Will Wright

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Will R. Wright
Wright discursando em palestra no South by Southwest
Nascimento 20 de janeiro de 1960 (56 anos)
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Ocupação Designer de jogos eletrônicos
Magnum opus SimCity
The Sims
Spore

William Ralph Wright (Atlanta, Geórgia, 20 de Janeiro de 1960), mais conhecido por Will Wright, é um designer de jogos americano e junto com Jeff Braun o co-fundador da empresa de desenvolvimento de jogos Maxis, agora parte da Electronic Arts. Em abril de 2009, ele deixou a Eletronic Arts. O primeiro jogo que Wright fez foi o Raid on Bungeling Bay em 1984, mas foi o jogo de 1989 SimCity, produzido pela Maxis, que levou ele a ser conhecido. O maior sucesso de Wright veio a ser a série de jogos The Sims, que em 2008 veio a ser o jogo para PC mais vendido na história. Seu último trabalho, Spore, foi lançado em setembro de 2008. O jogo vendeu mais de 1 milhão de cópias em apenas três semanas após o lançamento.

História[editar | editar código-fonte]

Início no ramo de jogos[editar | editar código-fonte]

O início de Wright no design de jogos foi muito incomum. Começando pelo curso de arquitetura, seguido de engenharia mecânica, ele acabou caindo em computadores e robótica, porém as faculdades não trouxeram nenhum diploma. Ao invés disso, seu caminho o levou a criar um dos sucessos de vendas em todo o mundo, SimCity e eventualmente o jogo mais vendido para computadores de todos os tempos: The Sims, jogo para qual criou uma língua para os personagens: Simlish.

Numa entrevista publicada em Fevereiro de 2003, Will alegou que os jogos estavam absorvendo tanto de seu tempo que ele decidiu que talvez fazer jogos fosse o seu caminho. O primeiro jogo de Will foi "Raid on Bungeling Bay" para o Commodore 64. Ele espera inspirar outros para se arriscarem no mundo de criação de jogos. Seu mais novo jogo é Spore, publicado em 2008, que tem como tema a evolução dos seres-vivos.

Abandonando a Maxis[editar | editar código-fonte]

No dia 8 de abril de 2009, Will Wright anunciou oficialmente que iria sair da Electronic Arts (e consequentemente da Maxis) para cuidar de um dos seus mais antigos projetos; o estúdio Stupid Fun Club.[1]

O Stupid Fun Club é descrito por Wright como "uma grande instituição de pesquisa de entretenimento desenvolvendo novas propriedades intelectuais para serem lançadas em diversas plataformas, incluindo videogames, filmes, televisão, internet e brinquedos". O estúdio foi originalmente fundado por Wright em 2001, com o intuito de explorar a paixão dele por robôs.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.