William Crabtree

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção sobre ciência não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
William Crabtree
Nascimento 1610
Broughton
Morte 1644?
Nacionalidade Flag of England.svg Inglês

William Crabtree (Broughton, 16101644?) foi um astrônomo, matemático e comerciante de Salford, Lancashire, Inglaterra. Ele foi um das duas pessoas a observar o primeiro trânsito de Vênus em 1639.

Crabtree nasceu em Broughton, Salford, Lancashire, e foi educado na Manchester Grammar School. Casado, e pertencendo a uma família rica, trabalhou como comerciante. Contudo, em seu tempo livre, seu grande interesse era a astronomia. Mediu cuidadosamente os movimentos dos planetas e realizou cálculos astronômicos precisos. Ele reescreveu as "Tabelas Rudolphinas de Posições Planetárias" (Rudolphine Tables of Planetary Positions), melhorando sua acuracidade.

Conheceu Jeremiah Horrocks, um outro entusiástico astrônomo amador, em 1636. Eles observaram e registraram o trânsito do planeta Vênus através do Sol, como predito por Horrocks, em 24 de novembro de 1639 (do calendário Juliano, ou 4 de dezembro do calendário Gregoriano). Eles também previram o trânsito de Vênus de 8 de Junho de 2004. Infelizmente, Horrocks morreu cedo, em 1641, terminando abruptamente sua colaboração.

Crabtree é homenageado na Town Hall de Manchester, onde ele pode ser visto em um painel intitulado "Rapt in Contemplation", pintado pelo artista Ford Madox Brown.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Wikipedia-pt-hist-cien-logo.pngPortal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.
Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia