Wilco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wilco
Wilco.jpg
Wilco se apresentando no Austin City Limits Music Festival em 2004.
Informação geral
Origem Chicago, Illinois
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo
Country alternativo
Folk rock
rock experimental
art rock
indie rock
Período em atividade 1994 - presente
Gravadora(s) Nonesuch, Reprise
Afiliação(ões) Uncle Tupelo, Loose Fur, The Autumn Defense, Golden Smog, 7 Worlds Collide
Integrantes Jeff Tweedy
John Stirratt
Nels Cline
Glenn Kotche
Pat Sansone
Mikael Jorgensen
Ex-integrantes Leroy Bach
Max Johnston
Jay Bennett
Bob Egan
Ken Coomer
Página oficial www.wilcoworld.net

Wilco é uma banda de rock alternativo de Chicago, Illinois. A banda foi formada em 1994 pelos membros restantes do grupo country alternativo Uncle Tupelo. A formação de Wilco mudou frequentemente, com apenas o cantor Jeff Tweedy e o baixista John Stirratt remanescentes da formação original. Os outros membros atuais são o guitarrista Nels Cline, multi-instrumentalistas Pat Sansone e Mikael Jorgensen e o baterista Glenn Kotche. Wilco lançou sete álbuns de estúdio, um álbum ao vivo duplo e três colaborações: duas com Billy Bragg, e uma com The Minus 5.

A música do grupo teve como inspiração uma grande variedade de artistas e estilos, incluindo Bill Fay e a banda Television, e tornou-se influência para algumas bandas de rock alternativo. A banda continuou com o estilo musical de Uncle Tupelo em seu primeiro álbum, A.M. (1995), introduzindo posteriormente elementos experimentais, como o rock alternativo e o classic pop.[1]

Wilco ganhou a atenção da mídia com seu quarto álbum, Yankee Hotel Foxtrot (2002), e a polêmica em torno dele. Após terminadas as gravações, a gravadora Reprise Records rejeitou o álbum e terminou o contrato da banda com a gravadora. Como parte de um contrato buyout, a gravadora Reprise cedeu os direitos do álbum de graça para Wilco. Após fazer um streaming do álbum na Internet, Wilco o vendeu para a gravadora Nonesuch Records em 2002. Ambas as gravadoras são subsidiárias da Warner Music Group, o que fez levar a uma crítica que dizia que o álbum mostrou "como os negócios musicais estavam desorganizados no início do século XXI."[2] Yankee Hotel Foxtrot é o lançamento mais bem sucedido de Wilco, vendendo mais de 590 mil cópias. Wilco ganhou dois Grammy Awards pelo seu quinto álbum de estúdio, A Ghost Is Born (2004), incluindo o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa. A banda lançou seu sétimo álbum de estúdio, Wilco (The Album), em 30 de junho de 2009.

Em 1998 e 2000, o Wilco gravou os álbuns Mermaid Avenue[3] e Mermaid Avenue Vol. II[4] com o conceituado musico inglês Billy Bragg, ambos os registros trazem letras do musico americano de folk Woody Guthrie.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Com Billy Bragg

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Wilco (em inglês) no Allmusic
  2. Fricke, David (9 de maio de 2002). «Yankee Hotel Foxtrot (review)». Rolling Stone  Página visitada em 19 de novembro de 2009.
  3. Wilco (em inglês) no Discogs
  4. Wilco (em inglês) no Discogs