Windows 1.x

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Windows 1.0x
Versão do sistema operativo MS-DOS
Logótipo
Windows1.0.png
Microsoft Windows
Produção Microsoft
Lançamento 20 de novembro de 1985; há 37 anos
Versão estável 25 de abril de 1987; há 35 anos
Estado de desenvolvimento
Suporte de base encerrado em Junho de 1997
Suporte estendido encerrado em 12 de novembro de 2000
Cronologia
MS-DOS
Windows 2.x

Windows 1.0 foi uma interface gráfica de usuário (GUI) entre o sistema operacional Microsoft DOS e o computador, é a primeiro versão da família Windows desenvolvido pela empresa norte-americana Microsoft. Inicialmente, este não era um sistema operacional próprio, era apenas uma interface no modo gráfico que com o auxílio do dispositivo mouse facilitava o uso do computador com sistema MS-DOS, com funcionalidades relativamente limitadas. A primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Foi desenvolvido até versão 1.04 lançada em 1987. Sendo sucedido pelo Windows 2.x, lançado em 9 de dezembro de 1987.

História[editar | editar código-fonte]

Em 20 de Novembro de 1985, foi lançado a versão final do Windows 1.0. Em 1984 foram lançadas as versões Alpha, Beta e Developer Release 5.[1] Para usá-lo, era necessário no mínimo ter uma máquina contendo o sistema MS-DOS 2.0, com 256 kB de RAM e um disco rígido (na época a maioria dos computadores não possuía armazenamento interno, sendo usado disquetes de 5¼ (antecessor do pendrive) para tal função - O MS-DOS 1.0 rodava usando um disquete). Na época, o MS-DOS só conseguia suportar 1024 kB de aplicações. Foi instalado em computadores IBM XTs que tinham apenas 512 kB de memória lógica RAM, ocupando praticamente toda a memória do computador.

Inicialmente, o sistema foi lançado divido em 5 disquetes de 5.1/4" de capacidade de armazenamento de 360 kB. Acompanhado de: um Calendário, Bloco de Notas, Calculadora, Relógio, o CardFile, o editor Microsoft Writer, o editor Paint, programas de comunicação e, o jogo Reversi. A primeira tentativa de criar um sistema multitarefa, mas não possuía sobreposição de janelas (tinha os comandos "Zoom" e "Iconize"). Possuía muitos erros principalmente na versão 1.0 Premiere Edition e na versão 1.01.

Versões[editar | editar código-fonte]

A primeira versão é numerada como Windows 1.0 Premiere Edition.[2] A versão 1.01 foi lançada logo depois. A versão 1.02 foi lançada internacionalmente em maio de 1986 e ganhou edições em várias línguas europeias. A versão 1.03 foi lançada em agosto de 1986 internacionalmente. A versão 1.04 foi lançada no começo de 1987 (algumas fontes afirmam que foi em janeiro, outras falam que foi em abril).

Interface[editar | editar código-fonte]

O Windows 1.0 trouxe uma interface com cores vibrantes ao usuário, porém somente possível sua reprodução em monitores com cores, pouco comuns à época de seu lançamento. Foi também o primeiro sistema da Microsoft a utilizar Mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas, apenas comandos de "Zoom" para maximizar e "Iconize" para minimizar.

PowerPoint e Excel[editar | editar código-fonte]

Em 1985 a Microsoft e a IBM assinam acordo para desenvolvimento conjunto de um futuro sistema operacional, no mesmo ano lança o Microsoft Windows 1.0. Em 1987 a Microsoft compra o programa de apresentações PowerPoint e lança a planilha eletrônica Excel.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Chaitanya Sareen (20 de novembro de 2008). «The Windows 7 Taskbar». Microsoft. Consultado em 27 de agosto de 2009 
  2. Virtual PC Guy's WebLog : The other reason why I love Virtual PC