Wikipédia:GLAM/Museu Paulista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Página inicialAcervoIntegrantesNovidadesMuseu Republicano


Bem-vindo e bem-vinda ao GLAM do Museu Paulista!

O objetivo desta página é coordenar os editores voluntários que se dispõem a contribuir com conteúdo sobre o Museu Paulista e seu acervo. Contribuições ocorrem em vários projetos, em especial a Wikipédia, o Wikimedia Commons e o Wikidata. Todos/as são bem-vindos/as!

Este wikiprojeto é resultado de uma iniciativa de voluntários/as dos projetos Wikimedia, da equipe do Museu Paulista e da do NeuroMat, com apoio da FAPESP. O nome GLAM remete a como são conhecidos, a partir da sigla em inglês (Galleries, Libraries, Archives, Museums), iniciativas de compartilhamento de acervos de instituições culturais.

O GLAM do Museu Paulista pretende difundir livremente o conhecimento sobre a história social brasileira, em especial a partir da cultura e da arte. Participe!

Escopo do projeto

Pedra Fundamental do Museu Paulista 1882, de Henrique Manzo.

Os objetivos do projeto incluem:

  1. Na Wikipédia, criar ou melhorar verbetes associados ao GLAM com o Museu Paulista. Quando for relevante, ilustrar verbetes com imagens carregadas no GLAM.
  2. No Wikimedia Commons, carregar e curar mídias associadas ao acervo sob a guarda do Museu Paulista.
  3. No Wikidata, criar ou melhorar entradas associadas ao GLAM com o Museu Paulista.
  4. Nos projetos Wikimedia no geral, desenvolver e documentar ferramentas para esse GLAM. Quando possível, oferecer treinamentos técnicos à comunidade sobre essas ferramentas.
  5. Organizar programas de educação e atividades on-wiki e off-wiki relacionados ao GLAM do Museu Paulista.
  6. Promover em instituições culturais e de ensino a relevância da colaboração e do conhecimento livres, estabelecendo novas parcerias e redes de aprendizagem.


Acompanhamento

Edifício-monumento do Ipiranga: fachada e lateral direita
(Guilherme Gaensly, 1890)

Quando realizar contribuições nos projetos Wikimedia associados ao GLAM do Museu Paulista, por favor, insira no resumo de edição, além da justificativa de suas contribuições, [[WP:MUSEUPAULISTA]], o que indicará o contexto de sua edição e ajudará a divulgar esta iniciativa.


33454
imagens até agora

Contexto

Primeira reunião entre wikipedistas e a direção do Museu Paulista para firmar a parceria, em 29 de março de 2017

O GLAM do Museu Paulista iniciou-se formalmente no início de 2017, a partir de uma iniciativa do Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil Brasil. Um primeiro contato, por correio eletrônico, foi realizado no fim do ano anterior.

Parceiros institucionais deste projeto são, além da equipe do próprio museu, em especial a diretora Solange Ferraz de Lima e as equipes de educação e iconografia, o CEPID NeuroMat (com apoio da FAPESP), a Universidade de São Paulo, a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, a Fundação Banco do Brasil, a Faculdade Cásper Líbero, a Laramara e o Instituto Goethe. Os parceiros institucionais contribuíram com bolsas para wikimedistas em residência, além de apoiar a realização de programas e eventos.

O museu publicou em sua página oficial um documento de ratificação desta iniciativa. Há também uma carta oficial de intenção.

Projeto Novo Museu do Ipiranga

Reunião de trabalho do Projeto Novo Museu do Ipiranga na Wikipédia, em 18 de fevereiro de 2020

Em 2020, foi lançado o Projeto Novo Museu do Ipiranga na Wikipédia, organizado pelo Wiki Movimento Brasil e pelo Museu do Ipiranga, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. Os objetivos do projeto foram fomentar uma cultura de conhecimento livre colaborativo e desenvolver mecanismos e processos para intensificar a qualidade da inserção o Museu Paulista da Universidade de São Paulo na ecologia da internet aberta, em especial os projetos Wikimedia.

A realização dos objetivos do projeto, por um lado, envolveu estabelecer uma comunidade digital sustentável atuando na produção, circulação, difusão e apropriação educacional do conteúdo relacionado às instituições, às coleções e às pesquisas do Museu Paulista. Por outro lado, dependeu de inovação e desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos, relacionados de maneira ampla às humanidades digitais e à curadoria informacional na web semântica.

Nesse contexto foram desenvolvidas várias iniciativas, incluindo maratonas de edição, treinamentos técnicos e um concurso. Detalhes das atividades realizadas estão disponíveis na aba de Novidades.

Houve o desenvolvimento do primeiro livro semântico dos projetos Wikimedia, As fotografias de Guilherme Gaensly no acervo do Museu Paulista, e seis aplicativos de curadoria de metadados: Wiki Museu do Ipiranga: Quantos tem?[nota 1], Wiki Museu do Ipiranga: Com que roupa eu vou?[nota 2], Wiki Museu do Ipiranga: Qual a marca?, Wiki Museu do Ipiranga: Para que serve?, Wiki Museu do Ipiranga: Qual o ornamento? e Wiki Museu do Ipiranga: O que há no brasão?.

Repercussão midiática

Caminhada fotográfica com wikimedistas, jornalistas, estudantes e educadores do Museu Paulista, em 11 de novembro de 2017

Relatos

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre GLAM/Museu Paulista
O Scholia tem um perfil de periódico para Anais do Museu Paulista.

Ver também

Notas

  1. Inicialmente chamado Povo Conta
  2. Inicialmente chamado Trajo