Microsoft Azure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Windows Azure)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Microsoft Azure
Microsoft Azure Logo.svg
Desenvolvedor Microsoft
Lançamento 1 de fevereiro de 2010 (6 anos)
Sistema operacional Microsoft Windows, Linux
Licença Software proprietário para plataforma,
Código aberto para o SDKs do cliente
Página oficial azure.microsoft.com

O Microsoft Azure é uma plataforma destinada à execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem[1] [2] .

A apresentação do serviço foi feita no dia 27 de outubro de 2008 durante a Professional Developers Conference, em Los Angeles e lançado em 1 de Fevereiro de 2010 como Windows Azure, para então ser renomeado como Microsoft Azure em 25 de Março de 2014.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Sua computação em nuvem é definida como uma combinação de software como serviço[3] (SaaS) com computação em grelha.

A computação em grelha dá o poder de computação e alta escalabilidade oferecida para as aplicações, através de milhares de máquinas (hardware) disponíveis em centros de processamento de dados de última geração. De software como serviço se tem a capacidade de contratar um serviço e pagar somente pelo uso, permitindo a redução de custos operacionais, com uma configuração de infraestrutura realmente mais aderente às necessidades[carece de fontes?].

Recursos[editar | editar código-fonte]

Além dos recursos de computação, armazenamento e administração oferecidos pelo Microsoft Azure, a plataforma também disponibiliza uma série de serviços para a construção de aplicações distribuídas, além da total integração com a solução on-premise (local) baseada em plataforma .NET. Entre os principais serviços da plataforma Windows Azure há o SQL Azure Database, Azure AppFabric Platform e uma API de gerenciamento e monitoração para aplicações colocadas na nuvem.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Azure entrou em produção em 1 de Janeiro de 2010 e sua fase comercial está no ar desde 1 de Fevereiro de 2010. Na primeira onda de lançamentos, 21 países foram atendidos.

Até meados de março de 2010, os seguintes datacenters estavam disponíveis para deployment de solução sobre o Microsoft Azure:

  • Europe: West Europe e North Europe
  • Asia Pacific: East Asia e Southeast Asia
  • North America: South Central US, North Central US, East US, West US

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Microsoft Azure". Allen. Consult. 14 de Janeiro de 2016. 
  2. PAULO ALVES (03 de Novembro de 2015). "Azure é o serviço da Microsoft para desenvolvedores". Tech Tudo. Consult. 14 de Janeiro de 2016. 
  3. Daniel Imamura (19 de Maio de 2011). "Windows Azure o que é?". Oficina Da Net. Consult. 14 de Janeiro de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.