WindowBlinds

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
WindowBlinds
Lançamento 1997 (18–19 anos)
Versão estável 7.4
Licença Shareware
Página oficial www.windowblinds.net

WindowBlinds (também chamado de WB), é um programa de computador shareware criado em 1997, sua primeira versão foi lançada em 1998 pela empresa Stardock, que permite aos usuários trocar o estilo do Windows usando skins (pele em português). A atual versão do WindowBlinds (6.2, versão freeware) funciona no Windows XP e no Windows Vista e por 60 dias com 4 skins apenas, além de trazer recursos limitados. A versão completa permite modificar a Sidebar no Windows Vista, entre muitas outras opções no Windows Vista e no Windows XP.

A atual versão do programa é a 6.2 lançada em 2 de outubro de 2007, nesta recente versão, além de ser possível usar no Microsoft Windows XP e Windows Vista, possui suporte ao novo Stardock MyColors, além de trazer leves melhorias na performance.

Seu principal concorrente e o StyleXP da TGT Soft Corporation, porém com o avanço do WindowBlinds e a grande quantidade de skins, o WindowBlinds acabou se tornando padrão na customização do Microsoft Windows.

Atualmente, outro software consegue emular o efeito de transparência, o True Transparency. Porém, ele não possui as funcionalidades que o WindowBlinds 6 possui, por tando, a concorrência entre os dois e descartada.

Descrição do programa[editar | editar código-fonte]

O WindowBlinds é um programa que permite ao usuário personalizar a aparência e a interface gráfica do Microsoft Windows. Aplicando skins (peles), o WindowBlinds pode mudar barras de tí­tulos, bordas, botões, barras de rolagem, a barra de tarefas, o Menu Iniciar e, virtualmente, cada elemento da aparência do Windows. Milhares de diferentes skins (peles) podem ser criadas usando um programa gratuito chamado SkinStudio, além de o usuário também poder baixar mais de cinco mil skins no site oficial Wincustomize. A cada semana são lançados pelo menos 5 skins em média, e essa e uma das vantagens do WindowBlinds.

O WindowBlinds tem cerca de 12 milhões de downloads no CNET.com e é, de longe, o programa mais popular para melhoramento da área de trabalho de todos os tempos. Ele foi, também, licenciado por companhias como Microsoft, Nintendo, ATI, nVidia, Ziff-Davis, Blizzard e outras para permitir o uso das suas marcas nos temas do WindowBlinds.

A Stardock lançou dia 2 de outubro de 2007, o WindowBlinds 6, que traz uma série de novas caracterí­sticas para o Windows Vista e XP tais como efeitos personalizados de opacidade, mudança de pele para o Sidebar, mudança de pele para a barra de ferramentas no estilo "vidro" (transparente), personalização de cores separadamente, além de trazer todos os efeitos do Windows Vista para o Windows XP.

Vantagens dos usúarios do Windows XP[editar | editar código-fonte]

Uma das vantagens do WindowBlinds no Windows XP e a grande variedade de efeitos que o WindowBlinds consegue emular neste sistema operacional. E possível ativar o efeito Blur, que só é possível com o Windows Vista, o efeito Glass, entre muitos outros tipos de efeitos.

Efeitos do WindowBlinds[editar | editar código-fonte]

O WindowBlinds 6 possui uma grande variedade de efeitos diferentes no Windows XP e no Windows Vista. O mais popular e o efeito Blur, que é o um efeito de transparência borrada, similar a usada no Windows Vista. O WindowBlinds 6 ainda consegue emular mais 5 tipos de efeitos: Glass,Blur,GlassZoom, GlassText e Solid, além do software permitir animações avançadas nos seus skins.

Vantagens de cada versão[editar | editar código-fonte]

WindowBlinds 1.0: Foi a primeira versão do WindowBlinds, e como era o unico software do tipo na epoca, foi rapidamente considerado padrão na customização do Microsoft Windows 95 e Windows 98.

WindowBlinds 2.0: A segunda versão trazia muitas melhorias em relação a primeira versão,como ajuste de cor,ajuste de fontes e muito mais.

WindowBlinds 3.0: A terceira versão permitia os usuários total customização do Windows XP, Windows 98 e Windows 95. Foi a primeira versão com suporte ao Windows XP, e por isso novamente se tornou padrão na customização do Windows XP.

WindowBlinds 4.0: A quarta versão não havia tantas novidades em relação a terceira versão.Permitia ajuste de cores mais profundos,gerenciamento de skins mais organizados e mais algumas vantagens.

WindowBlinds 5.0: A quinta versão foi a mais revolucionaria de todas, pois foi a primeira versão a usar a tecnologia DirectSkin da Stardock, e permitia total aceleração de hardware, bordas per pixels (Transparêntes) e muito mais. Foi o primeiro software a trazer o Glass para o Windows XP. Muita polêmica foi causada devido aos constantes skins baseados nas versões betas do Windows Vista que eram lançados para o WindowBlinds 5. A Microsoft constantemente retirava esses skins da internet. A Stardock ganhou da Microsoft um certificado de ouro pelo WindowBlinds 5.A versão 5.5 já tinha suporte ao Windows Vista.

WindowBlinds 6.0: A versão atual marca o fim das constantes versões sem grandes novidades. Essa nova versão traz aprimoramentos no DirectSkin, melhor performance, bordas Per Pixels com até 5 efeitos de Glass diferentes, ajuste de opacidade, ajuste de cores avançadas, ajuste de fontes avançadas, gerenciamento de skins muito mais organizado e muito mais.

WindowBlinds 7.0: Ainda não se sabe sobre essa nova versão, porém, diversos rumores correm pelos forums de customização do mundo todo sobre a nova versão do WindowBlinds, que seria lançado somente em 2009, e permitiria aos usuários do Windows XP e Vista, ajuste de cores do Glass, gerenciamento de screensavers, telas de logon, fundo de pastas customizadas e muito mais. Segundo essas informações, a Stardock apenas estaria esperando o lançamento do Service Pack 3 para o Windows XP e o Service Pack 1 para o Windows Vista para anunciar a nova versão.

Requisitos mínimos[editar | editar código-fonte]

Windows XP/2003 e Windows Vista (usando WindowBlinds 6.x) Processador de 1 GHz ou mais rápido 60MB de espaço livre no HD 256MB RAM Placas de video de 16 MB de memória com suporte a DirectX 8 ou acima para skins usando per-pixel com Alpha (transparência). Algumas placas de ví­deo de baixo desempenho ou integradas e placa-mãe, anteriores a 2004, podem não ser capazes de usar skins com per-pixel.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.