Willow Smith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Willow Smith
Willow Smith (2011)
Informação geral
Nome completo Willow Camille Reign Smith
Também conhecido(a) como Gweelos, Willow
Nascimento 31 de outubro de 2000 (14 anos)
Origem Los Angeles, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, R&B, hip hop, "Alternative"
Ocupação(ões) cantora, atriz, modelo
Instrumento(s) vocal, piano, violão, bateria
Extensão vocal Soprano
Período em atividade 2010-Presente
Gravadora(s) Roc Nation / Sony Music / BugsLife Music / Universal
Afiliação(ões) Will Smith, Jaden Smith, Jada Pinkett-Smith, Trey Smith, Nicki Minaj
Página oficial WillowSmith.com

Willow Camille Reign Smith (Los Angeles, Califórnia, 31 de outubro de 2000)[1] é uma atriz e cantora estadunidense, filha dos atores Will Smith e Jada Pinkett Smith e irmã de Jaden Smith e Trey Smith.

Foi indicada ao Annie Award em 2010 pela dublagem de Feliz Natal Madagascar e ao Young Artist Awards em 2008 pela atuação no filme; Eu Sou a Lenda, ganhando o mesmo prêmio no ano seguinte pela atuação em Kit, uma Garota Especial. Willow lançou em outubro de 2010, seu primeiro single "Whip My Hair", vendendo mais de 1.6 milhão de cópias.

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

2000 — 2006: Infância[editar | editar código-fonte]

Willow Camille Reign Smith nasceu na cidade de Los Angeles em 31 de outubro de 2000[1] , vem de família afro-americana, é notória por ser filha do astro de cinema Will Smith e da atriz Jada Pinkett Smith, irmã do ator Jaden Smith e de Trey Smith.[2]

2007 — 2009: Carreira cinematográfica[editar | editar código-fonte]

Willow começou atuando com seu pai, no famoso filme I Am Legend (Eu Sou a Lenda, no Brasil e em Portugal).[3] Em 2008 fez Countee Garby no filme Kit Kittredge: An American Girl[4] . No mesmo ano, emprestou sua voz para dar vida a personagem Baby Gloria no filme de animação Madagascar: Escape 2 Africa[5] , em que, mais tarde, foi indicada para o prêmio Annie Award pela dublagem.[6] Ainda na série Madagascar, Smith participou do especial de natal, promovido pela NBC, chamado Merry Madagascar e deu voz a Abby.[7] Em 2009 fez participações especiais na série True Jackson, VP da Nickelodeon, interpretando True Jackson, ainda jovem.[8]

2010: Whip My Hair[editar | editar código-fonte]

Willow, no dia 11 de setembro de 2010, oficializou que assinou com a gravadora Roc Nation, do rapper Jay-Z.[9] Entre o mês de agosto e setembro, Willow esteve gravando a sua primeira faixa, que recebeu o título de Whip My Hair, composta - também - pela cantora.[10] Teve a estreia oficial no dia 18 de setembro de 2010[11] , junto com o seu videoclipe, dirigido por Ray Kay.[12] Nas paradas músicas, Whip My Hair debutou em #11 na Billboard Hot 100 e no R&B/Hip-Hop Songs, #2 no Digital Songs, e #9 no Heatseekers Songs.[13]

2012: Knees & Elbows e seu cancelamento[editar | editar código-fonte]

Com o sucesso de seu single de estréia, um album com lançado programado para abril de 2012[14] [15] pela gravadora Roc Nation foi oficializado, com o título inicial de "Stuck Me On", Willow afirma que está compondo as músicas do álbum, dizendo: "Adequado para minha idade, mas ao mesmo tempo, que os adolescentes e até mesmo os adultos se identifiquem e se joguem".[16] O primeiro single escolhido foi Whip My Hair, no ano seguinte precebido por 21st Century Girl e o terceiro "Fireball" que conta com a participação de Nicki Minaj.[17] . O último single comercial foi "I Am Me" (co-escrita por Sia), que ganhou um videoclipe. As baixas vendas dos singles seguintes a "Whip My Hair" causaram o engavetamento do projeto pela gravadora e cantora.

2013: Melodic Chaotic e Summer Fling[editar | editar código-fonte]

Willow formou o duo "Melodic Chaotic" em parceria com o DJ MVSIC Fabrega. [18] A dupla liberou 2 músicas: "The Intro" e "#SUMMERFLING"[19] , sendo que esta última teve um polêmico videoclipe, lançado em 7 de Julho de 2013 na conta do YouTube do grupo. As duas faixas fariam parte de um EP de 4 músicas do duo programado para julho de 2013, o que acabou não acontecendo.

A segunda faixa de trabalho, "#SUMMERFLING" ou apenas "Summer Fling", acabou repercutindo na mídia de forma negativa, devido ao seu título ("Caso de Verão" em português) o que foi assimilado a algo incorreto para Willow, devido a sua idade na época, de 12 anos. Em uma apresentação ao vivo da canção no programa Queen Latifah Show, Smith esclareceu o nome da canção: "A palavra fling significa algo de curta duração, e essa música é dedicada a todas as crianças, cujo verão nunca é longo o suficiente."[20]

2014: EP 3 e F Q-C #7[editar | editar código-fonte]

No ano de 2014, Willow dedicou-se em descobrir novos estilos de vida e musicais, lançando algumas músicas durante esse tempo, como "5"[21] , com participação de Jaden Smith e "Female Energy"[22] .

Em agosto do mesmo ano, a revista The FADER anunciou que Willow iria lançar um EP nomeado '3'[23] . Em outubro de 2014 ela participou do 'The FADER Fort Presented by Converse'[24] e cantou músicas inéditas, como 8 e 9 (feat. SZA), além de Summer Fling e uma nova versão de Whip My Hair[25] . O EP foi lançado em seu aniversário, dia 31 de outubro do mesmo ano[26] , como download gratuito na loja Google Play, e posteriormente em 17 de outubro em todas as lojas digitais[27] .

Em dezembro, ela embarcou na mini-turnê de Jhené Aiko, a 'Enter The Void Tour'[28] , onde performou músicas como 9, Summer Fling, 5, Female Energy, Whip My Hair e Flowers no show de abertura, que ainda contava com Sza e The Internet.

2015 - F Q-C #7 e Primeiro álbum de estúdio[editar | editar código-fonte]

Durante o ano de 2015, Willow se apresentou, juntamente a seu irmão Jaden Smith, em festivais como "AfroPunk Festival 2015"[29] e "NXNE"[30] , durante os quais cantou canções de seu primeiro álbum. Além disso, divulgou novas canções e covers feitos por ela e seus amigos na sua conta do SoundCloud, assim como realizando vários encontros com os fãs ao redor do mundo, para espalhar os seus aprendizados da sua caseira 'Mystery School'.

No dia 24 de abril de 2015, Smith lançou um novo single de trabalho, nomeado de "F Q-C #7"[31] (lê-se 'Frequency Number Seven') exclusivamente no serviço de stream TIDAL (sendo divulgado em outros serviços posteriormente). Um videoclipe da canção[32] foi liberado pouco depois, no dia 7 de maio do mesmo ano. O video apresenta quatro personalidades de Smith, como ela contou para a revista The FADER[33] , e cenas da cantora em uma montanha e próxima a um rio. Smith produziu e escreveu a canção, além de dirigir o videoclipe, tendo assim, o controle criativo completo de sua música.

"Os diferentes personalidades [no video] representam meus Chacras. Amarelo é a alto-confiança. Azul é a minha voz. Vermelho é meu instinto de sobrevivência. E o preto é uma combinação do meu 'eu' verdadeiro."

Em agosto, durante uma das entrevistas feitas para divulgar a sua apresentação no The Dubai Summer Surprises, Willow disse que está compondo e produzindo o seu primeiro disco de estúdio e que o mesmo será lançado em breve[34] .

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2007 Eu Sou a Lenda Marley Neville
2008 Kit, uma Garota Especial Countee Garby
Madagascar 2: Escape para a Áfica Bebê Glória
2009 Feliz Natal Madagascar Abby
2009 - 2010 True Jackson True Jackson Jovem

Discografia[editar | editar código-fonte]

Extended plays[editar | editar código-fonte]

Album Detalhes
3

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Posições Álbum
EUA CAN UK IRE AUS NZ
2010 Whip My Hair 11 18 2 11 18 35 TBA
2011 21st Century Girl 99 36
Fireball
(com Nicki Minaj)
2012 I Am Me
2015 F Q-C #7 TBA

Participações[editar | editar código-fonte]

Ano Título Cantor Álbum
2012
Find You Somewhere
Jaden Smith
The Cool Cafe: Cool Tape Vol.1
2014
Tower158 V2
dylAn
TBA
Keep Ya Love
Jaden Smith Cool Tape Vol. 2
Let It Breathe
Electric
PCH
Sad Face V5
dylAn
TBA
2015
11:30AM
Vários artistas This Is The Album
Bike
Moon In My Room
Four
Daniel D'artiste
The End Of Summer
WEEPINGWILOUGH/LETSGOTOMECCA
Mecca Kalani Sem Album
Nature (Organic Version)
Literope 2.0
Telana Nicole
U&ME
JABS
Gaia
Mecca Kalani
Payíva
JABS
ROAD TRIP
S/ASH

Como Melodic Chaotic[editar | editar código-fonte]

Ano Título
2013 The Intro
Summer Fling

Como Diaspora[editar | editar código-fonte]

Ano Título
2015 Conscious Trap
Wit A Indigo

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Diretor Nota
2010 Whip My Hair Ray Kay
2011 21st Century Girl Rich Lee
Fireball Hype Williams
2012 Do It Like Me (Rockstar) Willow Smith
I Am Me Mike Vargas
Find You Somewhere Jada Pinkett Smith AcE feat. Jaden Smith & Willow Smith
2013 Summer Fling Willow Smith / Mike Vargas Como Melodic Chaotic
2015 FQ-C #7

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado Trabalho
2008 Young Artist Awards Melhor Performance em um Longa-Metragem (Jovem Atriz de 10 anos ou Menos) Nomeada Eu sou a Lenda
2009 Melhor Performance em um Longa-Metragem (Jovem Elenco) Ganhou Kit, uma Garota Especial
2010 Annie Awards Melhor Dublagem em uma Produção de Televisão Nomeada Feliz Natal Madagascar
2011 VirtuaMagazine Awards Artista Revelação Ganhou Ela Mesma
NAACP Image Awards[35] Novo Artista Promissor
Videoclipe Promissor Nomeada Whip My Hair
BET Awards Vídeo do Ano
Melhor Novo Artista
Prêmio Jovem Estrela Ganhou (com Jaden Smith)
2012 Nomeada Ela mesma
2014 VEVO Certified Awards 100.000.000 de visualizações Ganhou Whip My Hair

Características musicais[editar | editar código-fonte]

Influências[editar | editar código-fonte]

Lady Gaga, Beyoncé, Billy Idol, Demi Lovato, Mandy Sinewy, Miley Cyrus, Rihanna entre outros, são as artistas que mais influenciam na carreira da pequena Willow.Em entrevista n, Willow citou Beyoncé e Jay-Z como uns dos artista que mais a influenciam e os que a dão ótimos conselhos:

Cquote1.svg “Minha mãe, meu pai, Jay-Z, Beyoncé. Provavelmente é isso. Eles me dão conselhos como: “Divirta-se.” Cquote2.svg
Willow Smith em entrevista a sua gravadora.[36]

A Influência de Rihanna da carreira de Willow é evidente, já que Willow, em sua primeira apresentação ao vivo com o hit "Whip My Hair", no programa The Ellen DeGeneres Show cantou de introdução a música "Only Girl (In the World)" do álbum Loud de Rihanna.

Em uma entrevista com a Willow, a cantora disse que Lady Gaga e Billy Idol são uma influência sobre os seus gostos musicais.

Cquote1.svg "Eu gosto da maneira como o Billy Idol canta. Minha mãe me apresentou ele.", disse Willow. Ela acrescentou: "Eu gosto das canções da Lady GaGa". Cquote2.svg
Willow Smith em entrevista a "W".[37]

Referências

  1. a b Happy Birthday Willow Smith! Today you are 10, Oct 31st! (em inglês) Hollywood Life. Visitado em 9 de novembro de 2010.
  2. Will Smith Family Tree Of Will And Jada Smith And Kids Willard Trey, Willow And Jaden (em inglês) Make My Family Tree. Visitado em 9 de novembro de 2010.
  3. Will Smith: My Daughter Wants to Be Paris Hilton (em inglês) People.com. Visitado em 9 de novembro de 2010.
  4. Kit: Uma Garota Especial (2008) (em português) IMDb. Visitado em 25 de junho de 2015.
  5. Willow Smith (em inglês) IMDb. Visitado em 25 de junho de 2015.
  6. Willow Smith - Awards (em inglês) IMDb. Visitado em 25 de junho de 2015.
  7. Feliz Natal Madagascar (em português) IMDb. Visitado em 25 de junho de 2015.
  8. True Jackson, VP (em português) IMDb. Visitado em 25 de junho de 2015.
  9. Willow Smith Signs to Jay-Z's Roc Nation (em inglês) Billboard. Visitado em 25 de junho de 2015.
  10. Audio: Willow Smith Debuts Track 'Whip My Hair' (em inglês) eurweb. Visitado em 9 de novembro de 2010.
  11. Mini Diva: Willow Smith "Whip My Hair" (em inglês) dihitt. Visitado em 9 de novembro de 2010.
  12. Director's Cut: Ray Kay Breaks Down Willow Smith's 'Whip My Hair' Video (em inglês) vibe. Visitado em 9 de novembro de 2010.
  13. Willow Smith's Disappearing Act, And Why 'Whip My Hair' Wasn't A Fluke (em Inglês) Billboard. Visitado em 25 de junho de 2015.
  14. Willow Smith: "Eu acho a Rihanna incrível, adoraria ser sua versão baby!" (em Português) PopLine (25 de Novembro de 2010). Visitado em 25 de junho de 2015.
  15. Willow Smith to Release Debut Album, Mother Jada Pinkett Says (em Inglês) Billboard (11 de junho de 2010). Visitado em 9 de Novembro de 2010.
  16. Wilow Smith - Superplay (em Português) Superplayer. Visitado em 25 de junho de 2015.
  17. 'Fireball': Willow Smith Releases New Single Featuring Nicki Minaj (em Inglês) Huffington Post. Visitado em 25 de junho de 2015.
  18. Willow Smith Forms New Group Melodic Chaotic And Releases "The Intro" (NEW MUSIC)
  19. Willow Smith encarna versão mais madura no clipe de 'Summer fling'
  20. http://www.rap-up.com/2013/09/16/willow-smith-performs-summer-fling-on-the-queen-latifah-show/
  21. 5 (Feat. Jaden) SoundCloud. Visitado em 2015-06-25.
  22. Female Energy - Freestyle : Prod. AzZi | Willow SoundCloud. Visitado em 2015-06-25.
  23. What Does Willow Smith Know That We Don't?. Visitado em 2015-06-25.
  24. Introducing The FADER FORT Presented by Converse NYC. Visitado em 2015-06-25.
  25. Watch Willow Smith Debut New Music With SZA And Her Brother Jaden. Visitado em 2015-06-25.
  26. Download Willow Smith's New EP "3" & Freewheeling Single "Cares". Visitado em 2015-06-25.
  27. 3 - Single by Willow iTunes. Visitado em 2015-06-25.
  28. Jhené Aiko Announces 'Enter the Void Tour' with SZA, Willow Smith Rap-Up. Visitado em 2015-06-25.
  29. Shirtless Jaden Smith shows off his six pack at Afropunk Festival. Visitado em 2015-06-25.
  30. NXNE 2015: Five things we learned at Willow Smith. Visitado em 2015-06-25.
  31. Willow Smith Gets Carefree on 'F Q-C #7'. Visitado em 2015-06-25.
  32. Willow Smith Releases Music Video For ‘F Q-C #7′ – Her First Video in Years! Just Jared. Visitado em 2015-06-25.
  33. Watch The Video For Willow Smith's New Song "F Q-C #7". Visitado em 2015-06-25.
  34. Jaden and Willow Smith in Dubai: We're MSFTS Gulf News (13 de agosto de 2015). Visitado em 14 de agosto de 2015.
  35. D'Zurilla, Christie. "'21st Century Girl' Willow Smith wins new-artist NAACP Image Award", Los Angeles Times, Tribune Company, March 7, 2011. Página visitada em March 8, 2011.
  36. Willow Smith fala sobre Jay-z e Beyoncé Beyoncé BR. Visitado em 10 de Dezembro de 2010.
  37. Willow Smith conta que Billy Idol e Lady GaGa são suas grandes influências Pop Line. Visitado em 20 de Novembro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.