Wikipédia:Validação de páginas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Validação de páginas foi um sistema que permitia a revisão de edições em artigos antes que elas se tornassem visíveis para leitura. Edições de usuários sem registro ou com registro recente eram aceitas e permaneciam guardadas no histórico sem que fossem, inicialmente, publicadas. Usuários com um pouco mais de experiência podiam rever as edições e aprová-las para publicação.

Em dezembro de 2018, foi decidido de maneira unânime na Esplanada, a sua completa depreciação, ao se considerar a ineficácia da ferramenta. Portanto, sugere-se que seja usada outro tipo de proteção.

Política de uso

A política de uso praticada quando da vigência desse sistema era:

  1. Indicada proteção
    1. Páginas que são muito visadas e são vítimas de vandalismo crônico, mas ainda existe um grande número de edições válidas. Geralmente, já foram protegidas pelo modo tradicional repetidas vezes, mas os vandalismos voltam quando elas expiram. Ex: Brasil‎, Portugal‎, Dilma Rousseff, Homossexualidade‎.
    2. Páginas temporariamente muito visadas, como artigos em destaque, eventos recentes e temas de Doodles.
  2. Desaconselhada a proteção
    1. Páginas muito vandalizadas, mas em que a maior parte das edições é puro vandalismo, com poucas edições aproveitáveis. Ex: Bicha‎, Gay, LOL.
      1. Página relacionada a notícia recente que tenda a gerar edições negativas e pouco aproveitáveis em sua maioria.
    2. Páginas que foram previamente protegidas pela validação de páginas, cujas últimas 10 edições de contas ou IP diferentes sejam apenas vandalismos (nesse caso, deve ser considerada a substituição da proteção com a validação pela proteção tradicional).
  3. Contraindicada proteção
    1. Páginas onde ocorre guerra de edição.
    2. Páginas fora do domínio principal, exceto predefinições em que haja consenso.
    3. Páginas que possuem histórico recente de vandalismo (menos de um mês), exceto quando classificadas em #1.2.
    4. Páginas que foram previamente protegidas pela validação de páginas há mais de sete dias sem nenhuma edição (nesse caso, a proteção pela validação pode ser removida).

Edições pendentes

Ver também