Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Mikhail Gorbachev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mikhail Gorbachev, 2007 em Berlim
Mikhail Gorbachev, 2007 em Berlim

Mikhail Sergueievitch Gorbatchov, ou Mijaíl Serguéyevich Gorbachov (em russo: Михаи́л Серге́евич Горбачёв), (Priwolnoje, na região russa de Stawropol, 2 de Março de 1931) foi o último secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética de 1985 a 1991. As suas tentativas de reforma conduziram ao final da Guerra Fria e, ainda que não tivesse esse objetivo, terminou com o poderio do Partido Comunista da União Soviética, levando, mesmo, à dissolução da União Soviética.

Estudou Direito na Universidade de Moscou, onde conheceu a sua futura esposa, Raíssa Gorbatchova. Casaram-se em Setembro de 1953 e fixaram-se na terra natal de Gorbatchov, Stavropol no sul da Rússia, onde se licenciou em 1955.

Mikhail Gorbatchov inscreveu-se no Partido Comunista em 1952 com 21 anos de idade. Em 1966, com 35 anos, completou os estudos no Instituto Agrícola como economista-agrónomo. Começou, então, a progredir rapidamente na sua carreira política. Em 1970 foi nomeado Primeiro Secretário da Agricultura e, no ano seguinte, membro do Comité Central. Em 1972, dirigiu uma delegação soviética à Bélgica e, dois anos mais tarde, em 1974, tornou-se representante do Soviete Supremo. Fez parte do Politburo em 1979. Aí, recebeu a protecção de Iuri Andropov, chefe do KGB, também natural de Stavropol, e foi promovido durante o breve período em que Andropov se tornara líder do partido, antes da sua morte em 1984.