Microsoft Azure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Windows Azure)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Microsoft Azure
Microsoft Azure Logo.svg
Desenvolvedor Microsoft
Lançamento 1 de fevereiro de 2010 (6 anos)
Sistema operacional Microsoft Windows, Linux
Licença Software proprietário para plataforma,
Código aberto para o SDKs do cliente
Página oficial azure.microsoft.com

O Microsoft Azure é uma plataforma destinada à execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem[1][2].

A apresentação do serviço foi feita no dia 27 de outubro de 2008 durante a Professional Developers Conference, em Los Angeles e lançado em 1 de Fevereiro de 2010 como Windows Azure, para então ser renomeado como Microsoft Azure em 25 de Março de 2014.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Sua computação em nuvem é definida como uma combinação de software como serviço[3] (SaaS) com computação em grelha.

A computação em grelha dá o poder de computação e alta escalabilidade oferecida para as aplicações, através de milhares de máquinas (hardware) disponíveis em centros de processamento de dados de última geração. De software como serviço se tem a capacidade de contratar um serviço e pagar somente pelo uso, permitindo a redução de custos operacionais, com uma configuração de infraestrutura realmente mais aderente às necessidades[carece de fontes?].

Recursos[editar | editar código-fonte]

Além dos recursos de computação, armazenamento e administração oferecidos pelo Microsoft Azure, a plataforma também disponibiliza uma série de serviços para a construção de aplicações distribuídas, além da total integração com a solução on-premise (local) baseada em plataforma .NET. Entre os principais serviços da plataforma Windows Azure há o SQL Azure Database, Azure AppFabric Platform e uma API de gerenciamento e monitoração para aplicações colocadas na nuvem.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Azure entrou em produção em 1 de Janeiro de 2010 e sua fase comercial está no ar desde 1 de Fevereiro de 2010. Na primeira onda de lançamentos, 21 países foram atendidos.

Até meados de março de 2010, os seguintes datacenters estavam disponíveis para deployment de solução sobre o Microsoft Azure:

  • Europe: West Europe e North Europe
  • Asia Pacific: East Asia e Southeast Asia
  • North America: South Central US, North Central US, East US, West US

Referências

  1. «Microsoft Azure». Allen. Consultado em 14 de Janeiro de 2016. 
  2. PAULO ALVES (03 de Novembro de 2015). «Azure é o serviço da Microsoft para desenvolvedores». Tech Tudo. Consultado em 14 de Janeiro de 2016. 
  3. Daniel Imamura (19 de Maio de 2011). «Windows Azure o que é?». Oficina Da Net. Consultado em 14 de Janeiro de 2016. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.