William Alexander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
William Alexander
William Alexander, arcebispo de Armagh
Nascimento 13 de abril de 1824
Derry
Morte 1911 (87 anos)
Nacionalidade Reino Unido Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Alma mater Tonbridge School
Ocupação clérigo, poeta, teólogo
Religião Anglicanismo

William Alexander (Derry, 13 de abril de 1824 – 1911) foi um clérigo irlandês da Igreja da Irlanda.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alexander nasceu em Derry, em 13 de abril de 1824, terceiro filho do reverendo Robert Alexander. Foi educado em Tonbridge School e no Brasenose College, Oxford.

Após ocupar diversos cargos religiosos na Irlanda, foi consagrado bispo de Derry e Raphoe em 1867. Foi o último bispo a se sentar na Câmara dos Lordes, antes da separação do Estado da Igreja da Irlanda em 1871 pelo Ato da Igreja da Irlanda de 1869. Em 1896 tornou-se Arcebispo de Armagh e Primaz de Toda Irlanda.

Alexander participou das Palestras Bampton em 1876. Um eloquente pregador e autor de numerosas obras teológicas, incluindo Primary Convictions. É mais conhecido como mestre de versos dignificantes e animadores. Seus poemas foram reunidos em 1887, sob o título de St Augustine's Holiday and other Poems.

Sua esposa, Cecil Frances Alexander, escreveu alguns folhetos em conexão com o Movimento de Oxford. É conhecida como a autora de hinos como Once in Royal David's City, All Things Bright and Beautiful e muitos outros hinos bem conhecidos. Os dois moravam em Milltown House, Strabane. A casa agora é usado como escola, a Strabane Grammar School.

Na literatura[editar | editar código-fonte]

O bispo Alexander é mencionado como participante da procissão no capítulo Ciclopes de Ulisses, de James Joyce.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]