Wikipédia:Mover páginas para o Commons

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Off they go!
Off they go!

Muitos arquivos foram carregados para a Wikipédia Lusófona. Um projeto de longo prazo em andamento é para mover arquivos, incluindo conteúdos gratuitos de imagens e áudio para o Wikimedia Commons. O Commons oferece um local central para arquivos para uso em todos os projetos da Wikimedia Foundation. Abaixo estão as questões que devem ser considerado quando se realizar a movimentação para o Commons.

Como mover arquivos para o Commons?[editar código-fonte]

  • Arquivos do Commons pode ser usado por qualquer projeto da Wikimedia Foundation, incluindo a Wikipedia em qualquer idioma. Isto significa que um arquivo pode ser carregado e mantido uma vez, em vez de dezenas ou centenas de vezes. Na verdade, alguns projetos, como Wikipedia Lusófona
  • Simples, use apenas os arquivos hospedados no Commons, e não armazena arquivos localmente.
  • O Commons organiza os arquivos minuciosamente, e coloca tudo em um só lugar e ajuda a manter as coisas arrumadas.
  • Os arquivos vão ficar no Commons ou não estão sendo usados ​​para ilustrar um artigo. A Wikipédia, ao contrário do Commons, não é repositório para armazenar localmente os arquivos que não estão em uso.

Instruções[editar código-fonte]

O que não transferir[editar código-fonte]

O Commons emprega políticas mais restritivas sobre questões de direitos autorais do que a Wikipédia em Português faz, por exemplo, imagens de conteúdo restrito, tais como a maioria das imagens de capas de álbuns que não podem ser hospedado em Commons. O Commons aceita apenas ficheiros com licença livre. Note-se que ao contrário da Wikipédia, que requer apenas os arquivos a serem utilizados gratuitamente no Brasil, Portugal e nos Estados Unidos, o Commons requer arquivos de uso livre, tanto nos países lusófonos e de onde o arquivo foi feito originalmente (assim, uma pintura brasileira deve ser de uso livre, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos).

  • Não transferir arquivos sem uma fonte segura e verificável.
    • "Trabalhos próprio" é uma fonte aceitável, no entanto você deve estar ciente de que uma grande quantidade de arquivos rotulados como trabalho próprio, possivelmente tão provável quanto um quarto das identificadas como tal, não são realmente feitos pelo próprio voluntário. Muitas coisas 'contribuem para esse fato, incluindo a falta de familiaridade com os direitos de autor e que o "trabalho próprio" é um padrão facilmente acessível no assistente de carregamento.
      • O erro mais comum que acontece com alegações de licença de trabalho próprio envolve pessoas fotografando os direitos artístico de outros autores. Por exemplo:usuários pensam "eu tirei a foto da pintura, logo a fotografia é o meu trabalho próprio", não sabendo que que a pintura em si também é protegido por direitos autorais, direitos de autor e que disse também entra em jogo quando eles carregam. Se você se deparar com tal situação, verifica se o copyright expirou. Se assim for, você pode adicionar um segundo modelo, geralmente PD-old-100, e marcar qual padrão se aplica à pintura e à fotografia dela.
    • Se a fonte é uma ligação externa, verifique se o link ainda está ativo. Se não for, pode ser simples para restabelecer a ligação, mas se nenhum link poderá ser encontrado, ele pode não ser uma boa ideia para transferir o arquivo que não está ativo.
    • Se houver vários autores, cada um deles deve ser citado. Se o arquivo é um derivado de uma outra página em um projeto da WMF, esse arquivo deve ser originado, e licenciar um novo arquivo que deve seguir as diretrizes estabelecidas pela licença o arquivo antigo (ou seja, se um arquivo liberado sob uma Creative Commons Share Alike, um derivado desse ficheiro também deve ser licenciado com pelo menos uma Creative Commons Compartilhar pela mesma licença.)
    • Outros projetos da WMF não podem ser usados ​​como fontes. É necessário rastrear a origem dos carregamentos em outros projetos, e utilizá-los.
    • Às vezes você vai ser capaz de olhar para uma reivindicação que o trabalho próprio de alguém coisa e saber que ela é falsa, ou, pelo menos, questionável. Se sua intuição diz que algo não está certo, há uma boa chance de que você pode estar certo.
  • Não transferir arquivos com modelos de direitos de autor incerto ou imprecisos.
    • Se não há indicação do direito autoral na página, não movê-lo mais, ponto final. Maior parte do tempo, você será capaz de descobrir qual modelo deve ser utilizado por ler o texto na página de descrição de arquivo, caso você coloque um modelo adequado e, em seguida, carregue novamente. Isso é perfeitamente correto.
  • Não transferir arquivos de WP:URC. Uso restrito não é de uso livre.
  • Não transferir arquivos quando o carregador solicita especificamente que seus arquivos não são movidos para Commons.
    • Alguns usuários solicitam que seu trabalho permanece na Wikipédia, e não se pode mover para Commons. Não entrar em guerra de edição, com dezenas de milhares de arquivos a serem transferidos, não vale a pena essa atitude. Não há nenhum modelo comum usado para indicar um desejo de manter os arquivos.
  • Se você não entende os termos de uma licença ou não pode identificar o uso indevido de essa licença, você não deve transferir mais quaisquer arquivos usando essa licença.
  • Finalmente, se um arquivo está atualmente para exclusão, não transferi-lo. Algumas discussões de exclusão pode se resolver para "Mover para o Commons", no entanto, enquanto a notificação vermelha está sendo exibida, o arquivo deve ficar parado.

Lidar com arquivos que você não pode ou não deve transferir[editar código-fonte]

  • Simplesmente, arquivos que não devem ser transferidos para Commons não deve ser marcado como aguardando transferência. No entanto, enquanto simplesmente remover a tag de transferência que é uma opção, há outras coisas a considerar:
    • Quando se lida com arquivos que são simplesmente não está pronto para a transferência, mas todos os seus problemas podem ser corrigidos, você deve tentar arrumar você mesmo. Se você não pode corrigi-los, mas sente que é possível que outras pessoas podem fazer, não remova o a tag de transferência, basta pular em cima do arquivo e passar para a próxima.
    • Se um arquivo deve ser eliminado, não basta remover a tag de pedido de transferência, coloque o arquivo para eliminação de si mesmo. Lembre-se que, embora seja teoricamente um requisito que todos os arquivos hospedados localmente deve ser utilizado em um artigo ou anexo, essa exigência não existe no Commons por ser considerado um repositório de imagens, mas se a imagem está sendo utilizado não deve ser posta à eliminação.
  • Se você não se sentir seguro em fazer a transferência de um arquivo específico ou está incerto sobre como lidar com isso, ignora as imagens. Nem todos têm o mesmo nível de experiência com arquivos ou direitos de autorais, e não há nenhum constrangimento em casos como esse, a fim de evitar desgaste para você que sente que esses processos são muito difíceis de fazer. Também não deve sentir vergonha em pedir ajuda aos outros usuários experientes.

Como transferir arquivos para o Commons[editar código-fonte]

Antes de começar a transferência de arquivos, verifique se você leu esta página inteira

Transferência usando CommonsHelper[editar código-fonte]

  • O método mais prático é usar o CommonsHelper uma ferramenta da Toolserver, para ajudar a trasferência. Você deve obter uma conta no TUSC se você pretende usar a CommonsHelper. Esta ferramenta gera automaticamente todas as informações necessárias que você precisa para fazer a transferência. Se você tem uma conta na TUSC, a ferramenta ainda move o arquivo em si para si, ou seja, você não tem que salvá-lo em seu computador e recarregar novamente.
    • Uma segunda ferramenta é a CommonsHelper 2. Ele executa as mesmas funções que o anteriormente, e também é recomendado você obter uma conta TUSC. Você só deve usar essa ferramenta se o CommonsHelper original está ruim.
    • Uma maneira útil para a movimentação eficiente de arquivos para o Commons é usar um bookmarklet Na parte inferior desta página é um bookmarklet que você pode usar, na seção "Ferramentas".
  • Note que tanto o CommonsHelper e o CommonsHelper2 não funcionam corretamente. Isto poderia ser porque o arquivo que você está tentando transferir com eles usa uma licença que as ferramentas não reconhecem, ou poderia ser apenas um problema para as essas ferramentas. Se CommonsHelper falhar, ele vai carregar uma tela em branco. Se CommonsHelper2 também falhar, ele vai carregar uma tela com uma mensagem de erro em grandes letras vermelhas. Se as ferramentas falharem, você ainda pode transferir os arquivos manualmente.
  • Ambos têm uma tendência a deixar uma bagunça por trás deles. Uma vez que a ferramenta termina de mover o arquivo, procure por seu trabalho e remover qualquer bits aleatórios de modelos quebrados (recebendo um vermelho {{{1 }}} é comum). Você também pode querer ou precisar remover algumas informações na área de "Informação", como as ferramentas de tentar colocar o máximo de informações possível, incluindo informações que não poderiam pertencer, para esse modelo.
  • Quando terminar de transferir o arquivo para commons, certifique-se de usar a {{NowCommons}} no arquivo na Wikipedia Lusófona, o que coloca a versão local até a sua supressão. Para imagens com o mesmo nome aqui e no Commons, use a sintaxe {{NowCommons}} . Para imagens em que o nome aqui e o nome no Commons são diferentes, use a sintaxe {{NowCommons|Nome de arquivo}}.

Transferência usando For the Commons Good[editar código-fonte]

Instruções para FtCG

A ferramenta "For the Commons Good" (FtCG) é uma alternativa para CommonsHelper e CommonsHelper2. A ferramenta, uma pequena aplicação que (desvantagem) só funciona com Windows, não depende do toolserver. Download da aplicação (153 kb) via http://atlight.github.io. Para mover páginas da ptwiki para o Commons é necessário importar o local wiki data file da ptwiki na aplicação, disponível aqui.

Transferindo o seu próprio trabalho para o Commons[editar código-fonte]

Ao transferir o seu próprio trabalho para commons, você pode seguir um dos caminhos de transferência acima. A menos que alguém editou o seu arquivo, no entanto, não há necessidade de você dar a história local do arquivo no Commons, embora ainda seja recomendável que você faça isso.

Transferir imagens de Geografia[editar código-fonte]

Ao transferir as imagens copiadas do projeto Geografia do Brasil, você pode seguir um dos caminhos de transferência acima. A menos que alguém editou o arquivo original, não há necessidade para que você dê a história local do arquivo no Commons, embora ainda seja recomendável que você faça isso. Certifique-se de usar a tag {{Geografia}} para que a imagem é colocada em commons:Category:Geograph images.

Outras coisas para estar ciente de[editar código-fonte]

Renomeando um arquivo[editar código-fonte]

  • Embora seja permitido, não é aconselhável que você renomeie arquivos durante a transferência para o Commons, é melhor fazê-lo antes ou após a transferência, porque, então, a renomeação é refletido na história do arquivo, e pode ser melhor traçado para baixo caso algo corra mal.
    • Quando você renomear os arquivos, independentemente da localização, é fundamental que você atualizar todas as páginas que usam esse arquivo. A caixa de ferramentas no lado esquerdo da tela para as ligações Especial:Páginas afluentes, que lhe permite ver onde o arquivo está sendo usado. Se o nome do arquivo no Commons é diferente do nome do local, você também deve se lembrar de usar {{NowCommons|Novo nome de arquivo}} para a sintaxe.

Conselhos Gerais[editar código-fonte]

  • Certifique-se de que você está carregando a imagem de maior resolução disponível. Se a imagem foi tirada de um site, ele pode ser útil para verificar a fonte. Quase não há casos em que a redução do tamanho de uma imagem de uso livre é preferível. CommonsHelper não vai encolher ou editar imagens que ajuda você a transferir.
  • Por favor, tente colocar imagens que você transferir para o Commons em pelo menos uma categoria no Commons. Muitas categorias que existem localmente existem no Commons. Isso ajuda a outras pessoas encontrar as imagens mais tarde que e é muito mais fácil.
  • Há 100 (sim, 100) licenças que começam com "PD-USGov". Em alguns casos, as páginas de descrição de ficheiro irá indicar que uma licença mais específicos (como PD-USGov-DHS-CG ou PD-USGov-DOC-Census) poderia ser usado. Se você pode ter certeza que a licença mais específica é tão preciso quanto a licença geral, você deve usar a licença mais específico.
  • CommonsHelper e CommonsHelper 2
  • imagecopy.py um Python script que cpia images para o Commons.
  • Commonist e Nichalp's Upload script, que prestam assistência com uploads de massa.
  • O Bookmarklet falado acima é a seguinte:
    • javascript:window.location='http://tools.wikimedia.de/~magnus/commonshelper.php?interface=en&language='+wgContentLanguage+'+&image='+wgTitle+'&commonsense=1&remove_categories=1&tusc_user=YOUR_USERNAME&tusc_password=YOUR_PASSWORD&reallydirectupload=1'
      
    • Não se esqueça de substituir "YOUR_USERNAME"(seu nome) e "YOUR_PASSWORD"(sua senha). Uma vez criado, ele funciona em qualquer projeto Wikimedia.