Wikipédia:Renomeação de conta/Guia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

To non-Portuguese speakers: these guidelines are roughly the same as used on the English Wikipedia; please refer to that page if you do not understand Portuguese.

Esta página é um guia de como os Renomeadores Globais tomam decisões sobre pedidos de renomeação de contas. As renomeações são feitas à discrição dos renomeadores e estes poderão não seguir este guia quando existe uma boa razão para tal.

Aplicável a todas as renomeações[editar código-fonte]

Quando é provavelmente apropriada uma renomeação[editar código-fonte]

  • O nome atual é uma violação das políticas da Wikipédia lusófona. Se um usuário apresenta um nome impróprio, em geral, deve atender-se essas renomeações.
  • Razões de privacidade. Se um usuário deseja parar de utilizar um nome de usuário que o identifique pessoalmente (por exemplo, o seu nome verdadeiro ou um nome ligado a este), este tipo de pedido deve em geral ser atendido. Note-se que o registo de renomeação apresentará de forma permanente o nome antigo e que privacidade total só é possível criando uma nova conta. Ver também Right to vanish.
  • Preferência pessoal. Se um usuário simplesmente prefere outro nome, e não existe em princípio nenhuma razão para recusar o pedido, é usual proceder-se à renomeação.
  • Renomeações triviais. O software MediaWiki proíbe usuários não-administradores de criar contas que adicionam apenas espaços ou são mudanças na capitalização de um nome já existente. Um usuário pode então criar uma conta com nome diferente e pedir depois a renomeação para o nome pretendido. Estes pedidos podem ser atendidos mesmo para novos usuários.

Quando é provavelmente desapropriado proceder a uma renomeação[editar código-fonte]

  • Restrições impostas por sanção comunitária. Se um usuário tem algum tipo de restrição imposta por sanção comunitária, a renomeação da conta durante esse período poderá causar confusão. Deve haver consenso entre os renomeadores para se proceder a tal renomeação.
  • O novo nome é uma violação de políticas. Se o novo nome é considerado inadequado, de forma que poderia provocar o bloqueio da conta, então não se deve proceder à renomeação.
  • Demasiados pedidos anteriores de renomeação. A mudança de nome provoca esforço extra nos servidores, causando atrasos na atualização da lista de páginas vigiadas e até quebra de acesso à base de dados. Se não existem razões para pensar que um usuário manterá o novo nome, então efetuar a renomeação poderá não ser boa ideia.
  • Pedidos confusos. Se o pedido é tão confuso que demonstre que a pessoa não entende as consequências, ou listou anteriormente diferentes pedidos confusos, é boa ideia perguntar-lhe diretamente o que prefere antes de proceder à renomeação.
  • Renomeações controversas. Quando existem diversos editores opondo-se à renomeação, com boas razões, aparentemente a renomeação será um assunto controverso. É provavelmente boa ideia reunir consenso antes.

Diretrizes adicionais para pedidos de usurpação de contas[editar código-fonte]

Um pedido de usurpação de uma conta consiste em pedir uma renomeação para uma conta que já existe (conta-alvo), obrigando a que esta última seja também renomeada.

Quando um pedido de usurpação é provavelmente adequado[editar código-fonte]

  • As contribuições eliminadas são transferidas durante a renomeação. Por esta razão, a existência de contribuições eliminadas da conta-alvo não é, na maioria dos casos, uma barreira à usurpação.
  • Ambas as contas pertencem à mesma pessoa. Se um usuário consegue demonstrar que a conta-alvo também lhe pertence (tal é normalmente feito confirmando o pedido com a assinatura dessa conta), os pedidos de usurpação podem ser efetuados de forma imediata independentemente do número de edições da conta-alvo. Esta situação cobre também os casos em que um usuário cria a conta que deseja, pensando de forma errónea que esse passo é necessário no processo de renomeação.
  • Há consentimento do usuário com o nome-alvo. Se o usuário detentor da conta-alvo autoriza a usurpação, o pedido pode ser feito de forma imediata, independentemente da existência de edições atribuídas à conta-alvo. Este tipo de renomeação só deve ser feito se não resultar daí alguma confusão (a conta-alvo não deverá ser um usuário conhecido da comunidade).

Quando um pedido de usurpação é provavelmente desadequado[editar código-fonte]

  • A conta-alvo recusa a usurpação. Não são efetuadas usurpações forçadas. Se a conta-alvo manifestar oposição à usurpação, o pedido não será atendido.
  • A conta-alvo possui edições. Se a conta-alvo tem edições válidas, que não foram imediatamente revertidas, e se não existe consentimento explícito por parte do dono da conta para ser feita a usurpação, então esta pode causar problemas com o copyright da GFDL.
  • A conta-alvo é demasiado recente. Se a conta-alvo foi criada recentemente, a usurpação é provavelmente prematura. É esperado que a conta tenha pelo menos seis meses de idade.
  • O usuário pedindo a renomeação não é um usuário estabelecido. Para assegurar que é feito bom uso de nomes populares, a usurpação deve ser feita apenas para usuários estabelecidos. É esperado que uma conta pedindo usurpação tenha existido por pelo menos vários meses e tenha feito contribuições não-triviais ao projeto. Se se trata da situação de harmonização de nomes de usuário em diversos projetos, este requerimento pode ser ignorado.

O usuário registrado que por algum motivo quiser ou necessitar alterar o nome de sua conta (nome de usuário) deverá fazer o pedido aos renomeadores, que avaliarão a possibilidade e a conveniência de atender ao pedido.


1. Onde fazer o pedido?

O pedido para alterar o nome do usuário é feito em Wikipedia:Renomeação de conta.


2. Onde há explicações sobre as regras referentes ao pedido?

O guia de como os renomeadores analisarão o pedido está em Wikipedia:Renomeação de conta/Guia.


3. Posso pedir para eliminar minha conta?

Não. Depois de criada, a conta não pode ser mais eliminada. Essa é uma política oficial da Wikimedia Foundation e pode ser acessada aqui.


4. Sempre que um usuário quiser mudar sua assinatura deve pedir aos renomeadores?

Não. A assinatura pode ser livremente alterada pelo usuário, conforme explicado em Ajuda:Guia de edição/Assinar. O nome de usuário, no entanto, permanece o mesmo, não dependendo de pedido aos renomeadores.