Wikipédia:Comentário sobre a experiência de utilização/FAQ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que foi alterado?[editar código-fonte]

Nós estamos fazendo várias mudanças nas interface de usuários. Primeiramente, estamos introduzindo o tema de aparência chamado "Vector". Esse tema deve tornar as funções comuns mais fáceis de serem encontradas. Incluímos também uma série de melhorias, incluindo uma barra de edição melhorada, diálogos para ajudar com tarefas como adição de tabelas e links, e um "livro de estilo" incluído para ajudar os usuários a acessarem as funções mais comumente usadas. Finalmente, mudamos o leiaute do sitio, simplificando a navegação e movendo a caixa de busca para uma local mais intuitivo.

Esperamos que nossos usuários achem úteis essas mudanças. Para aqueles que querem continuar a usar as funcionalidades originais, haverá uma ligação "⧼prefswitch-link-on⧽" no topo da página.

Por que fazer essas mudanças?[editar código-fonte]

Wikipédia e outros projetos suportados pela Wikimedia Foundation são escritos e editados por voluntários. Quando pessoas com conhecimento não conseguem participar na edição da Wikipédia por acharem a edição de artigos confusa ou difícil, temos então um sério problema que compromete a potencial qualidade, abrangência e profundidade do conteúdo que podemos oferecer a você. Em outras palavras, mesmo que você não contribua com conteúdo, mais fácil será fazer com que as pessoas cultas participem de nossos projetos, e mais útil será os nossos artigos para você.

Quando foi desenvolvido originalmente, o software sob o qual funcionava a Wikipédia foi considerado razoavelmente amigável. Pelos padrões de hoje, não é tão intuitivo nem amigável como outros softwares. É por isso que nós estamos fazendo uma série de mudanças importantes, começando com a primeira versão do novo software, para tornar a Wikipédia melhor.

Como foi decidido que essas mudanças deveriam ser implementadas?[editar código-fonte]

A partir de janeiro de 2009, nós construímos uma pequena equipe para avaliar e melhorar a usabilidade e experiência do usuário da Wikipédia e seus projetos correlatos. O primeiro estudo de usabilidade experiência ocorreu em março de 2009. Nós compartilhamos todos as documentações e vídeos do estudo. Com base nas conclusões do estudo, implementamos uma série de melhorias que foram disponibilizadas para testes públicos, a partir de agosto de 2009. Este foi seguido por mais iterações e correções baseadas no feedback do usuário, culminando em um segundo estudo que ocorreu em outubro de 2009, que validaram algumas das nossas alterações, e nos levou a fazer mais melhorias.

Por que vocês não estão fazendo mudanças maiores na interface do usuário?[editar código-fonte]

Isto é só o começo. Estamos fazendo um conjunto de mudanças adicionais que ainda estão sendo desenvolvidos e passando por testes adicionais. Você pode ver estas mudanças em nosso sítio de protótipo. Após a validação dessas mudanças, faremos mais ajustes, implantando-as aqui. Fizemos da experiência de usuário um esforço permanente da Wikimedia Foundation. De agora em diante, as mudanças periódicas e melhorias na interface, não apenas destinado a novos editores, mas também a leitores e editores experientes, serão costumeiras. Especificamente, iremos avaliar a melhor estratégia para implementar a edição de edição de rich-text na Wikipédia e seus projetos irmãos.

Essas mudança serão implantada em todas as línguas?[editar código-fonte]

Essas mudanças começaram a ser implementas no Wikimedia Commmons no começo de abril. Seguido pela Wikipédia em inglês em 13 de maio as 5:00 UTC, e a Wikipédia em todos os demais idiomas e demais projetos da Wikimedia Foundation terão essas mudanças implementas posteriormente. Nossa comunidade de voluntários internacional, atuando através do translatewiki.net, ainda estão trabalhando duro para garantir que teremos a melhor cobertura possível de traduções para o lançamento. Se você deseja ajudar, veja o guia passo-a-passo em translatewiki.net.

Aonde foi parar o guia 'vigiar'?[editar código-fonte]

Você pode vigiar/remover dos vigiados uma página clicando na estrela da barra de ferramenta.

Não gostei do novo editor. Posso desabilitá-lo mantendo a nova aparência?[editar código-fonte]

Sim, você pode utilizar o editor tradicional, mantento o tema vector caso você esteja autenticado. Para isso, vá nas suas preferências e clique na aba "Edição". Então, remova o tick de "Ativar a barra de ferramentas de edição melhorada". Isso fará com que você utilize a antiga barra de ferramentas de edição, bem como botões personalizados. Nessa mesma página você pode também escolher em manter ou remover os diálogos de inserção de inserção de ligações, tabelas e outros e bem como a mensagem de aviso que aparece quando deixa-se uma janela de edição sem ter salvo as alterações.

Por que os scripts (monobook.js) e estilos (monobook.css) não funcionam mais?[editar código-fonte]

Se você deseja continuar a utilizar seu código personalizado no tema vector, você precisará mover e/ou adaptar seu monobook.js para seu vector.js e monobook.css para vector.css. Alguns gadgets e scripts podem não funcionar, em particular aqueles relacionados a abas de edição. No entanto, a maior parte das ferramentas populares continuarão a funcionar normalmente. Se você encontrar um problema, confirme com o desenvolvedor ou mantenedor da ferramenta em Java Script.

Como eu desabilito as novas funcionalidades?[editar código-fonte]

Se você desejar desabilitar as novas funcionalidades, siga os seguintes passos:

  1. Autentique-se com sua conta (login e senha)
  2. Clique no link "⧼prefswitch-link-on⧽" na parte superior direita da página (próximo ao seu nome de utilizador)
  3. Preencha o formulário presente nessa página (opcional) e clique no botão "⧼prefswitch-survey-submit-off⧽".

Você sempre poderá habilitar as novas funcionalidade visitando a página "Funcionalidades novas".

Dicas de personalização do Vector[editar código-fonte]

Você pode encontrar algumas boas referências para personalização do Vector aqui. Para personalização da barra de ferramentas veja usability:Toolbar customization.