Ajuda:Tutorial/Domínios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Introdução Criar conta Página de testes Edição Formatação Ligações internas Referências Ligações externas Discussão A reter Domínios Projetos relacionados Tópicos avançados Regras simplificadas 

Além das páginas associadas aos utilizadores (usuários), existem outros domínios de páginas que não constituem valor enciclopédico mas que estão ligadas ao funcionamento da Wikipédia. Eles são implementados através dos nomes das páginas, que em geral, seguem o padrão "Domínio:Título (sem o domínio)". Uma página com o nome "Predefinição:Exemplo" perteNa Wikipédia, existem diferentes domínios de páginas que não fazem parte da enciclopédia, pois estão ligadas ao funcionamento interno da Wikipédia. Eles são implementados através dos nomes das páginas, que, em geral, seguem o padrão "Domínio:Título". Um exemplo é o domínio de usuário, que são as páginas associadas aos utilizadores (usuários) e que se iniciam com "Usuário(a):". Outro exemplo é a página "Predefinição:Exemplo", que pertence ao domínio predefinição. A exceção é o domínio principal, onde ficam os artigos da enciclopédia, que não possui nenhum prefixo.

Lembre-se que os domínios são definidos no programa que roda a Wikipédia e só podem ser criados por administradores do sistema, um artigo Bla:BluBlu não irá pertencer ao domínio Bla, mas sim ao principal.

Domínio "Usuário(a)" e "Discussão do usuário(a)"

O domínio usuário é um espaço destinado ao editor registrado e que serve para informar a comunidade sobre sua relação com o projeto. Neste espaço, o editor pode fazer uma breve descrição sobre si e sua atuação profissional, especificar suas principais áreas de interesse, elencar tarefas que deseja cumprir na Wikipédia ou outras informações que façam sentido para o projeto.

Domínio de Usuário

As páginas de testes da Wikipédia fazem parte do domínio Usuário(a) e registra-se com o seguinte padrão: Usuário(a):Nome/Teste.

Página de Testes

Já o domínio "Discussão" permite a troca de mensagens entre os usuários da Wikipédia.

Domínio Discussão do Usuário (a)

Domínio "Categoria"

Como já vimos na secção ligações internas, as categorias ajudam a organizar os artigos.

Exemplo do Domínio "Categoria"

Domínio "Predefinição"

Como veremos na secção tópicos avançados, as predefinições permitem reciclar de alguma forma porções de texto. O índice estático, organizado pelos editores, está disponível em Wikipédia:Namespace predefinição.

Exemplo do Domínio "Predefinição"

Domínios "Wikipédia" e "Ajuda"

Estas são as páginas vinculadas à organização da Wikipédia: locais de discussão da comunidade, páginas de ajuda (como este Tutorial), etc. O índice estático, organizado pelos editores, está disponível em Wikipédia:Domínio Wikipédia.

Exemplo do Domínio "Wikipédia"
Exemplo do Domínio "Ajuda"