Winchester '73

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Winchester '73
Winchester '73
Cartaz promocional
 Estados Unidos
1950 •  p&b •  93 min 
Género faroeste
Direção Anthony Mann
Produção Aaron Rosenberg
Roteiro Borden Chase
Robert L. Richards
Elenco
Música Walter Scharf
Diretor de fotografia William H. Daniels
Direção de arte Bernard Herzbrun e Nathan Juran
Figurino Yvonne Wood
Edição Edward Curtiss
Companhia(s) produtora(s) Universal International Pictures
Distribuição Universal International Pictures
Idioma inglês

Winchester '73 é um filme estadunidense de 1950, do gênero bangue-bangue, dirigido por Anthony Mann.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

O filme Winchester '73 é sobre a jornada de um rifle premiado de um dono malfadado para outro e a busca de um caubói por um fugitivo assassino. Rock Hudson interpreta um índio americano e Tony Curtis interpreta um soldado de cavalaria sitiado, ambos em pequenos papéis no início de suas carreiras. O filme recebeu uma indicação ao prêmio "Writers Guild of America" de Melhor Western Americano Escrito. Esta é a primeira colaboração em filmes de faroeste entre Anthony Mann e James Stewart, e foi filmada em preto e branco.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Lin McAdam e Frankie "High Spade" Wilson, seu melhor amigo, chegam em Dodge City (Kansas) para um concurso de tiro no aniversário da cidade, cujo prêmio é um rifle Winchester '73.[1] Este modelo de espingarda era então uma novidade e o mais desejado da época. Aqueles que saíam mais perfeitos da fábrica eram conhecido como "Um em Mil". No saloon Lin se depara com Dutch Henry Brown, com quem mantém uma rivalidade de longa data, e só não duelam pois o xerife, Wyatt Earp,[2] auxiliado por Bat Masterson(ambos figuras mitícas do Velho Oeste), não permite que ninguém ande armado pela cidade.

Depois do encontro na cidade, os antagonistas perseguem-se no deserto. Lin e High Spade acabam, entre outras peripécias, por se envolver num combate entre índios e uma unidade da cavalaria americana,[1] a 7ª companhia da Pensilvânia, deslocada para o Kansas.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Legado[editar | editar código-fonte]

Em 2015, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos selecionou o filme para preservação no National Film Registry, considerando-o "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo".[3]

Referências

  1. a b «Winchester '73». rottentomatoes.com. Consultado em 16 de setembro de 2021 
  2. «Winchester '73». adorocinema.com. Consultado em 16 de setembro de 2021 
  3. Mike Barnes (16 de dezembro de 2015). «'Ghostbusters,' 'Top Gun,' 'Shawshank' Enter National Film Registry». The Hollywood Reporter. Consultado em 16 de dezembro de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de faroeste é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.