Wilson Ribeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Josias Nep Ribeiro, mais conhecido como Wilson Ribeiro (falecido em São Paulo, 4 de fevereiro de 2010), foi um dublador brasileiro.[1]

Wilson Ribeiro
Nome completo Josias Nep Ribero
Nascimento
São Paulo, São Paulo
Nacionalidade  Brasil
Morte 4 de fevereiro de 2010
São Paulo, São Paulo
Ocupação Locutor
Narrador
Dublador
Atividade 1960-1970

Carreira[editar | editar código-fonte]

Wilson Ribeiro começou na dublagem nos anos de 1960 na Aic. Na empresa era um dos dubladores mais escalados em séries e filmes. Entre seus diversos personagens estão Napoleon Solo interpretado por Robert Vaughn em O Agente da U.N.C.L.E, O Virginiano interpretado por James Drury em O Homem de Virgínia, Marechal Guthrie McCabe interpretado por James Stewart em Terra Bruta, Scott Lancer interpretado por Wayne Maunder em Lancer, entre muitos outros. Nos desenhos também fez grandes personagens como o ratinho Faro Fino em Olho Vivo e Faro Fino, a primeira voz do Professor Conroy em Frankenstein Jr., o amigo imaginário de Fred Flintstone, Gazoo em Os Flintstones, entre outros.

Se afastou da dublagem no final dos anos de 1960, dedicando-se apenas a empresa que havia montado.

Morte[editar | editar código-fonte]

Veio a falecer no dia 4 de Fevereiro de 2010 de infarto em São Paulo, aonde residia, deixando um legado de incríveis trabalhos nos anos de 1960 e inicio de 1970, e foi sem duvida nenhuma um dos maiores dubladores de sua geração.

Trabalhos na Dublagem[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.