperar a tempo.
  5. Deu certo. A dinâmica de edição de criar um PU, sua página de testes e editar o artigo exemplo foi muito tranquila e eles se superaram nos códigos tendo conseguido buscar por imagens no commons, criar categorias, recategorizar artigos, inserir imagens e o que é necessário em termos de código para criar um artigo. Não falei de interwiki e predefinições por entender que são perfumarias wikipédicas.
  6. Deu errado. Faltou mostrar o número de visitas e isto chama bastante a atenção conforme percebi em outros eventos. Os canais de ajuda comunitários também não foram utilizados e entendo que seria importante o exemplo. Acho que ficou claro que a resposta às vezes não vem na hora, pelo menos isso.
  7. Deu quase certo. A parte de navegabilidade (mudanças recentes, históricos, páginas novas, mostrar previsão e o link de "Ajuda de edição" foi relativamente fácil mas acredito que algum exercício com estas páginas fosse interessante.
  8. Deu muito certo o handout com os códigos de edição e muitos alunos conseguiram fazer mais em termos de edição justamente por conta disso. É um material impresso muito útil. Acho que um outro handout com um artigo pequeno errado de um lado (cheio de POV, sem fontes para informações importantes, etc) e correto do outro também seja mais didático que a cartilha verde da WMF que é boa mas grande demais para usar em uma oficina curta.
  9. Deu errado. Não ter pedido para os alunos criarem as contas antes. Felizmente tem uma manha para burlar as 6 contas por IP. Passo por privado para quem tiver interesse.

Me lembrei disso e se lembrar de outro ponto importante vou complementando abaixo. Abs, OTAVIO1981 (discussão) 19h57min de 22 de outubro de 2012 (UTC)

Sou a favor de sistematizar tudo isso em algum lugar (alguma página específica para formatos além da disciplina completa), com feedback e controle das variáveis nas experiências semelhantes. Por exemplo, é diferente fazer uma oficina dessas pelo intermédio institucional da universidade ou como atividade voluntária da comunidade. Precisamos entender como funcionam essas variáveis para entender o que funciona melhor. Domusaurea (discussão) 22h16min de 22 de outubro de 2012 (UTC)
Aliás, Otavio, você poderia copiar essa lista na talk da página da oficina? Domusaurea (discussão) 23h28min de 22 de outubro de 2012 (UTC)

Glossário - Física de Partículas ( NUPIC - IFUSP / FE - USP)[editar código-fonte]

Esta página é de algum curso aqui? GoEThe (discussão) 14h54min de 29 de abril de 2013 (UTC)

Multirão nacional de edicação de conteúdo[editar código-fonte]

Olá pessoal, gostaria de saber se já realizaram ou pensaram em realizar um evento nacional, como um multirão de edição/criação/revisão, realizado ao mesmo tempo em todo o Brasil, com vários grupos de organizadores locais em cidades/estados e universidades. Algo como a comunidade de software livre realiza com o Flisol e Dia da Liberdade dos Documentos

Creio que poderíamos desenvolver algo neste sentido para a Wikipédia, caso ainda não exista algo já em andamento.

Rodrigo Padula (discussão) 03h18min de 18 de maio de 2013 (UTC)

A Wikimedia Brasil já pensou em fazer eventos espalhados pelo Brasil. Mas não rolou, fazer um evento só já é muito trampo. Mas seria legal uma estratégia de comunicação para atingir grupos em vários locais do país. Como faríamos? --ezalvarenga (discussão) 13h26min de 18 de maio de 2013 (UTC)
Então, a minha proposta seria a criação de um Modelo de evento, onde cada embaixador/colaborador ficaria responsável pela aplicação do modelo, desta forma os grupos organizariam localmente com suporte e materiais providos pela Wikimedia Brasil Rodrigo Padula (discussão) 15h39min de 20 de maio de 2013 (UTC)
Não está claro para mim como faria isso na prática... --everton137 (discussão) 19h59min de 21 de maio de 2013 (UTC)
Exemplificando: criamos o "Dia Wikipédia" e de acordo com planejamento, objetivos e recursos, fixamos a data, criamos tutoriais sobre como contribuir, orientações para organizadores locais e produzimos material de apoio (swag, material impresso, digital e etc). A partir dai podemos produzir vídeos, matérias e usar a imprensa para publicamos a chamada, sempre em contato com os colaboradores locais e embaixadores. Estes ultimos seriam os responsáveis por mobilizar suas universidades, conseguir laboratórios e convidar seus amigos, colegas de trabalho e sociedade em geral interessada em contribuir com edição e revisão de verbetes para no dia especificado se reunirem para colaborar. A partir daí, os grupos locais se organizariam e cadastrariam seu evento que seriam listados na página oficial. Com base nessa proposta, poderíamos realizar multirões genéricos onde os interessados poderiam trabalhar em temas gerais ou então promover multirões com focos específicos como em temas como História, Geografia, Matemática, Medicina e etc. É mais ou menos desta forma que o FLISOL funciona e hoje é realizado em todos os países da América Latina. Há uma proposta geral do evento, grupos locais se organizam, agendam tudo e no dia executam, dando todas as orientações para seus participantes sobre como colaborar com determinado projeto.

Mover para Wikipédia no Ensino[editar código-fonte]

Eu acho que o nome mais geral "Wikipédia no Ensino" seja o mais adequado para esta página. Mesmo que o foco atual do projeto catalisador seja a implementação em universidades, eu não vejo porque excluir outras instituições de ensino desta página. Lechatjaune msg 22h46min de 25 de maio de 2013 (UTC)

O nome "Wikipédia no Ensino" já está sendo usado como tradução de "Wikipedia Education Program" (vide outreach:Wikipedia Education Program/pt). Pela nomenclatura atual, "Wikipédia na Universidade" é um projeto da Wikipédia lusófona que integra o projeto maior, "Wikipédia no Ensino" (projeto de escala mundial da Wikimedia Foundation). Max51diga! 04h07min de 28 de junho de 2013 (UTC)

Dica para incluir novos cursos nas predefinições[editar código-fonte]

Para incluir novos cursos na lista de predefinições a fim de poder utilizá-los em etiquetas, deve-se incluí-la em Predefinição:Wikipédia_na_Universidade/Curso. Ela é utilizada por Predefinição:Estudante_Wikipédia_na_Universidade. Espero que possa ser útil para alguém algum dia. Rpez (discussão) 20h26min de 10 de março de 2014 (UTC)

Univesp[editar código-fonte]

Nos últimos dias tem havido literalmente uma enxurrada de trabalhos escolares com muito pouco de enciclopédico que são uma dor de cabeça analisar e colocam dilemas sobe o que fazer com eles, pois apesar de na prática serem quase sempre caso de ER#20 ou ER#13, nota-se que há ali um esforço bem intencionado (ou melhor: imposto pelos professores!). Alguém pode tentar pôr ordem nisto? Contactar profs, qualquer coisa?

Triste caricatura do maior problema que eu vejo nestes programas que passam por obrigar alunos a escrever na Wikipédia... Sendo um dos pilares do projeto o trabalho voluntário e outro a negação da pesquisa inédita, não é contraditório dar a alunos trabalhos escolares que passam por escrever na Wikipédia? --Stego (discussão) 14h47min de 14 de outubro de 2014 (UTC)

Artigos[editar código-fonte]

Olá. aqui existem uma série de artigos que foram, segundo julgo, elaborados no âmbito da Wikipédia na Universidade, mas que parece que não foram transpostos para o domínio principal.

Alguma sugestão de actuação? Lijealso - 13h38min de 7 de janeiro de 2015 (UTC)

Fiz a primeira movimentação e criei 1 redirect. O que acharam @Lijealso: e @Yleite:? Peço sugestões e críticas. Ixocactus (discussão) 23h50min de 5 de outubro de 2015 (UTC)

NPI, PIS, NPOV, TEXTOPRONTO e VDA em artigos de alunos[editar código-fonte]

O assunto que aqui trago é incómodo, por ter grande potencial para melindrar pessoas bem intencionadas que querem colbaorar com a Wikipédia e com cuja colaboração o projeto tem muito a ganhar.

O assunto, recorrente, é a frequência com que as colaborações de alunos no âmbito de trabalho escolar viola grosseiramente WP:NPI, nomeadamente por ser WP:PIS, e WP:TEXTOPRONTO, muitas vezes também WP:NPOV, quer do tipo mais óbvio, por expressar opiniões, quer do tipo mais subtil, por apresentar apenas uma perspetiva ou por se focar exclusivamente e longamente apenas em um ou outro aspeto de uma realidade muito vasta (WP:PESO). Isto para não falar que em muitos casos os textos são em grande parte ou na totalidade, colagem de trechos de várias fontes (ás vezes não tantas como isso).

Pelo que pude perceber, um dos últimos casos relaciona-se com Joalpe D​ C​ E​ F, que disse aos seus alunos para escreverem sobre ONG's. Já lhe deixei mais do que uma mensagem (e não fui o único) a propósito de Lista de empreendedores sociais parceiros da Ashoka, uma página que se não fosse do projeto teria sido liminarmente eliminada por ER, mas há outros casos, como por exemplo as edições de Baperrupato D​ C​ E​ F, Vanessa Castelubi D​ C​ E​ F ou Vitor razoilo D​ C​ E​ F. Não sei Alan Amaral Souza D​ C​ E​ F não será também um desses casos, não necessariamente relacionado com Joalpe; ou Bruna Mota Duarte D​ C​ E​ F; e imagino que haverá mais. Outra docente relacionada com alguns destes casos é Lina Nakata D​ C​ E​ F.

Por não estar nada familiarizado com este projeto da Wikipédia na universidade, deixo aqui o assunto. Se por um lado é difícil resistir a encolher os ombros e abrir exceções sendo permissivo, por outro, além de não fazer sentido haver diferença de tratamento das edições conforme quem as faz e porque as faz, é completamente incoerente ser menos exigente com trabalhos de alunos universitários do que com os editores comuns. Afinal eles têm que aprender (e interiorizar) que para um projeto colaborativo funcionar têm que se respeitar as suas regras... --Stegop (discussão) 22h54min de 12 de junho de 2015 (UTC)

  • O silêncio de quem resolveu usar a Wikipédia para os seus trabalhos académicos é uma total falta de respeito por este projeto! NÃO É ADMISSÍVEL QUE SE FAÇA SPAM de forma sistemática e organizada como se está fazer com tudo quanto é ONG e agora vai-se ao ponto de instruir os alunos para propagandear tudo quanto é programa da TV Gazeta, que, por coincidência é da fundação que é proprietária da mesma universidade. --Stego (discussão) 04h49min de 26 de junho de 2015 (UTC)
Só li esse tópico agora. Gostaria de voltar nele, pois é importante. --everton137 (discussão) 03h09min de 27 de janeiro de 2016 (UTC)

Wikipédia:WikiProject Fisiologia & Anatomia 1[editar código-fonte]

Alguém poderia ver se esta página Wikipédia:WikiProject Fisiologia & Anatomia 1 se enquadra neste projecto, e movê-la para o local apropriado? Obrigado desde já, GoEThe (discussão) 11h59min de 21 de setembro de 2015 (UTC)

Trazer conteúdo bom do wiki da Wikimedia Brasil para cá[editar código-fonte]

Precisamos trazer algumas coisas boas dessa página para cá, como os guias, perfis dos professores. Apenas registrando a ideia, no momento. --everton137 (discussão) 03h07min de 27 de janeiro de 2016 (UTC)

Colaboração com a Universidade de Évora[editar código-fonte]

Haverá algum embaixador online ou de campus interessado em colaborar com a Universidade de Évora a fazer um projecto QRpedia com material do Museu de Évora? GoEThe (discussão) 09h02min de 25 de fevereiro de 2016 (UTC)

Eu estou bastante interessado, dependendo obviamente da disponibilidade de tempo exigida. Quintal 10h19min de 25 de fevereiro de 2016 (UTC)
Em resumo, há um arqueólogo da UEv que está a desenvolver um projecto QRpedia com o material do Museu de Évora. Neste momento, está a fazer um levantamento do material e uma relação entre os artigos existentes na Wikipédia e o que poderá existir. O arqueólogo está também a contactar docentes de modo a envolver alunos de história, arqueologia e história de arte, e seria aí que entrava a Wikipédia na Universidade. Sugeri que pudesse ser dado algum apoio local, e para isso contactei o Transtagano, que foi o único que encontrei que mostra a sua localização como sendo Évora, se ele não estiver disponível ou interessado, tentarei que alguém de Lisboa posso ir lá dar alguma formação sobre como editar a Wikipédia. Dos embaixadores de Campus, seria pedido que dessem ajudar online como nos outros cursos. E espero ter uma ideia do número de artigos e pessoas envolvidas em breve. O pedido de colaboração é recente e ainda está numa fase embrionária. Se tiverem acesso à lista de email da Wikimedia Portugal, terão acesso ao documento pdf com mais detalhes do projecto [6], de outro modo e caso estejam interessados, posso reenviar para emails pessoais. GoEThe (discussão) 11h33min de 25 de fevereiro de 2016 (UTC)
Mas então será um projeto WU idêntico aos que foram feitos até aqui ou há também uma nova componente de ajuda com a integração em código QR? Se a resposta à última parte for afirmativa, há algum exemplo de casos em que isto já tenha sido feito?
Em todo o caso, gostaria de receber o documento por mail. Quintal 18h57min de 25 de fevereiro de 2016 (UTC)
Enviei o documento. O Alchimista será em princípio quem ajudará com os códigos QR, mas talvez ele possa disser mais sobre isso. GoEThe (discussão) 09h18min de 26 de fevereiro de 2016 (UTC)
Muito legal, GoEThe. Infelizmente não teria tempo agora, mas fico contente em ver que a ideia do projeto continua em universidades de Portugal e do Brasil! --everton137 (discussão) 21h50min de 25 de fevereiro de 2016 (UTC)
Como disse o Goethe, ainda estamos numa fase embrionária das conversas, na próxima semana fiquei de aprofundar com ele o projeto, no entanto, podemos soltar já ideias a apresentar. Pelo que percebi, o objetivo do projeto é a divulgação do espólio do museu, e o uso da wikipédia nessa divulgação. A ideia do qrcode vem nesse sentido, tendo sido adoptado já noutros projetos e havendo inclusive uma ferramenta, o outreach:GLAM/QRpedia usada nos projetos similares.
Neste momento ele está a ultimar a inventariação das peças, cerca de 500, e há a possibilidade de envolver não só alunos da universidade como associações locais, portanto a partir do momento em que os conteúdos estão desenvolvidos, abrem-se outras possibilidades, e ele está recetivo a ideias. Uma das que tenho em mente seria usar o leitor offline kiwix com o qrcode, com os artigos do espólio, que já foi feito noutro projeto. E temos depois as possibilidades de ferramentas de visualização, tendo a possibilidade de envolver alunos e outros professores da Universidade, o labs pode ser usado para criar vizualizações, usando os dados da wikipédia / commons /wikidata. Mais ideias que tenham, podem apresentá-las, pode ser que o investigador considere-as interessantes e as inclua, e mesmo entre nós, pode ser que alguém pegue nela. Alchimista Fala comigo! 23h24min de 26 de fevereiro de 2016 (UTC)

Projecto Wikipédia na Universidade e o programa Tutoria[editar código-fonte]

Olá Colegas Em especial os colegas @OTAVIO1981:, @He7d3r:, @Lechatjaune: e @Vitor Mazuco:, que creio estarem envolvidos com o Projecto e os colegas @Érico Júnior Wouters:, @Belanidia:, @Antero de Quintal:, entre os grandes tutores de quem tenho conhecimento. E desde já os meus parabéns a todos. São duas excelentes iniciativas. Gostaria de saber se existe algum mecanismo para coordenar este projecto com o programa Tutoria. Deparei-me com edições feitas por uma editora nova que faz parte do projecto e estava quase a reverter tudo quando fui ver quem era a editora. Vi então o indicativo do projecto e percebi que a novata precisa de ajuda. Cumprimentos, Rui Gabriel Correia (discussão) 15h35min de 20 de fevereiro de 2017 (UTC)

@Rui Gabriel Correia: Quem é a editora? Geralmente a responsabilidade de tutorar os novatos em cada curso é do responsável de curso e dos embaixadores. Mas, tal como qualquer novato, a comunidade pode e deve ajudar. Quintal 15h58min de 20 de fevereiro de 2017 (UTC)
Olá Antero. Aqui. Grato, Rui Gabriel Correia (discussão) 17h03min de 20 de fevereiro de 2017 (UTC)
@Rui Gabriel Correia: A editora faz parte do curso Ensino:Universidade Estadual de Santa Cruz/Ecologia Geral (2016-2). Obrigado pela paciência e pelo aviso amistoso. Tento atrair novxs editorxs com esses programas de ensino e as recepções como a sua ajudam muito. Críticas e sugestões ao programa são muito bem vindas. Boas! Ixocactus (discussão) 21h19min de 21 de fevereiro de 2017 (UTC)

Indicações de fusão de páginas de documentação[editar código-fonte]

Olá pessoal! Como, ao que me parece, esta é a página mais acessada do programa, aviso aqui que abri um novo tópico de discussão em Wikipédia Discussão:Programa de Educação#Fusões sobre duplicações das documentações do programa. Peço que vejam o tópico e dele participem. --Luan (discussão) 23h21min de 5 de junho de 2017 (UTC)